Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Superdimensionamento do ar condicionado

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Superdimensionamento do ar condicionado

    Olá a todos!

    Sou novo no Fórum e leigo quanto a ar condicionado (nunca tive um em casa). Minha dúvida é a seguinte:

    Desejo instalar um aparelho split com inverter num quarto de casal de 10m² e sem nenhum aparelho eletrônico. Pelos cálculos que fiz em sites da internet, um de 7.000 já resolveria a situação. Porém, quero um com tecnologia "inverter" e, pelo que pesquisei, ela só está disponível em aparelhos a partir de 9.000 BTUs.

    Conversei com alguns técnicos e todos me sugeriram a instalação de um de 9.000 BTUs, inclusive para o aparelho ter uma "folga" para trabalhar. Pelos cálculos, a "brincadeira" toda sairá por uns R$ 1.700,00 (350,00 de instalação + 1.350,00 do aparelho). Porém, um destes técnicos até me ofereceu um de 12.000 BTUs (Carrier X-Power Frio) e que faria tudo (aparelho + instalação) por R$ 1.600,00! O cara é de confiança, dá manutenção nos aparelhos do banco onde trabalho e disse que consegue esse preço pq conseguiu comprar um lote grande de aparelhos da Carrier.

    Agora vem o "X" da questão: colocando um aparelho dessa potência, estaria eu superdimensionando o aparelho e gerando um custo desnecessário? Vamos aos fatos:
    1) O consumo deste aparelho é de 22,4 KWh/mês contra 16,8 de um da mesma marca e modelo, mas com 9.000 BTUs;
    2) A previsão de uso do ar condicionado é de 8 horas diárias (22 às 6) em temperatura normal (nada de gelo glacial!);
    3) Segundo o técnico, um de 12.000 atingiria a temperatura ideal mais rápido e logo se estabilizaria (auxiliado pelo inverter) e, por causa disso, consumiria menos energia do que um de 9.000. Também vi a mesma corrente de pensamento num site (http://dicasdogilsoneletricista.blog...-e-mais.html);
    4) Tenho medo de superdimensionar o aparelho e ficar com um "trambolhão" em meu quarto, consumindo muita energia e realizando a mesma tarefa que um de 9.000 faria gastando menos;

    Gostaria muito da opinião de vcs. Como já disse, sou leigo no assunto e por isso gostaria de conselhos de alguém mais experiente.

    De antemão, já agradeço ao espaço concedido pelo Fórum. Valeu!

  • #2
    Olá amigo. Primeiro pergunte aos técnicos se eles fazem o procedimento de vácuo, se seu quarto já tem infra para receber split, prefira um modelo que use as mesmas tubulações que já estão instaladas para não ter que fazer reduções ou aumentos ou nem ter que quebrar parede. Seu ambiente não recebe sol em nenhum momento do dia correto?

    Vamos fazer umas contas meio loucas:

    O aparelho de 9000 da Carrier consome 776w
    O aparelho de 12000 da Carrier consome 1069w

    Suponhamos que depois de estabilizar a temperatura setada de 25 graus o aparelho precise de 4000 btus para manter os 25 graus

    45% de 9000 = 4050, então o de 9000 btus precisa de 45% da potencia para conseguir 4050 btus, 776w x 45% = 349,2w para manter 4050 btus

    35% de 12000 = 4080, então o de 12000 precisa de 35% da potencia para conseguir 4080 btus, 1069w x 35% = 374,15w para manter 4080 btus

    Então o aparelho de 12000 consome 24,95w a mais para manter a mesma refrigeração.

    É só uma conta meio louca que eu fiz pra decidir se comprava um Panasonic de 9000 ou de 12000 (nem sei se está certa ou se estou pirando nos números kkk), e acabei comprando o de 12000 e meu ambiente tem uma carga térmica de mais ou menos 7800 btus.

    Você trabalha em banco deve entender mais de contas do que eu kkkk.

    Quanto ao "trambolhão" o aparelho de 12000 da Carrier só é 8cm mais largo e 1,5 cm mais alto que o de 9000

    Comment


    • #3
      Realmente faz sentido o seu pensamento. Vou aguardar pra ver se mais alguém corrobora isto que vc falou pra eu poder fechar com o técnico.

      Quanto a outras coisas que vc mencionou:
      1) O que é o procedimento de vácuo?
      2) Meu ambiente recebe sol somente pela manhã até o início da tarde, quando nem eu nem minha esposa estão em casa (o aparelho de ar condicionado será ligado somente no período da madrugada);
      3) Quanto à infra-estrutura para instalar o ar, ele vai ser montado numa parede "normal", sem nenhuma tubulação ou preparação prévia para receber ar condicionado. Isso é um problema? Quanto à parte elétrica, o construtor garantiu que é tranquilo a instalação de aparelhos split;
      4) E por último, uma orientação: o técnico sugeriu a fixação da unidade externa logo abaixo da janela (pelo lado de fora, claro). Isso é normal? Pergunto pq nunca vi dessa forma. Geralmente o pessoal instala mais na parte de superior, ao lado da janela.

      Obrigado, mais uma vez!

      Comment


      • #4
        Postado originalmente por Douglasbnr Ver Post
        Realmente faz sentido o seu pensamento. Vou aguardar pra ver se mais alguém corrobora isto que vc falou pra eu poder fechar com o técnico.

