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ArCondicionado Komeco não gela

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  • ArCondicionado Komeco não gela

    Estou trabalhando há pouco tempo com ar condicionado, e tem muitas coisas que ainda preciso aprender, por isso conto com a ajuda de vocês.
    Estou com um aparelho de ar de 12.000 Btus da Komeco quente/frio que não está gelando mais. Já verifiquei que não é falta de gás e fiz a limpeza na evaporadora. Quando coloquei o manifold na condensadora não deu sucção. O que pode ser? É urgente, meu cliente está com pressa, espero contar com a ajuda de vocês.

  • #2
    Postado originalmente por Formento Ver Post
    Estou trabalhando há pouco tempo com ar condicionado, e tem muitas coisas que ainda preciso aprender, por isso conto com a ajuda de vocês.
    Estou com um aparelho de ar de 12.000 Btus da Komeco quente/frio que não está gelando mais. Já verifiquei que não é falta de gás e fiz a limpeza na evaporadora. Quando coloquei o manifold na condensadora não deu sucção. O que pode ser? É urgente, meu cliente está com pressa, espero contar com a ajuda de vocês.
    Nãooooooooo amigo não passe oxigênio na unidade condensadora do cliente o oxigênio em contato com o óleo pode causar auto combustão. O procedimento correto é identificar o entupimento e corrigir e logo apos fazer a limpeza do sistema com NITROGÊNIO e se possível limpar a tubulação também para eliminar qualquer tipo de sujidade para evitar novo entupimento.
    Att,
    Junior Freitas
    (051) 9401-4370

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    • #3
      Postado originalmente por Formento Ver Post
      Estou trabalhando há pouco tempo com ar condicionado, e tem muitas coisas que ainda preciso aprender, por isso conto com a ajuda de vocês.
      Estou com um aparelho de ar de 12.000 Btus da Komeco quente/frio que não está gelando mais. Já verifiquei que não é falta de gás e fiz a limpeza na evaporadora. Quando coloquei o manifold na condensadora não deu sucção. O que pode ser? É urgente, meu cliente está com pressa, espero contar com a ajuda de vocês.
      Nãooooooooo amigo não passe oxigênio na unidade condensadora do cliente o oxigênio em contato com o óleo pode causar auto combustão. O procedimento correto é identificar o entupimento e corrigir e logo apos fazer a limpeza do sistema com NITROGÊNIO e se possível limpar a tubulação também para eliminar qualquer tipo de sujidade para evitar novo entupimento. (obs: se a pressão do manifold não se alterar não é entupimento e sim o compressor que quebrou ,mas caso entrar em pressão negativa á entupimento)
      Att,
      Junior Freitas
      (051) 9401-4370

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      • #4
        Deculpas

        Nossa cara! me desculpa eu dice oxigenio, quando na verdade era nitrogenio me descupa mesmo! foi sem querer! valeu por ter me alertado só fui ver que tinha escrito errado uns 15 dias depois!Não sei o que me deu !foi mau mesmo!Abrçs
        Postado originalmente por Junior José Ver Post
        Nãooooooooo amigo não passe oxigênio na unidade condensadora do cliente o oxigênio em contato com o óleo pode causar auto combustão. O procedimento correto é identificar o entupimento e corrigir e logo apos fazer a limpeza do sistema com NITROGÊNIO e se possível limpar a tubulação também para eliminar qualquer tipo de sujidade para evitar novo entupimento. (obs: se a pressão do manifold não se alterar não é entupimento e sim o compressor que quebrou ,mas caso entrar em pressão negativa á entupimento)

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        • #5
          Boa noite colega, se vc não tem pressão de sucção, e falta de gás, veja que a pressão varia de 60 a 70 psi lado de baixa, veja se a temperatura da condessadora se não está muito alto e a ventilação baixa. abrs

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          • #6
            Tenho um ar condissionado, 18,0000 komeco, que nao gela.

            bom dia, estou com um poblema semelhante, tenho um ar de 18.000, btu, que nao estava gelando direito, retirei a evaporadora, realizei a limpeza, troquei o gas, montei tudo, coloquei na pressao, fiz o teste de saturaçãoxtemperatura, (7.2) so que nao gela, eu coloco a mao na frente e sai um vento refrescado, a sala tem 9 m2 e em 23 ele nao desliga, tenho que deixar ligado em 24, 25, outro dia ligaram em 22 ele ficou o dia inteiro com o compressor ligado. o que será o problema ?

