Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

tubulação para inverter

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #16
    Minha dúvida é exatamente essa Jairo. Fiz curso com o Edilson, mas pelo pouco tempo não pude tirar todas duvidas. Essa é uma delas.
    Se adicionarmos o líquido pela linha de gás o compressor quando partir não puxará esse líquido direto pra dentro dele podendo causar calço hidráulico? A linha de baixa não deveria transitar somente gás?
    O que acha de adicionar uma VCR na linha de líquido e adicionar pela por ela o R410A e depois removê-la? Falei besteira?

    Comment


    • #17
      Medox, você faz a carga com o compressor desligado e aguarda vinte minutos pelo menos para o gás refrigerante se expandir, pois na temperatura ambiente e pressão de equalização do sistema, o R410A passará para o estado gasoso.

      Comment


      • #18
        Postado originalmente por Medox Ver Post
        Minha dúvida é exatamente essa Jairo. Fiz curso com o Edilson, mas pelo pouco tempo não pude tirar todas duvidas. Essa é uma delas.
        Se adicionarmos o líquido pela linha de gás o compressor quando partir não puxará esse líquido direto pra dentro dele podendo causar calço hidráulico? A linha de baixa não deveria transitar somente gás?
        O que acha de adicionar uma VCR na linha de líquido e adicionar pela por ela o R410A e depois removê-la? Falei besteira?
        na linha líquido não corremos esse perigo(calço mecânico) pois é a linha da descarga...a linha que devemos tomar um cuidado maior com esse problema é a linha de sucção ou gás que causa golpe líquido e calço mecânico no retorno do gás dentro compressor tanto é que os manuais pedem quando a carga de gás é feita pela linha de sucção é aconselhável que essa gás esteja no estado gasoso,no caso de carga com o R22 por exemplo não tinha ou gerava problemas de fazer a carga em estado gasoso,mas já com o 410 A ou qualquer outro blend(mistura) já poderíamos ter problemas pois a mistura na forma gasosa não e nem poderia ser homogênea,daí o pedido dos fabricantes da carga ser necessariamente na forma líquida e se for feita na forma líquida na linha de sucção pode ocorrer golpes de liquido no cabeçote do compressor e calco mecânico acho que é por aí ..esse problema é de fácil solução ..só que é viável em grandes sistemas a instalação vávulas solenóides de linha que impedem a partida com "peso" e o retorno de líquido para o compressor ..mas isso onera um projeto ,e nessa competição de foice no escuro ,muitos fabricantes não projetam esse recurso em seus equipamentos,pois ele encarece um pouquinho,mas que isso não justifica a economia,e essa é uma reclamação que temos e me parece que devagar vamos sendo atendidos pois em sistemas maiores já estão saindo da fábrica com esse recurso.mas em mini split´s de parede que é que está sendo discutido acho que não justifica ou seja necessário.. abraço

        Comment


        • #19
          Postado originalmente por Márcio Paco Ver Post
          Medox, você faz a carga com o compressor desligado e aguarda vinte minutos pelo menos para o gás refrigerante se expandir, pois na temperatura ambiente e pressão de equalização do sistema, o R410A passará para o estado gasoso.
          Se for simples assim está resolvido o problema. Valeu pelo toque Márcio.

          Comment


          • #20
            Postado originalmente por Medox Ver Post
            Se for simples assim está resolvido o problema. Valeu pelo toque Márcio.
            mas ele só aceita a carga se fizer o vácuo primeiro e quebrar esse vácuo completando a carga com uma balança..sem o vácuo não tem como executar a carga

            Comment


            • #21
              Postado originalmente por Medox Ver Post
              Caro amigo Eng. Edilson.
              Como fazermos então para adicionar o fluído na fase líquida se nos splits só temos a válvula de serviço na linha de gás?
              Meu caro é simples, faça a carga com a botija de R-410A invertida (com a válvula para baixo) conectada à linha de sucção e com o compressor em funcionamento, porém faça isso em doses homeopáticas, o compressor não vai quebrar ou travar se você tiver esse cuidado, pois trata-se de um compressor rotativo e este vem equipado com Acumulador de sucção.
              Se você se deparar com um compressor que não tenha acumulador de sucção faça da mesma maneira, mas lembre-se: Doses homeopáticas.
              Atenciosamente.
              Edilson R Silva
              Instrutor Técnico.

