Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Pinga pinga, congelando unidade interna, estalos...

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

Sobre o inverter de 12 mil da Philco que eu falei em posts anteriores, hoje foi retirada tanto a unidade interna como externa, tudo será analisado na empresa que contratei (levou os 2). O técnico anterior até devolveu os R$ 250 que foram pagos, óbvio que só dar uma ajeitada no tubo de sucção e fazer a recarga de gás não iria resolver nada. Fico na expectativa que o defeito seja identificado e tudo dê certo...

Comment

Postado originalmente por Perene Ver Post
      Sobre o inverter de 12 mil da Philco que eu falei em posts anteriores, hoje foi retirada tanto a unidade interna como externa, tudo será analisado na empresa que contratei (levou os 2). O técnico anterior até devolveu os R$ 250 que foram pagos, óbvio que só dar uma ajeitada no tubo de sucção e fazer a recarga de gás não iria resolver nada. Fico na expectativa que o defeito seja identificado e tudo dê certo...
      Beleza ficamos no aguardo torcendo para um final feliz .Boa sorte Abraço.

Comment

Jairo, até agora não foi detectado nas unidades interna e externa nenhuma anomalia, mas a empresa disse que iria pegar a tubulação amanhã pra verificar se o problema é nela, com mais testes. Você acha que é possível que o vazamento esteja exclusivamente na mesma ou então (vamos supor) tenha sido usado material em desconformidade com esse modelo de ar, e isso justamente tenha causado o problema? Acredito que no diâmetro... ?

O técnico chegou a comentar que não poderia ser o sensor, porque foi constatado que a carga de gás estava reduzida (o que indica que vazou).

P.S. Encontrei um link que deve responder minha pergunta:
        https://blogdanorte.com.br/ar-condic...-tem-salvacao/

O vazamento tanto pode ser na evaporadora como na condensadora, e num terceiro culpado: a própria TUBULAÇÃO. Vejam esse trecho:

Hoje, existem produtos feitos especificamente para eliminar pequenos vazamentos de gás, são os selantes ou tapa fugas. Eles podem ser usados não apenas em aparelhos de ar condicionado como também em sistemas de refrigeração comercial e industrial.

Porém, se os furos ou rachaduras forem grandes, o tapa fugas não será suficiente. Nesse caso, será necessário cortar a parte da tubulação que está danificada e refazer as soldas. Contate um técnico capacitado para fazer esse trabalho.

Inclusive ocorre algo que eu não sabia, que é aumento na conta de luz quando o aparelho não opera corretamente, por conta desse vazamento, o que arrisca até (imagino) a queimar o compressor mais tarde. Parece que o teste que verifica o tubo é chamado de "estanqueidade". Outro erro é usar fluído de gás errado pro AR, no meu caso é o R410A.

Vou ver se tem como fazer esse reparo, caso seja nela, do contrário só gastando numa nova.
        Last edited by Perene; 04/04/22, 16:29.

Comment

olha se for realmente vazamento pode ser na tubulação ,nas
          flanges ,na unidade interna ou na unidade externa .

Comment

Geralmente essas tubulações são "consertáveis" ou é sempre melhor comprar de novo? Eu notei que a do ar-condicionado do quarto ao lado já tá toda descascando. Não sabia que rolava esse tipo de degradação nelas. Mas se for pelo menos não é algo que custa um rim...

Comment

Geralmente essas tubulações são "consertáveis" ou é sempre melhor comprar de novo? Eu notei que a do ar-condicionado do quarto ao lado já tá toda descascando. Não sabia que rolava esse tipo de degradação nelas. Mas se for pelo menos não é algo que custa um rim...
              Se vc está falando dos tubos isolantes esponjosos que isolam a tubulação de cobre do meio ambiente sim são substuíveis e devem ser pois com o tempo degradam e perdem a eficiencia ..

Tubos de cobre dificilmente dão problemas ,mas isso não é um regra portanto dependendo de "N" fatores alguns bem específicos de vez em quando acontece alguma falha como falha de soldagem corrosão furos rachaduras apesar que esse tipo de falha é bem mais esporadico em relação ao restantes de problemas usuais e corriqueiros numa manutenção ..Falo isso nesse segmento de mini split residenciais .

Aí no local o técnico que está fazendo a manutenção tem a melhor condição de avaliar a instalação e a melhor e definitiva solução seja preditiva ,preventiva ou corretiva .Obrigado pelo review boa sorte Abraço.
              Last edited by jairo bertoni; 05/04/22, 11:59.

Comment

O que ficou constatado no meu ar de 12K inverter foi furo na serpentina (ainda não informaram se na interna ou externa) e tubulação irregular.

Aparentemente não adianta efetuar reparo na atual, acredito que era pra ter usado:

Diâmetro do tubo de líquidos: 1/4"
                Diâmetro do tubo de gás: 3/8"

Mas no lugar desse último foi o 1/2, que é apropriado pro PAC18000, (18 mil), e não pro meu PAC1200. 5/8 é pra ar de 24K.