            Comment


            • #7
              Postado originalmente por daniel.espadeti Ver Post
              bom dia, estou com um poblema semelhante, tenho um ar de 18.000, btu, que nao estava gelando direito, retirei a evaporadora, realizei a limpeza, troquei o gas, montei tudo, coloquei na pressao, fiz o teste de saturaçãoxtemperatura, (7.2) so que nao gela, eu coloco a mao na frente e sai um vento refrescado, a sala tem 9 m2 e em 23 ele nao desliga, tenho que deixar ligado em 24, 25, outro dia ligaram em 22 ele ficou o dia inteiro com o compressor ligado. o que será o problema ?
              no caso ele operava bem e depois apresentou esse problema ??

              o compressor pode estar sem compressão ou com problema na expansão mas quando acontece problemas na expansão geralmente o compressor desarma ..vc limpou também a condensadora ??

              Comment


              • #8
                Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post
                no caso ele operava bem e depois apresentou esse problema ??

                o compressor pode estar sem compressão ou com problema na expansão mas quando acontece problemas na expansão geralmente o compressor desarma ..vc limpou também a condensadora ??
                Sim, funcionava ai comesei a notar que nao estava mais o normal, ai fui olhar a consensadora e estava suja, ai retirei ela, retirei o gas, limpei (achando que a sujera era o prblema) ai montei novamente, coloquei um novo gas (fiz todo processo de vacuo, e depois o calculo da pressaoXtemperatura) mais continuou no mesmo, eu coloco a mao na frente do ar e nao sair assim gelado, sai fresco, coloquei ate um termometro na saida do ar, so foi ate 16 graus, enquanto coloco na frente de um de 9.000 BTU e chega a 9 graus, então nao sei o que pode ser, sou novo no ramo, li que pode ser capacitor, mais nao sei exatamente. esse e de 18.000 mais tenho em minha casa e um do meu socio, de 12.000 e ta quase do mesmo jeito. e ja esse outro de 9.000 gela quase mais do que esses de 18, e de 12. esses sao da marca komeco, esse outro nao lembro mais nao e da komeco.

                Comment


                • #9
                  Postado originalmente por daniel.espadeti Ver Post
                  Sim, funcionava ai comesei a notar que nao estava mais o normal, ai fui olhar a consensadora e estava suja, ai retirei ela, retirei o gas, limpei (achando que a sujera era o prblema) ai montei novamente, coloquei um novo gas (fiz todo processo de vacuo, e depois o calculo da pressaoXtemperatura) mais continuou no mesmo, eu coloco a mao na frente do ar e nao sair assim gelado, sai fresco, coloquei ate um termometro na saida do ar, so foi ate 16 graus, enquanto coloco na frente de um de 9.000 BTU e chega a 9 graus, então nao sei o que pode ser, sou novo no ramo, li que pode ser capacitor, mais nao sei exatamente. esse e de 18.000 mais tenho em minha casa e um do meu socio, de 12.000 e ta quase do mesmo jeito. e ja esse outro de 9.000 gela quase mais do que esses de 18, e de 12. esses sao da marca komeco, esse outro nao lembro mais nao e da komeco.
                  pode ser falta de compressão no compressor ,solenoide se existir travada ,filtro capilar entupido nesses dois casos a princípio o sistema de segurança desligaria o compressor ...pode ser então que a causa mais provavel seja o compressor ..se o elemento de expansão for piston/pistão/orifício calibrado, algumas vezes em condicionadores que usam esse sistema de expansão tive que substituir os mesmos e o condicionador que estava com baixo rendimento voltou a operar bem,isso estu te opinando a distancia ,podendo ser o defeito ou a solução uma coisa mais simples que assim a distancia nós não estamos e nem temos condição de dedectar... boa sorte
                  Last edited by jairo bertoni; 26/01/13, 20:42.

                  Comment


                  • #10
                    Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post
                    pode ser falta de compressão no compressor ,solenoide se existir travada ,filtro capilar entupido nesses dois casos a princípio o sistema de segurança desligaria o compressor ...pode ser então que a causa mais provavel seja o compressor ..se o elemento de expansão for piston/pistão/orifício calibrado, algumas vezes em condicionadores que usam esse sistema de expansão tive que substituir os mesmos e o condicionador que estava com baixo rendimento voltou a operar bem,isso estu te opinando a distancia ,podendo ser o defeito ou a solução uma coisa mais simples que assim a distancia nós não estamos e nem temos condição de dedectar... boa sorte
                    Então qual seria meu primeiro passo ? tem como testar o compressor para verificar se está bom. isso que vc trocou seria o que ?

