Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Apresentação

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Problema em Fujitsu 30.000 - Comp liga e logo desliga

    Boa tarde pessoal.

    Estou com um problema que é o seguinte: Modelo do aparelho: Fujitsu 30.000 btus QF ref: ASBA30LFC

    Primeiramente ele estava com problemas na placa ACTPM, foi substituída e parou a msg de erro que tinha.
    Após isso, ela parou a msg de erro porém depois de uns 10 segundos, desarmava o disjuntor dela.
    Depois de alguns testes, percebi que a placa IPM também estava com problemas.
    Fiz a troca também e parou de desarmar o disjuntor.
    Porém agora, ela liga a evaporadora normal mas a condensadora liga durante uns 15 segundos só e desliga. depois de uns 5 minutos ela volta a rodar e logo pára denovo.
    Não aparece mensagem de erro nenhuma e a evaporadora funciona normalmente.

    Alguém tem alguma opinião??

    Ao lado tem uma igual que está funcionando normalmente.

    Obrigado.
    Diego.

    www.climaelectric.com.br

  • #2
    Característico de aquecimento e atuando o protetor térmico...
    Pode ser o compressor.
    Mediu a corrente de trabalho nesses 15 segundos que funciona?
    Capacitor?
    Se for trifásico mediu a tensão das fases?
    Resistência nos terminais do motor?
    Falta de óleo, excesso de gás....
    dê um retorno...
    abraço.

    Comment


    • #3
      Olá.

      Então, fiz mais alguns testes lá e nada de resolver.
      Testei a resistencia do compressor e está dando 1.2 entre todos os bornes.
      Não está dando continuidade para massa.
      Tirei os terminais do compressor e medi a tensão que chega ali. Está dando 270v cc e nesses segundos que só gira a hélice externa, a tensão chega a 380v cc durante uns 5 segundos e volta para 270v. Essa tensão está sempre, até mesmo quando a hélice pára.
      Estou com um Manômetro na válvula e a pressão não há nenhuma alteração. Fica sempre em 280 PSI. Deduzo que o compressor não está ligando.
      Testei todos os sensores que tem no compressor também, está tudo ok.

      Estou suspeitando que seja compressor mesmo!!
      Diego.

      www.climaelectric.com.br

      Comment


      • #4
        Postado originalmente por Diego Clima Electric Ver Post
        Olá.

        Então, fiz mais alguns testes lá e nada de resolver.
        Testei a resistencia do compressor e está dando 1.2 entre todos os bornes.
        Não está dando continuidade para massa.
        Tirei os terminais do compressor e medi a tensão que chega ali. Está dando 270v cc e nesses segundos que só gira a hélice externa, a tensão chega a 380v cc durante uns 5 segundos e volta para 270v. Essa tensão está sempre, até mesmo quando a hélice pára.
        Estou com um Manômetro na válvula e a pressão não há nenhuma alteração. Fica sempre em 280 PSI. Deduzo que o compressor não está ligando.
        Testei todos os sensores que tem no compressor também, está tudo ok.

        Estou suspeitando que seja compressor mesmo!!
        a resistencia desse compressor esta normal pois o compressor inverter e trifasico e as tres bobinas sao de resistencia iguais porem se voce medir com o compressor frio a resistencia e de 708 ohm ,entre no modo teste no controle remoto e verifique se o ventilador da UE roda?se roda meça a tensao nos terminais da resistencia de descarga a tensao deve estar entre 350 a 450volts se o ar for um modelo com valvula de expansao eletronica tire as tampas laterais coloque a mao na valvula e pede para alguem ligar o ar voce vai sentir se a valvula esta abrindo acho que ainda tem placa com defeito. eu nao sei se precisa programar as funçoes do controle para a nova placa

        Comment


        • #5
          Postado originalmente por oziro Ver Post
          a resistencia desse compressor esta normal pois o compressor inverter e trifasico e as tres bobinas sao de resistencia iguais porem se voce medir com o compressor frio a resistencia e de 708 ohm ,entre no modo teste no controle remoto e verifique se o ventilador da UE roda?se roda meça a tensao nos terminais da resistencia de descarga a tensao deve estar entre 350 a 450volts se o ar for um modelo com valvula de expansao eletronica tire as tampas laterais coloque a mao na valvula e pede para alguem ligar o ar voce vai sentir se a valvula esta abrindo acho que ainda tem placa com defeito. eu nao sei se precisa programar as funçoes do controle para a nova placa

          Olá Oziro. Obrigado pela sua opinião.
          O ventilador da condensadora está girando normalmente.

          A tensão eu medi, com a condensadora desligada (evaporadora ligada ) a tensão fica em 270v cc, daí quando a Hélice externa começa a girar, a tensão vai a 380v e depois volta para os 270v.

