Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ajuda com tubulação do Ar condicionado

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Ajuda com tubulação do Ar condicionado

    Boa noite minha tubulação de gás é 5/8 e a tabulação de líquido é 1/2 comprei um ar condicionado inverter de 24 mil btus e a tabulação de gás é a mesma 5/8 mais a tubulação de líquido é 1/4 o técnico que vai instalar falou que tem como fazer uma adaptação de 1/4 para 1/2 e falou que não tem problema porque nas duas pontas vão ser 1/4 e a vazão vai ser a mesma e como a redução é do menor para o maior não irá ter problema mais se fosse ao contrário sim gostaria de uma segunda opinião será que posso ter algum problema no aparelho ou gerar um gasto maior no aparelho e de energia desde já agradeço

  • #2
    Postado originalmente por andermax Ver Post
    Boa noite minha tubulação de gás é 5/8 e a tabulação de líquido é 1/2 comprei um ar condicionado inverter de 24 mil btus e a tabulação de gás é a mesma 5/8 mais a tubulação de líquido é 1/4 o técnico que vai instalar falou que tem como fazer uma adaptação de 1/4 para 1/2 e falou que não tem problema porque nas duas pontas vão ser 1/4 e a vazão vai ser a mesma e como a redução é do menor para o maior não irá ter problema mais se fosse ao contrário sim gostaria de uma segunda opinião será que posso ter algum problema no aparelho ou gerar um gasto maior no aparelho e de energia desde já agradeço
    Olha certo não é mas confesso que já fiz e sempre com muitas ressalvas resisto muito e fazer mas na maioria dos casos o dono da residencia era amigo e cliente fiel antigo e na verdade quem fez a cagada foi o construtor que não me consultou .

    É menos ruim quando temos que reduzir de uma bitola maior para uma menor e pelo que eu entendi seria seu caso .. O pior ou mais rim é é o contrário se a bitola pre instalada fosse menor do que a bitola compatível ao condicionador ex : se tá pre instalado um tubo de 1/4 e a bitola nominal de trabalho do condicionador seja de gás ou de líquido a ser instalado fosse de 3/8 ou 1/2.

    .È o certo ? não ! Provavelmente vc perde a garantia ? sim ! Pode dar problema ? claro ! É o correto e oq ue pede o manual do fabricante e as boas práticas na refrigeração ? não !. Até agora pelo que sei ninguém me deu um retorno sobre problemas nas poucas instalações que tive que fazer reduções .Mas resisto muito em fazer esse tipo de adequação em alguns casos recusei o serviço.

    Em uma ou duas situações parecidas com a sua consegui passar um tubo de 1/4 dentro do de 1/2 mas a linha era praticamente linear sem curvas quase reta .Mas deu um baita trabalho .Fiz porque eram pra um amigos de infancia .Vai dando o review Boa sorte Abraço

    Comment

    Working...
    X