                    Comment


                    • #11
                      Postado originalmente por daniel.espadeti Ver Post
                      Então qual seria meu primeiro passo ? tem como testar o compressor para verificar se está bom. isso que vc trocou seria o que ?
                      o elemento de expansão em alguns casos o capilar substituir por um compatível,ou o pisto,pistão que é um orifício calibrado próprio pra isso..para expansão do gás refrigerante ..em alguns fabricantes ele é instalado próximo a valvula da linha de liquido ou da alta na condensadora e em algus casos na entrada da evaporadora ...sobre o testes do compressor teste primeiro o capacitor com um capacímetro de estiver ok teste as terminais do compressor com um megômetro ou mesmo o teste da continuidade deles e ver se está com massa na carcaça ...e teste de compressão ..partir o compressor sem carga isso tudo com os tubos desconectados das flanges tanto de alta como de baixa..hoje em dia sei que um compressor está sem compressão só de escutar ..e uns testes simples de verificação de copressão colocando o dedo na sucção aspira na descarga vc não consegue segurar ...vc não teria uma pessoa com mais experiencia do seu lado ? pois as vezes esses testes com uma pessoa com alguma experiencia seriam desnecessários ...claro que com paciencia a gente chega lá vamo conversando ...

                      a limpeza da tubulação interna tanto da evaporadora como da condensadora talvez seja necessaria ...vc sabe me dizer quantos anos esse equipamento está instalado ?

                      se vc não contar com ninguém faça o seguinte começe do jeito certo...verifique o capacitor,as interligações elétricas e de comando depois verifique o compressor ..se o compressor estiver ok ,limpe internamente a condensadora e a evaporadora,vc passa o gás refrigerante compatível com uma descarga com mangueira com a condensadora e a evaporadora abertas nas flanges ..verifque nessa limpeza se o capilar ou qualquer outro elemento esteja expandindo ou fluindo refrigerante ..não coloque alcool metílico,oxigênio,ou qualquer outro material a não ser nitrogênio ,o próprio gás refrigerante compatível a operação do condicionador ou o gás de limpeza 141 B ... vamo conversando qualquer duvida mande uma mp pra mim com seu telefone eu te ligo boa sorte um grande abraço jairo
                      Last edited by jairo bertoni; 27/01/13, 10:12.

                      Comment


                      • #12
                        Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post
                        o elemento de expansão em alguns casos o capilar substituir por um compatível,ou o pisto,pistão que é um orifício calibrado próprio pra isso..para expansão do gás refrigerante ..em alguns fabricantes ele é instalado próximo a valvula da linha de liquido ou da alta na condensadora e em algus casos na entrada da evaporadora ...sobre o testes do compressor teste primeiro o capacitor com um capacímetro de estiver ok teste as terminais do compressor com um megômetro ou mesmo o teste da continuidade deles e ver se está com massa na carcaça ...e teste de compressão ..partir o compressor sem carga isso tudo com os tubos desconectados das flanges tanto de alta como de baixa..hoje em dia sei que um compressor está sem compressão só de escutar ..e uns testes simples de verificação de copressão colocando o dedo na sucção aspira na descarga vc não consegue segurar ...vc não teria uma pessoa com mais experiencia do seu lado ? pois as vezes esses testes com uma pessoa com alguma experiencia seriam desnecessários ...claro que com paciencia a gente chega lá vamo conversando ...

                        a limpeza da tubulação interna tanto da evaporadora como da condensadora talvez seja necessaria ...vc sabe me dizer quantos anos esse equipamento está instalado ?

