Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dúvida Disjuntor ar 9000btus

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Dúvida Disjuntor ar 9000btus

    Boa noite amigos, sou novo no fórum

    Eu possuo um apartamento em que meu relógio é trifásico, e todas as tomadas do AP são 127V
    Eu chamei um eletricista que trabalhou com meu pai uns 15 anos e possui bastante experiência na área, o informei que queria mudar meus disjuntores dedicados pro ar de cada quarto. Para que as tomadas aceitassem 220V.
    Ele me recomendou disjuntor bipolar c25 (25A) pra cada tomada de ar, comprei da Siemens no MercadoLivre, e ele fez o serviço pra mim me mostrou que está chegando 220v nas tomadas, até ai tudo ok.

    Comprei meu ar na internet, um Gree Inverter G-Top 220v, e comecei a pedir orçamentos com empresas autorizadas na internet, até que uma que escolhi veio aqui no AP para passar um orçamento mais preciso, após analisar o quarto em que ficará o Ar e tals ele me perguntou sobre a parte elétrica eu informei que a Rede está ok, que já verifiquei com eletricista e instalamos disjuntor de 25A pro Ar, o rapaz do orçamento me informou que a Amperagem está muito alta, que o ar provavelmente vai usar uns 6 ou 7 A, que numa oscilação de energia o Disjuntor pode demorar a desarmar danificando o Ar Condicionado.

    No dia seguinte informei isso que o Instalador me passou para o eletricista, e ele me explicou que a nossa Rede elétrica aqui na zona Oeste do RJ oscila muito, e que um de 16A iria ficar toda hora desarmando e tals.

    Resumindo, eu não entendo bulhufas de elétrica rs e esse é meu primeiro ar Split, o que vocês acham? Se eu manter o disjuntor de 25A eu terei problemas com meu ar condicionado? Ou pelo fato da rede oscilar é bom ter essa margem mais alta?

    Grato desde já pela atenção.
    Renato Santos
    Quadro

  • #2
    A imagem saiu pequena, tentando Reupar

    Comment


    • #3
      Postado originalmente por renato.santos88 Ver Post
      Boa noite amigos, sou novo no fórum

      Eu possuo um apartamento em que meu relógio é trifásico, e todas as tomadas do AP são 127V
      Eu chamei um eletricista que trabalhou com meu pai uns 15 anos e possui bastante experiência na área, o informei que queria mudar meus disjuntores dedicados pro ar de cada quarto. Para que as tomadas aceitassem 220V.
      Ele me recomendou disjuntor bipolar c25 (25A) pra cada tomada de ar, comprei da Siemens no MercadoLivre, e ele fez o serviço pra mim me mostrou que está chegando 220v nas tomadas, até ai tudo ok.

      Comprei meu ar na internet, um Gree Inverter G-Top 220v, e comecei a pedir orçamentos com empresas autorizadas na internet, até que uma que escolhi veio aqui no AP para passar um orçamento mais preciso, após analisar o quarto em que ficará o Ar e tals ele me perguntou sobre a parte elétrica eu informei que a Rede está ok, que já verifiquei com eletricista e instalamos disjuntor de 25A pro Ar, o rapaz do orçamento me informou que a Amperagem está muito alta, que o ar provavelmente vai usar uns 6 ou 7 A, que numa oscilação de energia o Disjuntor pode demorar a desarmar danificando o Ar Condicionado.

      No dia seguinte informei isso que o Instalador me passou para o eletricista, e ele me explicou que a nossa Rede elétrica aqui na zona Oeste do RJ oscila muito, e que um de 16A iria ficar toda hora desarmando e tals.

      Resumindo, eu não entendo bulhufas de elétrica rs e esse é meu primeiro ar Split, o que vocês acham? Se eu manter o disjuntor de 25A eu terei problemas com meu ar condicionado? Ou pelo fato da rede oscilar é bom ter essa margem mais alta?

      Grato desde já pela atenção.
      Renato Santos
      Boa tarde ..olha oscilação pico de energia afundamento desbalanceamento é uma coisa que o disjuntor de linha praticamente não protege quem protege na verdade e mesmo assim é um preventivo de peso São os dispositivos contra surto DPS e DR que é um Interrptor diferencial residual) pois não evita mas previne e com isso protege as linhas de energia ou os condutores . Portanto o preventivo mais indicado nesse caso é dispositivo contra surto que é o DPS para a linha principal e DR principalmente contra choques elétricos em pessoas .E seu quadro tem um DR esse dispositivo que está em primeiro no lado superior a esquerda .

      Esse disjuntor comum não protege o aparelho ou qualquer outra coisa a não ser a linha ,os condutores do fornecimento de energia ..Portanto pode utilizar um disjuntor din curva C de 16 amperes .tranquilamente .Se entrar um raio ou um surto muito alto pico de energia esse disjuntor do quadro não protegerá o seu aparelho pois a função dele como disse acima é proteger a linha de energia e não os parelhos neles conectados .

      A não ser que o surto aqueça em muito as linhas de fornecimento e entrega de energia e isso com certeza provocará a abertura desses disjuntores mas quando isso acontece esse surto ou pico provavelmente já fez um estrago considerável no equipamento pois geralmente eles são bem mais rápidos que a proteção e limitres máximos e mínimos das normas desses disjuntores .O que nós chamamos de Delta T ou tempo de resposta (quick lag)para eles atuarem e interromperem o fornecimento de energia pra qualquer situação que ocorra essas anomalias e fenômenos .

