Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Evaporadora - Quanto mais alto melhor?

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Evaporadora - Quanto mais alto melhor?

    Agradeço antecipadamente a quem tiver conhecimento sobre a melhor posição de instalação.


    Pé direito de 5 a 7 metros (frente da sala mais baixa, fundo mais alto) a evaporadora será instalada na lateral direita.

    Pergunta:

    Instalar a 3 metros de altura (posição essa acima da estante e que permite fácil manutenção) ou o mais alto possível? Respeitado o espaço indicado no manual para serviço/manutenção? Neste caso seria de 5,7 mts aproximadamente.

    O meio da sala onde será instalado tem cerca de 6 mts de pé direito.

    O modelo é um hi wall 27k Fujitsu.

    Outra pergunta, instalação frente-fundo (o mais próxima possível) entre evaporadora e condensadora é interessante, ou pode ser prejudicial? O manual (que encontrei) não é especifico se deve ser respeitado uma distancia mínima ou pode ser frente fundo.

  • #2
    Corrijam se eu estiver errado, mas pelo que sei a melhor opção é instalar a evaporadora a no máximo 2.20mts de altura, tanto para posteriores manutenções quanto para sua eficiencia, pois se ela for instalada muito alto vai demorar mais para gelar o ambiente...
    Sobre a instalação frente/fundo ou parede/parede sempre é a melhor opção, mas claro, sempre respeitando a metragem mínima da tubulação (geralmente 2mts) recomendada pelo fabricante...
    Espero ter ajudado...

    Comment


    • #3
      Obrigado pelo posicionamento amigo Clebi, ajudou sim. A unidade já está em operação foi instalada a 3 mts de altura e a unidade condensadora com 2 mts de tubo, o equipamento é o mais silencioso entre todos que temos (consul 9k i + 12k i/carrier 18k i e 30k/fujitsu 24k i). Acredito que o evaporador mais baixo (2,20/2,50) ficaria ainda melhor, mais a decoração impedia/dificultava.

      Obtivemos um excelente rendimento, em cerca de 20 a 30 minutos o compressor começa a aliviar e se mantém assim por todo o dia setado a 23 graus com externa variando de 22 a 28 graus. Não tivemos um dia típico de calor ainda com seus 30/32 graus para observar como vai se comportar.


      De agora para frente só fujitsu.

      Comment

      Working...
      X