                        se vc não contar com ninguém faça o seguinte começe do jeito certo...verifique o capacitor,as interligações elétricas e de comando depois verifique o compressor ..se o compressor estiver ok ,limpe internamente a condensadora e a evaporadora,vc passa o gás refrigerante compatível com uma descarga com mangueira com a condensadora e a evaporadora abertas nas flanges ..verifque nessa limpeza se o capilar ou qualquer outro elemento esteja expandindo ou fluindo refrigerante ..não coloque alcool metílico,oxigênio,ou qualquer outro material a não ser nitrogênio ,o próprio gás refrigerante compatível a operação do condicionador ou o gás de limpeza 141 B ... vamo conversando qualquer duvida mande uma mp pra mim com seu telefone eu te ligo boa sorte um grande abraço jairo
                        Jairo, muito bom esses esclarecimentos nao tinha pensado em tanta coisa assim, esse ar deve ter uns 2 anos e meio. aqui e dificil alguem que mecha, tem 2 mais eles mal tem um medidor de pressao bom. colocam gas a doidado sem vacuo, so colocam uma pressao de 60 psi e pronto. 200, 250 conto no bolso kkkkkkkkkkkkk. sobre (megômetro ou mesmo o teste da continuidade deles e ver se está com massa na carcaça) o que seria essa massa ? na parte da limpeza dos tubos, so com gas para limpar, ou existe outra maneira. o compressor poderia estar sem oleo ? como fazer para saber o nivel do oleo. meu email é daniel.espadeti@gmail.com
                        valeu....

                        Comment


                        • #13
                          Postado originalmente por daniel.espadeti Ver Post
                          Jairo, muito bom esses esclarecimentos nao tinha pensado em tanta coisa assim, esse ar deve ter uns 2 anos e meio. aqui e dificil alguem que mecha, tem 2 mais eles mal tem um medidor de pressao bom. colocam gas a doidado sem vacuo, so colocam uma pressao de 60 psi e pronto. 200, 250 conto no bolso kkkkkkkkkkkkk. sobre (megômetro ou mesmo o teste da continuidade deles e ver se está com massa na carcaça) o que seria essa massa ? na parte da limpeza dos tubos, so com gas para limpar, ou existe outra maneira. o compressor poderia estar sem oleo ? como fazer para saber o nivel do oleo. meu email é daniel.espadeti@gmail.com
                          valeu....
                          tem alguma coisa nesse link a respeito que vc pode pesquisar http://www.ebah.com.br/content/ABAAA...o-compressores e tem esse também que apesar que é pra refrigeração comercial é o mesmo procedimento de testes e verificações e cuidados depois acho um específico pra ar condicionado http://www.embraco.com/DesktopModule...s/13108000.pdf o que mais se aproxima do que vc precisa conhecer e começar com pé direito na refrigeração e condicionamento de ar seria esse link http://refrigere.no.comunidades.net/...ina=1682701894 http://www.youtube.com/watch?v=ZqPyMTpQYZY http://www.youtube.com/watch?v=N331MazVVVY esse teste é o teste de massa e bobinas EXPERIMENTO 2: Teste do Compressor
                          MATERIAL:
                          • Multímetro.

                          PROCEDIMENTO:
                          1. Para o teste de isolamento elétrico do compressor (teste de massa) siga os passos a seguir:
                          • Remova a tampa de proteção dos terminais do compressor;
                          • Identifique e desconecte os cabos P (principal), A (auxiliar) e C (comum);
                          • Com o multímetro na escala de resistência (mais alta), faça o teste de massa (passagem de corrente da bobina para a carcaça do compressor), verificando se existe continuidade entre os três bornes (comum, principal e auxiliar) e a carcaça do compressor, em um ponto onde não haja tinta. Não poderá haver continuidade, caso contrário, o compressor está defeituoso.
                          Resultado:
                          Resistência entre a caracaça e P:_________.
                          Resistência entre a caracaça e A:__________.
                          Resistência entre a caracaça e C:__________.

                          2. Para o teste do enrolamento (bobina) do motor do compressor siga os passos a seguir:
                          • Com auxílio de um multímetro, verifique se há continuidade e se a resistência ôhmica é diferente de zero entre os terminais da bobina comum e principal (CP), comum e auxiliar (CA) e entre a bobina principal e auxiliar (PA). A resistência ôhmica do enrolamento auxiliar deverá ser maior do que a do principal, e a resistência entre os bornes A e P deverá ser o somatório das duas. Caso isso não ocorra, o compressor estará com defeito.
                          Resultado:
                          Resistência de CP:__________.
                          Resistência de CA:__________.
                          Resistência de PA:__________.



                          qualquer coisa é só postar boa sorte um grande abraço jairo
                          Last edited by jairo bertoni; 27/01/13, 18:22.