              Comment


              • #22
                Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post
                aí em sampa tem nosso colega erik nava excelente e qualificado instalador seu email é erik@eacon.net.br dá um alô boa sorte abraço jairo ocel dele é 9 4999 4858 op tim
                Valeu Jairo, vou conversar com ele e quando descobrir o problema te conto! Abs

                Comment


                • #23
                  Postado originalmente por Edilson silva Ver Post
                  Meu caro é simples, faça a carga com a botija de R-410A invertida (com a válvula para baixo) conectada à linha de sucção e com o compressor em funcionamento, porém faça isso em doses homeopáticas, o compressor não vai quebrar ou travar se você tiver esse cuidado, pois trata-se de um compressor rotativo e este vem equipado com Acumulador de sucção.
                  Se você se deparar com um compressor que não tenha acumulador de sucção faça da mesma maneira, mas lembre-se: Doses homeopáticas.
                  Então não devemos quebrar o vácuo já com a carga completa. Ligamos a máquina e acrescentamos de 50gr em 50gr mais ou menos. Valeu pelo toque Edílson.

                  Comment


                  • #24
                    Postado originalmente por Medox Ver Post
                    Então não devemos quebrar o vácuo já com a carga completa. Ligamos a máquina e acrescentamos de 50gr em 50gr mais ou menos. Valeu pelo toque Edílson.
                    quando os mini splits de parede vazam gás refrigerante principalmente nas flanges,foi comprovado que mesmo a pressão interna da tubulação sendo bem maior que externa ,existe o perigo de contaminação por umidade,coisa que no momento duvidei,depois isso foi comprovado por mim,pois aconteceu comigo,mesmo sendo num micro vazamento ..portanto meu conselho é ..corrigir o problema ,fazer o vácuo e completar a carga pelo peso com uma balança quebrando o vácuo ...se houver a necessidade de se completar a carga faça isso como edilson falou coisa que também já fiz...mas esse complemento é quando a distancia linear foi ultrapassada ..como geralmente as linhas de mini split são curtas (até demais rsrsrs) aconselho o pessoal adotar esse procedimento . um abraço

                    Comment


                    • #25
                      Postado originalmente por Medox Ver Post
                      Então não devemos quebrar o vácuo já com a carga completa. Ligamos a máquina e acrescentamos de 50gr em 50gr mais ou menos. Valeu pelo toque Edílson.
                      Então, quando se sabe quanto deve ser adicionado aí a melhor e mais correta forma de ser feita é pelo peso (balança), mas quando não se sabe aí sim você deve adicionar o refrigerante em pequenas doses e acompanhar o superaquecimento.
                      Atenciosamente.
                      Edilson R Silva
                      Instrutor Técnico.

                      Comment


                      • #26
                        Bom dia Sr.
                        uma dúvida no sistema inverte pode coloca acumulado de líquido ??
                        Tenho em mente que isso afeta o sistema mais tenho dúvidas...
                        Alguém que possa me ajudar!!

                        Comment


                        • #27
                          Postado originalmente por cilvaldo.melo Ver Post
                          Bom dia Sr.
                          uma dúvida no sistema inverte pode coloca acumulado de líquido ??
                          Tenho em mente que isso afeta o sistema mais tenho dúvidas...
                          Alguém que possa me ajudar!!
                          esse acumulado de líquido que vc fala é instalar sifões ns linhas ou acumulador de líquido no próprio compressor ou completar a carga pela distancia curvas e desníveis ? dá uma explanada melhor abraço

                          Comment


                          • #28
                            @,Sr Jairo perdão me refiro a o acumulado de sucção onde há a opção de instalação no sistema de refrigeração !! Ele pode ou não ser instalado no sistema inverte...

                            Comment


                            • #29
                              Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post

                              esse acumulado de líquido que vc fala é instalar sifões ns linhas ou acumulador de líquido no próprio compressor ou completar a carga pela distancia curvas e desníveis ? dá uma explanada melhor abraço
                              Mandei a baixo de um olhada ..
                              abraço

                              Comment


                              • #30
                                Postado originalmente por cilvaldo.melo Ver Post
                                @,Sr Jairo perdão me refiro a o acumulado de sucção onde há a opção de instalação no sistema de refrigeração !! Ele pode ou não ser instalado no sistema inverte...
                                Que eu saiba não precisa e olha que instalei quase todas pra não dizer todas marcas e modelos de fabricantes de condicionadores inverter digo em sistemas residenciais hi wall cassetes e piso teto até 50000 btu´s ou mesmos a mult split mini VRV´s e VRV´s

                                que eu me lembre nunca precisei de instalar acumulador de líquido ou óleo avulso ou agregado.

                                .hoje me dia os compressores já saem de fábrica com esses acumuladores tanto de óleo como de líquido geralmente internos e alguns com capacidades menores o compressor já vem com esses acumalores externos pelo menos nos que conheço ..pode ser que algum peça isso mas provavelmente essa exigência estaria descrita no manual de instalação ..Abraço boa sorte vai dando o review jairo

                                Comment

                                Working...
                                X