Como diz o link abaixo, essa é uma das causas do pinga pinga...

https://www.dufrio.com.br/blog/ar-co...nado-pingando/

Vou ver agora o que fazer, porque são vários gastos. Mão de obra pra reinstalar, carga de gás, e compra de material por fora pra trocar o atual. Todo ar condicionado tem várias exigências e particularidades, e chamar qualquer zé mané no fim das contas vai dar nisso... barato que sai caro.

Comment

Tem um complicador nessa história toda: aparentemente fazer o reparo na serpentina (talvez mais nesses modelos inverter da Philco) é que nem tapar buraco de pneu ao invés de trocá-lo: com o tempo ele abriria de novo.

No caso do ar condicionado eu falei com outro técnico e ele deu a entender que a solda na serpentina (não sei se da evaporadora ou condensadora, ou de ambas) é um "remendo" com tempo de duração, indicando que cedo ou tarde outro teria que ser feito. Ficou implícito pelo papo de que comprar de novo (sem abordar a questão de gastos) seria preferível.

Então, qual a realidade nesses casos? Eu tinha até pedido pra devolverem pelo excesso de gastos, e iria até rever minha decisão, negociando um pouco menos, mas entrar numa canoa furada (literalmente) é algo que não tô a fim mais...

Comment

Amanhã o AR vai vir pra cá, segundo o técnico foi possível fazer o reparo na serpentina, vedar os vazamentos na evaporadora.

Vamos ver agora se o desempenho dele se mantém o mesmo * e se dá tudo certo na instalação...

* Se não estiver gelando como antes eu vou constatar fácil, porque sou bem calorento, e tem também a garantia pelo serviço.

Eu só espero que não role esse tipo de problema no futuro, porque do contrário não vou gastar mais 1 centavo nesse ar e vou repassar/vender tudo que puder dele, mesmo.

É uma lástima que esse tipo de problema ocorra na serpentina, imagino que esse tipo de degradação seja natural com o tempo, por material inferior? Ou será que é apenas por sujeira e falta de manutenção? E é serpentina de cobre, claro.

Um AR desses novos hoje tá na faixa de 2 a 3 mil reais. Mas pelo que entendi todo o material vc precisa comprar por fora, e não vem nele, que seria tubulação. Pelo que sei todos já vem com carga de gás. Fora, claro, o gasto com a instalação. Depois do que ocorreu comigo aconselho pensar 1000x antes de não cogitar chamar assistência técnica/autorizada, porque o nível dos técnicos que temos por aí é loteria total.

Segue uma foto que o técnico me enviou hoje:

https://i.postimg.cc/qRMC9tpF/IMG.jpg

E um vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=Hw3w4aHPm5Y

Comment

Amanhã o AR vai vir pra cá, segundo o técnico foi possível fazer o reparo na serpentina, vedar os vazamentos na evaporadora.

Vamos ver agora se o desempenho dele se mantém o mesmo * e se dá tudo certo na instalação...

* Se não estiver gelando como antes eu vou constatar fácil, porque sou bem calorento, e tem também a garantia pelo serviço.

Eu só espero que não role esse tipo de problema no futuro, porque do contrário não vou gastar mais 1 centavo nesse ar e vou repassar/vender tudo que puder dele, mesmo.

É uma lástima que esse tipo de problema ocorra na serpentina, imagino que esse tipo de degradação seja natural com o tempo, por material inferior? Ou será que é apenas por sujeira e falta de manutenção? E é serpentina de cobre, claro.

Um AR desses novos hoje tá na faixa de 2 a 3 mil reais. Mas pelo que entendi todo o material vc precisa comprar por fora, e não vem nele, que seria tubulação. Pelo que sei todos já vem com carga de gás. Fora, claro, o gasto com a instalação. Depois do que ocorreu comigo aconselho pensar 1000x antes de não cogitar chamar assistência técnica/autorizada, porque o nível dos técnicos que temos por aí é loteria total.

Segue uma foto que o técnico me enviou hoje:

https://i.postimg.cc/qRMC9tpF/IMG.jpg

E um vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=Hw3w4aHPm5Y
                      Obrigado pelo review .esperamos que tenha resolvido o problema .Boa sorte abraço

Comment

Hoje, existem produtos feitos especificamente para eliminar pequenos vazamentos de gás, são os igram instagram selantes ou tapa fugas. Eles podem ser usados não apenas em aparelhos de ar condicionado como também em sistemas de refrigeração comercial e industrial.
                        Last edited by Dayra; 21/04/22, 11:33.

Comment

Atualizando: o AR foi instalado novamente, depois de feita recarga de gás.

