Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Clube do daikin inverter

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • jairo bertoni
    started a topic Clube do daikin inverter

    Clube do daikin inverter

    conheço a daikin a uns 30 anos ...fabricante super hiper tradicional e conceituadíssimo no mercado e respeitado até pelos concorrentes ..sua atuação era em grandes sistemas de agua gelada e na automação predial..agora pra nossa felicidade entrou no mercado das mini split´s de parede ,teto piso teto ,mult split´s ,vrv´s e mini vrv´s ...e seus condicionadores de parede só tem recebido elogios...também tenho acesso á engenharia de campo aplicação e de produtos ,acesso que ponho à disposição dos colegas ...espero que esses clubes venham a nos ajudar a entender as afinidades e diferenças, entre marcas e modelos um grande abraço jairo

    em tempo: a empresa montou uma fábrica em mogi das cruzes em são paulo e um laboratório pra treinamento,qualificação e treinamento no senai do ipiranga oscar rodrigues alves...
    Last edited by jairo bertoni; 22/12/12, 09:42.

  • guiscal
    replied
    Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post

    Boa noite boa pergunta .Primeiro item nessa questão é a economia na linha de produção pois as dimensões são de mesmo tamanho por exemplo: As capcidades citadas por vc na daikin de 9 12 e 18 k que tem as mesmas dimensões externas mas com algumas diferenças internas naturais maiores ou menores de performance e rendimento em relação às capacidades de cada um .

    Acredito que isso é uma tendencia entre os fabricantes .A diferença da fujitsu de 9k e 12k de capacidade por exemplo está numa pequena serpentina a mais na unidade interna na de 12k obtendo um volume maior de ar gelado do insuflamento e uma maior troca de calor sendo que os dois tem as mesmas dimensões externas mas o de 12k vem com um aumento na seção de tubos da serpentina e por tabela uma maior circulação de fluído refrigerante passando pela serpentina ..Pelo menos era assim a um tempo atrás acredito que os outros fabricantes não fogem a essa regra.

    Além de que as engneharias de campo de todos os fabricantes estão cada vez mais e posso dizer que totalmente digitais com os projetos e pilotos todos em 3D justamente pra standartizar e verticalizar a linha de produção montando e produzindo um mesmo gabinete e acessórios pra certos tipos específicos de capacidade pré determinadas por lotes com algumas diferenças internas já prevista no projeto e na ergonometria .sendo que o lay out design e dimensões externas são similares que como disse com diferenças internas de acorodo a cada capacidade .essa diferença pode ser na lógica de operação de cada um por exemplo .

    Além do que o controle do volume e fluxo de fluído refrigerante que circula e expande dentro do sistema é feito por válvulas de expansão eletronica(VEE) que varia a expansão e controla a pressão e fluxo do refrigerante e por tabela sua temperatura e liberando o fluido de acordo a capacidade e lógica de operação de cada um.Estamos chegando num partamar muito grande de automação e controle de todos osegmentos integrados na internet das coisas ou sua sigla em ingles IOT.

    Que pode ser também no incremento que a lógica difgital trás de diferenças do tempo e temperatura que cada capacidade pode trazer na sua lógica de operação do seu inversor..que as engenharias de campo dos fabricantes chamam de set poit range diferencial histerese delta T etc vários nomes tecnicos e definições pra um mesmo objetivo e situações tanto de setagem paramentação enfim características de especificidade e aplicação que cada fabricante adota .

    De qualquer maneira se Deus quiser vou fazer alguns treinamentos e cursos em alguns fabricantes .Vou dar uma assuntada a esse respeito .Te respondi baseado na experiencia e na evolução que venho acompanhando nesses mais de 40 anos de estrada .Espero ter respondidio sua pergunta.Desculpe se mais confundi do que expliquei . Portanto qualquer dúvida que ainda ficou dá um alo .procurarei responder dentro do meu conhecimento e limite e pode ter certeza que o que eu não souber vamos correr atrás .Abraço
    legal , obrigado pela explicação!

    Leave a comment:


  • jairo bertoni
    replied
    Postado originalmente por guiscal Ver Post
    Bom dia pessoal,

    ja sou usuário de Daikins 9000 Advance (dei antigamente meu review sobre ese aparelho) e agora adquiri também um 18000 Ecoswing R32, verei como se comporta e depois falo minhas impressões..
    uma curiosidade, me desculpem se parecer burrice rs
    a evaporadora dos Daikins 9 , 12 18 mil Btus tem o mesmo tamanho... comparando com outras marcas de 18mil BTU, todas são maiores que a da Daikin tb...
    como é possível um mesmo tamanho de evaporadora ter até o dobro de força para refrigerar?


