Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

PISO TETO CARRIER 58.000 BTUs DESLIGANDO COMPRESSOR

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • PISO TETO CARRIER 58.000 BTUs DESLIGANDO COMPRESSOR

    Olá amigos! fui num cliente verificar porque este aparelho estava disparando o disjuntor e descobbri um curto no motor do ventilador da condensadora, querendo ganhar tempo e tirar o mesmo fora, resolvi cortar os fios com alicate. (Tambem porque a condensadora estava ao meio dia exposta ao sol de 35°) Por infelicidade ao cortar um dos fios o alicate abriu um furo na serpentina. Resumindo: Soldei a serpentina, coloquei o gás R22 e gelou bem o ambiente, só que em aproximadamente após dez minutos a contactora fica desligando e ligando repetitivamente, sei que é por um dos pressostátil, nao olhei se pelo de baixa ou de alta pressão. Então o quadro está assim: Na linha de retorno após uns dez minutos de funcionamento, tem 60 PSI. Na linha de líquido tem 320 PSI. Forcei o funcionamento da contactora e ví que por problema de sobreaquecimento o compressor (TRIFÁSICO) desliga, funcionando só o ventilador já devidamente consertado e com sua velocidade normal, Tirei fora o filtro secador, soprei e ví que não tem nenhum entupimento, mesmo assim vou trocá-lo, fui verificar a válvula de expansão e ví que não tinha mesma na chegada da evaporadora, também não tem na saída da condensadora, algum colega poderia me dar alguma instrução à este respeito? GRATO!
    Last edited by AURISTECH; 10/11/15, 16:23. Razão: COMPLEMENTAR TÍTULO

  • #2
    Gostaria se possível de uma ajuda.

    Comment


    • #3
      Me parece que tem um entupimento na linha de líquido. Verifica se está formando gelo no circuito, começando pelo final do condensador.

      Comment


      • #4
        Na saida da condensadora na linha de alta ta quente o cano, indicando que o expansor ta na chegada da evaporadora, só que não ví esta válvula, e o ar ta gelando o ambiente normal no curto tempo que funciona

        Comment


        • #5
          Boa noite, siga a linha de alta até encontrar o kit de expansão ( antes dele o tubo segue quente como vc mencionou ), e confira o pistão, se está entupido. E quando o compressor parte, neste curto período de refrigeração , vc conseguiu ver a amperagem ? A pressão de alta está acima do normal.

          Comment


          • #6
            Boa tarde marcio! Estou indo hoje trocar o filtro secador e como você mencionou, vou seguir a conexão de alta até onde começar a ficar gelada. Hoje vou ver com mais exatidão essa parte, a amperagem etc. Não tenho muito conhecimento nesse carrier, por isso vou ver se na chegada da serpentina da evaporadora o cano de alta ta gelado, se tiver sei que a válvula tá antes, aí vou ter que seguir neste cano até encontrar. É dificil o acesso mais é o certo à fazer. Minha dúvida é: Esta válvula pode tá na propria serpentina da evaporadora (depois da porca da conexão) ou pode usar capilar etc?.. Pode até ser um absurdo minha dúvida, mais é que como disse não tenho conhecimento dessa máquina, vou pegar algum conhecimento neste serviço.

            Comment


            • #7
              Os manuais da Springer Carrier são os mais completos entre todas as marcas. Anota o código da máquina e pesquisa no google que você vai achar com certeza. Procura com o código e digita IOM também. Se você ler o manual todo, vai aprender muito, não somente dessa marca, mas também serve para as outras, com algumas poucas diferenças.

              Comment


              • #8
                se a pressao na linha de alta estiver correto esta maquina esta desligando pelo pressostato de alta pois esse pressostato abre o circuito com 300 psig tente abaixar a pressao para uns 280 psig ai a maquina vai funcionar com ela funcionando voce consegue fazer as mediçoes que precisa como amperagem superaquecimento pois pressao alta na descarga pode ser entupimento mais tambem pode ser umidade

                Comment


                • #9
                  Siga a linha de alta e vc vai achar o kit de expansão , que vem para ser instalado externamente. O orifício do pistão pode ter sujeira. Cuidado ao remontar, verifique o sentido do fluxo e posição do pistão no interior.

