Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

split fujitsu 12000 btu codigo de erro 3x led timer...

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • split fujitsu 12000 btu codigo de erro 3x led timer...

    boa noite,gostaria de uma ajuda para este problema.

    estou com um problema em um split fujitsu 12000 instalado a quase 2 anos,ate semana passada começou um alerta somente no led timer (laranja).

    Estado do split,e condições:

    -split encontrasse em condições de limpeza ok no condensador sem obistrução e evaporador limpo.
    -tubulação com 3 mt de distancia,com isolação em cada tubo.
    -disjuntor independente,e terminais apertados,e com as bitolas dos cabos normais.
    -manutenção feita periodicamente,split encontrasse semi novo.

    Estado do split em funcionamento:

    -ligo normalmente com o controle remoto.
    -so o led verde pisca e o evaporador liga normal.
    -algum tempo depois o condensador liga normalmente (ventilador e compressor)
    -aguardo um tempo,a pressão do gas ok,e o ambiente resfria,até ai tudo bem...
    -depois de uns 5 min. tem hora que é mais tempo,ou menos tempo,o condensador desliga
    -logo aparece o erro no evaporador,pisca 3x o led do timer
    -pisca 3x e pisca assim por diante,3x o led...5 seg apagado...3x o led...5 seg apagado...
    -e o evaporado continua ligado ventilando.

    desconfio de 3 coisas:
    sensor
    placa
    compressor

    gostaria que alguém me orientasse para esses testes,pois não tenho apostila.

    sem mais
    agradeço

  • #2
    olha em primeiro lugar parabéns pela clareza das informações no texto. comumente quando aconteceu comigo e com colegas esse erro era problemas na interligação entre as unidades,mas como ela está operando mais de 30 seg acredito que essa hipótese está descartada ...aconteceu também em menor escala falta de gás por micro vazamento daí a temperatura e pressão da UE fica mas baixa então o sensor desliga a operação da UE

    usualmente quando não é as situações descritas acima, o problema é nas placas tanto da unidade interna(UI) como da unidade externa(UE) pra vc saber isso messa a voltagem de entrada na UE se estiver chegando 220 volt´s o defeito geralmente ou é na placa da UE ou no compressor,nocaso dos compressores em depoimentos e conversas com colegas instaladores,a substituição de compressores é muito rara,comigo com fujitsu inverter nunca aconteceu ...claro que essa conclusão é por porcentagem de condicionadores fujitsu instalados X defeitos...em 16 anos de instalação de fixos.on/off da marca e mais de 8 anos de instalação de seus inverter´s comigo aconteceram 2 casos,sendo que em nenhum foi o compressor.

    o nosso colega eduardo 7 postou um link da apostila pra baixar use a busca do forum e ache a postagem e tente baixar se não der certo dá um retorno tanto sobre o condicionador como da apostila boa sorte abraço
    Last edited by jairo bertoni; 18/05/14, 09:13.

    Comment


    • #3
      Bom dia colegas foristas!!

      Não é que no meu aconteceu o mesmo erro...

      Nesse exato momento estou fazendo testes.

      Mas em resumo aconteceu da seguinte forma:

      - Ontem a noite inventei de ver como estavam os filtros da evaporadora e como estavam sujos resolvi limpar para poder ligar durante a noite, como queria ir dormir logo sequei os filtros com secador de cabelo no modo frio.
      - Programando a temperatura (ajusto tudo manualmente, raramente deixo no automático) comecei a sentir frio ou calor, ai resolvi deixar em 23ºC com o modo economia desligado e peguei no sono.
      - Hoje pela madrugada senti frio novamente e subi para 24ºC, minutos depois senti frio também e ativei o modo economia.

      Alguns minutos ou horas depois acordo com um pouco de calor e vejo o bendito LED TIMER picando três vezes e com um intervalo aparente de 8seg.
      Desliguei tudo, retirei as pilhas do controle de deixei alguns minutos abandonado.
      Abro as janelas e descubro que na rua esta marcando 19ºC! (SIM, LIGUEI O AR PELA NOITE POIS MARCAVA 26ºC)
      Desconfio que tenha dado BUG no sensor de temperatura pois em uma situação normal ele deveria estar aquecendo e não resfriando.
      No momento estou passando frio pois deixei em 18ºC com o modo economia desligado e com as janelas abertas, o ar esta consumindo ~622W e nada do LED TIMER piscar.

