Fluidos Refrigerantes

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Problema intermitente Fujitsu inverter não gela

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• Problema intermitente Fujitsu inverter não gela

Prezados foristas, boa noite. Essa é a minha primeira postagem nesse fórum na esperança de conseguir informação valiosa para o correto funcionamento do meu Fujitsu inverter. Como poderão constatar, acho que já "tentei de tudo", mas ainda não consigo extrair o melhor desse equipamento de ótima reputação.

Configuração:
    1 unidade externa (condensadora) - Fujitsu Inverter AOBG18LAC2 - 18000 BTU
    2 unidades internas (evaporadora) - Fujitsu Inverter ASBG09LJCA - 9000 BTU cada - Quarto "A" e Quarto "B"

As máquinas foram adquiridas e instaladas em 2013 e funcionaram muito bem durante aproximadamente um ano.

No verão ele 2014, comecei a perceber um mau funcionamento intermitente na refrigeração do quarto "B", pois a refrigeração no modo "Cool/High/18" (o maior frio possível da máquina) não era atingido. Na verdade, a máquina parecia funcionar durante algum tempo e, em seguida, ficava apenas "na ventilação".

Como trata-se de um bi-split com uso primordialmente noturno (calorão na cidade do RJ), percebi, por coincidência, que a máquina do quarto "B" sempre gelava quando a máquina do quarto "A" estava ligada ao mesmo tempo. A máquina do quarto "A" sempre funciona!

E assim segui durante os verões de 2014 e 2015, com solução "de contorno" e eventualmente gastando mais energia do que o necessário.

O calorão do RJ está chegando e resolvi tentar tratar o problema novamente. Chamei um técnico que condenou minha instalação anterior, alegando que a metragem mínima da linha não estava correta e que as máquinas deveriam ser posicionadas mais próximas do teto para melhor eficiência da refrigeração. Ao mesmo tempo, ao refazer toda a instalação, a hipótese de eventuais vazamentos na tubulação seria efetivamente afastada.

Foi feita nova instalação com nova carga de gás. O problema original persiste!

O comportamento da máquina do quarto "B" é o seguinte:

1) Ligo em "Cool/High/18".
    2) A unidade externa se ativa.
    3) Percebo que o ar sai "geladinho" no lado direito do aparelho (próximo aos leds).
    4) Percebo ainda que o ar sai praticamente na temperatura ambiente no centro e no lado esquerdo do aparelho.
    5) Neste ponto pode ocorrer variantes:
    5.1) Se eu ativo o modo "AUTO/AUTO/18", eventualmente o sistema começa a funcionar adequadamente (intermitente) com ar gelado saindo igual em toda a máquina.
    5.2) Se eu ativo o modo "DRY/18", eventualmente o sistema começa a funcionar adequadamente (intermitente) com ar gelado saindo igual em toda a máquina.
    5.3) Se eu ativo o modo "Cool/Low/18", eventualmente o sistema começa a funcionar adequadamente (intermitente) - muito estranho - com ar gelado saindo igual em toda a máquina.
    5.4) Se eu ligo a unidade do quarto "A", tudo funciona perfeitamente.
    6) Após o resfriamento do quarto (medição com termômetro indica ar saindo a nove graus), configuro para "Cool/Quiet/23".
    7) Após algumas horas (1 a 2), o problema volta a ocorrer - o quarto esquenta pois parece que o sistema está apenas ventilando.

Além da nova instalação, já desliguei e religuei o disjuntor, reset do controle remoto etc. O comportamento é sempre o mesmo. Todos os LEDS indicativos ficam OK, ou seja, não há nenhum tipo de mensagem de erro sendo enviada pelo aparelho.

O padrão médio dos técnicos é sempre suspeitar do gás, mas já refiz a instalação e ainda que exista a probabilidade de vazamento, esta é muito pequena. Ademais, o sistema gelaria desse modo bizarro (ligando ambas as máquinas) com falta de gás?

Peço ajuda e apoio técnico, pois o próximo passo, infelizmente, é desistir e comprar novo aparelho, gastando muito mais dinheiro!

Instalação.png
    Ar-condicionado: Nós encontramos o melhor preço e ainda fornecemos orçamento de instalação e manutenção!
    Entre na nossa página e faça um pedido de orçamento. É GRÁTIS! Nós localizamos os técnicos mais próximos de você.
    Pesquisamos os preços de ar condicionado em + de 70 lojas, lista de instaladores, informações e dicas p/ aproveitar o seu ar-condicionado e...
    WebArCondicionado
    Compare preços de ar-condicionado
    http://www.webarcondicionado.com.br/

Comment

Working...
    X