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  • Vou pintar sim... rsrs... a tinta já tá comprada, falta agendar o serviço... rsrs...

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    • Postado originalmente por Sandrica Ver Post
      ...Decidi então mandar a garantia de fábrica às favas...
      Eu sempre faço isto! - La garantia soy jo ... Não sigam o meu exemplo.

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      • Postado originalmente por Sandrica Ver Post
        Hoje liguei para o instalador, de novo falou que só viria no dia que estivesse de passagem por minha cidade. Eu falei que então ele não viria nunca, já que já faz 1 mês que liguei para ele e ele nunca vem. Disse então que se ele for e não tiver defeito no aparelho ele iria me cobrar 210,00 pela visita. Eu falei que já que era para pagar, eu procuraria alguém na minha cidade mesmo, que sairia mais barato. Aí ele me ameaçou, disse que se outra pessoa que não fosse autorizado Daikin mexesse no aparelho que eu perderia a garantia. Eu retruquei que então eu ficaria presa para sempre a ele, já que só tem ele de autorizado aqui perto. Então me orientou a abrir chamado na Daikin, porque ele então viria e a Daikin pagaria a vinda dele. Liguei em SP, e me disseram a mesma coisa: se ele fosse e não tivesse defeito, que eu teria que pagar a visita dele. Eu falei, então dá na mesma, não resolve nada e ainda terei que pagar visita. Decidi então mandar a garantia de fábrica às favas: já agendei com um técnico para vir olhar meus ACs, é técnico da minha seguradora Porto Seguro, acredito que entenda do assunto, pois os prestadores da Porto Seguro que chamei até hoje (informática, serviços hidráulicos, chaveiro, linha branca) me pareceram competentes e honestos, já que, se houver defeito, falam qual peça comprar e eu mesma compro onde achar melhor. A mão de obra é gratuita, só pago as peças. Marquei para essa sexta-feira, vamos ver se agora resolvemos de vez se é mesmo subdimensionamento ou defeito.
        Creio que você deva fazer uma medição no funcionamento do aparelho. Uma vez um técnico analisou um meu e colocou dois termômetros, um na entrada do ar e outro na saída. Pela diferença entre a temperatura do ar que entrava e o que saia ele calculou os btus efetivos com base em uma tabela. Na ocasião ele disse que o meu estava conforme. Tente fazer isso, e se de fato for encontrada alguma diferença informe a Daikin e documente o ocorrido. Se eles vierem e não solucionarem, ingresse na Justiça.

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        • Postado originalmente por mapintar Ver Post
          Creio que você deva fazer uma medição no funcionamento do aparelho. Uma vez um técnico analisou um meu e colocou dois termômetros, um na entrada do ar e outro na saída. Pela diferença entre a temperatura do ar que entrava e o que saia ele calculou os btus efetivos com base em uma tabela. Na ocasião ele disse que o meu estava conforme. Tente fazer isso, e se de fato for encontrada alguma diferença informe a Daikin e documente o ocorrido. Se eles vierem e não solucionarem, ingresse na Justiça.
          Além das temperaturas, é necessário saber a vazão de ar para se calcular os BTU. O técnico mediu a vazão ou usou um valor padrão para o equipamento?

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          • Postado originalmente por Eduardo7 Ver Post
            Além das temperaturas, é necessário saber a vazão de ar para se calcular os BTU. O técnico mediu a vazão ou usou um valor padrão para o equipamento?
            Naquela ocasião ele disse que a aferição deveria ser feita com o aparelho no máximo. Assim ele ajustou para a ventilação e resfriamento máximo e mediu, dizendo que estava indicando 10.800 btus (o aparelho era de 10.000). A vazão do ar propiamente não foi medida.