                          Comment


                          • #14
                            Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post
                            tem alguma coisa nesse link a respeito que vc pode pesquisar http://www.ebah.com.br/content/ABAAA...o-compressores e tem esse também que apesar que é pra refrigeração comercial é o mesmo procedimento de testes e verificações e cuidados depois acho um específico pra ar condicionado http://www.embraco.com/DesktopModule...s/13108000.pdf o que mais se aproxima do que vc precisa conhecer e começar com pé direito na refrigeração e condicionamento de ar seria esse link http://refrigere.no.comunidades.net/...ina=1682701894 http://www.youtube.com/watch?v=ZqPyMTpQYZY http://www.youtube.com/watch?v=N331MazVVVY esse teste é o teste de massa e bobinas EXPERIMENTO 2: Teste do Compressor
                            MATERIAL:
                            • Multímetro.

                            PROCEDIMENTO:
                            1. Para o teste de isolamento elétrico do compressor (teste de massa) siga os passos a seguir:
                            • Remova a tampa de proteção dos terminais do compressor;
                            • Identifique e desconecte os cabos P (principal), A (auxiliar) e C (comum);
                            • Com o multímetro na escala de resistência (mais alta), faça o teste de massa (passagem de corrente da bobina para a carcaça do compressor), verificando se existe continuidade entre os três bornes (comum, principal e auxiliar) e a carcaça do compressor, em um ponto onde não haja tinta. Não poderá haver continuidade, caso contrário, o compressor está defeituoso.
                            Resultado:
                            Resistência entre a caracaça e P:_________.
                            Resistência entre a caracaça e A:__________.
                            Resistência entre a caracaça e C:__________.

                            2. Para o teste do enrolamento (bobina) do motor do compressor siga os passos a seguir:
                            • Com auxílio de um multímetro, verifique se há continuidade e se a resistência ôhmica é diferente de zero entre os terminais da bobina comum e principal (CP), comum e auxiliar (CA) e entre a bobina principal e auxiliar (PA). A resistência ôhmica do enrolamento auxiliar deverá ser maior do que a do principal, e a resistência entre os bornes A e P deverá ser o somatório das duas. Caso isso não ocorra, o compressor estará com defeito.
                            Resultado:
                            Resistência de CP:__________.
                            Resistência de CA:__________.
                            Resistência de PA:__________.



                            qualquer coisa é só postar boa sorte um grande abraço jairo

                            Então, primeiro teste que realizei, foi do capacitor, tenho um colega que tem capacimetro, e como pensado nao deu nada deu 0 ta com mal contato, quando meche nele ele funciona depois para. Arrumei outro e coloquei no lugar, aparentemente, esta gelando estarei verificando durante o dia como vai se sair. ai aproveitando a maquina aberta fiz um teste como o motor. com o teste da carcaça nao deu continuidade nehuma. o teste da bobina eu tinha um multimetro digital, so que as escritas no motor na coneção nao e o CP/CA/PA e outra marcação.

                            S (S)
                            C(T)W
                            (R)U

                            com o multimetro digital deu as medidas de :
                            S(S) E O C(T) _____0,002
                            C(T) E O (R)U _____0,002
                            S(S) E O (R)U _____0,004

                            Daniel
                            Last edited by daniel.espadeti; 29/01/13, 12:10.

                            Comment


                            • #15
                              Postado originalmente por daniel.espadeti Ver Post
                              Então, primeiro teste que realizei, foi do capacitor, tenho um colega que tem capacimetro, e como pensado nao deu nada deu 0 ta com mal contato, quando meche nele ele funciona depois para. Arrumei outro e coloquei no lugar, aparentemente, esta gelando estarei verificando durante o dia como vai se sair. ai aproveitando a maquina aberta fiz um teste como o motor. com o teste da carcaça nao deu continuidade nehuma. o teste da bobina eu tinha um multimetro digital, so que as escritas no motor na coneção nao e o CP/CA/PA e outra marcação.

                              S (S)
                              C(T)W
                              (R)U

                              com o multimetro digital deu as medidas de :
                              S(S) E O C(T) _____0,002
                              C(T) E O (R)U _____0,002
                              S(S) E O (R)U _____0,004

                              Daniel
                              então aparentemente com certeza vc resolveu seu problema ..parabéns !!!! boa sorte um grande abraço jairo ..qualquer coisa que estiver dentro do nosso alcançe e limites estamos aqui obrigado pelo retorno se possível comp re um cpacímetro é de grande valia

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