Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dúvida para aquisição de equipamentos para uso comercial.

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Dúvida para aquisição de equipamentos para uso comercial.

    Boa tarde pessoal,

    Queria uma ajuda na decisão de um projeto para Ar Condicionado.
    Estou reformando minha clínica e estou em dúvida quanto ao Fabricante e tipo de equipamento para utilização.
    Primeiro vamos as questões geográficas:
    Minha clínica fica em São Paulo, ou seja, temos dias muito quentes e outros frios.
    Trata-se de um prédio comercial com 230 mts de área útil.
    Atualmente trabalho das 7:00 às 20:00 de segunda à sexta-feira.
    Sendo que as áreas com maior fluxo de pessoas (sala de espera), funciona até as 16:00.

    Pelo meu projeto atual eu terei cerca de 12 ambientes para serem climatizados, sendo eles:
    Sala 01 - (13mts²) - 3 funcionários, 3 computadores mais fluxo de pessoas entrando e saindo com porta aberta
    Sala 02 - (13mts²) - cerca de 5/6 pessoas com 1 computador e um Projetor/TV - Uso esporádico para reuniões
    Sala 03 - (13mts²) - 3 funcionários com 3 computadores
    Sala 04 - (30mts²) - 6 funcionários com 6 computadores
    Sala 05 - (15mts²) - 5 pessoas com 2 computadores
    06 Salas - (7,5mts²) - 2 pessoas com 1 computador cada sala
    Sala de Espera (40mts²) - Capacidade para até 40 pessoas com 3 TVs de LCD e 2 Janelas.

    Minhas dúvidas quanto ao equipamento:
    1 - Na minha sala maior, é melhor eu ter um desses Piso Teto ou 2 Hi-Wall de uns 24000 BTus?

    2 - Ouvi dizer que o Inverter é muito mais econômico (até 50%) e tudo mais. Porém é muito mais caro também (Quase 100%)
    Então queria saber se para minha utilização realmente compensa financeiramente esse Inverter, ou seja se o investimento se paga.
    E há alguma maneira de eu fazer esse cálculo, pois nem todas as salas serão utilizadas todo o tempo, dessa forma penso se não compensa
    fazer uma mistura de equipamentos convencionais com os Inverter.

    E minha última dúvida. Quais as marcas vocês recomendam? (Tanto convencional, quanto Inverter)
    Eu estava cotando Springer (convencional), mas a garantia parece que a garantia caiu para 1 ano somente.
    Cotei também Elgin (convencional) e me falaram desse Midea. Mas nunca ouvi falar.

    E para os Inverter, só conheço o Fujitsu, mas é bem mais caro e parece que tem problema com reposição de peças (não sei se está melhor)
    E também o Springer X-Power. Alguma outra recomendação?

    Ainda sobre o Inverter, pelo que entendi ele economiza energia pelo fato de reduzir a utilização do equipamento ao invés de ligar e desligar o equipamento toda vez.
    Se for isso mesmo, queria saber se isso também colabora com a estabilização da rede elétrica. Pois imagino que o fato de não ter que ligar os aparelhos toda vez
    eu terei uma rede elétrica com menos oscilações. Pergunto isso pois alguns exames que realizo, podem sofrer interferência da corrente elétrica.

    Obrigado,

    Flávio

  • #2
    Postado originalmente por fhiguti Ver Post
    Boa tarde pessoal,

    Queria uma ajuda na decisão de um projeto para Ar Condicionado.
    Estou reformando minha clínica e estou em dúvida quanto ao Fabricante e tipo de equipamento para utilização.
    Primeiro vamos as questões geográficas:

    Obrigado,

    Flávio
    flavio primeiramente obrigado por postar suas duvidas e pela confiança mesmo sem nos conhecer ainda mais com o seu projeto sendo de alto nível e demanda também duas coisas primeiro um parceiro consultor de alto nível pra uma visita tecnica sem compromisso na obra ou dar uma olhada na planta e te orientar direitinho sobre prós e contras e vantagens e desvantagens custo beneficio pay back diferenças entre tecnologias,dificuldades e facilidades na instalação,preço onde conprar etc que esse tecnico seja competente etico e conheça do que está fazendo e falando ..

