Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dúvida - Medição do Consumo de Split Inverter 8500 BTUs

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Dúvida - Medição do Consumo de Split Inverter 8500 BTUs

    Boa noite pessoal,

    Estou com uma dúvida com relação ao consumo esperado de um A/C Split Inverter, no caso um LG Hero Inverter 8500BTUs (AS-W092HDW0), 220V. A etiqueta do aparelho indica consumo durante refrigeração de 620 watts.

    Um ano depois que instalei o A/C, ganhei um Alicate Amperimetro; e por mera curiosidade, resolvi medir a corrente durante o funcionamento do split. Setei o controle para ventilação no modo chaos (automática), e 21 graus no controle com swing ativado. O controle marcava 25 graus antes de ligar o aparelho.

    Eis que me surgem as seguintes leituras:

    T =0 Min: 0 A (quando liguei o A/C)
    T = 0.5 Min: 2.5A ----> 550Watts
    T = 2.5 Min: 4.4A ----> 968Watts
    T = 4.5 Min: 6.1A ----> 1342Watts
    T = 6.5 Min: 5.6A ----> 1232Watts
    T = 8.5 Min: 5.1A ----> 1122Watts
    T = 10.5 Min 4.6A ----> 1012Watts
    T = 12.5 Min: 4.1A ----> 902Watts
    T = 14.5 Min: 3.8A ----> 836Watts
    T = 16.5 Min: 3.4A ----> 748Watts
    T = 20.5 Min: 2.9A ----> 638Watts
    T = 64.5 Min: 2.4A ----> 528Watts (voltou para a potência de quando o A/C iniciou o compressor)

    Dentro do quarto, após uma hora e 4 minutos, está 20 graus celsius segundo o controle.

    Pergunta aos especialistas de plantão: 620 Watts indicado na etiqueta do meu A/C, é consumo MÉDIO? Sempre achei que aquilo fosse o máximo. Aliás, fiquei extremamente surpreso que um A/C de 8500 Btus pudesse consumir na potência máxima uma carga tão absurda como 1342 Watts! Isso é normal?

    Tenho um A/C portátil da Olimpia Splendid, 12000 BTUs, 110V. Fui medir o consumo do mesmo com o alicate amperímetro (sim, desmontei a tomada), e para minha supresa, consome com o ventilador no máximo, 7A (que dá 770 Watts). Como pode um Split de 8500 Btus consumir, em média, quase o que um A/C portátil de 12 mil BTUs com compressor ligado?

    Devo acionar meu instalador? Ou vou direto com assistência técnica? Algo que pode ter sido feito de forma errada na instalação pode ter causado isso? As unidades devem estar separadas por aprox. 3 metros de tubulação...

  • #2
    Dequinho.

    Voce fez um levantamento do consumo, que os profissionais so veem em cursos referentes aos modelos, que por sinal e bem light, talvez nao tenha tanta conotaçao. Esses dados tiramos de quando duvidamos do motor do compressor. Em relaçao ao tempo de condicionamento do ambiente pela temperatura referida no painel do aparelho, leve em conta tudo que possa dificultar a estabilidade. Em relaçao aos 620watts nao tenho argumentos. Pelo senso ideal do funcionamento deve ter algum status invertido, considerando o maximo funcionamento com o maximo consumo ja no ligamento do aparelho para depois haver uma estabilizaçao tanto na temperatura como no consumo. Podera ter falta de gas refrigerante.
    Abraços.

    SKINKAS
    Last edited by skinkas; 07/01/13, 21:41.

    Comment


    • #3
      Realmente a potência nominal do seu equipamento refere-se à potência média. Note que nas duas últimas leituras, os valores estão próximos do nominal. Provavelmente foi neste tempo que o seu equipamento atingiu a temperatura regulada no controle, ou ficou próximo dela. Em equipamentos inverter é assim mesmo: primeiro ele trabalha com potência máxima a fim de baixar a temperatura para a desejada, e vai reduzindo, até atingir um ponto em que ele usará apenas a potência necessária para manter a temperatura, sem ficar ligando e desligando o compressor. Nos equipamentos não-inverter a coisa é bem diferente: a corrente varia muito pouco, tendo um pico em cada partida do compressor, que fica ligando e desligando conforme a temperatura do ambiente aumente ou diminua. Agora, para diminuir esse tempo que o inverter leva para começar a trabalhar com a potência mínima ele deve estar corretamente dimensionado. No seu caso, parece que esse tempo foi de 20 min, que eu não acho que seja muito, considerando que depois desses 20 minutos a potência de consumo se manterá oscilando entre esses valores menores. Caso isso não ocorra, significa que o fluxo de calor que entra no ambiente é maior do que a capacidade do equipamento em retirar calor. Isto se o aparelho estiver com a carga de gás correta e o resto também em ordem. Vale o que o Skinkas falou: se não houver estabilidade no consumo (depois de atingida a temperatura) pode estar com falta de fluido sim, ou sub dimensionado, como eu disse.
      Procure fazer medições por mais tempo e verificar se essa estabilidade se mantém, nos valores nominais ou menores. Procure também registrar a temperatura em cada instante da medição da corrrente.
      Espero ter ajudado.
      Um abraço.

      Comment


      • #4
        Skinkas,

        Devo chamar o instalador que fez o serviço então.

        Medindo a pressão nas linhas de sucção e alta pressão, tenho como saber se há ou não gás refrigerante em quantidade correta?