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            • Retornando para contar sobre a visita do técnico hoje: vou contar no primeiro parágrafo o resumo, para quem gosta de objetividade. Para quem gosta dos meus posts longos (Jairo rsrsrs), pode ler o parágrafo de baixo que nele conto a história detalhada. A sinopse segue aqui: uma notícia boa e uma ruim. A boa é que, segundo o técnico, que é partner da Porto Seguro, seguradora do meu carro, os aparelhos não estão subdimensionados, e deveriam dar conta sim de refrigerar os quartos. A notícia ruim: ainda não sabemos o que se passa para os aparelhos não gelarem, já que ele não trouxe o manômetro específico para inverters (trouxe o para R22). Retornará na terça que vem e aí fará a medição do gás, disse que desconfia de falta de gás.

              Agora, história longa (só leia quem gosta de ler uma bíblia, hein? rs). Liguei na Dufrio e falei com o vendedor dos aparelhos, contei o acontecido e ele disse que os de 9000 btus deveriam dar conta sim, que se houvesse algum problema com os aparelhos haveria alguma mensagem de erro (aqueles códigos que aparecem no controle remoto, nos meus não apareceu nada). Ele disse que não pode descartar algum defeito de fábrica, mas que achava difícil. Eu particularmente acho difícil, mas não impossível. Perguntei se eu podia deixar o técnico da minha seguradora abrir as máquinas, se eu ia perder a garantia da Dufrio de 1 ano, ele disse que não, que tinha mesmo que abrir, que não tinha como saber se havia problema sem abrir. E reiterou que, se fosse detectado defeito, que ele trocaria as peças defeituosas, sem problema.
              Quando o técnico chegou hoje, ele disse que estava gelando sim, e que o problema era que eu é que não estava usando direito, que estava com velocidade muito baixa no fan e que era para botar na temperatura mais baixa para gelar mais rápido. Enfim, que eu é que não sabia usar o ar. Eu falei que colocando a temperatura em 18 graus, que deveria sair lá em cima a 5 para chegar na temperatura ambiente correta. Ele disse que, como técnico de refrigeração que ele é, nunca teve a curiosidade de medir a temperatura de saída da evaporadora (achei que isso fosse normal medir essa temperatura...). E falou que nem sabia a que temperatura deveria sair. Eu comentei que o próprio instalador me falou que a máquina deveria soltar lá em cima a 5 graus para chegar a 18 aqui embaixo, não era eu quem dizia, mas o próprio instalador. Ele então ligou para alguém e perguntou sobre as temperaturas, disse que deveria ser entre 8 a 13 graus (mas acho que essa temperatura que ele mencionou é aquela diferença entre a que entra e sai, e não a que sai da evaporadora). Enfim, disse que realmente estava estranho os meus aparelhos (enfim, me deu razão). Quando comentei que o instalador disse que havia subdimensionamento, ele disse que não, que deveria dar conta dos dois quartos com tranquilidade, ainda mais porque as máquinas são inverter.
              Sobre a marca Daikin, ele me disse que nunca tinha visto ou ouvido falar, mencionei que pelo que eu havia me informado (nos fóruns da net) era um aparelho de qualidade semelhante a Fujitsu. Ele riu, e perguntou quem havia me dito isso, se havia sido o vendedor. Eu disse que quem dizia isso eram pessoas do ramo, técnicos em refrigeração que haviam instalado (no caso, o Cláudio já havia instalado) e recomendaram o aparelho. Ele me falou que comparar com Fujitsu não dava, que Fujitsu era realmente outro patamar e que nenhuma outra marca estaria no mesmo nível. Comentei de Panasonic também, e ele me falou que o problema da Panasonic eram peças (falta delas, no caso).
