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K7 Daikin com erro a3

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  • K7 Daikin com erro a3

    Boa noite!
    sou nova por aqui e preciso de ajuda!
    Tenho duas evaporadoras k7 1 via, de 18.000, multisplit, ligadas a mesma condensadora, sendo uma na sala de estar e outra na de jantar, comprados em 2019.

    Em janeiro ao usar o aparelho da sala de estar percebi que após desligá-lo havia um ruído, que permaneceu pela noite toda. Este ruído também apareceu na evaporadora da sala de jantar, a qual estava desligada há dias. Feito o diagnóstico pelo controle remoto, ambas as evaporadoras acusam o erro A3.

    Foi chamada a assistência técnica que fez a limpeza de ambos os aparelhos, mas o problema permaneceu. No dia seguinte o técnico voltou e concluiu que a bomba de dreno da sala de estar estava fraca, motivo pelo qual, após ajuda da Daikin, consegui efetuar a troca da peça. Mas o problema permanece.

    Após feitos vários testes feitos por mim, eu descobri que desligando o disjuntor o erro na maioria das vezes some. Estando ambas sem erro, ao ligar somente a evaporadora da sala de jantar, não há erro nem ruído algum. No entanto, ao ligar na sala de estar (aparelho que teve a troca da bomba), o erro aparece (A3). O problema é que ele nem sempre aparece nesta evaporadora. Ora aparece na evaporadora da sala de estar, ora na sala de jantar (sem sequer ter havido uso prévio), ora nas duas. Também descobri que ao ligar a evaporadora da sala de estar, a da sala de jantar começa a fazer um ruído (de acordo com o técnico é da bomba), mas a recíproca não é verdadeira. Quando ligo somente a sala de jantar, a da sala de estar não faz ruído algum.

    Por fim, após desligar os aparelhos, na maioria das vezes a bomba de uma das evaporadoras fica ligando e desligando o tempo todo e somente pára após eu resetar o aparelho via disjuntor. Acredito que isso ocorra pq no aparelho consta que há excesso de água e o aparelho fica drenando água (mesmo o aparelho estando desligado por horas, tal como ocorre com o da sala de jantar).

    Ressalto que não há problema de retorno de água, pois os aparelhos estão instalados há três anos e certamente este problema teria ocorrido antes. Alem disso, os drenos estão com o caimento correto, conforme constatado pela assistência técnica e o tubo usado aqui é largo, de tal forma que é remota a hipótese de entupimento do dreno.
    A assistência técnica já veio três vezes aqui e não conseguiu arrumar o problema.
    alguém tem ideia do que possa ser? Obrigada!

  • #2
    Postado originalmente por Pfsantos_2023 Ver Post
    Boa noite!
    sou nova por aqui e preciso de ajuda!
    Tenho duas evaporadoras k7 1 via, de 18.000, multisplit, ligadas a mesma condensadora, sendo uma na sala de estar e outra na de jantar, comprados em 2019.

    Em janeiro ao usar o aparelho da sala de estar percebi que após desligá-lo havia um ruído, que permaneceu pela noite toda. Este ruído também apareceu na evaporadora da sala de jantar, a qual estava desligada há dias. Feito o diagnóstico pelo controle remoto, ambas as evaporadoras acusam o erro A3.

    Foi chamada a assistência técnica que fez a limpeza de ambos os aparelhos, mas o problema permaneceu. No dia seguinte o técnico voltou e concluiu que a bomba de dreno da sala de estar estava fraca, motivo pelo qual, após ajuda da Daikin, consegui efetuar a troca da peça. Mas o problema permanece.

    Após feitos vários testes feitos por mim, eu descobri que desligando o disjuntor o erro na maioria das vezes some. Estando ambas sem erro, ao ligar somente a evaporadora da sala de jantar, não há erro nem ruído algum. No entanto, ao ligar na sala de estar (aparelho que teve a troca da bomba), o erro aparece (A3). O problema é que ele nem sempre aparece nesta evaporadora. Ora aparece na evaporadora da sala de estar, ora na sala de jantar (sem sequer ter havido uso prévio), ora nas duas. Também descobri que ao ligar a evaporadora da sala de estar, a da sala de jantar começa a fazer um ruído (de acordo com o técnico é da bomba), mas a recíproca não é verdadeira. Quando ligo somente a sala de jantar, a da sala de estar não faz ruído algum.

