Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Quando o inverter vale a pena?

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• BCampos
    replied
    Pessoal, tenho uma dúvida meio idiota, mas tudo bem...

É possível eu usar um Evaporador normal e comprar só o condensador INVERTER e assim poder ter a economia de energia? Fazer a ligação dos dois, ou isso não pode?

Valeu (Y)

Leave a comment:

• csilva1980
    replied
    Vale a pena comprar Ar Condicionado Split Hitachi Inverter 12.000 BTUs Frio - 220V? Achei no site do Extra por R$ 1485,00. Além disso, possui uma rede autorizada próximo a minha residência. Vale a pena?

Leave a comment:

• JAMIR
    replied
    olha, a vida util do inverter é maior do que a do convencional, devido aos sistemas de proteção que utiliza,ex: sensores de temperatura, tensão e outros.

os aparelhos inverter oferecem outros beneficios alem da economia de energia, como um ambiente praticamente sem ocilação de temperatura e baixo nivel de ruido.

mais quem optar por aparelhos inverter, com certeza tera uma manutenção mais cara, temos mais dificuldade em encontrar peças, e as peças são bem especificas amarca e o modelo, em quanto os aparelhos convencionais as peças de marcas e modelos diferentes podem ser utilizadas entre si, facilitando assim a manutenção.

Leave a comment:

• mmacielbh
    replied
    Financeiro de Ar Split com Inverter ou Convencional

Comprei hoje um Split e optei por um não inverter. Todas as opiniões aqui destacaram que o inverter é mais econômico e isso é o mais importante para mim, mas ninguém pensou no lado financeiro completo.

Um split convencional LG 9000 BTU comprei por R$ 900,00 à vista. O modelo mais barato com inverter que encontrei foi o da mesma marca por R$ 1.500,00 à vista.

Se eu utilizar este ar convencional por 8 horas por dia, em 30 dias terei um gasto de 135 kWh, ou o equivalente a R$ 67,60 por mês.
    O fabricante informa que o modelo com inverter economiza até 60%, acho este número um exagero e vou considerar metade, 30%, teremos economia de R$ 20,28 ao mês.
    Como onde moro vou precisar do ar em somente metade do ano ou menos, pois no resto do ano o tempo é fresco, gastarei R$ 121,68 a mais por ano.
    Então fazendo uma conta simples em 8 anos terei uma economia de R$ 973,44.
    Se eu pegar os R$ 600,00 de diferença e colocar em uma caderneta de poupança e aplicar pelos 8 anos, só de juros, sem correção ele renderá R$ 368,49.
    Então reduzindo a diferença de é de R$ 604,95, ou seja vai demorar 8 anos para eu receber a diferença que paguei a mais pelo Ar com Inverter.
    Será que ele vai durar este tempo todo?

O resultado pode ser melhor se consideramos 40% de economia que é o que alguns indicam ser o mais o número mais correto, não vou detalhar as contas aqui, mas precisaríamos 5 anos para pagar a diferença com a economia.

Então temos que levar em conta no custo do ar condicionado, não somente o preço, mas o uso que se fará do equipamento.
    Se for instalado em um hotel, em um resort, ou em uma empresa em que o equipamento vai funcionar o ano inteiro ou por mais horas no dia, com certeza a diferença se paga em menor tempo: Por volta de 2 a 3 anos.
    Se for instalado em uma residência em que a pessoa só passa a noite lá (meu caso), o custo financeiro não compensa.

Se o comprador não tiver o dinheiro para comprar o modelo mais caro e tiver que pagar juros também, então terá que considerar o juros no cálculo para verificar se é vantajoso.
    Ou comprando no e-commerce, o preço parcelado em 10 vezes é por volta de 10% a 15%, mais caro, aumentando o custo em R$ 60,00 a R$ 90,00 se a pessoa escolher o inverter.

Alguém sabe me informar qual a vida útil de um ar condicionado split convencional ou inverter?

Abraços,

Marcelo Maciel
    Belo Horizonte - MG

Leave a comment:

• teixeira
    replied
    Alguém sabe me informar se já existe o inverter da springer com condensadora cilindrica?

