Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Baixa / Alta tensão causado por oscilação da rede

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Baixa / Alta tensão causado por oscilação da rede

    Comprei um relé bipolar digital 220v para proteger meu aparelho de oscilações na rede causada por falta de energia
    ou descargas elétricas causadas por raios.
    O relé funciona exatamente como programado e se a tensão da rede cair abaixo dos 200v ele monitora e desliga o circuito quando cair demais.

    Minha ligação é monofásica (fase + fase) com tensão de fase 127v e linha 220v.

    O relé em questão tem um lado sempre fechado (seria o lado neutro) e o outro aberto (a fase). O lado aberto fecha quando a energia está normal a
    abre quando uma anomalia é detectada.

    Minha dúvida é se o relé cortar somente uma fase o aparelho pode ser prejudicado por isso ?

    Eu sei que ao cortar uma fase o relé abre o circuito fase + fase mas não entendo exatamente se isso geraria efeitos colaterais.
    Já ocorreu um evento do relé desarmar e o ar condicionado desligou e voltou após o relé rearmar.

    O ar condicionado é um split consul 9000btus 220v monofásico inverter quente + frio.
    Last edited by alexssb; 10/02/21, 18:20.

  • #2
    Postado originalmente por alexssb Ver Post
    Comprei um relé bipolar digital 220v para proteger meu aparelho de oscilações na rede causada por falta de energia
    ou descargas elétricas causadas por raios.
    O relé funciona exatamente como programado e se a tensão da rede cair abaixo dos 200v ele monitora e desliga o circuito quando cair demais.

    Minha ligação é monofásica (fase + fase) com tensão de fase 127v e linha 220v.

    O relé em questão tem um lado sempre fechado (seria o lado neutro) e o outro aberto (a fase). O lado aberto fecha quando a energia está normal a
    abre quando uma anomalia é detectada.

    Minha dúvida é se o relé cortar somente uma fase o aparelho pode ser prejudicado por isso ?

    Eu sei que ao cortar uma fase o relé abre o circuito fase + fase mas não entendo exatamente se isso geraria efeitos colaterais.
    Já ocorreu um evento do relé desarmar e o ar condicionado desligou e voltou após o relé rearmar.

    O ar condicionado é um split consul 9000btus 220v monofásico inverter quente + frio.
    Boa noite .Colega não atuo em instalações elétrica de qualquer natureza a muito tempo( a mais de 20 anos ) a não ser numa emergência e deixei essa responsabilidade para amigos eletricista e engenheiros kkkk ..portanto se falar alguma bobagem pode me corrigir estamos aqui para aprendermos juntos ..

    Bão vamo lá pelo que entendi vc instalou um rele por falta fase/afundamento/oscilação que no caso se cair uma fase/oscilar /afundar ele abre e protege o equipamento dessas anomalias. No fornecimento de energia bifásico ou mono quando o rele abre por falta de fase não afetaria a princípio qualquer equipamento que utiliza esse tipo de proteção.

    No sistema trifásico tem que se instalar um rele por falta de fase trifásico em que qualquer fase que cair ele abre e protege o equipamento ,No meu tempo já vi muito equipamento trifásico queimar por falta de uma fase pois pode ocorrer de cair uma fase e outras duas continuarem vivas fornecendo voltagem. principalmente em circuitos de segurança que ainda utilizam contatoras.

    Em instalações que as vezes acompanho os eletricista também instalam dispositivos contra surtos DPS e DR que são preventivos de peso .Além de um bem feito aterramento .Novamente repito se falei alguma bobagem por favor me corrija .Abraço.
    Last edited by jairo bertoni; 10/02/21, 22:12.

    Comment

    Working...
    X