Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Clube do daikin inverter

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #76
    Vai ser a primeira noite hoje Sandrica... depois lhe respondo.... mas "aparentemente" tá bem silenciosa a condensadora.

    Comment


    • #77
      Postado originalmente por Sharif Ver Post
      Vai ser a primeira noite hoje Sandrica... depois lhe respondo.... mas "aparentemente" tá bem silenciosa a condensadora.
      A minha só fica silenciosa se eu colocar naquele modo do "pinheirinho e lua" na velocidade do fan e no Econo, aí fica baixinho, baixinho o barulho. Eu nunca dormi com o meu ligado até hoje desde que instalei, eu ligo antes, fico no quarto, e na hora de dormir desligo, pois já está "frio" para mim.

      Comment


      • #78
        Como é que é Sandra? Você desliga pra ir dormir? rsrsrsrs Se você morasse aqui no Rio ia acordar parecendo que fez xixi na cama - rsrsrsrs - de tão molhada de suor que estaria.
        Abraço e um feliz 2013.

        Comment


        • #79
          Rsrs... desligo sim... agora, por exemplo, eu acabei de desligar. Eu liguei e ele gelou o quarto em menos de 15 minutos. Estava em 25º até agora. E sempre checo a temperatura (não com termômetro, pois não tenho ainda) pelo Accuweather no meu celular. Agora a externa é 24º. Então como no meu quarto eu estou com uma temperatura maior, eu desligo, pois sei que não está tão quente lá fora. Até hoje nunca acordei suada... rsrs... Acho que é porque aí é quente e úmido, então a sensação de desconforto é maior. Aqui é quente, mas é muito seco o clima, então você só sente calor durante o dia, de noite a temperatura cai.

          Comment


          • #80
            Postado originalmente por Sharif Ver Post
            Daikins instalados, instalação bem feita, deixei os 3 trabalhando por 1 hora mais ou menos, iniciando a operação pelo modo powerful e depois na temperatura minima 18graus, aparentemente funcionando muito bem os 3... hoje à noite não está tão quente.
            Jairo, só fiquei com uma dúvida, as linhas ficaram bem curtas 1 metro à 2 metros no maior, após entrar em operação as 3 máquinas trabalharam com a pressão em 150, não foi retirado nada de gás, a pressão é essa mesma ou deveria ser retirado algum pouco de gás.
            Até o momento nadinha a reclamar.
            o grande barato da inversão é que existe também integrada à lógica de operação uma válvula eletrônica de controle de volume e deslocamento que só libera a quantidade do gas necessária pra operação de acordo aos parâmetros de calor enviados pelos sensores de calor e temperatura ...portanto não tem o chamado "excesso" ..dentro da operação ..usa-se somente a quantidade certa de gas e potencia pra cada fração da operação..se vc tem alguma duvida é só postar ..um grande abraço boa sorte obrigado pelo poste e feed back jairo

            Comment


            • #81
              Opa, essa eu não sabia Jairo!!
              De mais detalhes!

              Comment


              • #82
                Postado originalmente por Mateusão Ver Post
                Opa, essa eu não sabia Jairo!!
                De mais detalhes!
                para cada capacidade de trabalho e operação de condicionadores inverter existe uma carga máxima de gas refrigerante pras distancias mínimas e máximas.. vamos supor que as distancias lineares de uma instalação qualquer esteja enquadrada dentro dessa carga não necessitando então de adicionar gas ... citemos como exemplo pra exemplificar melhor um condicionador de 9k só fria da fujitsu ..ela opera entre 250 watt´s a 1270 watt´s de potencia, entre 1700 btu´s a 10900 btu´s de capacidade , o compressor entre 300 rpm´s até 3400 rpm´s ,frequencia entre 30 hertz a quase 100 hert´z e se não me falha a memória 60 volt´s a 240 volt´s ..pressão na linha de gas entre 90 a 150 psi..carga total de gas 750 gramas (teria que verificar ,mas acho que é isso ou perto disso,tô sem os catálogos aqui comigo)

                vamos supor que de acordo ao modo setado e configuração e as condições de temperatura e umidade interna e externas o condicionador teria que demandar naquele ambiente climatizado ,num momento ou fração de operação pontual 250 watt´s,300 rpm´s .1700 btu´s ,30 hertz etc... o compressor não teria como e nem poderia deslocar 750 gramas de gas com essa configuração entendeu? aí é que entra então a valvula eletronica de controle de vazão(que é na verdade uma solenóide)..a lógica da inversão dentro da configuração setada e pelo sinais recebidos,analisados e através dessa valvula eletronica controla a vazão/volume/deslocamento que seria mais ou menos pra essa configuração algo em torno de 200 gramas de gas refrigerante

