Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Piso Teto Carrier 60K congelando tubulação de baixa.

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Piso Teto Carrier 60K congelando tubulação de baixa.

    Pessoal, estou realocando 3 condensadoras de 60k da Carrier. A primeira ficou 10. A segunda esta acontecendo o seguinte: A tubulção de baixa (7/8) esta congelando e a pressão não passa de 20 PSI de jeito nenhum. Estava funcionando antes normalmente. O que será que deve estar acontecendo? Meu bujão de R22 ta bem cheio....É sabido que nos Hi Wall convencionais com expansão na condensadora, quando existe pouco gas a tubulação de alta é que congela...mas e neste caso descrito? A tubulação esta com 5 metros. Tem pistão na entrada da evaporadora. Resumindo: A única coisa que foi feita foi mudar a condensadora de local adicionando 3 metros de tubulação.

  • #2
    Postado originalmente por Ar em Bauru Ver Post
    Pessoal, estou realocando 3 condensadoras de 60k da Carrier. A primeira ficou 10. A segunda esta acontecendo o seguinte: A tubulção de baixa (7/8) esta congelando e a pressão não passa de 20 PSI de jeito nenhum. Estava funcionando antes normalmente. O que será que deve estar acontecendo? Meu bujão de R22 ta bem cheio....É sabido que nos Hi Wall convencionais com expansão na condensadora, quando existe pouco gas a tubulação de alta é que congela...mas e neste caso descrito? A tubulação esta com 5 metros. Tem pistão na entrada da evaporadora. Resumindo: A única coisa que foi feita foi mudar a condensadora de local adicionando 3 metros de tubulação.
    vc desmontou e montou o pistão? ou não ? pro lado sentido do fluxo condensadora evaporadora ela é quente fria ou só fria ??? quando dá excesso ou falta de gás os tubos congelam...desculpa a pergunta mas a condensadora/evaporadora não tão bloqueadas por sujeira ? tá com cara de entupimento ou pistão com problemas...as unidades com certeza foram bem lavadas..os moto ventiladores da unidade interna e externa tão operando?

    Comment


    • #3
      (ON/OFF FRIA) Desmontados e bem lavados. Estavam funcionando antes do realocamento. Confesso que não retirei os pistões. Nessa primeira tentativa de preencher o sistema com refrigerante não liguei a evaporadora, ou seja; acionei a condensadora via contatora e iniciei a introdução do refrigerante.

      Comment


      • #4
        Retornando para considerações:
        Muita coisa eu estou tendo que apreder na raça e na prática.

        Porque a tubulação estava congelando? Porque eu não havia instalado os isoladores, quis testar se havia vazamentos com o circuito funcionando.

        Também estava ligando a condensadora via contatora sem deixar funcionado a evaporadora, isso tudo influiu para que eu não conseguisse regular a pressão.

        Corrigido todos esses pontos ficou 10. Vivendo e aprendendo.

        Agora eu queria que comentassem sobre esses 2 pontos:

        1 - No caso do piso teto onde a expansão é feita na evaporadora, por que a tubulação de descarga resfria?

        2 - Que influência tem sobre as pressões a condensadora funcionando promovendo o ciclo refrigerador e evaporadora desligada não promovendo a troca de calor?

        Comment


        • #5
          Postado originalmente por Ar em Bauru Ver Post
          Retornando para considerações:
          Muita coisa eu estou tendo que apreder na raça e na prática.

          Porque a tubulação estava congelando? Porque eu não havia instalado os isoladores, quis testar se havia vazamentos com o circuito funcionando.

          Também estava ligando a condensadora via contatora sem deixar funcionado a evaporadora, isso tudo influiu para que eu não conseguisse regular a pressão.

          Corrigido todos esses pontos ficou 10. Vivendo e aprendendo.

          Agora eu queria que comentassem sobre esses 2 pontos:

          1 - No caso do piso teto onde a expansão é feita na evaporadora, por que a tubulação de descarga resfria?

          2 - Que influência tem sobre as pressões a condensadora funcionando promovendo o ciclo refrigerador e evaporadora desligada não promovendo a troca de calor?
          influencia pressão,temperatura e estado do gás ..trocando em miudos tudo... algumas carrier´s tem uma pré expansão na condensadora principalmente as mais antigas ..as mais novas ainda não instalei ..vou perguntar na feira...ou seja uma leve queda de pressão e por tabela a temperatura ...no caso o tubo de descarga depois da condensação ou um pouco antes da saida do gás sub resfriado do condensador sofre uma leve reduzida na bitola claro tudo calculado vamos dizer assim pra dar uma pre resfriada com uma queda de temperatura pre determinada mas ainda no estado liquido e ainda em alta pressão

          Comment


          • #6
            Na verdade não é a tubulação de descarga (do compressor até o condensador) que resfria, mas a linha de líquido (do condensador até o evaporador), ou melhor,linha de expansão, como se costuma chamar, pois, como disse o Jairo, existe um processo de expansão antes do líquido sair da condensadora, por isso a tubulação fica gelada, e ocorrerá sempre que houver esta pré-expansão na condensadora. Quando não houver, a linha de líquido será sempre ligeiramente quente ou, no mínimo, temperatura próxima à ambiente.
            Quanto à sua segunda dúvida, se a condensadora funciona e a evaporadora encontra-se desligada, haverá congelamento da serpentina e do tubo de sucção, e o fluido retornará no estado liquido para o compressor, uma vez que não absorvendo calor na evaporadora, ele não evapora.