      Claro que só pra evitar polemicas que não chegam a lugar nenhum numa situação atípica esses disjuntores comuns podem vir a desligar ,mas a função principal deles é pra proteger os condutores ou linhas de fornecimento e não o equipamento em si

      Um adendo legal e preventivo de peso é o aterramento que também não evita a queima dos equipamentos mas previne e por tabela protege pois a tendencia desses eventos quando acontecem é procurar ou ir pelo caminho mais rápido para a terra.Portanto é um ótimo preventivo. Não evita mas previne e por tabela protege os equipamentos .

      .Antes de focar minha atuação só no condicionamento trabalhei nesse segmento de fornecimento de energia tanto alta como baixa ,rural e urbana padrão quadros de acionamento etc . durante muito tempo justamente com meu saudoso papai e tios .(Emprea familiar linha branca ferramentas eletricas motores eletrodosmésticos refrigeração residencial comercial e industrial ) ) Abraço
      Last edited by jairo bertoni; 20/03/23, 11:28.

      Comment


      • #4
        Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post

        Boa tarde ..olha oscilação pico de energia afundamento desbalanceamento é uma coisa que o disjuntor de linha praticamente não protege quem protege na verdade e mesmo assim é um preventivo de peso pois não evita mas previne e com isso protege as linhas de energia ou os condutores . O preventivo mais indicado nesse caso é dispositivo contra surto que é o DPS para a linha principal e DR contra choques elétricos em pessoas .E seu quadro tem um DR esse dispositivo que está em primeiro no lado superior a esquerda .

        Esse disjuntor comum não protege o aparelho ou qualquer outra coisa a não ser a linha ,os condutores do fornecimento de energia ..Portanto pode utilizar um disjuntor din curva C de 16 amperes .tranquilamente .Se entrar um raio ou um surto muito alto pico de energia esse disjuntor do quadro não protegerá o seu aparelho pois a função dele como disse acima é proteger a linha de energia e não os parelhos neles conectados .

        A não ser que o surto aqueça em muito as linhas de fornecimento e entrega de energia e isso com certeza provocará a abertura desses disjuntores mas quando isso acontece esse surto ou pico provavelmente já fez um estrago considerável no equipamento pois geralmente eles são bem mais rápidos que a proteção e limitres máximos e mínimos das normas desses disjuntores .O que nós chamamos de Delta T ou tempo de resposta (quick lag)para eles atuarem e interromperem o fornecimento de energia pra qualquer situação que ocorra essas anomalias e fenômenos .

        Claro que só pra evitar polemicas que não chegam a lugar nenhum numa situação atípica esses disjuntores comuns podem vir a desligar ,mas a função principal deles é pra proteger os condutores ou linhas de fornecimento e não o equipamento em si

        Um adendo legal e preventivo de peso é o aterramento que também não evita a queima dos equipamentos mas previne e por tabela protege pois a tendencia desses eventos quando acontecem é procurar ou ir pelo caminho mais rápido para a terra.Portanto é um ótimo preventivo. Não previne mas protege.Antes de focar minha atuação só no condicionamento trabalhei nesse segmento de fornecimento de energia tanto alta como baixa ,rural e urbana padrão quadros de acionamento etc . durante muito tempo justamente com meu saudoso papai e tios .(Emprea familiar linha branca ferramentas eletricas motores eletrodosmésticos refrigeração residencial comercial e industrial ) ) Abraço


        Obrigado pela dica Jairo,
        neste caso você recomenda eu trocar o de 25A por um de 16A?
        Ou posso deixar o de 25A mesmo?

        Abraços

        Comment


        • #5
          Postado originalmente por renato.santos88 Ver Post



          Obrigado pela dica Jairo,
          neste caso você recomenda eu trocar o de 25A por um de 16A?
          Ou posso deixar o de 25A mesmo?

          Abraços
          O correto para essa capacidade e tecnologia (inverter) seria um de 10 amperes ou 16 amperes .Disjuntor de 25 amperes para essa capacidade está super dimensionado .Abraço.

          Comment


          • #6
            Estou prestes a instalar o meu primeiro 60kbtus trifásico 220v. De acordo com os meus cálculos, levando em consideração a potencia media desses aparelhos, a rede trifásica de 4mm iria satisfazer. Mas tenho visto manuais de marcas diferentes com informações contraditórias, desde recomendação de uso de 2,5mm ate recomendação de 6 mm. queria saber qual é o mais usual pra esse tipo de situação?

            Comment


            • #7
              Postado originalmente por Danilo Menezes Ver Post
              Estou prestes a instalar o meu primeiro 60kbtus trifásico 220v. De acordo com os meus cálculos, levando em consideração a potencia media desses aparelhos, a rede trifásica de 4mm iria satisfazer. Mas tenho visto manuais de marcas diferentes com informações contraditórias, desde recomendação de uso de 2,5mm ate recomendação de 6 mm. queria saber qual é o mais usual pra esse tipo de situação?
              A bitola ou seção do condutor depende diretamente da distância entre o quadro de energia até o aparelho e a potencia elétri a desse aparelho pela amperagem..No caso do equipamento de 60K de capacidade dependendo de marca e modelo a potência de operação gira em torno de 5.2 a 6.8 KW E a amperagem entre 18 a 24 amperes isso vem especificado nos manuais .Portanto geralmente a coisa fica entre 2.5 mm a 4 mm e se quisermos dependendo da distância ir de 6mm mas acho exagero .É só olhar na tabela de condutores X distância X carga.Abraço

              Comment

              Working...
              X