    aí em sampa tem um colega recém chegado do japão ,que conhece do riscado,tem um ferramental de primeira linha além de ser super hiper qualificado

    seu nome é erik nava seu telefone é 011 9 4999 4858 ..ligue pra ele vc não vai se arrepender .. agora eu poderia te responder suas indagações agora ,,mas prefiro que vc faça uma consulta ao nosso colega erik ..se vc ficar em duvida ou ainda quiser algum esclarecimento ou mesmo dar um alô pra nós sobre sua pesquisa beleza ,nóa e os colegas te responderemos com o maior prazer ...no seu caso específico uma visita de um tecnico de sua confiança,conhecido ou bem recomendado na obra ou pra olhar e examinar a planta seria o mais racional e de bom senso...um grande abraço boa sorte pelo sim pelo não não deixe de dar um alô jairo

    Comment


    • #3
      Boa Noite Jairo,

      Obrigado pela resposta.

      Eu recorri ao fórum pois verifiquei que muitos aqui possuem experiência com o Ar Condicionado Split.
      Atualmente eu tenho de Janela, então não é possível comparar.

      O fato é que essa dúvida do cálculo eu já fiz em 3 empresas que estou cotando os aparelhos e nenhuma soube me explicar.
      Na verdade houve até uma pessoa que disse que não vale a pena o Inverter. Pois o equipamento dura 5 anos e nesse tempo eu não recupero o Investimento.

      Aqui tem alguns exemplos de valores que consegui:
      Elgin - 9000 BTUs - R$ 851,00
      Springer - 9000 BTUs - R$ 960,00
      Fujitsu Inverter - 9000 BTUs R$ 1.500,00

      Só para citar alguns.

      Amanhã entro em contato com seu Colega. Será que ele conhece os diferentes equipamentos e marcas?

      Comment


      • #4
        Postado originalmente por fhiguti Ver Post
        Boa Noite Jairo,

        Obrigado pela resposta.

        Eu recorri ao fórum pois verifiquei que muitos aqui possuem experiência com o Ar Condicionado Split.
        Atualmente eu tenho de Janela, então não é possível comparar.

        O fato é que essa dúvida do cálculo eu já fiz em 3 empresas que estou cotando os aparelhos e nenhuma soube me explicar.
        Na verdade houve até uma pessoa que disse que não vale a pena o Inverter. Pois o equipamento dura 5 anos e nesse tempo eu não recupero o Investimento.

        Aqui tem alguns exemplos de valores que consegui:
        Elgin - 9000 BTUs - R$ 851,00
        Springer - 9000 BTUs - R$ 960,00
        Fujitsu Inverter - 9000 BTUs R$ 1.500,00

        Só para citar alguns.

        Amanhã entro em contato com seu Colega. Será que ele conhece os diferentes equipamentos e marcas?
        com certeza ..absoluta ..e sobre a inversão conheço essa tecnologia a uns 30 anos ..em grande sistemas,industria,labolatórios ,etc a uns 8 anos ela entrou no brasil pela fujitsu primeiro por uma piso teto de 18k chamada NOKRIA depois com os mini split´s de parede e agora disseminou pra quase todos sistemas de parede ,piso teto ,dutados etc..eu te falo de cadeira qua a inversão é mais economica,se contar com um plano de manutenção bem feito,de garanto de pendendo da marca entre 15 a 20 anos de vida util e o pay back é muito mais rápido do que em sistemas convencionas

        no seu caso vc pode pensar em mini vrv´s ou sistemas mult split´s principamente se vc não contar com muito espaço ou nicho tecnico pra instalação das unidades externas por isso uma visita tecnica seria o mais racional por que vc ,o tecnico e com as características fisicas da obra civil ficaria mais fácil pra se escolher qual seria o sistema ótimo pro seu empreendimento ..além de te dar uma noção muito boa do preço do equipamento,da instalação,do tempo,e da obra civil,tipo parte eletrica,drenos,pré instalação com cortes na parede ou não,caixas de passagem,ou seja uma previsibilidade orçamentária e de instalação que te daria uma certa tranquilidade em fechar tanto a instalação em si como o quanto vc gastaria com isso ...
        Last edited by jairo bertoni; 20/05/13, 21:23.