                a grosso modo é através dessa valvula que o compressor desloca um "peso" ou "carga" compatível à potencia,rpm,frequencia,pressão,capacidade desse momento ou fração de operação especifica e pontual... e assim é em todas as configurações e modos setados e habilitados dentro da operação de acordo à configuração,temperaturas ,umidade ,tanto internas como externas, o inverter opera entre esses números de acordo a vários parâmetros e condições específicas e pontuais dedicados a manter a temperatura e umidade interna estáveis dentro do que foi setado pelo usuário isso com o máximo de economia possível ..

                .claro que pra isso aconteça existem sensores que enviam sinais à placa eletronica principal que tem um "delta T" ou seja um tempo minimo máximo pra monitoração e adequação da lógica ..por isso em algumas configurações e parcelas de tempo dentro da operação o moto ventilador da unidade interna quase para ,e em alguns casos específicos previstos dentro das características determinadas na lógica de temperatura/umidade interna e externa, no caso do fujitsu o compressor desliga ..e sua volta a operação é uma coisa bonita de se ver e entender ...isso vou postar depois ... dentro da operação de um inverter ,na parte dos manuais tecnicos de treinamento e qualificação que nos mostram todas as fases da operação é uma tabela imensa de dados e situações específicas que a gente não imagina que ocorre ,está ocorrendo ou ocorrerá..

                vou pensar num modo e qual a melhor forma de postar pro colegas do forum essa apostila principalmente na parte da lógica,fases e modos de operação dentro da inversão... cara é bonito demais!!! talvez o próprio administrador dê uma ideia como fazer isso ou mesmo se é possivel tipo tirar fotos e anexar ..criar um link sei lá ..mesmo vc pode me dar uma ideia ...qualquer coisa que não ficou clara ou que vc não entendeu é só postar
                Last edited by jairo bertoni; 05/01/13, 09:43.

                Comment


                • #83
                  Considere-se agradecido!
                  Ficou claro como cristal!
                  Eu realmente sempre tive a dúvida de como o compressor teria força para deslocar a mesma quantidade de gás na rotação mínima!
                  Tu deve ter lido meus pensamentos! kkkkkkkkk

                  Comment


                  • #84
                    Obrigado pelas explicações Jairo...

                    Sandrica muuuuito silencio durante a operação, dormi a noite toda com o AR setado em 20 graus e Fan no médio, barulho só do deslocamento de AR pelas turbinas coisa normal, a linha desse AR ficou com uns 50cm, não sei se devido a parede ser de tijolo deitado, mas não escuto o trabalho do compressor do lado de fora não.

                    Comment


                    • #85
                      Que beleza, hein Sharif? Mas estava no Econo, né? Bom que não faz barulho aí... então deve ser o meu mesmo que, ou tem problema ou eu é que tenho um ouvido supersônico... rsrs... Eu ouço o barulho da condensadora da vizinha também quando ela liga de noite o dela. Quando desliga, nossa, sinto um alívio, um silêncio... o dela é Komeco, não é inverter. Então eu penso que, mesmo se minha condensadora tivesse sido instalada longe eu ainda ouviria, pois consigo ouvir o da minha vizinha! O meu quarto é esse que aparece aí na foto a janela com o Daikin em cima:



                      Umas dúvidas pro Jairo (ou para quem souber responder ;D):

                      1. hoje fui limpar os filtros e ao tirar a tampa tinha uma pequena aranha dentro. Os insetos costumam entrar e danificar o AC, tanto a evaporadora quanto a condensadora? O que fazer para evitar? Ou não há nada para se fazer?

                      2. qual o modo mais econômico para se usar o AC, em termos de gasto de energia: usar o fan no automático ou no modo de menor velocidade do fan (no caso do Daikin, é o modo do "pinheirinho e da lua", que se recomenda de noite para dormir, já que ele reduz muito a velocidade do fan, acredito que seja a menor possível, menor que a velocidade 1, então não faz nenhum barulho na evaporadora, nem de vento)?

