Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dúvida com relação a espaço vs btus

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Dúvida com relação a espaço vs btus

    Olá, sou novo no fórum. Desculpem ter pulado a apresentação mas realmente estava com um pouco de pressa e necessitava de ajuda de pessoas esclarecidas no assunto.

    Possuo uma Sala sem janelas, apenas com duas portas, uma de vidro (de correr) na entrada com insul-filme e outra de madeira, nos fundos que liga a sala à área de serviço da casa. Esta sala é conjugada com sala de jantar e cozinha, então temos um retângulo de mais ou menos 9m de comprimento por 3,5m de largura. Na sala possuo um jogo de sofá, um rack com 4 aparelhos eletrônicos. Na sala de jantar a mesa de jantar seguinda de uma bancada de mármore que divide sala de jantar de cozinha. Na cozinha temos depurador, fogão, geladeira, pia e três balcões para louças.

    Estou à procura de uma ar condicionado para ser instalado logo acima da porta de entrada da casa (sala) que ficará centralizado no ambiente, jogando ar de forma retilínea para toda a sala conjugada, sem rebordos ou curvas no ambiente, facilitando a movimentação do ar. No entanto, ao fazer o calculo para a quantidade de BTUs, cheguei a quantia de 22.800 BTUs para este ambiente. Achei um pouco pesado. Estava pensando em um aparelho de 18.000 BTUs, pois ligarei o ar apenas finais de semana (quando passamos mais tempo na sala) e quando receber visitas, em jantares etc.

    Obs. quando fecho as portas da frente e dos fundos, bem como a do corredor que dá acesso aos quartos, o ambiente fica fechado, com praticamente zero de escape de ar.

    O que vocês acham, 18 ou 22 mil?

  • #2
    Caro Wilmar,

    Exixte um cálculo prático muitíssimo simplificado usado por quem trabalha com ar condicionado que diz pra considerar X BTU por metro quadrado, mais X BTU por pessoa, mais X BTU por equipamento elétrico, etc. É um cálculo muito grosseiro mas QUASE SEMPRE funciona (para pequenas instalações). O cálculo de cárga térmica correto considera outros fatores muito importantes. Mas não vale a pena pagar um projetista para fazer o cálculo de carga térmica para um ou dois splits. Então usa-se o método de que falei, que normalmente dá uma potência superestimada (na maioria dos casos) ou subestimada. Se você calculou por este método prático, é aconselhável utilizar a capacidade obtida pelo cálculo, nunca uma menor.
    O fato de usar o aparelho só nos finais de semana não muda nada, pois ele precisará da mesma potência térmica que precisaria se usado todo dia para retirar a energia térmica do ambiente e atingir a temperatura desejada.

    Espero ter ajudado.

    Um abraço

    Comment


    • #3
      caro amigo pelo que entendi voce tem um ambiente com aproximadamente 32 metros quadrados sendo que no mesmo ambiente voce tem sala de star, de jantar e cozinha tudo junto (4) aparelhos eletronicos, (1) fogão (1) refrigerador (1) depurador e digamos (2) pessoas no ambiente fora os moveis, e mesmo que voce não esteja com o fogão funcionando quando o ar estiver ligado o refrigerador e um emitidor de calor para o ambiente ok, para ter um rendimento satisfatorio em seu ambiente eu aconselho um aparelho de no minimo 24.000 btus.

      Comment

      Working...
      X