            Comment


            • #7
              Quando a expansão é na evaporadora o que congela com pouco ou com excesso de refrigerante é o retorno...ao contrário dos mini-splits que congelam a linha de líquido...esse foi meu questionamento...

              A propósito esse prioblema já foi resolvido e compartilhado no post do "pistão expansor"...

              Abraços.

              Comment


              • #8
                Postado originalmente por Ar em Bauru Ver Post
                Quando a expansão é na evaporadora o que congela com pouco ou com excesso de refrigerante é o retorno...ao contrário dos mini-splits que congelam a linha de líquido...esse foi meu questionamento...

                A propósito esse prioblema já foi resolvido e compartilhado no post do "pistão expansor"...

                Abraços.
                kkkkkk olha ,olha olha olha !!! em cima da pinta .. parabens !!! o que que uma bela "chupada de manga" não faz pra um peão em formação ! rsrwsrsrsrs

                Comment


                • #9
                  Postado originalmente por Ar em Bauru Ver Post
                  Quando a expansão é na evaporadora o que congela com pouco ou com excesso de refrigerante é o retorno...ao contrário dos mini-splits que congelam a linha de líquido...esse foi meu questionamento...

                  A propósito esse prioblema já foi resolvido e compartilhado no post do "pistão expansor"...

                  Abraços.
                  "1 - No caso do piso teto onde a expansão é feita na evaporadora, por que a tubulação de descarga resfria?" - Então talvez eu interpretei mal esta pergunta sua,me desulpe. O importante é que vc já resolveu. Abraços

                  Comment


                  • #10
                    Postado originalmente por Ar em Bauru Ver Post
                    Quando a expansão é na evaporadora o que congela com pouco ou com excesso de refrigerante é o retorno...ao contrário dos mini-splits que congelam a linha de líquido...esse foi meu questionamento...

                    A propósito esse prioblema já foi resolvido e compartilhado no post do "pistão expansor"...

                    Abraços.
                    Cicero, relendo minhas colocações, da a impressão que fui meio rispido após seu post. Se entendeu assim peço desculpas, longe disso. Obrigado pela colaboração, abraço.

                    Comment


                    • #11
                      Bom dia. Fiz limpeza em uma central piso teto porque estava congelando a linha de baixa, mas voltou o mesmo problema, durante o dia fica normal umas 19:00 horas congela a evaporadora, medi a pressão deu 40psi não consegui colocar gás o que pode ser?

                      Comment


                      • #12
                        Postado originalmente por Ivanildo santos Ver Post
                        Bom dia. Fiz limpeza em uma central piso teto porque estava congelando a linha de baixa, mas voltou o mesmo problema, durante o dia fica normal umas 19:00 horas congela a evaporadora, medi a pressão deu 40psi não consegui colocar gás o que pode ser?
                        pote ser que vc tenha que trocar o pistão .pode ser entupimento ,problema de sujeira na condensadora/evaporadora ,problema no moto ventilador da unidade externa ou interna ..excesso de gás ...se ela for midea carrier springer a baixas temperaturas de madrugada causam bloqueio ..uma curiosidade ele opera 24 horas ? ele opera também a noite ? qual a marca do equipamento? ela é quente fria ?
                        Last edited by jairo bertoni; 12/07/19, 11:20.

                        Comment


                        • #13
                          Boa tarde a split e ligado 8:00 hs as 12:00, de 14:00 as 21:00 hs, a marca carrier 60.000. É so fria.obrigado jairo.

                          Comment


                          • #14
                            Postado originalmente por Ivanildo santos Ver Post
                            Boa tarde a split e ligado 8:00 hs as 12:00, de 14:00 as 21:00 hs, a marca carrier 60.000. É so fria.obrigado jairo.
                            olha se ele for fixo com R 22 ou R 410 A talvez vc tenha que trocar o pistão (accurator) mas antes dar uma senhora verificada na mecanica dele para verificar se a evaporadora não tá suja,coisa que acredito que não ,porque quando a evaporadora dá bloqueio por sujeira,esse bloqueio acontece a qualquer hora ..Acho que vc deve consultar o fabricante explicar lá no chat do site ou na rede de lojas deles totaline talvez te deem um aluz na mudança do accurattor pistão

                            Ou arriscar a fazer uma nova carga de gás de preferencia a noite e fazer essa carga com balança eletronica e calculando o SA super aquecimento ..Mas arriscar a perder mais de 4 kilos de gás é meio contraproducente ..A maioria dos depoimentos aqui e em outros fóruns que frequento e grupos de zap esse tipo de problema é sempre no pistão em alguns casos substitui por um maior ou substitue pelo mesmo ...pesquise bem dá o retorno ele é super importante .
                            Last edited by jairo bertoni; 12/07/19, 19:28.

                            Comment

                            Working...
                            X