Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dúvida sore instalação da condensadora

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Dúvida sore instalação da condensadora

    Boa tarde, sou nova no fórum, me chamo Tais, sou de Blumenau/SC e trabalho com Arquitetura.

    Estou com uma situação em que não daria pra instalar a condensadora sem estragar a estética da casa, portanto estava pensando em instalar entre a laje e o telhado deixando vãos grandes feitos em tijolo vazado para ventilação, seria seguro? Segue fotos do projeto pra ter uma noção, seria instalada na parede da clarabóia que passa nesse local e a altura entre a laje e o telhado nesse ponto é de 2,40m mais ou menos e os vãos de ventilação tem 1,25m X 3,00m o maior e 1,25m X 1,00m o menor.
    Vista externa do local Vista interna do vão maior Vista interna do vão menor

  • #2
    Postado originalmente por Tais Censi Ver Post
    Boa tarde, sou nova no fórum, me chamo Tais, sou de Blumenau/SC e trabalho com Arquitetura.

    Estou com uma situação em que não daria pra instalar a condensadora sem estragar a estética da casa, portanto estava pensando em instalar entre a laje e o telhado deixando vãos grandes feitos em tijolo vazado para ventilação, seria seguro? Segue fotos do projeto pra ter uma noção, seria instalada na parede da clarabóia que passa nesse local e a altura entre a laje e o telhado nesse ponto é de 2,40m mais ou menos e os vãos de ventilação tem 1,25m X 3,00m o maior e 1,25m X 1,00m o menor.
    Boa tarde .Não é recomendado mesmo com grelhas ou sistema para ventilar o local e promover a troca de calor e dissipação do mesmo .Na maioria que vi assim Suja muito a condensadora e em algumas situações fica extremamente dificil o acesso e a retirada do equipamento em eventuais manutenções

    Eu já fiz.Mas em último caso.A primeira coisa que se perde nessa solução é a garantia do fabricante.Em questões estéticas que impedem instalação em fachadas residenciais ou prediais edifícios etc prefiro que os incorporadores e arquitetos encontrem soluções que nos chamamos de área/nicho/sacada técnica que compõem esteticamente o edifíco e escondem as unidades com um lay out e design legal ao mesmo tempo facilitando o acesso para a instalação no caso dos prédios sem precisar de balancins cadeirinhas ou rapel tendo acesso facilitado pelo interior do ambiente e com uma boa área recomendada pelo fabricante para uma ótima troca de calor e dissipação do mesmo .

    Mas como disse acima já fiz e já orientei colegas que fizeram o mesmo por questões de impossibilidade de se instalar nas fachadas mesmo a que ficam nos fundos . .O feedback deles foi positivo.Muitos colegas aqui opinaram contra e com razão .Mas já fiz e já vi feito assim inclusive com coifas para manutenção lavação higienização no local sem precisar retirar.com a agua escoando para a tubulação pluvial .Mas resisto muito a essa ideia.

    No seu caso parece que a área ficaria bem ventilada com uma boa torca de calor .um dos inconvenientes em algunsa casos é o acesso e a retirada do equipamento se assim for necessário .

    em edifícos residenciais e comerciais é parecido com essa foto



    Em residencias já vi e já instalei em uma espécie de edículas arejadas no teto ou de lado da casa sendo utilizado como ventilação e iluminação e shafts para passagem da tubulação de cobre pré instaladas servindo os ambiente agregado a parte de alimentação elétrica e um dreno para escoamento da condensação geralmente em tubos de pvc soldável de 25 mm tudo embutido .emalguns casos já com pre instalação para futuras unidades que não serão instaladas naquele momento deixadas em caixas de passagem para split .

    Em alguns casos tive que retirar as unidades externas condensadoras da lage.Então essa solução é uma faca de dosi legumes .Mas me parece que vc encontrou uma solução que o equipamente opere bem sem perda de rendimento .Mas novamente a garantia vai pro beleleu.Dá o retorno se te ajudou abraço .qualquer coisa entre em contato comigo no privado .

    Last edited by jairo bertoni; 31/01/23, 17:36.

    Comment


    • #3
      Postado originalmente por Tais Censi Ver Post
      Boa tarde, sou nova no fórum, me chamo Tais, sou de Blumenau/SC e trabalho com Arquitetura.

      Estou com uma situação em que não daria pra instalar a condensadora sem estragar a estética da casa, portanto estava pensando em instalar entre a laje e o telhado deixando vãos grandes feitos em tijolo vazado para ventilação, seria seguro? Segue fotos do projeto pra ter uma noção, seria instalada na parede da clarabóia que passa nesse local e a altura entre a laje e o telhado nesse ponto é de 2,40m mais ou menos e os vãos de ventilação tem 1,25m X 3,00m o maior e 1,25m X 1,00m o menor.
      Pra esconder a infra de instalação futura utilizamos essas caixas de passagem

      Comment


      • #4
        Bom dia! Me ajudou muito Jairo, muito obrigada!

        Comment

        Working...
        X