    Boa noite boa pergunta .Primeiro item nessa questão é a economia na linha de produção pois as dimensões são de mesmo tamanho por exemplo: As capcidades citadas por vc na daikin de 9 12 e 18 k que tem as mesmas dimensões externas mas com algumas diferenças internas naturais maiores ou menores de performance e rendimento em relação às capacidades de cada um .

    Acredito que isso é uma tendencia entre os fabricantes .A diferença da fujitsu de 9k e 12k de capacidade por exemplo está numa pequena serpentina a mais na unidade interna na de 12k obtendo um volume maior de ar gelado do insuflamento e uma maior troca de calor sendo que os dois tem as mesmas dimensões externas mas o de 12k vem com um aumento na seção de tubos da serpentina e por tabela uma maior circulação de fluído refrigerante passando pela serpentina ..Pelo menos era assim a um tempo atrás acredito que os outros fabricantes não fogem a essa regra.

    Além de que as engneharias de campo de todos os fabricantes estão cada vez mais e posso dizer que totalmente digitais com os projetos e pilotos todos em 3D justamente pra standartizar e verticalizar a linha de produção montando e produzindo um mesmo gabinete e acessórios pra certos tipos específicos de capacidade pré determinadas por lotes com algumas diferenças internas já prevista no projeto e na ergonometria .sendo que o lay out design e dimensões externas são similares que como disse com diferenças internas de acorodo a cada capacidade .essa diferença pode ser na lógica de operação de cada um por exemplo .

    Além do que o controle do volume e fluxo de fluído refrigerante que circula e expande dentro do sistema é feito por válvulas de expansão eletronica(VEE) que varia a expansão e controla a pressão e fluxo do refrigerante e por tabela sua temperatura e liberando o fluido de acordo a capacidade e lógica de operação de cada um.Estamos chegando num partamar muito grande de automação e controle de todos osegmentos integrados na internet das coisas ou sua sigla em ingles IOT.

    Que pode ser também no incremento que a lógica difgital trás de diferenças do tempo e temperatura que cada capacidade pode trazer na sua lógica de operação do seu inversor..que as engenharias de campo dos fabricantes chamam de set poit range diferencial histerese delta T etc vários nomes tecnicos e definições pra um mesmo objetivo e situações tanto de setagem paramentação enfim características de especificidade e aplicação que cada fabricante adota .

    De qualquer maneira se Deus quiser vou fazer alguns treinamentos e cursos em alguns fabricantes .Vou dar uma assuntada a esse respeito .Te respondi baseado na experiencia e na evolução que venho acompanhando nesses mais de 40 anos de estrada .Espero ter respondidio sua pergunta.Desculpe se mais confundi do que expliquei . Portanto qualquer dúvida que ainda ficou dá um alo .procurarei responder dentro do meu conhecimento e limite e pode ter certeza que o que eu não souber vamos correr atrás .Abraço

    Leave a comment:


  • guiscal
    replied
    Bom dia pessoal,

    ja sou usuário de Daikins 9000 Advance (dei antigamente meu review sobre ese aparelho) e agora adquiri também um 18000 Ecoswing R32, verei como se comporta e depois falo minhas impressões..
    uma curiosidade, me desculpem se parecer burrice rs
    a evaporadora dos Daikins 9 , 12 18 mil Btus tem o mesmo tamanho... comparando com outras marcas de 18mil BTU, todas são maiores que a da Daikin tb...
    como é possível um mesmo tamanho de evaporadora ter até o dobro de força para refrigerar?



    Leave a comment:


  • jairo bertoni
    replied
    Postado originalmente por JP Celestino Ver Post
    Boa tarde, Jairo! Obrigado pela resposta!

    Pelo que pesquisei, já existem condicionadores Fujitsu com gás R32, mas apenas as versões Teto-Piso. Será que existe alguma previsão para a chegada dessa tecnologia nos modelos High-Wall?

    Com relação a capacidade, meu quarto possui 10m², ocupação normalmente de duas pessoas, um computador e dois monitores, além do já citado fator de uma das paredes com face direta para o sol (que pretendo isolar tão logo o período chuvoso por aqui acabe). Os 12000BTUs seriam o suficiente, correto? Daria pra arriscar um 9000BTUs, talvez?