Leave a comment:

• jjoel
    replied
    Jairo, poderia dar uma atualizada sobre a diferença entre ter capilar ou não?
    Last edited by jjoel; 20/09/14, 09:07. Razão: Reformulação da pergunta

Leave a comment:

• Erik Nava
    replied
    Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post
    agradeço as manifestações dos colegas eduardo 7,erik e kleber

achei o vídeo muito legal,bastante esclarecedor e didático...tenho só uma ressalva no que o professor engenheiro do vídeo diz analisando as vantagens e desvantagens da tecnologia afirmando que o inverter não é tão eficiente ou interessante em regiões muitos quentes e com temperaturas sempre altas e sem muita variação de médias ao longo do ano,até concordo com o esse argumento que é lógico e racional,mas mesmo assim ainda acho e tenho certeza que o inverter nessas situações são mais econômicos e atraentes em relação aos condicionadores tradicionais fixos isso porque na grande maioria das instalações em que substitui condicionadores tradicionais por condicionadores inverters houve uma redução no consumo de energia em torno de 18 a 25% na média em alguns ambientes até mais,dependendo das configurações

afirmo isso baseado na experiencia de instalar bastante condicionadores com essa tecnologia aqui minha região que é super quente e sempre com temperaturas altas mesmo no inverno e no geral tenho achado essa diferença principalmente em hoteis e resort´s que ainda operavam com o ac de janela e split convencional e migraram para os condicionadores split´s inverter´s com o review dado pelos empresários sobre a economia na conta de energia geralmente com um pay back que ficou entre 1 ano e meio a 2 anos,alguns poucos 3 anos ..que ainda é muito rápido em termos de retorno de investimento pra esse tipo de empreendimento

abraço jairo
    Também concordo Jairo que mesmo em situações próximas a 100% o inverter é mais eficiente que o On/Off.

Abraço

Leave a comment:

• Edivando Araujo
    replied
    Ótima resposta Jairo! Muitos de nós necessitávamos desse esclarecimento. Inclusive eu, que apesar de conhecer boa parte da tecnologia inverter sempre é bom aprender novas coisas, e, crescer juntos.

Leave a comment:

• jairo bertoni
    replied
    Postado originalmente por Erik Nava Ver Post
    Excelente Jairo Parabéns !

Complementando sua ótima explicação segue um vídeo

Abraço

Erik
    agradeço as manifestações dos colegas eduardo 7,erik e kleber

achei o vídeo muito legal,bastante esclarecedor e didático...tenho só uma ressalva no que o professor engenheiro do vídeo diz analisando as vantagens e desvantagens da tecnologia afirmando que o inverter não é tão eficiente ou interessante em regiões muitos quentes e com temperaturas sempre altas e sem muita variação de médias ao longo do ano,até concordo com o esse argumento que é lógico e racional,mas mesmo assim ainda acho e tenho certeza que o inverter nessas situações são mais econômicos e atraentes em relação aos condicionadores tradicionais fixos isso porque na grande maioria das instalações em que substitui condicionadores tradicionais por condicionadores inverters houve uma redução no consumo de energia em torno de 18 a 25% na média em alguns ambientes até mais,dependendo das configurações

afirmo isso baseado na experiencia de instalar bastante condicionadores com essa tecnologia aqui minha região que é super quente e sempre com temperaturas altas mesmo no inverno e no geral tenho achado essa diferença principalmente em hoteis e resort´s que ainda operavam com o ac de janela e split convencional e migraram para os condicionadores split´s inverter´s com o review dado pelos empresários sobre a economia na conta de energia geralmente com um pay back que ficou entre 1 ano e meio a 2 anos,alguns poucos 3 anos ..que ainda é muito rápido em termos de retorno de investimento pra esse tipo de empreendimento

abraço jairo

Leave a comment:

• Kleber
    replied
    Se formos levar em conta só a redução no consumo de energia,
    o inverter é a melhor opção,
    pois o custo da energia elétrica vai subir muito.

Leave a comment:

• Erik Nava
    replied
    Excelente Jairo Parabéns !

Complementando sua ótima explicação segue um vídeo

Abraço

Erik

Leave a comment:

• Eduardo7
    replied
    Professor Jairo,

Ótima explicação! Já coloquei o link deste post nos 'Favoritos'.

Um abraço,
    Eduardo

Leave a comment:

• jairo bertoni
    replied
    Postado originalmente por Solrac Ver Post
    Jairo aproveitando a pergunta do Edivaldo Araujo, não sei nada sobre o inverter e o meu instalador me indicou um inverter e tem mais sou novata no forum tb ñ sei postar direito. Só sei que preciso de um ar pq o verão está ficando cada ano pior. Pode me ajudar?
    bom vamos lá essa pergunta já foi respondida algumas vezes aqui nos tópicos do forum,usei a pesquisa aqui do forum pra achar as postagens a respeito e pra meu espanto não encontrei nenhuma postagem portanto vou responder de novo.

