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carga gas 410a

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  • carga gas 410a

    SOU INICIANTE EM SPLIT. INSTALEI UM INVERTER CARRIER DE 9000 BTU. O GAS VAZOU E O APARELHO FICOU CONGELANDO PQ NAO APERTEI A CONEXAO DE BAIXA DIREITO. A PRESSAO ESTAVA EM TORNO DE 30PSI. A MINHA DUVIDA E A SEGUINTE. PARA A TROCA DE GAS FIZ DA SEGUINTE MANEIRA:
    FIZ O SEGUINTE PROCEDIMENTO: RECOLHI O RESTANTE DO GAS NA CONDENSADORA, DESCONECTEI OS TUBOS DE ALTA E BAIXA E ABRI AS VALVULAS LIBERANDO O GAS RESTANTE. SO QUE NAO SAIU GAS NA FORMA LIQUIDA. É ASSIM MESMO? SERA QUE O LIQUIDO VAZOU TUDO? depois de liberar o gar e preciso fazer uma limpeza do sistema? DEPOIS DESSE PROCEDIMENTO E SO DAR O VACUO EM TODO O SISTEMA E FAZER A RECARGA DE GAS USANDO A BALANÇA? isso serve tambem para o r22?

  • #2
    [QUOTE=ramosribeiro2000;31050]SOU INICIANTE EM SPLIT. INSTALEI UM INVERTER CARRIER DE 9000 BTU. O GAS VAZOU E O APARELHO FICOU CONGELANDO PQ NAO APERTEI A CONEXAO DE BAIXA DIREITO. A PRESSAO ESTAVA EM TORNO DE 30PSI. A MINHA DUVIDA E A SEGUINTE. PARA A TROCA DE GAS FIZ DA SEGUINTE MANEIRA:
    FIZ O SEGUINTE PROCEDIMENTO: RECOLHI O RESTANTE DO GAS NA CONDENSADORA, DESCONECTEI OS TUBOS DE ALTA E BAIXA E ABRI AS VALVULAS LIBERANDO O GAS RESTANTE. SO QUE NAO SAIU GAS NA FORMA LIQUIDA. É ASSIM MESMO? SERA QUE O LIQUIDO VAZOU TUDO? depois de liberar o gar e preciso fazer uma limpeza do sistema? DEPOIS DESSE PROCEDIMENTO E SO DAR O VACUO EM TODO O SISTEMA E FAZER A RECARGA DE GAS USANDO A BALANÇA? isso serve tambem para o r22
    na etiqueta da condensadora tem marcado a quantidade de fruido que voce deve colocar corrija o vazamento faça vacuo e quebre o vacuo com fruido na forma liquida se o gas e r 410 usando uma balança

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    • #3
      quero saber se para liberar o restante do gas que sobrou é so abrir a valvula de serviço e liberar o gas no ambiente , sem ter que fazer pressurizaçao de nitrogenio ou outros procedimentos para limpeza do sistema?

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      • #4
        Postado originalmente por ramosribeiro2000 Ver Post
        quero saber se para liberar o restante do gas que sobrou é so abrir a valvula de serviço e liberar o gas no ambiente , sem ter que fazer pressurizaçao de nitrogenio ou outros procedimentos para limpeza do sistema?
        depois de montado as tubulaçoes coloque o manifold e abra a valvula de serviço assim voce aproveita o gas para ajudar a limpar o sistema ai deixa as duas valvulas abertas para fazer vacuo em todo o sistema quebrando o vacuo com fruido nao faça isso com r22 precisamos colaborar com o meio ambiente e esta muito caro para ser jogado fora

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        • #5
          Gas R410 e Gas R22

          Qual a diferenças entre os 2 gases sendo que o r410 o aparelho tem custo mais elevado?
          O slipt com gás r22 pode ser substituido por r410 ou vice versa?
          No funcionamento do aparelho a difrenças entre os 2 tipos de gás?

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          • #6
            Postado originalmente por Mombelli Ver Post
            Qual a diferenças entre os 2 gases sendo que o r410 o aparelho tem custo mais elevado?
            O slipt com gás r22 pode ser substituido por r410 ou vice versa?
            No funcionamento do aparelho a difrenças entre os 2 tipos de gás?
            Basicamente a diferença entre um gás e outro é a composição química. O 410 é mais novo, exigido em máquinas novas por um órgão mundial, protocolo de montreal etc...

            A diferença é que o 410 além de ser inofensivo a camada de ozônio, ele trabalha com pressões elevadas. Provavelmente os aparelhos com 410 são mais caros por que devem ser construídos de forma a aguentar essa pressão.

            O r22 na baixa 65 psi e na alta até 250 psi.
            O r410 na baixa é 140 psi e na alta chega a 450 psi

            Não devem ser substituídos um pelo outro, não é compatível. Tem inúmeros fatores como taxa de compressão, pressão de evaporação, vazão do compressor, etc...

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            • #7
              Postado originalmente por ramosribeiro2000 Ver Post
              SOU INICIANTE EM SPLIT. INSTALEI UM INVERTER CARRIER DE 9000 BTU. O GAS VAZOU E O APARELHO FICOU CONGELANDO PQ NAO APERTEI A CONEXAO DE BAIXA DIREITO. A PRESSAO ESTAVA EM TORNO DE 30PSI. A MINHA DUVIDA E A SEGUINTE. PARA A TROCA DE GAS FIZ DA SEGUINTE MANEIRA:
              FIZ O SEGUINTE PROCEDIMENTO: RECOLHI O RESTANTE DO GAS NA CONDENSADORA, DESCONECTEI OS TUBOS DE ALTA E BAIXA E ABRI AS VALVULAS LIBERANDO O GAS RESTANTE. SO QUE NAO SAIU GAS NA FORMA LIQUIDA. É ASSIM MESMO? SERA QUE O LIQUIDO VAZOU TUDO? depois de liberar o gar e preciso fazer uma limpeza do sistema? DEPOIS DESSE PROCEDIMENTO E SO DAR O VACUO EM TODO O SISTEMA E FAZER A RECARGA DE GAS USANDO A BALANÇA? isso serve tambem para o r22?
              É normal o gás não sair na forma líquida pq quando voce abre o sistema, o gás sai sob pressão atmosférica.
              Nessa pressão só permanece líquido as coisas que não evaporam na temperatura ambiente, tipo o 141b, água,gasolina, etc...

              O procedimento é esse, está correto! Após abrir a tubulação e fechar de novo, dar o vácuo geral com as válvulas abertas para limpar todo o sistema e recarregar com a balança. Procedimento igual para r22.

              Voce pode economizar tempo.... se ainda tinha 30 psi de gás, é 100% de certeza que não entrou nenhum contaminante pois essa pressão que está dentro do sistema é 2x maior que a daqui de fora...
              Sendo assim, você poderia só completar o gás sem problema algum... Só não pode esquecer de purgar as mangueiras e o manifold.

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