        Quanto a outras coisas que vc mencionou:
        1) O que é o procedimento de vácuo?
        2) Meu ambiente recebe sol somente pela manhã até o início da tarde, quando nem eu nem minha esposa estão em casa (o aparelho de ar condicionado será ligado somente no período da madrugada);
        3) Quanto à infra-estrutura para instalar o ar, ele vai ser montado numa parede "normal", sem nenhuma tubulação ou preparação prévia para receber ar condicionado. Isso é um problema? Quanto à parte elétrica, o construtor garantiu que é tranquilo a instalação de aparelhos split;
        4) E por último, uma orientação: o técnico sugeriu a fixação da unidade externa logo abaixo da janela (pelo lado de fora, claro). Isso é normal? Pergunto pq nunca vi dessa forma. Geralmente o pessoal instala mais na parte de superior, ao lado da janela.

        Obrigado, mais uma vez!
        Olá amigo.

        1) É o procedimento de desidratação e retirada de impurezas da tubulação através de uma bomba de vácuo elétrica ligada à válvula de serviço do aparelho, se não for feito, pode ficar umidade e impurezas (poeira, limalha de cobre etc.) que causam perda de desempenho e até causar danos e reduzir a vida útil do compressor.

        2) Se as paredes não estiverem ficando quentes e irradiando calor para dentro do ambiente não tem problema.

        3) Não tem problema nenhum. O técnico irá fazer o furo na parede para passar a tubulação, dreno e cabos de alimentação/comunicação.

        4) Ele disse o motivo da sugestão? O único problema de se instalar muito próximo da janela é que as vezes pode fazer a janela vibrar, ocasionando ruídos, e peça para o técnico respeitar o comprimento minimo de tubulação que no caso de modelos inverter é de mais de 3 metros.

        Comment


        • #5
          Excelente topico! tks!!

          Também estou com a mesma dúvida do Douglas! Porém meu quarto vai ter TV LED + DECODER ... creio que vou no de 12.000 btu inverter mesmo para garantir e o quarto pega todo sol da tarde. Alguem indica um bom instalador de inverter em Belo Horizonte-MG?

          Comment


          • #6
            Pois é, Thiagobh... dúvida cruel essa nossa! HAHAHAHAH! Descobri que tá rolando um curso para instalação de ar-condicionado (teoria, fundamentos e prática) aqui em Uberlândia. Aí vou lá hoje ou amanhã trocar uma ideia com um dos instrutores para ver se ele sana essa nossa dúvida de uma vez por todas, pois tanto o que o Tiagogv explicou, quanto o que o técnico que veio aqui em casa falou (somado ao que li na internet, conforme link postado no tópico inicial), são argumentos bastante convincentes, porém, contraditórios.

            Assim que obtiver a resposta, postarei aqui nesse tópico.

            Quanto ao instalador de inverter em BH, me desculpe mas não consigo te ajudar.

            Comment


            • #7
              Existe alguma desvantagem de instalar um aparelho de ar inverter superdimensionado, além do preço e consumo de energia elétrica?

              Comment


              • #8
                Postado originalmente por cesardcf Ver Post
                Existe alguma desvantagem de instalar um aparelho de ar inverter superdimensionado, além do preço e consumo de energia elétrica?
                Depende .Se esse super dimensionamento for mega giga tera acima da carga térmica total de um ambiente aí cabe ressalvas .Mas se for considerado como gordura para queimar nos dias mais quentes pode ser que não seja tão contra producente anti economico e com um consumo mais alto .

                Podendo considerar que esse aparente super dimensionamento não ficaria tão ruim e seria a principio bastante minimizado por causa da principal caracteristica da inversão que é a operação fracionada e a modulação entre a capacidade mínima e máxima do condicionador com isso e por isso mesmo consumindo somente a quantidade de btus e potencia elétrica e de refrigeração ou aquecimento dessas frações de operação.

                Não chegando nunca a operar constantemente com os 100% de potencia mas como disse acima modulando essa operação numa média diária entre o máximo e o mínimo especificado pelo fabricante .

                Exemplo num ambiente que o dimensionamento ficou nos 9000 btu´s mas que em alguns dias ou estações ficam muito quentes pode ser que um de 12000 não ficaria exagerademente super dimensionamendo e assim sucessivamente.

                Esse super dimensionamento racionalmente falando seria considerado ruim se por exemplo num ambiente qualquer ser instalado um condicionador de 18k de capacidade sendo que um condicionador de 9k ou 12k atenderia muito bem com folga mesmo nos dias mais quentes ou frios .

                O lado ruim dessa instalação que dei como exemplo não seria tanto pelo possível aumento significativo do consumo e por tabela a menor economia de energia,o que na minha opinião e guardando as devidas proporções praticamente seria o mesmo de um de 9k ou 12k,mas mais pelo preço bem mais alto do equipamento e por tabela da instalação em si. e que no caso não justificaria um custo maior de investimento para um mesmo benefício.

                Como estou longe posso estar falando alguma coisa passível de réplica ou até repreensão kkkk Mas pela experiencia que tive em alguns casos que o ambiente ficou aparentemente "super dimensionado" posso te dizer isso com segurança.

                O que aconteceu no comparativo entre ambientes praticamente iguais nas suas dimensões e na similaridade dos fatores e fontes de calor da carga térmica total,os que "super dimensionei " na minha opinião e da maioria dos clientes,atendiam as setagens dos modos e configurações do controle remoto equalizando com mais rapidez o ambiente com um mesmo consumo e economia.Isso com clientes extremamente calorentos ou que ambiente exigiam uma espcificação para operar sempre com temperatura mais baixa .

                Tem cliente que com 24 ºc a 25 º c fica batendo o queixo de frio principalmente as meninas kkk Já outros com 16º c ainda sentem calor,desses a grande maioria são os meninos ..kkk

                Abraço.

                Comment

                Working...
                X