        Comment


        • #5
          Esse VRV não é muito caro não? Estou buscando custo x benefício.

          Eu fiz uma conta aqui... Eu não sei se está correta. Tarifa de Energia (R$ 0,31252)
          Elgin 9000 BTUs - 12 horas de uso, 21 dias - Custo de R$ 51,98 mensal
          Springer Carrier Inverter 9000 BTUs - 12 horas de uso, 21 dias - Custo de R$ 61,98 mensal
          Fujitsu Inverter 9000 BTUs - 12 horas de uso, 21 dias - Custo de R$ 51,19 mensal

          A Polo Ar me informou que o Elgin de 9000 consome 660 Watts. Deve estar errado, mas enfim.
          Tabela Polo Ar
          9.000 BTUS 660 w/h
          12.000 w/h 930
          18.000 btus 1720 W/H
          24.000 btus 2210 W/H
          Piso Teto 36.000 3.080 W/H


          Dessa maneira me parece que o Elgin é mais econômico que o X-Power e quase igual ao Fujitsu.

          Sem contar que haverão situações em que posso utilizar sistemas de 7500 BTUs e para Inverter há um mínimo de 9 mil que deve fazer diferença também.

          Meu raciocínio está correto ou há algum outro ponto a considerar?

          Obs: Os dados da Carrier e Fujitsu eu tirei do site do Fabricante.


          Obrigado

          Comment


          • #6
            Aliás levando em consideração o apelo ambiental que a tecnologia Inverter possui, não acho muito difícil que daqui alguns poucos anos, o sistema convencional não seja mais comercializada
            abrindo espaço para produção em larga escala dessa tecnologia, inclusive por outros fabricantes que geraria uma queda nos valores de venda.
            Inclusive a inclusão de equipamentos com menor capacidade como de 7 mil BTUs.

            E sobre o VRV, acho que alguém chegou a comentar comigo que só o aparelho tem um custo de cerca de 50 ou 60 mil. Fora instalação que dever ser bem mais caro também.

            Obrigado Jairo, mais uma vez.

            Flávio

            Comment


            • #7
              Postado originalmente por fhiguti Ver Post
              Aliás levando em consideração o apelo ambiental que a tecnologia Inverter possui, não acho muito difícil que daqui alguns poucos anos, o sistema convencional não seja mais comercializada
              abrindo espaço para produção em larga escala dessa tecnologia, inclusive por outros fabricantes que geraria uma queda nos valores de venda.
              Inclusive a inclusão de equipamentos com menor capacidade como de 7 mil BTUs.

              E sobre o VRV, acho que alguém chegou a comentar comigo que só o aparelho tem um custo de cerca de 50 ou 60 mil. Fora instalação que dever ser bem mais caro também.

              Obrigado Jairo, mais uma vez.

              Flávio

              sobre a inversão sim..é a evolução natural das coisas ...com a descontinuidade da produção mundial do refrigerante r 22 e as vantagens da inversão sobre os sistemas convencionais a tendencia é essa mesmo..citei vrv ou inversão para abrir o leque na discussão...acho que esse preço está fora da realidade não é isso não no seu caso é claro ..é bem mais baixo ..mas se comparando com unidades uma por uma citadas por vc ela é mais cara sim no comparativo ...sobre custos das tarifas existem alguns postes a esse respeito que depois da sua consulta com o erik a gente pode discutir ...mas tenho certeza que ele vai te orientar em tudo sobre isso também e não só o custo X benefício como também o retorno do seu investimento,vida util ,pró e contras ,facilidades dificuldades ,enfim é a pessoa certa pra te orientar aí no local quais seriam as melhores opções e qual seria a melhor opção pro seu bolso..nessa nossa area não existem milagres ,mas planejamento,dialogo e comparações ...nem sempre o equipamento ou sistema mais barato seria o mais vantajoso..muitas das vezes o sistema mais caro na aquisição e instalação se torna mais barato no comparativo de operação em todos os sentidos do que a princípio aparentemente o mais barato..

