Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

tubulação para inverter

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • tubulação para inverter

    meus amigos gostaria de saber como esta sendo usado a tubulação p/os inverters,pois me disseram que a tubulação esta sendo exigida no minimo 3 mts,ainda nw instalei nenhum,pois nw quero instalar d qquer forma.se alguem puder ajudar,desde ja agradeço.

  • #2
    Oi Sergio, a tubulação vai de acordo com manual, não esqueça que para instalar os inverter tem que usar isoline ou polipex plus, ter o manômetro para R410A e o gás R410A. E na hora de usar o gás para teste de vazamento não esquecer de virar o botijão de cabeça para baixo.
    Abraço!

    Postado originalmente por sergio st Ver Post
    meus amigos gostaria de saber como esta sendo usado a tubulação p/os inverters,pois me disseram que a tubulação esta sendo exigida no minimo 3 mts,ainda nw instalei nenhum,pois nw quero instalar d qquer forma.se alguem puder ajudar,desde ja agradeço.

    Comment


    • #3
      Ola, sergio olha só fiz a instalação de alguns inverters da samsung. com menos de 3 mts e estão funcionando até agora sem problemas.

      Comment


      • #4
        Wesley, você já viu que a samsung recomenda no mínimo 3m pelo manual?
        Postado originalmente por Wesley Marrion Damião Ver Post
        Ola, sergio olha só fiz a instalação de alguns inverters da samsung. com menos de 3 mts e estão funcionando até agora sem problemas.

        Comment


        • #5
          aldo ,boa noite, eu na verdade fugi ja de 4 inst pois nw quero inst sem nenhum conhecimento,porisso nem xeg a olhar um manual dos inverters,quem me levantou essa da tubulação foi um amigo que vende peças p/ ar,disse que as fabricas estw exigindo esses 3 metros mesmo nw estando no manual,ag vc me disse uma coisa que tbem nunca me preocupei ,o caso do isolante,costumo usar um p/ cada tubo,mais desconheço essas marcas..rs,qual a nessessidade de ser essas marcas?

          Comment


          • #6
            Sergio, se você já instalou um modelo split fixo, não tem mistério instalar o inverter. A diferença é o tipo de gás, o R410A, que também é usado nos fixos mais novos. Por isso, você tem que usar um manifold específico para o R410A para não contaminar o circuito de refrigeração com restos do óleo do R22. Fora isso, é só seguir o manual como em qualquer instalação bem feita.
            Postado originalmente por sergio st Ver Post
            aldo ,boa noite, eu na verdade fugi ja de 4 inst pois nw quero inst sem nenhum conhecimento,porisso nem xeg a olhar um manual dos inverters,quem me levantou essa da tubulação foi um amigo que vende peças p/ ar,disse que as fabricas estw exigindo esses 3 metros mesmo nw estando no manual,ag vc me disse uma coisa que tbem nunca me preocupei ,o caso do isolante,costumo usar um p/ cada tubo,mais desconheço essas marcas..rs,qual a nessessidade de ser essas marcas?

            Comment


            • #7
              boa noite marcio,eu ate tenho o manifold p/ 410 e usei uma vez em um eletrolux,mais sabe aquele medinhu....rs,gosto de fazer certo as coisas,e graças a esse forum ,posso dizer que aprendi muito,ate o sa que hj nw abro mão,acho que na verdade estou buscando um pouco mais de coragem aqui com vcs para inst meu primeiro inverter

              Comment


              • #8
                A maior diferença entre os modelos fixos e os inverters é que você não tem como fazer o superaquecimento devido a sua pressão variar eletronicamente. Por isso é ainda mais importante quando for fazer uma nova carga de gás usar a balança.

                Comment


                • #9
                  Olá Galera,
                  Tenho a seguinte duvida, estou com um tri-Split inverter com vazamento na tubulação e para acha-la preciso desmontar o apartamento.
                  A carga de gás está durando uns 3/4meses gostaria de saber se posso sempre que o sistema perder a carga refaze-la ou preciso de fato buscar aonde está o vazamento e concerta-lo. Alguém conhece um bom profissional para caçar o vazamento?
                  Imagino que ficará mais em conta a recarga a cada 4 meses do que ir atrás do vazamento.
                  Grato pela atenção
                  Leonardo

                  Comment


                  • #10
                    Postado originalmente por leonardo.rebuffo Ver Post
                    Olá Galera,
                    Tenho a seguinte duvida, estou com um tri-Split inverter com vazamento na tubulação e para acha-la preciso desmontar o apartamento.
                    A carga de gás está durando uns 3/4meses gostaria de saber se posso sempre que o sistema perder a carga refaze-la ou preciso de fato buscar aonde está o vazamento e concerta-lo. Alguém conhece um bom profissional para caçar o vazamento?
                    Imagino que ficará mais em conta a recarga a cada 4 meses do que ir atrás do vazamento.
                    Grato pela atenção
                    Leonardo
                    onde vc mora ?? posso estar enganado mas acho que sua tubulação deve ser de alumínio ..