Espero que agora fique OK e não volte a dar problema. O técnico deu a entender que no caso da Philco parece que é comum ocorrer isso na serpentina, não sei se procede. Sobre a empresa anterior, rolou um "superfaturamento" e negligência ao mexer na evaporadora. O gasto que tive com o serviço de hoje foram os R$ 350 e mais 37 de material, isotubo e fita.

Comment

Infelizmente fui premiado mais uma vez com o problema antigo. Já dá pra pedir música do Fantástico... 3 vezes.

Depois que o técnico disse ter vedado o vazamento na serpentina da evaporadora (não da condensadora) ele trouxe aqui tudo de volta e botou gás.

Na primeira semana eu notei tudo perfeito, apesar de algumas vezes a evaporadora fazer uns sons de estalos, mas algo tão sutil que ninguém diria que seria similar a problema ou cuspir gelo. Achei que seria normal da máquina, tanto é que o manual fala isso sobre estalos (ou seriam estalinhos?)

O som pode ser gerado pela expansão ou contração do painel frontal devido à mudança de temperatura.

Bom, pula pra hoje... liguei o ar e com meia hora já percebi de cara que não gelou rápido o quarto. Coloquei a mão pra ver se saia ar frio, e sim, mas foi algo bem ameno. Então resolvi ir lá fora tirar uma foto.

Pra minha surpresa (ou seria NÃO-SURPRESA?) o tubo de sucção de baixo (OBS: não o de cima) estava completamente CONGELADO. Isso até onde entendi já é a confirmação definitiva de que o problema antigo não foi resolvido, ou voltou.

Já deixei uma mensagem com o técnico e vou ver com ele o que está causando isso dessa vez. Detalhe que eu não vi pinga pinga em lugar algum, e nem notei a serpentina da evaporadora congelando em nenhum lugar. Mas como uso ar todo dia e é impossível pra mim não notar quando o quarto não gela, vou ver o que pode estar causando essa anomalia.

Eu espero realmente que seja algo sanável tipo sujeira, motor que ventila, qualquer parada dessas, e que não signifique novo vazamento, porque se tiver de gastar mais 1 real em gás ou reparo de serpentina, será o fim da linha pra esse aparelho. Aí eu vou avaliar o que pode ser vendido dele, separar e colocar anúncio tipo na OLX, pra me livrar o mais rápido possível desse trambolho, e já me preparar pra comprar um novo.

E esse novo só será instalado com assistência técnica autorizada, nem que tenha de gastar 1000 bonoros nela.

E não é controle remoto em temperatura muito baixa, pois eu poderia por em 16 e uso sempre em 21, 22 graus.

Se tiver de comprar outro AR com certeza não será mais PHILCO, não desejo um transtorno desse nem pro meu pior inimigo.

Eu acho que a volta do meu problema ou foi alguma lambança do técnico (especialmente gás, ou excesso ou insuficiente, ou então o reparo na serpentina) ou na melhor das hipóteses alguma peça da condensadora com defeito, ou tubulação dificultando que o ar congele. Estou torcendo pra que não seja vazamento e sim algo mais simples que poderia ser trocado. Tem várias possibilidades: https://goianiaarcondicionado.com/ar...la-so-ventila/

Interessante que aqui é dito que pode ser umidade/bloqueio na tubulação: https://makemone.ru/pt/mebel/chto-de...a-trubkah.html

O que é mais engraçado é que eu tive esses problemas todos e nunca esse ar emitiu código ALGUM de erro. 29 diferentes que o manual relata, e que em nada ajudaram a avisar de qualquer defeito que tive.

Eu acho que não é coisa de compressor, porque ainda saia um tico de ar frio da evaporadora, apesar de não gelar mais como antes e do tubo de sucção lá fora (o de baixo) congelar (pelo visto é o FINO).
                            Last edited by Perene; 24/04/22, 01:10.

Comment

O técnico veio e constatou novo vazamento, e fuga de gás. O problema é na evaporadora, na serpentina, então sendo assim já decidi que vou me livrar dessa bomba da Philco (12 mil inverter) e comprar outro, vou anunciar tudo na OLX. Não adiantou a solda que foi feita...

Em tempo: o ar é de Novembro de 2019 e custou na época R$ 1389.
                              Last edited by Perene; 27/04/22, 12:40.

Comment

O técnico veio e constatou novo vazamento, e fuga de gás. O problema é na evaporadora, na serpentina, então sendo assim já decidi que vou me livrar dessa bomba da Philco (12 mil inverter) e comprar outro, vou anunciar tudo na OLX. Não adiantou a solda que foi feita...

Em tempo: o ar é de Novembro de 2019 e custou na época R$ 1389.
                                ok obrigado pelo excelente review infelizmente negativo ,mas que nos ajuda pra caramba e principalmente os colegas nas pesquisas e futuras aquisições continua dando o review da nova instalação boa sorte abraço .

Comment

Working...
                                X