                      3. eu não sabia que o funcionamento dos inverters era assim, tão complexo. Esses sensores de temperatura e umidade que você descreveu aí só existem nos Fujitsu ou outras marcas também (como no meu "pobre" Daikin)? Ou em alguns modelos mais avançados que existem esses monitoramentos complexos? Achei muito interessante isso!

                      Comment


                      • #86
                        Sandrica, sem ficar no modo ECONO.
                        Olha vou dar meu palpite como curioso... quanto mais baixo estivar a ventilação, mais tempo vai demorar para atingir a temperatura escolhida, sendo assim o compressor vai trabalhar por mais tempo em uma potencia mais alta.... Se vc deixar o FAN no auto ele vai regular automaticamente se estiver a temperatura distante da escolhida vai ficar com ventilação mais forte e conforme for chegando perto/atingir a temperatura desejada ele vai regulando o compressora e a ventilação... sei lá essa é a lógica que entendo... vou deixar para os mais entendidos comentarem sobre isso.

                        Comment


                        • #87
                          Mas eu uso assim: ligo em 24º, fan no auto. Aí quando sinto que o quarto está confortável, coloco no modo "pinheirinho" o fan, e aí o barulho fica mais baixo ainda na condensadora. Eu sou leiga, mas quanto mais barulho faz lá fora na condensadora, imagino eu, na minha ignorância, que ele está consumindo mais energia. Quando ponho no Econo, a condensadora diminui muito o barulho, conforme os vídeos que postei. Então eu penso, e se eu estiver errada eu quero que alguém que saiba me corrija, que se eu setar o AC de modo a fazer menos barulho na condensadora lá fora, estarei num modo de menor gasto de energia. Eu quero saber qual o jeito certo de usar para torná-lo mais econômico, então por isso estou perguntando... Vou ser sincera, nunca tive ar condicionado, e o instalador só falou assim: coloque no modo do floquinho de neve, a temperatura e a velocidade de fan que você quer e pronto, não explicou qual modo é mais econômico. Coisa que, aliás, acredito que ele nem saiba mesmo...

                          Comment


                          • #88
                            Postado originalmente por Sandrica Ver Post
                            Mas eu uso assim: ligo em 24º, fan no auto. Aí quando sinto que o quarto está confortável, coloco no modo "pinheirinho" o fan, e aí o barulho fica mais baixo ainda na condensadora. Eu sou leiga, mas quanto mais barulho faz lá fora na condensadora, imagino eu, na minha ignorância, que ele está consumindo mais energia. Quando ponho no Econo, a condensadora diminui muito o barulho, conforme os vídeos que postei. Então eu penso, e se eu estiver errada eu quero que alguém que saiba me corrija, que se eu setar o AC de modo a fazer menos barulho na condensadora lá fora, estarei num modo de menor gasto de energia. Eu quero saber qual o jeito certo de usar para torná-lo mais econômico, então por isso estou perguntando... Vou ser sincera, nunca tive ar condicionado, e o instalador só falou assim: coloque no modo do floquinho de neve, a temperatura e a velocidade de fan que você quer e pronto, não explicou qual modo é mais econômico. Coisa que, aliás, acredito que ele nem saiba mesmo...
                            olá sandra ...rsrsrsrs..tô te achando uma gracinha rsrsrsrsr...o modo mais econômico é o economy ou auto no modo refrigeração e auto no modo fan,o do pinheirinho e luinha é pra dormir ...

                            sobre o consumo alto ,sua casa deve ter alguma fuga,ou fase desbalanceada,sub dimensionada etc ..vc não me respondeu sobre idade da geladeira ,maquina de lavar se vc usa muito micro ondas( o caseiro do meu tio fala microomnibusus),ferro de passar,CHUVEIRO!!!!!!

                            vou falar uma loucura baseado nas suas fotos que aliás vc tá de parabéns em todos os sentidos portanto voltando á loucura que vai ser dita ,acho que o barulho e nível de ruido na sua instalação é uma conjunção de fatores ,primeiro pela posição das unidades externas e em segundo lugar a que fica em frente ao muro ..