      Em seguida, se não piscar, vou tentar provocar deixando no modo COOL e subir para 24ºC, sendo que na rua marca 19ºC.

      Comment


      • #4
        Após uma hora e meia de testes não aconteceu o erro.
        Talvez aconteça se deixar mais tempo, ou se corrigiu ao fazer um reset geral.
        Alguém sabe se existe erro para relacionar diferença de temperatura entre os sensores e temperatura programada?

        Comment


        • #5
          Aconteceu novamente aqui, mas não achei tão frio na rua, agora esta marcando 20ºC e o ar estava setado para 23ºC no modo economy.

          Comment


          • #6
            Ok, agora phodeu tudo.
            Não ativa mais o condensador e fica piscando o TIMER.

            Jairo...
            Para medir a tensão que chega na UE precisa estar com a unidade interna operando ou basta estar na rede elétrica?

            Comment


            • #7
              se estiver piscando tres vezes provavelmente é a placa tem que chegar 220 volt´s no L e no N da condensadora isso é sinal que provavelmente a placa da unidade interna tá ok ...e se não me falha memória medição de voltagem em corrente continua entre L ou o N e o 3 tem que encontrar uma leitura se não me falha a memória de 60 volt´s se estiver abaixo disso a placa tá ferrada.faz tempo que não faço esse teste e minha apostila não tá aqui comigo.

              Comment


              • #8
                em alguns poucos casos era falta de gás ...pode ser o sensor da evaporadora ou da condensadora comigo a maioria das vezes foi a placa que foi pro beleleu.

                Comment


                • #9
                  Grande Jairo!!

                  Obrigado por atender minha suplica! kkkk

                  Depois de testar a manha toda possíveis maus contatos fiz essa poha funcionar no modo "RUN TEST" por duas vezes, porém os leds "OPERATION E TIMER" estavam piscando juntos de forma continua.

                  Estou com as UE e UI semi abertas para mais testes, mas como não tenho manifold não tenho como saber a pressão...

                  A tensão entre "L / N" esta ok, mas entre "L / 3" fica oscilando entre ~190V e ~57V e entre "N/3" oscila entre ~100V e ~59V.

                  Estou desconfiando de falta de gás ou problema no capacitor, mas quando ele funcionou no modo "RUN TEST" gelou rapidamente a serpentina então tem mais chance de ser o capacitor.


                  Outro agravante é que acredito que deu algum surto de tensão na madrugada de quinta para sexta, acordei com calor e com o led timer piscando, meu computador que sempre fica ligado também se perdeu.
                  Last edited by Mateusão; 05/12/15, 11:34.

                  Comment


                  • #10
                    acho que é falta de gás ou o compressor ....o moto ventilador tá ok ?desconecte o moto ventilador e liga a operação se o compressor operar o problema é no moto ventilador ..desconecte o compressor e conecte o moto ventilador novamente se acionar o moto ventilador o compressor foi pro pau..

                    Comment


                    • #11
                      Jairo, já me precavendo para o pior...

                      Você tem bons contato no RS?
                      Se for placa e eu não conseguir consertar vou precisar pedir a peça.

                      Comment


                      • #12
                        acho que esse surto deu alguma alterada no filtro regulador de tensão uns capacitores algumas placas são dois outras tres..ve na saida do compressor qual a voltagem configure no alicate amperímetro em cc e 600 volts

                        Comment


                        • #13
                          Postado originalmente por Mateusão Ver Post
                          Jairo, já me precavendo para o pior...

                          Você tem bons contato no RS?
                          Se for placa e eu não conseguir consertar vou precisar pedir a peça.
                          eu encomendei as minhas na frigelar tenha o modelo em mãos tanto da unidade interna como externa.

                          Comment


                          • #14
                            As vezes o compressor funciona e as vezes não, o moto ventilador só funciona quando o compressor se mantem ligado.

                            Mesmo com o moto ventilador desconectado parece que o compressor só funciona depois de deixar um bom tempo parado.
                            Se não for falta de gás esse compressor não usa capacitor?

                            A manta impete minha visualização, eu precisaria desmontar toda lateral dele e retirar a manta.

                            Comment


                            • #15
                              desconecte o moto ventilador se o compressor partir o problema é no compressor ou na placa ..desconecte o compressor faça isso

                              Comment

                              Working...
                              X