e primeiro lugar vou dar uma pincelada como um condicionador inverter opera e depois o por que

os condicionadores inverter´s tem como principal característica ao que os fabricantes chamam de "operação fracionada" ou seja através de sensores de temperatura e pressão que enviam sinais às placas eletronicas de controle tanto de variação das velocidades(rpm´s) do compressor e moto ventiladores,como o controle de abertura da valvula eletrônica de expansão que controla a quantidade ou volume do fluxo de gás refrigerante pelas serpentinas,dando condições ao condicionador a operar de acordo a carga pontual requerida atrelada aos horários,estações do ano,ou a carga demanda seja pelo fluxo de pessoal ou posição do sol que nunca são estáticas,mas sempre dinâmicas

o condicionador com essa tecnologia consegue oferecer uma determinada quantidade de calor e velocidades dos moto ventiladores na movimentação do ar tanto da unidade interna (evaporadora) como a unidade externa(condensadora),e a do compressor na movimentação do gás refrigerante ,entre o máximo e minimo das capacidades especificadas pelo fabricante e de acordo a carga entre esse máximo e mínimo dando uma média diária ,mensal, anual entre esse máximo e mínimo da capacidade na carga térmica total daí o nome "operação fracionada" e a consequente economia no consumo de energia se comparado a um condicionador não inverter que é chamado de"fixo" ou "on/off" sendo que um condicionador com essa tecnologia desliga em condições bem específica determinadas pelo fabricante e quando desliga na sua reoperação ele volta com 10% da capacidade total nominal ,depois 20% ,depois 40% até atingir os 100% ,não tendo o famoso pico e ciclagem, somente variando a capacidade em btu´s entre um mínimo e máximo da capacidade total do condicionador,pelo controle da velocidade do compressor,dos moto ventiladores,do fluxo de gás refrigerante pela válvula eletrônica de expansão

exemplo: um condicionador inverter de 9000 btu´s só fria de acordo ao manual de treinamento da fujitsu por exemplo diz que esse condicionador opera entre 1700 btu´s a 10900 btu´s na sua capacidade,entre 250 watt´s a 800 watt´s na potencia de consumo,entre 1,5 ampere a 3,9 amperes na corrente de trabalho.o fluxo de ar insuflado entre 750 m³ a 1870m³,nivel de ruido interno ou pressão sonora 43/38/32/22 decíbeis e a unidade externa mais ou menos igual chegando no 100% da operação em 49 db´s que no total da operação não chega a 10% da operação diária

um fixo ou não inverter o próprio nome já diz além dele ciclar no liga desliga ,ele oferece os 9000 fixos ,não tendo operação variável entre o minimo e o máximo.isso no fim da operação dá até 40% de economia em relação ao inverter ..comprovado por mim a já um pouco mais de 8 anos,quando essa tecnologia entrou no brasil eu já instalava split´s desde 1997.

por que esse condicionador se chama inverter ?

pra vc controlar a rotação de motores elétricos de indução vc tem que basicamente retificar a corrente de alternada pra corrente direta,,deixando-a fixa e oscilar a frequencia entre parâmetros de frequencia pré estabelecidos pelo fabricante que propiciam peça variação da frequencia esse controle ou variação nas rotações por minuto (rpm) dos motores de indução que tem que ser trifásicos aliado ao controle de vazão do elemento de expansão que é uma valvula de controle de vazão eletronica essa variação de frequencia é chamada de inversão,que é feita por um inversor de frequencia ,daí o nome em ingles inverter.

isso tudo é controlado pelos sinais dos sensores de temperatura ,pressão,e agora também de presença,enviados às placas eletronicas onde estão o retificador de corrente e o inversor de frequencia,que processam esses sinais e monitoram e controlam através desses sinais e das placas eletronicas de controle esses componentes

enfim o condicionador inverter é racional ou inteligente..ele oferece gradientes de calor de acordo a carga demandada em cada momento e dependendo e de acordo às configurações de operação no fim do dia ,mes ,ano de operação vc encontra uma economia que pode chegar aos 40% no consumo de energia em relação ao não inverter ou condicionador fixo (on/off)tornando viável o investimento pelo rápido retorno do mesmo.quem afirma e comprova isso não é o fabricante mas esse velho peão instalador, na prática.

colegas menos prolixos que eu explicaram essa tecnologia ,muito mais inteligentemente,com um texto curto,enxuto e claro do que o meu.perdoem a falha do macaco.abraço
    Last edited by jairo bertoni; 31/08/14, 18:20.

Leave a comment:

• Solrac
    replied
    Jairo aproveitando a pergunta do Edivaldo Araujo, não sei nada sobre o inverter e o meu instalador me indicou um inverter e tem mais sou novata no forum tb ñ sei postar direito. Só sei que preciso de um ar pq o verão está ficando cada ano pior. Pode me ajudar?

Leave a comment:

• rafaderman
    replied
    Ar Condicionado em Londrina - Instalação e Manutenção em Ar Condicionado Split - Ar-Condicionado - Londrina - Limpeza Ar Condicionado
    http://arlondrina.com.br/

Leave a comment:

Working...
X