Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Posicionamento da evaporadora

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Posicionamento da evaporadora

    Pessoal,

    estou definindo a posição da unidade interna no projeto da minha sala e estou precisando de uma ajuda.

    Preciso descobrir a melhor posição para o ar condicionado: posição vermelha ou a posição amarela?

    PLANTA: ar condicionado.jpg


    Considerando:

    - Quero refrigerar toda a área AZUL da imagem: é uma sala integrada com varanda (não existe porta as separando).

    - A varanda é fechada com lâminas de vidro.

    - Área azul total tem 31,50 m2

    - 2 a 8 pessoas frequentarão o ambiente. Não há incidência direta de luz solar.

    - Existe uma porta de correr, que separa a região AZUL e a VERDE.


    *** Teoricamente, a posição AMARELA seria a melhor, pois estaria acompanhando a maior dimensão da sala. Além disso, com as aletas verticais da unidade, eu conseguiria refrigerar a região VERDE, quando fosse necessário (abrindo a porta de correr). No entanto, a unidade ficaria a 8 metros da outra ponta da região AZUL. Não seria muito distante, prejudicando a refrigeração da varanda?
    Last edited by Vini; 30/06/14, 08:28.

  • #2
    então (exemplo) um ar split de 12.000 btus a metragem maxima é de 10 metros de cumprimento de tubulação ok, e sim o mas certo seria na posição amarela e outra coisa vai haver adição de gas refrigerante isso o manual vai informar como realizar.

    Comment


    • #3
      Vini considerando que o seu projeto de climatização é para uma sala, onde ficará a televisão ? Embaixo da evaporadora do ar condicionado ??

      Att

      Erik

      Comment


      • #4
        nao sei onde voce mora mais uma 18k na posiçao amarela

        Comment


        • #5
          Postado originalmente por Erik Nava Ver Post
          Vini considerando que o seu projeto de climatização é para uma sala, onde ficará a televisão ? Embaixo da evaporadora do ar condicionado ??
          Erik,

          Fiz uma alteração no desenho, para representar a área da TV e sofá. Curiosidade, no que isso interfere? Incidência direto de ar gelado?

          Planta com rack da TV: ar condicionado.jpg

          Postado originalmente por jose silva de carvalho Ver Post
          então (exemplo) um ar split de 12.000 btus a metragem maxima é de 10 metros de cumprimento de tubulação ok, e sim o mas certo seria na posição amarela e outra coisa vai haver adição de gas refrigerante isso o manual vai informar como realizar.
          José,

          a tubulação (distância evaporadora para a condensadora) não seria problema. Daikin e Fujitsu até toleram 15m, mas ficará a cerca de 10m.


          Postado originalmente por oziro Ver Post
          nao sei onde voce mora mais uma 18k na posiçao amarela
          Oziro,

          fico na dúvida se na posição amarela não teria problemas para refrigerar a varanda, pois ela está a cerca de 7 metros da unidade...

          18K não seria pouco? Não há incidência de luz solar direta, mas costumo receber pessoas e a sala pode ter até umas 9 pessoas.
          Last edited by Vini; 30/06/14, 22:07.

          Comment


          • #6
            Postado originalmente por Vini Ver Post
            Erik,

            Fiz uma alteração no desenho, para representar a área da TV e sofá. Curiosidade, no que isso interfere? Incidência direto de ar gelado?

            Planta com rack da TV: [ATTACH=CONFIG]108[/ATTACH]



            José,

            a tubulação (distância evaporadora para a condensadora) não seria problema. Daikin e Fujitsu até toleram 15m, mas ficará a cerca de 10m.




            Oziro,

            fico na dúvida se na posição amarela não teria problemas para refrigerar a varanda, pois ela está a cerca de 7 metros da unidade...

            18K não seria pouco? Não há incidência de luz solar direta, mas costumo receber pessoas e a sala pode ter até umas 9 pessoas.
            pra essa area,quantidade pessoas ,fontes de calor, teria que ser no mínimo 24k... o certo é vc chamar um tecnico de sua confiança ou bem recomendado...aí no local da instalação

            pra vc ter uma ideia um calculo bem superficial area sem insolação 600 btu´s /m² X 31,5 m² =20000 btu´s pessoas sentadas 600 btu´s por pessoa 9 pessoas X 600 = 5400 btu´s 20000 + 5400 = 25 000 btu´s isso sem contar outras fontes de calor ..provavelmente vc teria que instalar um de 30000 btu´s inverter que opera entre 3700 btus´a 30000 btu´s te confortando em qualquer cenário de carga térmica seja a minima ,média como a máxima.acho que vc teria um ótimo custo benefício,com economia e conforto.