              não se pode comparar pra efeito de calculo de gastos de energia a operação de um inverter com a operação de um convencional pelos dados de potencia de consumo as operações deles são diferentes e nessa diferença de operação e tecnologia é que está essa economia de gastos

              no fixo ou on/off sua operação é oscilante com picos de energia nos liga e desliga (on/off) nos inverter´s a operação é fracionada ,ficando 90% dessa operação sem desligar e algumas marcas só desligam em ocasiões previstas em relação temperaturas externas e internas e pressões de trabalho específicas em relação ao que vc configurou ou setou pra operar no seu ambiente isso já um fator muito grande pra economia ..na inversão a carga é analisada e a resposta do condicionador dá é de acordo ao calor gerado por essa carga específico na fração da operação ou do dia ,quantidade de pessoas ,horários, posição do sol etc...

              exemplo um condicionador de 9k da fujitsu opera entre 1700 btu´s a 10900 btus ,250 a 1790 watt´s se não me falha a memória de 300 a 1740 rpm alguns de 800 a 3500 rpm ,controla o fluxo e o deslocamento do gás refrigerante por uma valvula eletronica ,sendo que na partida em inicio de operação ele não dá o famoso pico ,por que ele entra em operação com 10% da sua capacidade total ,depois 20% até atingir sua capacidade total aí analisa as condições de carga daquele momento que seria vamos citar só pra elucidar de 5000 btu´s e configura a operação desse condicionador para oferecer esses 5000 btu´s de acordo a carga demandada ...aí fica operando entre esses parametros que te passei ..na média diária em comparativo com uma convencional o condicionador inverter economiza no minimo 25% até a incríveis 60% dependendo da configuração é claro...

              mas o certo é vc conversar com um tecnico de sua confiança no local ...e dimensionar corretamente seus ambientes isso é o primeiro passo importante pra que o resto flua naturalmente ..boa sorte ...dá um retorno jairo

              Comment


              • #8
                Jairo, olha que engraçado, estávamos falando de Multi Split por estes dias!

                fhiguti,

                Acho que pro seu caso, onde se busca Custo x Benefício, o meio do caminho entre Split's e o VRV é o Multi Split que pode conectar até 5 evaporadoras para 1 condensadora. No seu caso seriam 2 sistemas!!!
                A indicação que eu posso te dar destes equipamentos são Daikin e Fujitsu, qualquer outro fabricante é mera imitação na minha opinião.

                Estas duas marcas possuem tecnologia Inverter e tem preços muito mais acessíveis se comparados ao VRV, agora um ponto que me chamou a atenção é que você tem uma clínica e a qualidade do ar interior deve ser levada em conta, e hoje o tipo de evaporadora que na minha opinião fornece o melhor tratamento de ar é o equipamento de duto.

                Quanto ao seu retorno sobre o investimento, eu concordo com o Jairo, indo para sistemas do tipo Multi você tem uma vida útil maior até mesmo pelo conceito do projeto do equipamento que já foi preparado para, no caso do Multi Split, uma vida de 10 anos.

                Abraços!

                Comment


                • #9
                  concordo plenamente com o jairo uma visita tecnica ela e muito importante nada melhor do que uma avaliaçao do local da instalaçao para dimencionar as maquinas correta e avaliaçao de sua energia so assim voce tera um melhor aproveitamento tanto das maquinas como de energia abs

                  Comment


                  • #10
                    Postado originalmente por Previatti Ver Post
                    ... agora um ponto que me chamou a atenção é que você tem uma clínica e a qualidade do ar interior deve ser levada em conta, e hoje o tipo de evaporadora que na minha opinião fornece o melhor tratamento de ar é o equipamento de duto.
                    ...
                    Não entendi... Quer dizer que a qualidade do ar em um sistema com dutos é melhor do que em sistemas split que não possuem dutos?

                    Comment


                    • #11
                      Postado originalmente por Eduardo7 Ver Post
                      Não entendi... Quer dizer que a qualidade do ar em um sistema com dutos é melhor do que em sistemas split que não possuem dutos?
                      acho que ele citou a qualidade do ar interior no projeto do colega,e os sistemas dutados por esse lado dão oportunidade pra se ter renovação e controle da umidade,pressão do ar,controle do volume desse ar etc... ..não sei acho que foi isso... mas tudo tem prós e contras ...o colega já entrou em contato com o erik e agendou uma visita tecnica lá ..vamos ver o que ele fala ..