    Fico no aguardo caso consiga um contato de confiança aqui por Fortaleza.

    Obrigado!
    Boa tarde . olha a fujitsu é muito reservada e não faz estardalhaço em seus lançamentos . Na verdade só ficamos sabendo quando lançam algum novo produto ou modelo .Com essa questão da pandemia não fiz muitos cursos ou atualizações dos equipamentos.Estou com alguns agendados pro ano que vem inclusive da fujitsu .Mas acho que ainda não foi lançado produtos da fujitsu em termos de mini split de parede com esse fluído refrigerante aqui no Brasil .Mas iso é só uma questão de tempo e é irreversível a utilização em operação desse fluído refrigerante.

    Sobre essa questão da capacidade do seu condicionador acho que cautela e caldo de galinha não faz mal a ninguém entáo por isso acho que vc deveria ir de 12000 btus mesmo porque a diferença de preço entre um de 12k para um de 9k é pequena pelo menos que eu me lembre .

    Sobre a indicação de um colega ou empresa em fortaleza ninguém me respondeu .provavelmente e infelizmente é porque não conhecem ninguém de confiaça para indicar .Mas se surgir alguma indicação por esses dias te dou um alô .Boa sorte .vai dando o review .Abraço.

    Leave a comment:


  • JP Celestino
    replied
    Boa tarde, Jairo! Obrigado pela resposta!

    Pelo que pesquisei, já existem condicionadores Fujitsu com gás R32, mas apenas as versões Teto-Piso. Será que existe alguma previsão para a chegada dessa tecnologia nos modelos High-Wall?

    Com relação a capacidade, meu quarto possui 10m², ocupação normalmente de duas pessoas, um computador e dois monitores, além do já citado fator de uma das paredes com face direta para o sol (que pretendo isolar tão logo o período chuvoso por aqui acabe). Os 12000BTUs seriam o suficiente, correto? Daria pra arriscar um 9000BTUs, talvez?

    Fico no aguardo caso consiga um contato de confiança aqui por Fortaleza.

    Obrigado!

    Leave a comment:


  • jairo bertoni
    replied
    Postado originalmente por JP Celestino Ver Post
    Bom dia, caros!

    Pretendo adquirir um ar-condicionado nos próximos dias, e gostaria de ouvir a opinião de vocês sobre alguns pontos.
    Estou em dúvida entre Inverter Daikin EcoSwing Smart R-32 12000 BTU (FTKP12Q5VL) eInverter Fujitsu 12000 BTU (ASBG12JMCA). Sempre vejo as pessoas comentarem que a Fujitsu é a melhor marca, mas entre essas duas, a Daikin está ligeiramente mais cara (R$300,00 a mais). Meu foco é em economia no consumo de energia. Qual vocês indicariam?

    Sou de Fortaleza, e aqui o sol não brinca . Uma das paredes do meu quarto fica virada para o sol, de modo que dependendo da época do ano o quarto vira um forno. Estou pensando em isolar termicamente a parede externa com placas de EPS e tinta branca. Vocês acham que compensa esse investimento?

    Última pergunta, vocês conhecem algum técnico competente para indicar daqui de Fortaleza?
    Desde já agradeço! Grande abraço!
    João paulo (desculpe não resisti kkkk) boa tarde ..Tudo começa bem quando o dimensionamento da carga térmica for muito bem feito para encontrar a real capacidade do equipamento a ser instalado .A economia de energia com a operação começa daí independemente de marca ou modelo.

    Eu prefiro o fujitsu sempre ,Mas o daikin também faz parte de minhas indicações.As minhas primeiras sugestões quando me perguntam é sempre pra um ou para o outro ..e como plano B indico sempre o gree ou o lg .

    Se vc prefere ou gosta de condicionador com alguns mimos ou bijuterias esse daikin tem a opção de vc integrar automação nele .Mas o que eu acho mesmo que a unica e significante vantagem do daikin em relação ao fujitsu é que o fluído refrigerante do daikin já é o R 32 que é mais eficiente e de acordo ao fabricante agride bem menos a atmosfera e o impacto dele no efeito estufa é significantemente bem menor que os outros fluídos refrigerantes do mercado .(410 A). quanto ao rendimente acredito que são semelhantes pois seu EER coeficiente de eficencia energética é praticamente igual entre um e outro . .