          Achei estranho essa tensão ficar sempre em 270v mesmo quando a hélice não gira..
          Diego.

          www.climaelectric.com.br

          Comment


          • #6
            Postado originalmente por Diego Clima Electric Ver Post
            Olá Oziro. Obrigado pela sua opinião.
            O ventilador da condensadora está girando normalmente.

            A tensão eu medi, com a condensadora desligada (evaporadora ligada ) a tensão fica em 270v cc, daí quando a Hélice externa começa a girar, a tensão vai a 380v e depois volta para os 270v.

            Achei estranho essa tensão ficar sempre em 270v mesmo quando a hélice não gira..
            voce mediu em qual pino para achar essa tensao? meça a tensao entre o N e 3 vai ter uma tensao DC entre 30 - 60 vdc se nao estiver pode ser um defeito na placa UI para fazer o teste desligue o disjuntor e religue para resetar e presione o botao teste no controle remoto

            Comment


            • #7
              Postado originalmente por oziro Ver Post
              voce mediu em qual pino para achar essa tensao? meça a tensao entre o N e 3 vai ter uma tensao DC entre 30 - 60 vdc se nao estiver pode ser um defeito na placa UI para fazer o teste desligue o disjuntor e religue para resetar e presione o botao teste no controle remoto
              oziro ..ele tá dizendo que achou essa tensão na alimentação do compressor ..ele é chaveado pelo TR em +ou- 270 volts daí a 30 seg entra na fase de monitoramento ,e depois chavea pra 380 volt´s pro compressor .acho que as placas estão boas ,ele já as substituiu,tanto da UI com a principal da UE ,aliás só não substituiu a TR que me parece estar operando bem.acredito que o compressor está com calço mecanico pois as resistencias entre as terminais estão ok. talvez faltasse o teste de massa e isolação do estator do compressor com um megômetro .esse teste de voltagem ele já fez entre as terminais,sendo que como vc bem disse esse teste é o começo de tudo ,vc reseta e mede as tensões entre os terminais L e N(220 volt´s) e N e 3 (30 V a 60V dc) i passa para o passo seguinte .gostei de ver .sinal que vc manja parabéns obrigado abraço jairo

              Comment


              • #8
                Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post
                oziro ..ele tá dizendo que achou essa tensão na alimentação do compressor ..ele é chaveado pelo TR em +ou- 270 volts daí a 30 seg entra na fase de monitoramento ,e depois chavea pra 380 volt´s pro compressor .acho que as placas estão boas ,ele já as substituiu,tanto da UI com a principal da UE ,aliás só não substituiu a TR que me parece estar operando bem.acredito que o compressor está com calço mecanico pois as resistencias entre as terminais estão ok. talvez faltasse o teste de massa e isolação do estator do compressor com um megômetro .esse teste de voltagem ele já fez entre as terminais,sendo que como vc bem disse esse teste é o começo de tudo ,vc reseta e mede as tensões entre os terminais L e N(220 volt´s) e N e 3 (30 V a 60V dc) i passa para o passo seguinte .gostei de ver .sinal que vc manja parabéns obrigado abraço jairo
                e´ jairo voce tem razao esse compressor pode estar travado, aproveitando que voce apareceu parabens por mais de 3000 postagem com certeza tenho tirado muito proveito de seu conhecimento nao so eu mais todos do forum abs

                Comment


                • #9
                  Olá pessoal.

                  Fiz este teste que o Oziro falou também, nos bornes da condensadora.
                  E é realmente isso que ele falou.
                  L-N está chegando 220v
                  N e 1 não dá nada.
                  N e 2 fica entre 30 e 60 v

                  Estou fazendo uma Faculdade nesse aparelho. rssr
                  Preciso resolver isso logo! Mas quero ter certeza que é o compressor para dar o veredito ao cliente!

                  Aguardo.
                  Forte abraço a todos.
                  Diego.

                  www.climaelectric.com.br

                  Comment


                  • #10
                    Postado originalmente por Diego Clima Electric Ver Post
                    Olá pessoal.

                    Fiz este teste que o Oziro falou também, nos bornes da condensadora.
                    E é realmente isso que ele falou.
                    L-N está chegando 220v
                    N e 1 não dá nada.
                    N e 2 fica entre 30 e 60 v

                    Estou fazendo uma Faculdade nesse aparelho. rssr
                    Preciso resolver isso logo! Mas quero ter certeza que é o compressor para dar o veredito ao cliente!

                    Aguardo.
                    Forte abraço a todos.
                    fale com o takao,se não der fale com o daniel. com essa voltagem nas terminais que alimentam o compressor ele tinha que partir. abraço,como comigo nunca aconteceu isso,portanto vossa senhoria é nossa combáia rsrsrss boa sorte jairo

                    Comment


                    • #11
                      Postado originalmente por Diego Clima Electric Ver Post
                      Olá pessoal.

