Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Qual disjuntor?

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Qual disjuntor?

    Boa noite!
    Tenho um ar condicionado Consul de 12.000 btus/ 220v e de janela; minha "rede é de 110v", quero usar um transformador conversor, minha dúvida é: em uma tabela dizia que ao usar uma rede 110v devo usar o disjuntor de 25A e um fio 2,5 mm², e em rede 220v disjuntor 15A e um fio 2,5 (para a instalação do ar condicionado). Com base nisso, usando um transformador conversor, meu disjuntor será 15A (para o ar de 220v) ou 25A (para a minha rede de 110v)?
    Sabendo que a rede 110v irá alimentar o transformador, e ele converterá para 220v até o ar condicionado.
    Desde já agradeço a todos que puderem me ajudar com dicas e informações!!!
    Abraços!!!

  • #2
    Seu ar tem uma corrente de trabalho (corrente nominal) de 5 A e tensão de 220V, o que dá uma potência de 1100 watts. Para o transformador fornecer essa mesma potência em uma rede de 110V, como a tensão diminuiu pela metade, a corrente vai dobrar, ficando em 10 A. Sendo que o transformador também consome uma certa potência, que é notada pelo efeito joule ( aquecimento do mesmo). Se você adicionar 50% a mais de consumo para o transformador, a corrente ficaria em 15 A. Mas como o disjuntor tem que proteger o circuito, não o equipamento elétrico e o fio 2,5mm² trabalha bem com 20 A, ficando seu limite de corrente próximo de 25 A, -- não devemos por um valor de disjuntor muito próximo do limite de ampacidade do fio-- eu colocaria um disjuntor de 20 A. Agora, atenção a potência do autotransformador, pois um valor abaixo do ideal vai fazer no mínimo, aumentar o consumo elétrico. Obs.: o disjuntor tem que ser colocado antes do transformador, no fio fase.

    Comment


    • #3
      Obrigada Márcio!
      Já que mencionou e agradeço por isso, qual potência do autotransfomador me recomendaria, pois ao comprar eles vendem baseados nos btus, e indicam potência altíssima nas lojas, qual potência se faz necessária nesta instalação?
      Obrigada!!!

      Comment


      • #4
        Para 12000 buts o ideal seria um autotransformador de 5000 VA. O que dá algo em torno de 3500 watts.

        Comment


        • #5
          Mais uma vez, obrigada pela atenção!

          Comment


          • #6
            boa tarde, queria saber qual disjuntor uso em um ar condicionado de 11500 btus e se posso usar fio 2.5

            Comment


            • #7
              Postado originalmente por Quezia Vilanova Ver Post
              boa tarde, queria saber qual disjuntor uso em um ar condicionado de 11500 btus e se posso usar fio 2.5
              pode usar cabo de 2,5mm e disjuntor de 16amp

              Comment

              Working...
              X