    Por fim, após desligar os aparelhos, na maioria das vezes a bomba de uma das evaporadoras fica ligando e desligando o tempo todo e somente pára após eu resetar o aparelho via disjuntor. Acredito que isso ocorra pq no aparelho consta que há excesso de água e o aparelho fica drenando água (mesmo o aparelho estando desligado por horas, tal como ocorre com o da sala de jantar).

    Ressalto que não há problema de retorno de água, pois os aparelhos estão instalados há três anos e certamente este problema teria ocorrido antes. Alem disso, os drenos estão com o caimento correto, conforme constatado pela assistência técnica e o tubo usado aqui é largo, de tal forma que é remota a hipótese de entupimento do dreno.
    A assistência técnica já veio três vezes aqui e não conseguiu arrumar o problema.
    alguém tem ideia do que possa ser? Obrigada!
    Esse erro ou é numa das bombas ou nas duas ou num dos controladores de nível (sensor) ou nos dois https://static.webarcondicionado.com...os-de-erro.pdf
    Numa dessas 3 vezes que o pessoal que te atendeu e não resolveu eles substituiram alguma das bombas ou sensor ?

    De acordo o manual e nossa experiencia o problema é nas bombas ou numa delas ou no sensor ou controalador de nível .Eles substituiram alguma coisa ?
    Se não trocaram não vai resolver .Tem que ver se precisa trocar só uma ou as duas.Comigo e com colegas quando deu essa mensagem de erro foi nas bombas corrigimos a falha voltou a operar bem.

    Quando é no sensor de nível geralmente dá o mesmo erro mas em algumas vezes transborda a agua condensada .Dá o retorno abraço
    Last edited by jairo bertoni; 15/02/23, 20:25.

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    • #3
      Boa noite! Obrigada pelo retorno. A bomba de uma das evaporadoras foi trocada sim, a da outra não foi analisada porque aparentemente o erro está na sala de estar somente.
      o técnico fez vários testes no sensor da boia e parecia ok.
      seria problema talvez de placa? É possível resetar estas placas (um reset mais completo, sem ser só do disjuntor)?
      obrigada!

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      • #4
        Só complementando: na evaporadora que não teve a bomba trocada, após o reset do disjuntor, se eu ligar só ela o erro não ocorre, então parece estranho esta evaporadora também ter problema de bomba do dreno ou sensor
        e mais estranho é que ligando a evaporadora da sala de estar (que teve a bomba trocada), a bomba da outra evaporará aciona sozinha, mesmo estando desligada….
        por isso pensei que talvez fosse algum reset necessário ou alguma Placa ou sensor em curto…

        Comment


        • #5
          Postado originalmente por Pfsantos_2023 Ver Post
          Só complementando: na evaporadora que não teve a bomba trocada, após o reset do disjuntor, se eu ligar só ela o erro não ocorre, então parece estranho esta evaporadora também ter problema de bomba do dreno ou sensor
          e mais estranho é que ligando a evaporadora da sala de estar (que teve a bomba trocada), a bomba da outra evaporará aciona sozinha, mesmo estando desligada….
          por isso pensei que talvez fosse algum reset necessário ou alguma Placa ou sensor em curto…
          Bom dia .Olha na manutenção corretiva em qualquer segmento e vc com certeza sabe que existe o efeito de um problema e o que está causando esse problema .Isso requer uma visita de um profissional qualificado para fazer testes com ferramentas específicas .