                    Comment


                    • #11
                      Caros colegas, instalar um SPLIT inverter é tão fácil quanto instalar um SPLIT convencional.
                      Os cuidados que temos que ter é o mesmo que temos com o R-22, ou seja, vácuo de 500Micras, usar bons fluídos refrigerantes, evitar tubos de alumínio, fazer complementos de fluido refrigerante utilizando balança, etc, em fim, não vejo nenhuma dificuldade em instalar esse equipamento.
                      Lembrando que na maioria dos equipamentos inverter's já vêm carregados com refrigerante para atender em mádia 7 metros de tubulação e quando esse trecho é superior a esta condição, basta carregar a quantia necessária para atender o comprimento excedente. Qual que é a jogada: Ter ferramental adequado e boas práticas de instalação.

                      Quanto a recargas de R-410A, não é recomendado, pois esse fluído é um blend onde sua composição química se faz por uma combinação de dois fluídos: R-32 em 50% e o R-125 em 50%, logo num vazamento estático é possível que vaze um mais do que o outro. A carga tem que ser feita sempre na fase líquida e nunca pela sucção, pois presença de fluído liquido no compressor pode vir a trava-lo ou quebrá-lo.

                      Pois é meu amigo, esse ramo de atividade é muito gotoso, porque sempre temos novidades e desafios e aprender é muito legal.
                      Last edited by Edilson silva; 30/04/14, 20:00.
                      Atenciosamente.
                      Edilson R Silva
                      Instrutor Técnico.

                      Comment


                      • #12
                        Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post
                        onde vc mora ?? posso estar enganado mas acho que sua tubulação deve ser de alumínio ..
                        olá jairo td bom?
                        Estou em são Paulo, z/s.
                        e minha tubulação é de cobre, tenho uma com 6,95m, outra com 17m e a terceira com 18,20m.
                        a única coisa é que não sei onde o instalador fez as emendas e depois de ler aqui no fórum sei que ele errou por não ter testado as tubulações em busca de vazamentos antes de instalar tudo.
                        abs

                        Comment


                        • #13
                          Postado originalmente por leonardo.rebuffo Ver Post
                          olá jairo td bom?
                          Estou em são Paulo, z/s.
                          e minha tubulação é de cobre, tenho uma com 6,95m, outra com 17m e a terceira com 18,20m.
                          a única coisa é que não sei onde o instalador fez as emendas e depois de ler aqui no fórum sei que ele errou por não ter testado as tubulações em busca de vazamentos antes de instalar tudo.
                          abs
                          aí em sampa tem nosso colega erik nava excelente e qualificado instalador seu email é erik@eacon.net.br dá um alô boa sorte abraço jairo ocel dele é 9 4999 4858 op tim

                          Comment


                          • #14
                            Postado originalmente por Edilson silva Ver Post
                            Caros colegas, instalar um SPLIT inverter é tão fácil quanto instalar um SPLIT convencional.
                            Os cuidados que temos que ter é o mesmo que temos com o R-22, ou seja, vácuo de 500Micras, usar bons fluídos refrigerantes, evitar tubos de alumínio, fazer complementos de fluido refrigerante utilizando balança, etc, em fim, não vejo nenhuma dificuldade em instalar esse equipamento.
                            Lembrando que na maioria dos equipamentos inverter's já vêm carregados com refrigerante para atender em mádia 7 metros de tubulação e quando esse trecho é superior a esta condição, basta carregar a quantia necessária para atender o comprimento excedente. Qual que é a jogada: Ter ferramental adequado e boas práticas de instalação.

                            Quanto a recargas de R-410A, não é recomendado, pois esse fluído é um blend onde sua composição química se faz por uma combinação de dois fluídos: R-32 em 50% e o R-125 em 50%, logo num vazamento estático é possível que vaze um mais do que o outro. A carga tem que ser feita sempre na fase líquida e nunca pela sucção, pois presença de fluído liquido no compressor pode vir a trava-lo ou quebrá-lo.

                            Pois é meu amigo, esse ramo de atividade é muito gotoso, porque sempre temos novidades e desafios e aprender é muito legal.

                            Caro amigo Eng. Edilson.
                            Como fazermos então para adicionar o fluído na fase líquida se nos splits só temos a válvula de serviço na linha de gás?

                            Comment


                            • #15
                              Postado originalmente por Medox Ver Post
                              Caro amigo Eng. Edilson.
                              Como fazermos então para adicionar o fluído na fase líquida se nos splits só temos a válvula de serviço na linha de gás?
                              o edilson o qual tenho o prazer de conhecer convive mais com grandes equipamentos ...no caso dos split´s em que a grande maioria vem com tomada de serviço só na baixa o certo é fazer o vácuo e quebrar esse vácuo com o gás no caso o 410 A de cabeça pra baixo por ser um blend com uma balança pra carregar a carga com o peso certo e se precisar acrescentar um pouco mais faça isso de acordo ao manual.abraço

                              Comment

                              Working...
                              X