Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ar condicionado alternativo.

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Ar condicionado alternativo.

    Amigos.
    Sou produtor de frutas, nada a ver com a área de vocês, estou na Bahia e produzo limão para exportação.

    Estou querendo montar um sistema de ar condicionado alternativo, utilizando uma tubulação de maninhas de cerâmica enterrada a 2 metros de profundidade com 150 a 200 metros de comprimento e por esta tubulação forçar a ventilação para dentro de um galpão onde as frutas são embaladas.
    Pode parecer bem estranho mas acredito que terei um bom resultado.
    Como não entendo nada deste assunto, estou procurando ajuda para saber como dimensionar este sistema, preciso saber que tipo de ventilador posso utilizar na entrada da bubulacao ou se devo colocar um exaustor na saída da tubulação já dentro do galpão.
    este galpão tem 40 por 40 metros com altura de 7mt.

    Agradeço muito se alguém puder me dar alguma ajuda e prometo mantê-los informados sobre o sucesso ou fracasso deste sistema.

    Abraços a todos.

    Waldyr Promicia.

  • #2
    Postado originalmente por Waldyr Promicia Ver Post
    Amigos.
    Sou produtor de frutas, nada a ver com a área de vocês, estou na Bahia e produzo limão para exportação.

    Estou querendo montar um sistema de ar condicionado alternativo, utilizando uma tubulação de maninhas de cerâmica enterrada a 2 metros de profundidade com 150 a 200 metros de comprimento e por esta tubulação forçar a ventilação para dentro de um galpão onde as frutas são embaladas.
    Pode parecer bem estranho mas acredito que terei um bom resultado.
    Como não entendo nada deste assunto, estou procurando ajuda para saber como dimensionar este sistema, preciso saber que tipo de ventilador posso utilizar na entrada da bubulacao ou se devo colocar um exaustor na saída da tubulação já dentro do galpão.
    este galpão tem 40 por 40 metros com altura de 7mt.

    Agradeço muito se alguém puder me dar alguma ajuda e prometo mantê-los informados sobre o sucesso ou fracasso deste sistema.

    Abraços a todos.

    Waldyr Promicia.
    esse ar insuflado vai sair por onde? porta,vãos,aberturas no teto ? qual a faixa de temperatura que vc precisa ?...não precisa de controlede umidade ? quantas caixas toneladas de limão ? quantas pessoas ? quais as fontes de calor elétricas tipo esteiras,separadoras,lavadoras do produto,lampadas ,quadro de comando,outros?

    Comment


    • #3
      Amigo.
      A área tem 340 metros quadrados com pe direito de 5 metros com forro de PVC.
      A tubulação seguira por 200 metros tendo 4 curvas.

      Minha intenção é fazer uma fosso no inicio da tubulação de 1 m., de largura por 5 de comprimento e 2 de profundidade, revestir com tijolos cerâmicos e deste buraco sairiam os canos seguindo por 200 metros ate chegar ao galpão, no final também seria feito outro fosso de chegada porem este, teria 1 m. de largura por 10 metros de comprimento por 2 de profundidade de onde sairiam os canos, sobem beirando a parede do lado de fora do galpão com 4,5 metros de altura e virando par dentro do galpão no topo.

      Trabalham 40 pessoas no local.
      Não tenho uma temperatura especifica, precisa ser confortável.
      temos 5 esteiras com motores de 0,5 cv a maior parte dos equipamentos fica do lado de fora desta área.

      Comment


      • #4
        Postado originalmente por Waldyr Promicia Ver Post
        Amigo.
        A área tem 340 metros quadrados com pe direito de 5 metros com forro de PVC.
        A tubulação seguira por 200 metros tendo 4 curvas.

        Minha intenção é fazer uma fosso no inicio da tubulação de 1 m., de largura por 5 de comprimento e 2 de profundidade, revestir com tijolos cerâmicos e deste buraco sairiam os canos seguindo por 200 metros ate chegar ao galpão, no final também seria feito outro fosso de chegada porem este, teria 1 m. de largura por 10 metros de comprimento por 2 de profundidade de onde sairiam os canos, sobem beirando a parede do lado de fora do galpão com 4,5 metros de altura e virando par dentro do galpão no topo.

        Trabalham 40 pessoas no local.
        Não tenho uma temperatura especifica, precisa ser confortável.
        temos 5 esteiras com motores de 0,5 cv a maior parte dos equipamentos fica do lado de fora desta área.
        provavelmente vc conhece o sistema evaporativo ,que acredito teria todas as vantagens desse seu sistema e também seria ecológico e verde .com baixo custo com energia e agua. não sei .nesse projeto vc teria que ter alguém aí no local pra ver essa troca de calor ,carga térmica ,insuflamento,e principalmente se esse ar insuflado teria area de escape,por que senão um ambiente com esse tipo de sistema onde o ar é insuflado e que não tenha uma maneira desse ar trocar calor e ser exaurido mecanicamente ,forçado,sair por pressão positiva ,ou por convecção natural.. ele se torna uma sauna .em termos de conforto com essa área/volume e quantidade de pessoas a troca ideal do ar interior desse ar do ambiente teria que ser feita em torno de 40 a 50 vezes por hora ou duas vezes a cada minuto

        1700 m³ vc teria que insuflar nesse ambiente pra ter um rendimento legal ou um resultado satisfatório 1100 m³ por minuto ou seja um exaustor/insuflador de 68000 m³/h isso é um baita exaustor com um motor de mais ou menos 20 hp e um metro de diametro de pás.. claro que isso tudo estou de passando pela experiencia ...como parametro de comparação...pode ser que esse seu sistema opere com menos pressão ou velocidade. mas se vc quer climatizar um ambiente com esse sistema as contas são mais ou menos essas e esse ar tem que ter um vão de saida ou sistema próprio para isso...ou ser insuflado por um lado e sair ou ser exaurido por outro lado e a exaustão/insuflamento ótimo ou ideal é que isso aconteça a cada 2 minutos..mas já vi sistemas operarem onde essa troca é feita com 10 minutos ,5 minutos etc...

        vc teria que contratar ou ter esse profissional com experiencia pra te ajudar nessa empreitada..por tentativa e erro ficaria meio desgastante e oneroso.posso estar redondamente enganado ,portanto me desculpe,mas essa é minha opinião.abraço jairo

        Comment


        • #5
          isso estou te passando informações bem superficialmente .teria que ver todas as variantes possíveis que esse ar teria(velocidade do ar,troca de calor,perdas,umidade relativa etc) ,até esse ar chegar no ponto de insuflamento no ambiente com uma umidade e temperatura razoável entre 24 ° c a 26 °c e mais ou menos 40 a 50 % de umidade relativa.espero ter te ajudado abraço jairo

          Comment


          • #6
            a clima verde tem sistema evaporativo para projetos especiais www.climaverde.com.br no site voce encontra a tabela de temperatura

            Comment

            Working...
            X