Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

ar quente

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • ar quente

    Sou novo aqui, adiqueri 2 daikin 9000 e 12000 quente/frio, minha duvida é quando acionado o ar quente qual unidade é responsaver pelo aquecimento do ar, interna ou externa? Ja que o instalador usou fio de 1,5mm para cominicação das duas unidade, porque se for na interna, esse fio de 1,5 mm aguenta o aquecimento ?

  • #2
    Postado originalmente por Pim Junior Ver Post
    Sou novo aqui, adiqueri 2 daikin 9000 e 12000 quente/frio, minha duvida é quando acionado o ar quente qual unidade é responsaver pelo aquecimento do ar, interna ou externa? Ja que o instalador usou fio de 1,5mm para cominicação das duas unidade, porque se for na interna, esse fio de 1,5 mm aguenta o aquecimento ?
    eu sempre instalo com 2.5 mm,a potencia nominal de operação de um condicionador de 12k de qualquer marca ou modelo ficam em torno de 1,2 kw ..se a distancia entre as unidades não for exagerada tipo 30 50 metros,acho que vc pode ficar tranquilo .claro que o ideal seria 2,5 mm mais pra segurança do que outra coisa ..a amperagem de trabalho nominal desse daikin de 12k fica entre 7 a 8 amperes ..acho que o condutor de 1.5 mm não vá aquecer muito .abraço boa sorte jairo

    Comment


    • #3
      Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post
      eu sempre instalo com 2.5 mm,a potencia nominal de operação de um condicionador de 12k de qualquer marca ou modelo ficam em torno de 1,2 kw ..se a distancia entre as unidades não for exagerada tipo 30 50 metros,acho que vc pode ficar tranquilo .claro que o ideal seria 2,5 mm mais pra segurança do que outra coisa ..a amperagem de trabalho nominal desse daikin de 12k fica entre 7 a 8 amperes ..acho que o condutor de 1.5 mm não vá aquecer muito .abraço boa sorte jairo
      jairo estou achando alto essa amperagem do daikin 12k de 7a8 amp pois um 18k convencional consome 8,5 amperes

      Comment


      • #4
        Postado originalmente por oziro Ver Post
        jairo estou achando alto essa amperagem do daikin 12k de 7a8 amp pois um 18k convencional consome 8,5 amperes
        vc tem razão ,na média a coisa fica nos 5 amperes ...alguns inverter´s quando atingem por alguns minutos os 100 % da potencia ficam por aí entre 6 amperes a 7 amperes ..se estão bem dimensionados essa fase que chamamos de monitoração dura em torno de 3 a 5min...mas geralmente nessa capacidade a média de operação é de 3 a 3.6 a 4 amperes ..falei essa amperagem só pra ilustrar pro colega que tava preocupado sobre a bitola dos condutores serem de 1.5mm e que no modo aquecimento a amperagem fica um pouco mais alta naturalmente ..mas na média da operação que é fracionada a amperagem acompanha essa modulação ,dificilmente chegando a nominal ou 100%...dependendo da distancia entre as unidades dificilmente essa linha vai sobre aquecer..mas de qualquer maneira eu sempre instalo com bitolas de 2.5mm ...no passado já instalei com 1.5mm hoje não ...so pra garantir..pra vc ter uma ideia como a coisa as vezes fica estranha geralmente o manual pra condicionador de 12k pede disjuntores de 16 amperes ..sendo que eu instalo a proteção da linha pra essa capacidade com 10 amperes pra vc ter uma ideia ...um abraço

        Comment

        Working...
        X