Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Placas eletrônicas,problemas e soluções .

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Placas eletrônicas,problemas e soluções .

    A muito tempo venho tentando encontrar no nosso meio alguém que realmente passasse confiança conhecimento e credibilidade nessa questão de problemas e soluções das nossas amigas e as vezes desconhecidas placas eletronicas de comando ,controle,integração inversão,etc que estão cada vez mais presentes nos dias de hoje em equipamentos principalmente no nosso caso específico,nos condicionadores e que são fontes e causas de muitas "alegrias" tanto pro consumidor final e na sua grande maioria leigo,e principalmente pra nós instaladores.rsrsrs

    Parece a princípio que nossos problemas pelo menos em sua grande maioria acabaram,no caso de queima das malfadadas e nefandas placas eletrônicas,especificamente as de inversão ,que estão equipando hoje os condicionadores com essa tecnologia,ou seja nossos queridos e elogiados condicionadores inverter´s.

    transcrevo uma postagem em outro forum ,mas que achei que seria de grande valia primeiro logicamente pra mim (rsrsrs) depois pros demais colegas instaladores."Boa noite a todos, é um prazer fazer parte deste Fórum com a indicação do Sr. Jairo, me chamo Michel Miki....acredito que já saibam quem eu sou pq li vários comentários com meu nome. Somente corrigindo Sr. Jairo: Sou formado em Técnico de Manutenção de Aeronaves (Base Aérea de Santos) mas voltado a Aviação Civil, Cursei 7 semestres em engenharia eletrônica com enfase em Telecomunicações. Infelizmente o curso foi trancado na época por causa de viagens a trabalho mas foi de muito proveito e hoje utilizo todo conhecimento adquirido nas tão faladas Placas dos condicionadores Inverter.

    A polêmica é imensa referente a queima destas placas. Eu escuto muito de vários técnicos do País que Fujitsu inverter não presta, que é uma porcaria e etc. Mas não é bem assim que funciona, mas vamos por partes. A fabricante que entrou no país com os equipamentos Inverter lembro bem que foi a Mitsubishi que acabou não indo para frente devido ao seu auto custo por ser totalmente importado, logo atrás veio a FUJITSU que ganhou seu prestígio e o mercado brasileiro, caiu no gosto das altas classes sociais e assim foi crescendo. Sim, existem muitas reclamações mas quantos equipamentos Fujitsu Inverter estão instaladas neste imenso País? E agora a melhor pergunta, quantos destes equipamentos estão instalados corretamente? Posso dizer que na minha região se existirem 5% instalados corretamente estarei sendo generoso. Instalações com DR, DPS, Disjuntores com curva adequada ao uso, aterramentos com uso de terrômetro devidamente assinado por especialista na área? Acho que compliquei!!! Mas não compliquei, fora do nosso País tudo isso é obrigatório, sei que vão me dizer " Ahhh mas vc esta falando dos países de primeiro mundo" Vou citar alguns: Chile, Uruguai, Argentina, Catar, Ucrânia, Africa do Sul, Hawaii e muitos outros, é obrigatório ter estes equipamentos de proteção.

    Bom, vamos falar dos nossos problemas:

    - Nosso excelente fornecimento de energia não conta com um sistema nas linhas de média tensão 13.8kva ( cabo para descarga de diferenciais atmosféricas ) mais conhecido como para Raio.
    - O belo sistema de baixa tensão não conta com aterramento próprio para os trafos e quando existe é deficiente. Já se perguntaram pq o Neutro é ligado em laço com o terra na entrada? ( marcador )
    - Nossas linhas não contam com bancos de capacitores estabilizados e nem compensadores...

    Infelizmente não podemos reclamar sobre esta questão pois a ANAEL ( Agencia reguladora) autoriza estes procedimentos para as concessionárias ou seja; mais lucro para as empresas e governo e mais prejuízos para o consumidor. E nossas máquinas sofrem...não só os condicionadores de ar mas, TV'S, SOM, DVD, todo e qualquer equipamento eletrônico sofre com oscilações, quedas, picos, transientes, ruídos, campos magnéticos, energia estática e muitos outros fatores e lembrando a todos que os Inverter sendo de qualquer Marca trabalham com Tensão DC de alta frequência modulada (compressores e moto ventiladores BLDC) ou seja, eles são geradores magnéticos onde o próprio equipamento é uma blindagem consistindo em uma mini gaiola de Faraday quando devidamente ATERRADO.

    As placas dos equipamentos Inverter tem em seu sistema um sistema composto por filtros atenuadores de ruídos e excedentes de tensão e surtos ou um (meio DPS) que seria uma proteção extra para o sistema da rede caso o DPS principal não consiga escoar ou drenar todo o surto da linha, e este também serve para drenar ruídos e transientes gerados no próprio ar, por frequências ou até mesmo por outros equipamentos eletrônicos ligados na rede.

    A mais ou menos 2 anos reparava estas placas para meu uso próprio e para alguns amigos. E resolvi á 6 meses atrás divulgar este tipo de trabalho para outras empresas e técnicos visando a dificuldade financeira, o grande volume de lixo eletrônico no meio ambiente e o melhor.....Mostrar para as fabricantes que elas podem até esconder seus projetos fazendo elas como sigilosos para as eletrônicas não conseguirem repara-las por não existir diagrama eletrônico mas aqui estou, com aproximadamente 85% de recuperação em média pois alguns problemas realmente não tem como resolver como a queima ou mal funcionamento do processador.

    esse nosso colega chama-se michel miki o famoso japa,mora em guarujá,sua empresa fica na rua orlando silva ,186.jardim boa esperança ,guarujá -sp cep 11471-100. celular pra contato 013 9 7408 6420 .michel.miki@hotmail.com ou powertronicguaruja@gmail.com

  • #2
    Olá, sou iniciante na tecnologia inverter e tenho muitas dúvidas,uma delas referente a um caso de agora: falta de aterramento e disjuntor individual pode causar a queima da placa?
    no caso , a cliente tem um midea xpower instalado há 4 anos e só agora apresentou erro e1, testei sensores e cabos e estavam ok, então minha pergunta é o que causou a queima da placa? Levei a mesma pra reparo e o técnico falou que era a fonte(não entendo nada de eletrônica)
    desde já agradeço!
    vanderlei de Porto Alegre

    Comment


    • #3
      Postado originalmente por vshouseservicos@gmail.com Ver Post
      Olá, sou iniciante na tecnologia inverter e tenho muitas dúvidas,uma delas referente a um caso de agora: falta de aterramento e disjuntor individual pode causar a queima da placa?
      no caso , a cliente tem um midea xpower instalado há 4 anos e só agora apresentou erro e1, testei sensores e cabos e estavam ok, então minha pergunta é o que causou a queima da placa? Levei a mesma pra reparo e o técnico falou que era a fonte(não entendo nada de eletrônica)
      desde já agradeço!
      vanderlei de Porto Alegre
      Boa tarde tudo que está fora das normas contribui de uma forma ou outra para que qualquer componente apresente falhas e reoperações. A falta do aterramento é um deles e o ideal é que a linha de fornecimento de energia para cada equipamento seja dedicada e protegida cada uma com seu disjuntor/DPS/DR.

      A fonte é um pequeno transformador que abaixa 110/220 volts para 24 ou 12 volts. As vezes ela queima .Continua dando o review.boa sorte abraço

      Comment

      Working...
      X