                      Comment


                      • #12
                        Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post
                        acho que ele citou a qualidade do ar interior no projeto do colega,e os sistemas dutados por esse lado dão oportunidade pra se ter renovação e controle da umidade,pressão do ar,controle do volume desse ar etc... ..não sei acho que foi isso... mas tudo tem prós e contras ...o colega já entrou em contato com o erik e agendou uma visita tecnica lá ..vamos ver o que ele fala ..
                        É isso mesmo Jairo, as possibilidades que se tem com equipamentos dutados é maior, com o revés de demandar rebaixos no forro por exemplo. Mas sem sombra de dúvida falando de Qualidade do Ar Interior, por norma NBR 16401 a melhor opção seria o equipamento dutado.

                        Sei que estou sendo Romântico, mas quero contribuir com soluções que hoje não são triviais, mas está de acordo com diversas tendencias mundiais!
                        Inclusive ter equipamento dutato é sinônimo de Status na Europa do tipo "Eu tenho equipamentos centrais".

                        Abração!
                        Last edited by Previatti; 24/05/13, 16:16.

                        Comment


                        • #13
                          Postado originalmente por Previatti Ver Post
                          É isso mesmo Jairo, as possibilidades que se tem com equipamentos dutados é maior, com o revés de demandar rebaixos no forro por exemplo. Mas sem sombra de dúvida falando de Qualidade do Ar Interior, por norma NBR 16401.

                          Sei que estou sendo Romântico, mas quero contribuir com soluções que hoje não são triviais, mas está de acordo com diversas tendencias mundiais!

                          Abração!
                          se Deus quiser eu vou na febrava sim... o telefone do erik é 041 11 9 4999 4858 um abração ..obrigado pela disposição..vamos nos qualificar ,e nos qualificando o mercado se nivela por cima e também claro,com ajuda e parceria da daikin ..como estão os cursos no senai oscar rodrigues alves aí em sampa .?..na feira vou agendar com vc treinamento ..tem uma pessoa no rio que é muito bom também o rogério agendou com maicon e genivaldo treinamento pra ele acho que pra agosto ...vou ver se ele vem na feira aí te apresento pra ele...boa sorte apareça sempre ...
                          Last edited by jairo bertoni; 24/05/13, 20:09.

                          Comment


                          • #14
                            Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post
                            eu vou na febrava sim... o telefone do erik é 041 11 9 4999 4858 um abração ..obrigado pela disposição..vamos nos qualificar ,e qualificando despojadamente,assim o mercado se nivela por cima e claro com a parceria da daikin ..como estão os cursos no senai oscar rodrigues alves aí em sampa .?..na feira vou agendar com vc treinamento ..tem uma pessoa no rio que é muito bom também o rogério agendou com maicon e genivaldo treinamento pra ele acho que pra agosto ...vou ver se ele vem na feira aí te apresento ele...boa sorte apareça sempre ...
                            Jairo, vou ligar para o Erik agora!
                            E já já teremos mais novidades sobre Senai, queremos expandir os treinamentos "agressivamente".

                            Em resumo, prá gente aqui qualificação é PRIMORDIAL!!!

                            Comment


                            • #15
                              Postado originalmente por Previatti Ver Post
                              Jairo, vou ligar para o Erik agora!
                              E já já teremos mais novidades sobre Senai, queremos expandir os treinamentos "agressivamente".

                              Em resumo, prá gente aqui qualificação é PRIMORDIAL!!!
                              ok concordo plenamente ..primordial e essencial ...o erik está tentando te contatar desde segunda ..deixou recado com o joão ...legal essa estratégia da daikin..é por aí mesmo ..tem muita gente boa de fora do processo por faltar essa agressividade e oportunidade de qualificação real ,,não que os cursos de 20/40 hs não qualificam..claro que eles são importantes principalmente pra apresentação de lançamentos e novidades e dar uma reciclada básica ,mas como treinamento e qualificação pra quem já tá a muito tempo no mercado é meio entediante ..um grande abraço vamos nos falando ..jairo

                              Comment

                              Working...
                              X