Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

ar condicionado caseiro

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • ar condicionado caseiro

    boa noite amigos meu nome é lucas tive uma ideia de fazer um ar condicionado caseiro, porem gostaria da opinião de vcs para que eu nao gaste tempo nem dinheiro com algo que nao vá funcionar, é o seguinte eu pensei em dois radiadores com ventoinhas automotivas uma dentro da residencia, e outra fora num local protegido do sol, as duas conectadas por mangueiras de de agua e uma bomba fazendo a circulação da mesma,a ventoinha externa iria girar numa velocidade bem maior do que a interna... minha pergunta é esse sistema é capaz de refrigerar o interior da residencia com eficiencia? visto que o sistema impede a fusao dos motores automotivos quer podem chegar a mais de 1300 c

  • #2
    Postado originalmente por Robin Hood Ver Post
    boa noite amigos meu nome é lucas tive uma ideia de fazer um ar condicionado caseiro, porem gostaria da opinião de vcs para que eu nao gaste tempo nem dinheiro com algo que nao vá funcionar, é o seguinte eu pensei em dois radiadores com ventoinhas automotivas uma dentro da residencia, e outra fora num local protegido do sol, as duas conectadas por mangueiras de de agua e uma bomba fazendo a circulação da mesma,a ventoinha externa iria girar numa velocidade bem maior do que a interna... minha pergunta é esse sistema é capaz de refrigerar o interior da residencia com eficiencia? visto que o sistema impede a fusao dos motores automotivos quer podem chegar a mais de 1300 c
    Olha difícil te dizer ou afirmar qualquer coisa ..Deixa ver se eu entendi vc vai circular água como fluído refrigerante por radiadores que farão o papel de serpentinas que terão a função de trocadores de calor através de uma bomba de recalque? Que fusão é essa que pode chegar a 1300 cº ?qual é a área da residencia? quantos Btu´s vc vai precisar ? quantos graus centígrados de calor esse sistema vai retirar ??qual seria a eficiência? Qual o deslocamento e volume que essas serpentinas/radiadores permitirão? qual a velocidade do ar que passarão por elas pra retirar e trocar calor ?

    Essas ventoinhas automotivas seria moto ventiladores de carro? qual a eficiência delas para retirar calor ou trocar calor isso em volume por área ? Já vi sistema adaptados por pessoas com noção de termodinâmica e calorimetria que construíram equipamentos com peças e acessórios de condicionadores ou bombas de calor que brincando chamamos de frankenstein .Esse sistema pra ter eficiência e rendimento tem que ser dimensionado e calculado bem próximo a carga térmica total pra retirar e trocar uma quantidade X de calor com um rendimento legal ..

    Repetindo Isso tudo tem que ter um calculo e dimensionamento pra se encontrar a capacidade necessária pra troca e retirada de calor ..Que vc obtenha um ciclo de refrigeração razoavelmente parelho ao dimensionamento pra vc obter as temperaturas que vc deseja e que sejam mais ou menos controladas.

    Como disse difícil te dizer qualquer coisa É impossível vc conseguir isso ?Não ..Com uma boa dose de conhecimento bom senso e racionalidade com certeza vc consegue construir um sistema ..o resultado seria satisfatório na relação custo/benefício? Difícil te afirmar qualquer coisa ..Abraço

    Comment


    • #3
      Boa noite Robin.
      Isso não vai funcionar. O que vc pode fazer é eliminar a serpentina e ventoinha externos e substituir por uma caixa térmica com bastante gelo e usar bomba para fazer circular. Quando a água circular na serpentina interna a ventoinha vai jogo ar gelado no ambiente. O mesmo princípio dos climatizadores portáteis. Eu já fiz isso mas aproveitava o freezer e fazia bastante gelo durante o dia e usava a noite, mas não refrigera como um arcond, apenas ameniza um pouco.

      Comment


      • #4
        Bom Dia Pessoal. Meu nome é Ricardo e trabalho na Universidade Federal do Ceará. Estou construindo um equipamento e nele terá um reservatório de 100 litros de água que eu preciso baixar a temperatura da água para próximo dos 0°C. A minha área de conhecimento é soldagem, então estou com dificuldades nessa parte que envolve refrigeração. Minha ideia é utilizar uma unidade condensadora de uns 9000BTU e colocar dentro do reservatório uma serpentina de cobre como evaporador. Alguém poderia me dar alguma orientação?

        Comment


        • #5
          Postado originalmente por Ricardo Mombru Ver Post
          Bom Dia Pessoal. Meu nome é Ricardo e trabalho na Universidade Federal do Ceará. Estou construindo um equipamento e nele terá um reservatório de 100 litros de água que eu preciso baixar a temperatura da água para próximo dos 0°C. A minha área de conhecimento é soldagem, então estou com dificuldades nessa parte que envolve refrigeração. Minha ideia é utilizar uma unidade condensadora de uns 9000BTU e colocar dentro do reservatório uma serpentina de cobre como evaporador. Alguém poderia me dar alguma orientação?
          Te respondi e mandei meu zap no seu perfil .Abraço.

          Comment

          Working...
          X