        Cícero,

        Estou com o A/C ligado até agora. Está com consumo estabilizado entre 2.4A e 2.0A. Utilizo o split em um quarto com aprox. 9m quadrados, com uma tv de 32" LED como única fonte de calor. Dificil que o aparelho esteja subdimensionado...
        Last edited by dequinho; 07/01/13, 22:29.

        Comment


        • #5
          Dequinho,
          Não deve estar subdimensionado, se você considerar apenas X BTU's por metro quadrado, um método prático usado pela maioria dos instaladores. Na verdade, quando fazemos cálculos de carga térmica sequer consideramos a área do ambiente. Há muitos outros fatores influenciadores da carga térmica. A TV não pode ser a única fonte de calor. A partir do momento que a temperatura externa é maior que a interna, obrigatoriamente haverá entrada de calor no ambiente. Até mesmo em câmaras frigoríficas, onde as paredes são termicamente isoladas isso acontece, uma vez que não existe isolante perfeito.
          Isso só para esclarecer o que eu disse antes. Na verdade, depois desta sua nova informação, já não acredito mais que seja subdimensionamento, uma vez que seu equipamento resfria o ambiente e consegue manter a temperatura depois de alcançada. E também acho que se ele faz isso, nem mesmo com falta de fluido ele está, ainda mais que ele mantêm a corrente dentro do esperado depois de alcançada a estabilidade na temperatura ambiente, ou seja, seu consumo é mesmo aquele indicado na etiqueta do aparelho.

          Comment


          • #6
            Cícero, obrigado pelos esclarecimentos.

            Só acho que as empresas deveriam ser mais claras com relação ao método de consumo utilizado na classificação. Não há nem no manual, nem no aparalho qualquer indicativo que seja um consumo "médio". Desta forma, se eu setar meu aparelho a 18 graus numa tarde com mais de 32 graus por ex (como o dia de hoje), acredito que o consumo poderá superar bastante esses 2.8A de consumo médio informado.

            Liguei no SAC da LG, e a informação passada é que os dados que eles tem sobre os aparelhos é o mesmo que consta no manual, ou seja, que consome 620W...

            Comment


            • #7
              Concordo com você em relação aos esclarecimentos pelas empresas. Quanto ao consumo do seu aparelho, comparado com o portátil que não é inverter, acredite, você está tendo economia sim. Os equipamentos convencionais, como eu disse, ligam e desligam o compressor muitas vezes durante o dia. E cada vez que ele liga, ocorre a chamada corrente de pico, que pode ser de 4 a 12 vezes maior do que a nominal. Já no inverter isso não ocorre. Um equipamento convencional com corrente nominal de 3A, por exemplo, iria partir com uma corrente entre 12 e 30A. E isso ocorre várias vezes ao dia. Já o inverter, como o seu, trabalha com uma corrente de aproximadamente o dobro da nominal, mas só nos primeiros minutos, depois ela cai para valores abaixo da nominal. Em termos de eficiência energética, não exixte nada melhor que equipamentos tipo inverter. Isso inclui os VRV's, que são na verdade inverters para grandes capacidades (centrais). Eles só perdem para centrais de água gelada com termoacumulação, desde que esta seja usada corretamente. Mas os inverters e os novos, ou quase novos, fluidos refrigerantes são apenas os primeiros passos na busca da eficiência energética em refrigeração.
              O grande desfio do mercado de splits é convencer os consumidores, na grande maioria leigos no assunto, das vantagens deste tipo de equipamento, mesmo custando bem mais que os convencionais. Numa indústria, por exemplo, onde existe um engenheiro comprometido com a redução de consumo da empresa, esta tarefa se torna mais fácil.
              Pode esperar, muita coisa nova virá por aí, e os inverters passarão a ser os equipamentos convencionais de hoje.
              Um abraço e uma ótima semana!

              Comment


              • #8
                PS: A classificação não é feita pela empresa fabricante, mas sim pelo Procel, uma entidade criada pela Eletrobrás, que é um órgão estatal.

                Comment


                • #9
                  Prezados, todas as informações relativas ao consumo e potência de equipamentos sejam eles de qualquer fabricante, são verificadas em laboratório e em condições específicas, estas condições estão informadas no folheto comercial do equipamento conforme manda a lei, em condições de laboratório são utilizados amperímetros TRUE RMS de alta confiabilidade e precisão, a temperatura interna e externa é controlada, as tensões são estabilizadas etc...
                  Com equipamentos simples e baixa precisão não há como realizar com precisão as medições de um determinado equipamento numa determinada condição.
                  Uma diferença da tensão de alimentação causa uma leitura errada no amperímetro.
                  Resumindo, os valores informado pelo fabricante somente poderão ser conferido num laboratório e em condições específicas.

                  Comment


                  • #10
                    Postado originalmente por Cícero Freitas Ver Post
                    PS: A classificação não é feita pela empresa fabricante, mas sim pelo Procel, uma entidade criada pela Eletrobrás, que é um órgão estatal.
                    essas informações das etiquetas ajudam em muito ...mesmo que alguns não possuam ferramentas com uma melhor precisão mas já nos dá e oferece condições de confrontá-las ..o pessoal da fujitsu e da hitachi e acho que todas as outras que produzem condicionadores inverter´s estão tentando junto ao inmetro que ele mude a metodologia de testes para esse tipo de condicionador que dê para nós tecnicos e por tabela os consumidores finais parâmetros de potencia,amperagem, mais próximos da realidade da operação fracionada ,mesmo em ambiente controlado...acho que esse ano teremos novidades ..estamos torcendo ...boa sorte um grande abraço jairo

                    Comment

                    Working...
                    X