          Como é um bi split existe uma comunicação de comando entre elas que enviam sinais atraves de sensores tanto de temperatura como pressão ou de controle de nível/elétrico/eletronico por exemplo que se uma estiver com problema com certeza isso é detectado na placa eletronica principal na condensadora e previsto na lógica de operação que com certeza interromperá a operação e emitrá a mensagem de erro .da provavel causa constando na lista de mensagens de erros.Portanto pra te afirmar alguma coisa mais certa só no local com testes presenciais que eu poderia te ajudar om mais eficácia

          A Daikin pelo menos comigo é super responsável atenta e procura ser rápida no suporte de algum problema que surge no campo com seus produtos,principamente tentando resolver conjuntamente com seus assistente que seria sua linha de frente no campo enfrentando um problema intermitente que surge.

          Já passei esse tipo de situação e digo e confesso que .é muito ruim,tanto pra mim como principalmente para o cliente,por isso entendo seu lado e seu questionamento,mas aprendii muito em todas elas e alguns cliente nessas situações se tornaram grandes amigos por mais incrível que isso pode parecer.É ruim pro ego ter que admitir que não sabe .ou que não está entendendo ou deixando escapar alguma coisa .

          Porque te afirmo isso ?Tenho 71 anos ,mais de 40 anos de estrada e tem problemas que surgem no nosso dia a dia que desafiam e nos levam ao extremo limite de nosso conhecimento e até abaixam nossa bola e o nariz empinado da nossa arrogância

          No japão desde a decada de 80 em alguns s etores a manutenção é remota .Quando instalei equipamentos da daikin vc poderia incluir no pacote(era caro) um app de automação e gestão que a central em Osaka que te envia relatórios mensagens alarmes alertas (tudo em portugês) de possíveis falhas causando paradas não programadas e qual seria o componente que deveria ser trocado antes que acontecesse o problema .A chamada preditiva .Claro que te falo na automação residencial e comercial leve .Na industria e comercial pesada isso acontece a quase 50 anos .É hoje a famosinha internet das coisas ou iot internet of things .

          Isso aqui no Brasil ainda é uma novidade .Mas está sendo introduizido no nosso mercado .E é também uma ferramenta e tanto de diagnóstico e solução .Acho que vc deveria dar uma chance e um voto de confiança ao pessoal da Daikin que te atendeu (desculpa a intromissão e ousadia sei que talvez esteja pedindo muito ) E acho que com certeza conjuntamente com alguém interno da engenharia de campo da Daikin que é primeiro mundo vão encontrar o problema e a solução ..Acredito que se vc der uma nova chance ao pessoal da Daikin com certeza vão resolver seu problema e quem sabe vamos aprender mais uma..

          Existe uma brincadeira no nosso meio que chamamos essas situações de "casamento" com divórcio litigioso,alguns raros são amigáveis .Pelo menos pra mim é a única situação que me instiga a aprender e a me qualficar e ainda testar ao extremo até onde vai o meu conhecimento e experiencia e em algumas tristes situações praticamente entregar os pontos,coisa que admito já aconteceu comigo e com vários colegas e amigos meus de profissão seja da assistencia ou do próprio fabricante ,

          E confesso que é um sentimento muito ruim .e não desejo essa situação pra ninguém e ainda pasmem alguém até considerado menos qualificado resolveu o problema que dá aquela velha e batida sensação e conhecida expressão "Porque não pensei ou não vi isso antes?" portanto por tabela e com a tromba caída fiquei sabendo da solução pois .nosso segmento e grupo é muito solidário .e repassamos os nosso perrengues um pro outro .

          Nós temos um mote no nosso meio" Ninguém sabe demais para que não possa aprender e ninguém não sabe de menos que não possa ensinar ".Vice e versa e a recípocra é verdadeira .Aprendi isso a duras penas .De vez em quando esqueço disso e me vejo descalço das sandálias da humildade.Aí vc já viu né? Quando achar a solução dá pra nós o feedback e review Muito obrigado Boa sorte .Abraço .

          Obs: Dependendo da cidade ou região que vc reside,talvez eu conheça algum colega de confiança que vc agende com ele uma visita técnica e ele possa te dar uma segunda opinião .
          Last edited by jairo bertoni; 16/02/23, 06:06.

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