Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

pás da turbina quebradas

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • pás da turbina quebradas

    Olá!
    Há algum problema se a turbina da evaporadora funcinar com algumas pás quebradas?
    sem querer quebrei 4 daqueles filetes de uma das sessões da turbina. Está funcionando sem ruidos, mas me preocupo com o "balanceamento" da mesma.
    Posso continuar usando sem problemas, ou ela irá empenar o motor ou alguma outra peça eventualmente?
    Obrigado!

  • #2
    Vibrando vc diz é a turbina, andré?? Pq o ar sempre vibrou bem de levezinho a vida toda. Fazia até um barulhinho que eu resolvida colocando um papel entre a parede e o ar.
    Obrigado pela resposta!

    Comment


    • #3
      Bom.. estava tudo normal, quando eu liguei o ar hoje novamente e a turbina voltou a raspar na carenagem (na extremidade que fica próxima ao motor). Eu havia desmontado e limpado para tentar resolver esse problema, mas após 2 dias de funcionamento a turbina voltou a raspar na carenagem. Como devo proceder? Será que a falta das "pás" ocasionou o problema dessa vez? Ela raspa mesmo em velocidades muito baixas (girando com a mão).

      Comment


      • #4
        Bom dia se esta raspando girando com a mão o seu problema deve ser na montagem de uma olhada pois vc deve perfeito alguma coisa errada agora com relação a ter quebrado algumas paletas o ideal seria trocar a turbina mas vc pode tentar balancear ela tirando algumas paletas opostas a q quebraram ñ é o ideal mas ameniza a vibração boa sorte.
        Postado originalmente por brunoosti Ver Post
        Bom.. estava tudo normal, quando eu liguei o ar hoje novamente e a turbina voltou a raspar na carenagem (na extremidade que fica próxima ao motor). Eu havia desmontado e limpado para tentar resolver esse problema, mas após 2 dias de funcionamento a turbina voltou a raspar na carenagem. Como devo proceder? Será que a falta das "pás" ocasionou o problema dessa vez? Ela raspa mesmo em velocidades muito baixas (girando com a mão).

        Comment


        • #5
          Riva, o pior é que quebraram 4 paletas: 2 de um lado e as outras duas bem de frente, do outro lado hehehe.
          eu desmontei ele justamente pq estava fazendo barulho. Limpei, remontei e ficou tudo certo. Há uma certa caribragem na hora de montar a turbina, onde vc deve colocar um pouco pra esquerda um pouco pra direita. Tomei cuidado com isso.
          Depois, por uma desatenção enfiei o dedo com o ar ligado e quebrou as 4 paletas. Desmontei pra verificar, remontei sem barulho nem raspar nem nada. Funcionou um dia inteiro.
          Hoje de manha fui ligar e estava raspando. Vou rereremontar pra ver no que dá, mas a minha duvida é: o motor chega a "folgar" com o peso da turbina???
          Acho engraçado que o espaço para a turbina é MUITO MUITO MUITO pequeno.. é um pentelho mesmo... aí qualquer variação no eixo do motor já compromete o espaço que a turbina tem pra girar (nas extremidades).

          PS: pessoal! obrigado mesmo pela ajuda e disposição em resopnder minhas indagações!
          Last edited by brunoosti; 18/03/13, 16:06.

          Comment


          • #6
            A falta de uma ou mais palhetas na turbina causa desbalanceamento, mesmo que seja simétrico, como vc disse, pois isso causa maior turbulência do ar qdo passa por esses espaços. Pode até rodar sem ruido, mas com o tempo vai causar folga no embuchamento do motor, ou rolamento, dependendo do tipo de motor. O ideal seria substituir a turbina.

            Comment


            • #7
              Poizé andré, eu cheguei a ver o coxim. Ele só fica do lado esquerdo, e estava raspando do lado direito. Dei uma "empurradinha" no motor tb.. não está raspando em nenhum lugar no momento. Cortei mais 3 paletas pra ficar espelhado onde quebrou tb... Tenho o ar a 3 anos (ou mais) e imagino que o coxim logo precisará ser trocado. Mas agora, mesmo empurrando a cargaça pra cá e pra lá não está fazendo barulho. O jeito é esperar.
              Espero que o braço do motor não "canse" com o peso da turbina com o tempo.. pq isso seria uma sacanagem.

              Comment


              • #8
                hum... bom, eu desmontei ele pela primeira vez. Das outras duas vezes foi uma empresa que fez o serviço. O coxim fica do lado esquerdo, apoiando o fim da turbina. Do lado direito fica o motor, que tem um braço no qual a turbina é aparafusada (tem um buraquinho na tubina pra poder aparafusar no braço). E não tem nem calço entre o braço e o motor. Tb seria até estranho, pois o braço que gira a turbina não é completamente cilíndrico, ele é cortado para que o parafuso possa apoiar.

                Comment


                • #9
                  Boa noite amigos, instalei minha central split LG, a mesma funcionava sem placa normal, mas hoje limpei e instalei de volta, só depois de um tempinho a turbina do evaporador girou ao contrário, mas não inverti nenhum cabo a não ser o que vai para o condensador, alguém poderia me sjudar

                  Comment


                  • #10
                    Postado originalmente por Aprendiz Pardal Ver Post
                    Boa noite amigos, instalei minha central split LG, a mesma funcionava sem placa normal, mas hoje limpei e instalei de volta, só depois de um tempinho a turbina do evaporador girou ao contrário, mas não inverti nenhum cabo a não ser o que vai para o condensador, alguém poderia me sjudar
                    Aprendiz bom dia .O que seria funcionar sem placa normal e "Não inverti nenhum cabo a não ser o que vai para para o condensador " dá uma explicada melhor .Inversão de sentido de rotação geralmente é quando é invertido os condutores de alimentação do capacitor de moto ventiladores no caso os que acionam a turbina pode ser isso não sei.

                    Em qualquer moto ventilador que tenha capacitores de marcha se invertemos a disposição original dos condutores de alimentação desse mesmo capacitor ele muda o sentido de rotação .Vai dando o review.Dá uma checada no diagrama elétrico e faça a continuidade .dá o review.O modo que vc explicou está meio confuso e ainda longe do condiconador fica muito difícil de ajudar .boa sorte abraço .

                    Comment

                    Working...
                    X