                            REVERBERAÇÃO E REFLEXÃO!!! aconteceu que instalei dois condicionadores parede a parede fujitsu de 9k só fria na casa de um amigo ,uma na suite que dá pros fundos da casa ,piscina quintal jardim,area livre,sem obstáculos, a outra instalada na suite do filho que dá pro um corredor meio estreito igual a esse seu e na mesma posição

                            o que aconteceu ? o filho reclamou de barulho!! e o pai não ...e realmente a do quarto do filho dá pra escutar um zumbido e que de madrugada deve incomodar..ele tava alegando que o condicionador tava ou veio com problemas ,pois a do pai dele era a mesma máquina e não fazia barulho ...portanto o muro age como espelho ao som ..depois que usei esse argumento ele concordou comigo ,entendeu ??reflete,não deflete ou dispersa o som...essa é minha opinião ..

                            sobre o consumo vc tá com alguma coisa na sua casa que tá te comendo por uma perna...vou chutar geladeira e depois chuveiro ..vc não tem nenhum soprano ou contralto aí na sua casa que quando entra pro chuveiro canta a ópera inteirinha do verdi ,tem? ou aquelas "cumadres velhas " passadeiras de roupa que leva dois dias pra passar duas duzias de roupa? tem alguma coisa errada e não acho que seja o condicionador ..instalação muito antiga ...sei lá ..posso estar falando tremendas asneiras ..portanto antecipadamente já peço seu perdão

                            vc comparou os níveis de ruido das unidades externas separadamente ??? ligar uma prestar atenção ..e depois a outra ???

                            Comment


                            • #89
                              Obrigada pelo gracinha... rsrs...

                              Primeiramente, obrigada pela atenção de sempre!

                              - Sobre o modo de funcionamento mais econômico: então tenho que usar o Econo (aqui não tenho modo de refrigeração auto, a única coisa que tem auto aqui é a velocidade do fan...) e a ventilação (fan) no auto, é isso? Mas será que o modo do pinheirinho, conforme eu citei, não seria ainda mais econômico que o auto do fan, já que o auto vai aumentar, diminuir o funcionamento do compressor lá fora conforme a temperatura interna, enquanto o do pinheirinho vai fazer ficar sempre no mínimo? Eu não aguento o zumbido na minha cabeça do fan no auto, acho o "pinheirinho" mais silencioso, mas tenho dúvidas se o gasto não seria mais alto por causa disso... Não é possível que o pinheirinho seja mais gastão que o auto, já que teoricamente, seria para ficar horas ligado durante a noite, e não poderia ser maior o gasto, não? Só meu palpite... rsrs...

                              -sobre o consumo e outros eletrodomésticos:
                              -chuveiros: são 2 na casa, e na maior parte do tempo usamos no desligado, pois aqui em RP é quase sempre muito calor. Mas eu, particularmente, confesso, faço o mea culpa aqui: eu demoro um pouquinho no chuveiro, nada exagerado, mas uns 15min, às vezes 20min quando a água está quentinha e o tempo está frio. Eu costumo tomar banho de noite, então como já sinto frio, coloco a temperatura dele no 1 ou 2 (o chuveiro é um de 8 temperaturas, o 0 é desligado). São 3 pessoas na casa, mas a pessoa mais "demorada" no banho sou eu mesma... rsrs...
                              -microondas: tem um bem antigo, mas usamos só de vez em quando mesmo, muitas vezes 1 x por semana, para fazer uma lasanha, pizza ou pipoca, mas raramente usamos
                              -geladeira: não sei a idade dela, acho que mais de 5 talvez... preciso olhar lá. Essa fica ligada o dia todo, não tem como... Não sei se ela tinha selo Procel, mas acho que tinha sim. Antes de trocarmos a geladeira o gasto era maior, depois trocamos e diminuiu um pouco. A antiga era gastona mesmo...
                              - máquina de lavar: usada 1x durante a semana, por 2h, no máximo, uso um ciclo para lavar minha roupa toda da semana e um outro ciclo para a roupa de cama da semana. Não é quente/fria, só fria.
                              -TV: tem duas, mas só usamos uma na sala de 40 pol LCD, acho que umas 5h por dia, acredito... talvez uma hora a mais ou a menos. Não há home teather
                              - ferro de passar: uma vez por semana, no máximo 2x usado. O tempo para passar roupa não sei ao certo, acho que umas 2-3h, no máximo
                              - lâmpadas: praticamente a casa inteira tem as fluorescentes, aquelas que dizem ser das econômicas, mas só ficam acesas de noite e não em todos os cômodos, só nos ocupados, acredito que umas 5-6h na sala, cozinha, quartos
                              - ventiladores: são aqueles pequenos, portáteis, e um de teto na sala. Um portátil fica na cozinha, que é um "forno" de quente, acredito que por causa do fogão e geladeira, que também joga calor para fora dela. Mas pouco tempo ligado. Na sala, umas 5h. Em um outro quarto que não tem ar condicionado, o ventilador fica horas ligado, acho que conforme dia umas 12h ou mais. Ventilador pode ser gastão também?
                              - computadores: dois, desktops. Ficam ligados, agora nas férias, por 10-12h. Ambos com monitores LCD. Tem uma impressora, mas uso raramente, então considero como se ela estivesse desligada o tempo todo, nem na tomada fica.
                              - purificador de água: é um IBBL, usa compressor para refrigerar a água, fica ligado igual à geladeira, dia inteiro...
                              Acho que descrevi tudo... rsrs...