    Quanto isolação da parede acredito que seria uma boa ideia e por tabela acho que vc recupera o investimento com a economia de energia que a principio essa solução de isolação e pintura da parede te proporcionaria .Falo isso sem conhecer o ambiente então posso estar te orientando erradamente mas por experiencia acredito que não .

    Portanto como considero o fujitsu uma baita máquina acho que vc deveria ir de fujitsu na minha modesta opinião.Além do que esse R 32 foi recentemente homologado no Brasil precisando de um melhor cuidado e treinamento no seu manuseio além de ainda custar um rim o kilo praticamente 3 X vezes mais do que o R410A.

    Se vc gosta de automação e tecnologia embarcada e é preocupado com a preservação do meio ambiente vá de Daikin.Vc é quem sabe .E lembrando e perguntando a vc se essa capacidade encontrada de 12000 btu´s está compatível com um dimensionamento feito com os reais fatores e fontes de calor do seu ambiente .(insolação ,irradiação ,convecção etc )

    Se esse dimensionamento está correto e com o adendo da isolação da parede que bate sol (parabéns por pensar nisso) é só partir pro abraço com qualquer marca .Boa sorte paz e saúde ao ano que se incia pra vc família e de quem vc gosta e com certeza gostam de vc também Abraço Não deixe de dar o review .

    Obs: vou ver com os amigos se alguém conhece algum companheiro instalador ou empresa de confiança aí em fortaleza pra te indicar .
    Last edited by jairo bertoni; 26/12/22, 20:04.

    Leave a comment:


  • JP Celestino
    replied
    Bom dia, caros!

    Pretendo adquirir um ar-condicionado nos próximos dias, e gostaria de ouvir a opinião de vocês sobre alguns pontos.
    Estou em dúvida entre Inverter Daikin EcoSwing Smart R-32 12000 BTU (FTKP12Q5VL) eInverter Fujitsu 12000 BTU (ASBG12JMCA). Sempre vejo as pessoas comentarem que a Fujitsu é a melhor marca, mas entre essas duas, a Daikin está ligeiramente mais cara (R$300,00 a mais). Meu foco é em economia no consumo de energia. Qual vocês indicariam?

    Sou de Fortaleza, e aqui o sol não brinca . Uma das paredes do meu quarto fica virada para o sol, de modo que dependendo da época do ano o quarto vira um forno. Estou pensando em isolar termicamente a parede externa com placas de EPS e tinta branca. Vocês acham que compensa esse investimento?

    Última pergunta, vocês conhecem algum técnico competente para indicar daqui de Fortaleza?
    Desde já agradeço! Grande abraço!

    Leave a comment:


  • jairo bertoni
    replied
    Postado originalmente por lucas536 Ver Post

    Jairo, aproveitando o embalo....

    Muita diferença de "construção/qualidade" do Exclusive pro novo ECOSWING com R32? Consumo será que fica a par sendo ambos 12k? O novo também não é full inverter certo?

    Além disso vi que ele tem Wifi nativo, sem necessitar daquele aparelinho a parte que uso no meu exclusive. Outro ponto é o preço estar pau a pau com os fujistu
    Boa tarde ..Sobre rendimento seriam praticamente iguais ...O que agregaria valor ao Daikin seria o fluído R32(que ainda custa um rim por kilo ) que dizem ser mais eficiente e menos prejudicial ao efeito estufa.( o quanto é prejudicial é sempre nebuloso) E afirmam que é ligeiramente inflamável clase A grupo L2. que em se tratando de brasil já me deixa com a pulga atrás da orelha que aliás está em pé faz tempo juntamente com os pelinhos da nuca.Tem baixa toxidade mas com certeza tem que se ter um treinamento e procedimento bastante cuidadoso.

    Sobre esse full inverter os benefícios em isenções fiscais e desconto de impostos se tornam uma arma de pressão para com os o fabricantes e me parece uma versão moderna de protecionismo da industria "nacional" obrigando quem fabrica qualquer coisa no Brasil terem em suas linhas de montagens plantas e linha de produção a famigerada "nacionalização " de componentes em troca desses descontos e quem não dá não pode fabricar ou montar nada aqui no Brasil mesmo que tenha linha momtagem e produção em parques industriais aqui no brasil .(caso de fujitsu e mitsubishi)A fujitsu se rendeu a essa realidade e a qualidade já caiu uns 50% principalmente em gabinetes etc.