                      Fiz este teste que o Oziro falou também, nos bornes da condensadora.
                      E é realmente isso que ele falou.
                      L-N está chegando 220v
                      N e 1 não dá nada.
                      N e 2 fica entre 30 e 60 v

                      Estou fazendo uma Faculdade nesse aparelho. rssr
                      Preciso resolver isso logo! Mas quero ter certeza que é o compressor para dar o veredito ao cliente!

                      Aguardo.
                      Forte abraço a todos.
                      diego eu tenho na minha oficina um inversor de frequencia da weg entra bifasico e sai trifasicco que faço teste nos compressor dos equipamentos inverter apenas que eu nao nasci na era da informatica mal sei escrever no forum senao eu ia tirar uma foto para mostrar mais nao sei postar o meu curso de eletrica eletronica e refrigeraçao sao um pouco antigo e eu tambem estou aprendendo com voces

                      Comment


                      • #12
                        olha esse inversor tem que ser em corrente contínua...pelo menos no caso do fujitsu ,essa voltagem é chaveada..acho que não daria muito certo teste com inversor pra motores em corrente alternada nesses compressores da fujitsu..acho que seria maravilhoso se a gente pudesse usar esses inversores pra testar compressores inverter´s

                        oziro vc já fez algum teste deste em compressores da fujitsu? conversei com o pessoal da fujitsu a esse respeito a uns tempos atrás com o mesmo intuito igual ao seu,me falaram que queima ,e o motor não parte ..não sei ..portanto nem levei o caso adiante primeiro nunca tive problemas com compressores com inversão...de qualquer maneira como tenho esse tipo de inversor aqui se aparecer algum compressor meio que dando uma revoada por aqui vou encarar e fazer o teste rsrsrsrs ..depois posto

                        cara vc ajuda pra caramba.!!!! abraço boa sorte jairo

                        Comment


                        • #13
                          Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post
                          olha esse inversor tem que ser em corrente contínua...pelo menos no caso do fujitsu ,essa voltagem é chaveada..acho que não daria muito certo teste com inversor pra motores em corrente alternada nesses compressores da fujitsu..acho que seria maravilhoso se a gente pudesse usar esses inversores pra testar compressores inverter´s

                          oziro vc já fez algum teste deste em compressores da fujitsu? conversei com o pessoal da fujitsu a esse respeito a uns tempos atrás com o mesmo intuito igual ao seu,me falaram que queima ,e o motor não parte ..não sei ..portanto nem levei o caso adiante primeiro nunca tive problemas com compressores com inversão...de qualquer maneira como tenho esse tipo de inversor aqui se aparecer algum compressor meio que dando uma revoada por aqui vou encarar e fazer o teste rsrsrsrs ..depois posto

                          cara vc ajuda pra caramba.!!!! abraço boa sorte jairo
                          fiz teste no compressor do lg inverter 12k e funcionou bem ,chegou para mim um fujitsu 12k que detonou com um raio que nao compensa consertar queimou as duas placas e o motor do ventilador da evaporadora vou fazer um teste e depois te falo talvez precise usar os diodos grandes da saida da placa inverter

                          Comment


                          • #14
                            Postado originalmente por oziro Ver Post
                            fiz teste no compressor do lg inverter 12k e funcionou bem ,chegou para mim um fujitsu 12k que detonou com um raio que nao compensa consertar queimou as duas placas e o motor do ventilador da evaporadora vou fazer um teste e depois te falo talvez precise usar os diodos grandes da saida da placa inverter
                            ok vou esperar a oportunidade vc tem aquele inversor da weg pra motor em CA trifásico de 3 hp???? acho que se a gente jampear o inversor antes dos o TR( os 6 super transistor da placa da fujitsu) que sai da placa direto pro compressor acredito que esse inversor toca tranquilho o compressor.seria uma mão na roda e um teste de peso. vamos postando quem sabe? abraço obrigado jairo

                            Comment


                            • #15
                              Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post
                              ok vou esperar a oportunidade vc tem aquele inversor da weg pra motor em CA trifásico de 3 hp???? acho que se a gente jampear o inversor antes dos o TR( os 6 super transistor da placa da fujitsu) que sai da placa direto pro compressor acredito que esse inversor toca tranquilho o compressor.seria uma mão na roda e um teste de peso. vamos postando quem sabe? abraço obrigado jairo
                              depois que fiz uma série de mudanças no meu perfil parece que estabilizou o problema de não poder postar direito ..tenho postado frequentemente sem problema nenhum..infelizmente não recebo mais MP´s e nem email´s.não apareço on line mais .fazer o que ,né? pelo menos estou postando normalmente abraço jairo

                              Comment

                              Working...
                              X