                              Sobre a reverberação, também pensei nisso desde o início. Pensei que se as condensadoras dessem para uma área ampla no quintal não teria nenhum problema de ruído. Pode ver que a condensadora da vizinha, pela foto, parece que está "canalizada" na direção do meu quintal. Então, o som vem direto e reto para mim. Mas depois, olhando a foto que está logo na primeira página desse tópico, na foto em que mostro as duas condensadoras, dá para ver a parede do lado oposto ao dos quartos, veja lá uma coisa: a altura do meu muro é exatamente da altura da parte superior das janelas, dá para ver isso pela parede de fundo do quintal, a parede não voltada contra a dos quartos. Então, as condensadoras estão num nível superior à altura máxima do muro. E pensei que, por isso, o som das condesadoras pudesse ficar livre para ir para uma posição acima do muro. Mas parece que o som não vai reto apenas, né? Pois se fosse assim, não teria um obstáculo direto ao som, já que o muro está imediatamente abaixo da altura das condensadoras. Se o barulho vai para frente e para baixo nas condensadoras, aí sim seria essa a explicação do ruído que eu ouço no quarto. Quando a outra condensadora do outro quarto está ligada e a do meu não está, eu consigo ouvi-la no meu, ou seja, o som do AC do outro quarto é refletido para o meu também e eu ouço. Posso te falar uma coisa que corrobora sua suspeita e a minha também de reverberação? No outro quarto, dorme minha mãe. Eu consigo ouvir os roncos dela do outro quarto para o meu durante a noite, não vindo através da porta do meu quarto, já que as portas são frente a frente uma da outra, mas ouço o som vindo da janela do quarto dela, que deve bater na parede e reflete no meu quarto. Ouço tudo durante a noite... rsrsrs...

                              Comment


                              • #90
                                Postado originalmente por Sandrica Ver Post
                                Primeiramente, obrigada pela atenção de sempre!

                                rsrsrs...
                                sandra depois ler seu pequeno e conciso poste rsrsrsrsrs acho que matamos a charada ..configure o condicionador no modo que fique mais confortável pra vc tanto no quesito temperatura como no nível de ruido ...

                                se a casa for sua quando vc for dar a primeira manutenção preventiva de higienização pesada..instale mais longe ..tá!!! é um gasto a mais,tem o eletricista novamente e blá bla´blá blá ..uma interligação de 7 metros não fica barata se isso for possível e extremamente necessário ..acho que vc vai acostumar com o barulho..até aí seu nível de atenção abaixou(eu espero,toda comunidade forense espera e quiçá toda ribeirão preto também)rsrsrsrsrsr e ele com o tempo praticamente desaparece...se isso para a felicidade da nação acontecer a unica coisa ruim é que ficaremos sem seus postes curtos,e super concisos rsrsrsrsr acho que vc tem um consumo alto ..o unico modo de medir seu consumo exclusivo dos condicionadores é desligar tudo por duas horas ..conferir certinho no relógio ..desligar os condicionadores e ligar o que rotineiramente o que fica ligado na sua casa durante duas horas e fazer a média ..ou comprar os medidores de linha ...mas acho que sua casa tem um consumo alto mesmo ...agora sem medo de errar... um grande abraço boa sorte não desapareça desculpe as brincadeiras ..jairo ah sobre o ronco de sua mãe configure ela com modo do pinheirinho e lua ,quem sabe resolve ?rsrsrsrsrsrs
                                Last edited by jairo bertoni; 05/01/13, 17:53.

                                Comment

                                Working...
                                X