    Mas isso já uma outra história .Pela lógica ,bom senso e razão o certo seria vc continuar com o time que está ganhando kkk .Vai dando o review .boa sorte abraço

    Leave a comment:


  • lucas536
    replied
    Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post

    Jairo, aproveitando o embalo....

    Muita diferença de "construção/qualidade" do Exclusive pro novo ECOSWING com R32? Consumo será que fica a par sendo ambos 12k? O novo também não é full inverter certo?

    Além disso vi que ele tem Wifi nativo, sem necessitar daquele aparelinho a parte que uso no meu exclusive. Outro ponto é o preço estar pau a pau com os fujistu

    Leave a comment:


  • jairo bertoni
    replied
    Postado originalmente por lucas536 Ver Post
    Tentei buscar outro Daikin 12k pra mim nessa black fraude mas não deu mto certo... nada interessante

    Nem os LG consegui achar algo interessante, preciso de outro ar pro outro quarto que agora é nosso escritório... o de 12k do outro quarto ta apanhando pra casa toda kkkk

    Leave a comment:


  • lucas536
    replied
    Tentei buscar outro Daikin 12k pra mim nessa black fraude mas não deu mto certo... nada interessante

    Nem os LG consegui achar algo interessante, preciso de outro ar pro outro quarto que agora é nosso escritório... o de 12k do outro quarto ta apanhando pra casa toda kkkk

    Leave a comment:


  • jairo bertoni
    replied
    Postado originalmente por Jackmoser
    Sim, uma pequena pesquisa e vc olha os modelos Indianos, lá tem todas essas tecnologias embarcadas e aqui são todos capados.
    Olha o catalogo em anexo.
    Nesse sentido as japonesas raiz kkk eram imbatíveis nos mimos e bijuterias,já no lay out e design eram espartanas e cleans sem vozes led´s piscantes e falantes sem alarmes e alardes ,mas na lógica de operação montagem do equipamento e até pra quem ia instalar eles pensavam em soluções legais e simplificadores .Extremamente eficazes com alto rendimento ergonômicas econômicas e compactas ."Eles tinham um lema e afirmação que infelizmente atualmente está quase esquecido" Se podemos simplificar porque complicar" obrigado pelo feedback e review.Abraço

    Leave a comment:


  • jairo bertoni
    replied
    Postado originalmente por Jackmoser
    Comprei um Daikin ecoswing R32 de 12000, muito bom o aparelho só senti falta de uma coisa que esta presente no meu velho Komeco. Ao desligar o aparelho ele não faz uma ventilação da unidade para tirar umidade e evitar formação de fungos, uma coisa tão simples mas que para um aparelho deste preço é incrível que não tenha. Fora isso estou gostando.

    Gostaria até de sugerir a empresa para que colocasse isso (não sei como kkkk), ao desligar o aparelho entrasse em modo ventilar por 5 minutos, isso ajuda muito.
    É isso mesmo.Mas o famigerado e nefasto custo brasil deixa de lado esses pequenos detalhes que são bem legais .Fora outras reclamações ou reinvidicações pertinentes e que fariam uma grande diferença na qualidade como a lógica e modos de operação mais ajuustadas a afinadas além de muita reclamação com o manual de instalação/consumidor e o campeão de insatisfações nos detalhes sua majestade o controle remoto sem iluminação noturna e outras coisitas más ,led´s de display que não tem opção on/off etc e tal.Abraço.

    Leave a comment:


  • jairo bertoni
    replied
    Postado originalmente por Reginaldo Rangel Maraba Ver Post
    Boa tarde , Sr. Jairo quanto está em média o preço do gas R32 pra dar carga num aparelho de 9000 BTUS ?
    Um cilindro de 3 kilos sai pro 300,00 com o frete .uma de 11kg não fica por menos de R$ 2200,00 A varga de um condiconador dessa capacidade aqui na minha região dependendo do serviço ficaria entre R$ 450,00 a R$ 500,00 vai depender a marca do fluído A carga ou tara de fluído refrigerante de um condicionador de 9K de capacidade é de 850 a 900 gramas.O preço vai depender da dificuldade do serviço translado movimentação alimentação etc ..Aí na sua cidade ou região eu não saberia dizer .

    Leave a comment:

Working...
X