Fluidos Refrigerantes

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Coloquei muito R22 no sistema e agora o compressor não parte

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Coloquei muito R22 no sistema e agora o compressor não parte

    Amigos, estou iniciando no ramo e ainda bem que foi no meu próprio aparelho. Comprei um ar de 18K usado, mas com garantia de estar bem. Fiz todo o processo como manda o figurino, tubulação bem fechada, 1º vácuo de 30 minutos , 15 minutos aguardando pra saber se houve vazamento, depois mais 15 minutos de vácuo novamente, liberei as válvulas e iniciei o processo de incluir R22, no inicio a pressão não subiu rápido e a amperagem estava em 5.8A, logo a pressão chegou em 50psi e a amparegem em 7.8, fechei a valvula da garrafa para esperar estabilizar, mas a pressão continuou subindo e a amaperagem também, por fim a pressão chegou em 150PSI e a amperagem em 16A e o ar desligou, depois de um tempo desligado ( achei que o protetor térmico poderia ter atuado) liguei o aparelho, mas a pressão estacnava em 150psi e a amperagem não saia de 1,5A.
    Fiz o teste de estaquiedade e o compressor não respondeu.
    A pergunta é:
    Posso ter queimado meu compressor por colocar R22 rápido demais, ou outro fator pode fazer a pressão subir e a amperagem subir, mesmo se tivesse colocado o gás de modo normal?

  • #2
    Não tem primeiro vácuo e nem segundo vácuo . Também não tem tempo definido: quanto maior a capacidade do aparelho ou quanto maior for a linha de tubulação mais tempo vai levar: o que você pode fazer pra acelerar esse processo é comprar mangueiras especificas pra vácuo(mastercool , por exemplo), uma bomba de vácuo com mais CFM's ou usar um extrator de válvula schrader. Só quem vai dizer quando o vácuo está bom é um instrumento chamado vacuômetro. Geralmente os fabricantes recomendam um vácuo que esteja com o nível abaixo dos 500 mícrons e que depois de desligada a bomba você espere um certo tempo para esse vácuo estabilizar. Se não estabilizar é preciso fazer a quebra do vácuo com nitrogênio e realizar o vácuo novamente. Manifold de ponteiro não serve pra indicar vácuo com a precisão necessária, ele diz apenas que a pressão está negativa.

    Depois disso você fala que liberou o fluído que tinha e adicionou mais. Porque você fez isso? O aparelho estava sem "gás"?
    Depois você fez teste de estanqueidade( para que?). Teste de estanqueidade se faz antes de liberar o fluído, aliás, antes mesmo de fazer o vácuo. Depois que o fluído é liberado você pode remover ou acrescentar se for R22, por exemplo, ou descartar todo o fluído existente e fazer uma carga completa usando balança de precisão(R410a).

    Outra coisa que acontece é que quando o compressor é desligado a pressão geralmente sobe porque todo o fluído no sistema tende a se converter em gás(que se expande dentro da tubulação e consequentemente eleva a pressão R22 fica entre 150-200psi e R410 250-300 psi).

    Não existe essa coisa de instalar ar condicionado comprando um manifold de R$ 100,00 + uma lata de 500g de fluído refrigerante(o nome disso é pendurador de ar condicionado e pro seu bem não aconteceu com um cliente). Se você vai fazer um serviço(mesmo que seja pra você) é preciso estudar como o sistema de refrigeração funciona, ter noções de circuito elétrico, e ter ferramentas adequadas que custam bem caro pra quem está começando ou não tem dinheiro pra investir ou não liga de dar prejuízo aos outros.
    Last edited by marcosmfreitas; 11/01/19, 18:24.

    Comment

    Working...
    X