            Comment


            • #7
              Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post
              pra essa area,quantidade pessoas ,fontes de calor, teria que ser no mínimo 24k... o certo é vc chamar um tecnico de sua confiança ou bem recomendado...aí no local da instalação
              Jairo, minha preocupação neste post nem chega a ser, neste momento, a capacidade do ar condiconado.

              Minha dúvida, principal, é o posicionamento da evaporadora (coloquei uma marca vermelha e outra amarela para indicar as possíveis posições, de forma que o ambiente seja bem refrigerado).

              Agradeço muito de puder contribuir com sua experiência.

              Comment


              • #8
                Postado originalmente por Vini Ver Post
                Jairo, minha preocupação neste post nem chega a ser, neste momento, a capacidade do ar condiconado.

                Minha dúvida, principal, é o posicionamento da evaporadora (coloquei uma marca vermelha e outra amarela para indicar as possíveis posições, de forma que o ambiente seja bem refrigerado).

                Agradeço muito de puder contribuir com sua experiência.
                analisando assim a distancia a melhor posição seria a amarela ...

                Comment


                • #9
                  Jairo, muito obrigado pela resposta!

                  Achei de cara que amarela era mais lógico, mas pensei se esses 7 metros de comprimento não iriam atrapalhar a distribuição de ar da sala (favorecendo a posição vermelha, que fica no meio).

                  Comment


                  • #10
                    Postado originalmente por Vini Ver Post
                    Jairo, muito obrigado pela resposta!

                    Achei de cara que amarela era mais lógico, mas pensei se esses 7 metros de comprimento não iriam atrapalhar a distribuição de ar da sala (favorecendo a posição vermelha, que fica no meio).
                    a varredura desse condicionadores de parede e´mais ou menos isso,7 metros..o sentido considerado ótimo é sempre o do comprimento ou da profundidade. no seu caso a posição amarela a princípio seria melhor na equalização e mistura do ar em seu ambiente,sendo que na posição vermelha vc criaria um uma area mais gelada que seria a central,e a mistura e equalização da temperatura a meu ver seria mais demorada ...claro que na posição amarela isso vai ocorrer também ,mas a posição no sentido do comprimento ajuda a misturar esse ar melhor e mais rápido.

                    Comment


                    • #11
                      Boa tarde Vini, Neste ambiente, penso que um equipamento modelo cassete seria uma boa opção. Obrigado

                      Comment


                      • #12
                        Dreno

                        Jairo, obrigado pela ajuda! Já defini que a posição será essa.

                        Agora, vem a questão do dreno. Iria colocar tubulação de 25 mm até o tubo da pia do banheiro (que é ligado numa caixa sifonada no próprio banheiro).

                        Penso se isso não traria mal cheiro. Mesmo existindo o sifão da caixa sifonada (que acumula água para evitar o retorno de odor da instalação predial), é comum a caixa sifonada ter um odor característico a ela.

                        Então pensei em fazer um sifão no tubo de 25 mm, dentro da parede. No entanto, a água gelada acumulada ali pode ser propícia a fungos e, com o tempo, causar o entupimento do dreno?


                        Lepazu,

                        obrigado pela resposta. Gostaria de um hiwall porque o cassete acaba entrando com custo elevado!

                        Comment


                        • #13
                          Postado originalmente por Vini Ver Post
                          Jairo, obrigado pela ajuda! Já defini que a posição será essa.

                          Agora, vem a questão do dreno. Iria colocar tubulação de 25 mm até o tubo da pia do banheiro (que é ligado numa caixa sifonada no próprio banheiro).

                          Penso se isso não traria mal cheiro. Mesmo existindo o sifão da caixa sifonada (que acumula água para evitar o retorno de odor da instalação predial), é comum a caixa sifonada ter um odor característico a ela.

                          Então pensei em fazer um sifão no tubo de 25 mm, dentro da parede. No entanto, a água gelada acumulada ali pode ser propícia a fungos e, com o tempo, causar o entupimento do dreno?


                          Lepazu,

                          obrigado pela resposta. Gostaria de um hiwall porque o cassete acaba entrando com custo elevado!
                          sifões em parede funcionam bem ...só tem um detalhe que vc tem que pensar e tomar cuidado ,as vezes eles secam por evaporação quando não é usado frequentemente principalmente no inverno daí a casa fica com aquele cheiro..

                          converse com o pedreiro pra fazer com uma curva maior pra ter um nível de agua legal ..já instalei assim sem problemas na sua maioria das vezes não minha solução preferida ...pode ocorrer um fenômeno chamado almofada de ar quando se faz esse sifão o dreno o escoamento da agua da bandeja de condensáveis é por gravidade praticamente sem pressão dependendo do sifão ou usa posição acontece que se dá esse fenômeno daí é pingadeira também. um abraço

                          Comment

                          Working...
                          X