                  Comment


                  • #10
                    Boa noite amigos! Encontrei a válvula de expansão, não tinha nenhuma obstrução mesmo assim fiz uma limpeza na mesma. Pra maquina funcionar sem danos retirei o gás até a pressão da alta passar de 320 para 280 PSI, só que na linha de retorno ficou em 35 PSI (baixíssima) pelo menos funcionou sem forçar o compressor, ficou com um pouco de gelo na evaporadora mais tá funcinando. Na proxima semana vou retornar no cliente e resolver, pois estou desconfiando que o problema é na solda que fiz na serpentina da condensadora conforme citei no inicio do tópico, o furo foi um pouco amplo, então coloquei um pedaço de cobre mais expesso que o da serpentina e a chama do maçarico furava cada vez mais a serpentina por ser mais fina. Tapei o furo, mas desconfio que pingos de solda adentrou no furo obstruindo parcialmente a circulação do gás. Vou retornar, retirar o pedaço danificado da serpentina, verificar se tem veracidade a minha desonfiança e retorno com o resultado para os colegas.
                    Last edited by AURISTECH; 13/11/15, 23:50. Razão: RETIFICAR ESCRITA

                    Comment


                    • #11
                      Postado originalmente por AURISTECH Ver Post
                      Boa noite amigos! Encontrei a válvula de expansão, não tinha nenhuma obstrução mesmo assim fiz uma limpeza na mesma. Pra maquina funcionar sem danos retirei o gás até a pressão da alta passar de 320 para 280 PSI, só que na linha de retorno ficou em 35 PSI (baixíssima) pelo menos funcionou sem forçar o compressor, ficou com um pouco de gelo na evaporadora mais tá funcinando. Na proxima semana vou retornar no cliente e resolver, pois estou desconfiando que o problema é na solda que fiz na serpentina da condensadora conforme citei no inicio do tópico, o furo foi um pouco amplo, então coloquei um pedaço de cobre mais expesso que o da serpentina e a chama do maçarico furava cada vez mais a serpentina por ser mais fina. Tapei o furo, mas desconfio que pingos de solda adentrou no furo obstruindo parcialmente a circulação do gás. Vou retornar, retirar o pedaço danificado da serpentina, verificar se tem veracidade a minha desonfiança e retorno com o resultado para os colegas.
                      colega eu nao sei se estou enganado mais voce soldou a serpentina da condensadora a valvula chiraider da linha de alta que voce coloca o manifod esta apois a solda se estivesse o problema na solda tinha que a pressao estar baixa pois a solda estaria obstruida a passagem do gas e derrubando a pressao o mesmo que acontece com o gas quando atravessa o tubo capilar se a linha de alta esta com 280 psig e a sucçao esta com 35 psi tem algum estrangulamento em tubulaçao ou evaporadora

                      Comment


                      • #12
                        Tem razão Oziro! Se tivesse esta obstrução na serpentina, barraria a pressão na solda e fazia era diminuir na linha de alta e aumentar na linha de retorno. Obrigado pelo alerta! Então vou tirar o cano da linha de alta fora e verificar, se não tiver nenhum entupimento o problema tá na evaporadora, o que acho menos provável, à menos que tenha se formado a obstrução na propria serpentina, porque o que passa pelo o filtro e pelo o expansor não pode obstruir na serpentina, se o meu raciocinio estiver errado por favor me corrija.

                        Comment


                        • #13
                          O próximo passo seria você fazer uma limpeza com R-141 na evaporadora.

                          Comment


                          • #14
                            Concordo! Se não econtrar nenhuma obstrução no tubo de alta vou fazer isto! Com todas essas observações depois de executa-las retornarei com o resultado. Valeu amigos!

                            Comment


                            • #15
                              Boa tarde amigos! O cliente ligou dizendo que tinha muito gelo na evaporadora. Natural, ja que deixei com 30 PSI na linha de retorno, em compensação o compressor funcionou normalmente. Fui lá e retirei o cano da alta com expansor e troquei o cano de 3/8 da condensadora até o expansor pois tinhas varias emendas, fiz o vácuo e botei pra funcionar e ficou a mesma pressão, 35 PSI na linha de retorno e 280 PSI na linha de alta. Então eu coloquei mais gás e deixei em 50 PSI na linha de retorno, a máquina trabalha com 10.5 AH e ficou funcionando com 12.5 AH e deixou de criar gelo na evaporadora e o cliente ficou satisfeito com a tempreatura de conforto. 24 horas depois (HOJE) liguei pro cliente e ele disse que tá funcionando normal. Estes dois ampers à mais aumenta a temperatura do compressor com certeza, será que o ventilador que mandei enrolar a bobina de partida (ERA O DEFEITO) não tá com a rotação normal e não faz a troca de calor 100% e superaquecendo o compressor? E isto faz alteração na pressão do gás?

                              Comment

                              Working...
                              X