              Ele disse que a Fujitsu realmente gela muito rápido, disse que o patrão dele tem uma num quarto de 70m2, que gela muito rápido. Eu perguntei se as outras então eram tudo farinha do mesmo saco, "o resto" apenas. Ele disse que nunca a temperatura do controle seria atingida. Ele me disse que todos os aparelhos eram assim, que não atingiam mesmo a temperatura do controle, e que isso era normal. Quando mencionei que o Fujitsu consegue chegar na mesma temperatura do controle, aí ele disse que não poderia comparar nada com Fujitsu. E eu disse a ele: então, se eu descobrir que a Daikin não é isso tudo que dizem, eu quero saber da verdade. Porque se for, eu virei aqui e não "difamarei" a marca não, mas falarei a verdade, mesmo que isso doa em alguém. Se eu constatar que a instalação está correta, que o gás está ok, enfim, que tudo está certo e ainda assim não gela meus cômodos, que não estão subdimensionados, terei que ser a voz discordante do pessoal que defende a Daikin e direi que ela não passa de uma marca como outra qualquer, e que se alguém quiser um ar condicionado de nível mesmo, que compre um Fujitsu, que é o único comprovado que entrega o que se espera dele. Eu falei que Fujitsu era bem mais cara que as outras, mas ele me falou que o preço que se paga por ela é o que se pode esperar mesmo, um outro nível de aparelho AC. Comentou que uma vez deu defeito em um Fujitsu, que demorou 30 dias para vir a peça, mas que quando veio, veio um aparelho novinho para substituir o defeituoso, em vez de só a peça. Ou seja, outro nível de garantia. Então, para quem lê aqui, vou dar minha humilde opinião de apenas consumidora e usuária: se você quer comprar algo que te ofereça o melhor, não quer ter dor de cabeça, quer que ele seja econômico, silencioso, que a temperatura que está no controle seja a do ambiente, que gele rápido, que a garantia seja de primeira, vá de Fujitsu. Pague mais caro, pois algumas dores de cabeça não valem a pena. Ficar correndo atrás de instalador credenciado que você não acha em lugar nenhum, uma empresa que não atualiza o site, e diz que está atualizado (liguei na Daikin e falei que a lista de credenciados deles está errada, que a assistência de RP não é autorizada coisa nenhuma, o moço que me atendeu disse que a lista atualizada está lá). Como uma empresa que quer deslanchar no Brasil no mercado de split pode manter um site desatualizado, pessoal que não responde emails, que te dá informação errada? Desse jeito, sinto muito, não vai deslanchar nunca, vai continuar uma mera desconhecida, mesmo que no fim das contas sejam aparelhos de boa qualidade.
              Sobre a Panasonic, não tenho um para comentar, mas acredito que seja mais ou menos como a Daikin: assistência deve ser difícil, poucos instaladores são credenciados e, pelos comentários que li de alguns possuidores da marca, não sei se são toda a maravilha que alguns comentam. Eu acho que às vezes fazemos algumas economias na hora de escolher marcas, mas essa economia acaba se traduzindo em dor de cabeça quando se precisa de assistência. Um dia eu disse que, se hoje fosse comprar um aparelho, que seria Panasonic, porque os Daikins subiram. Hoje mudei minha opinião: hoje eu compraria um Fujitsu na Poloar, que tem na minha cidade, pois a marca é reconhecida, tem assistência e peças, e se eu precisasse a assistência seria na minha cidade. A autorizada da Daikin é em outra cidade, eu tenho que esperar a boa vontade do instalador vir aqui na minha cidade, ou pagar bem mais caro pela visita dele, já que ele é de outra cidade e cobra pedágios e deslocamento. Enfim, algumas dores de cabeça me teriam sido poupadas se eu tivesse feito outras escolhas. Mas a vida é assim, né? Só se aprende errando... Felizes os proprietários de um Fujitsu. Eu, por enquanto, sou uma infeliz proprietária de 2 Daikins. Mas ainda tenho esperança, o técnico da minha seguradora disse que vai trazer o manômetro para medir o gás, disse que pode ser falta de gás. Vamos ver, e espero que seja, pois se não há subdimensionamento e ainda assim o máximo que meus aparelhos gelarem for o que gelam atualmente, então esses Daikins foram a maior decepção da minha vida.

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              • sandra, em primeiro lugar obrigado...em segundo lugar pinta as telhas ...rsrsrsrs acredito que vc vai deixar 30% infelicidade para trás ..e os outros 60% talvez estamos torcendo que seja falha nossa,ou seja falta de gás ...acredito que o fujitsu se compara a aos quatro mosqueteiros só fiquei com ele pelo preço menor do que o mitsubishi e toshiba e nesses anos todos ele mais que provou pra mim que aqui no brasil "currutela" é um belo aparelho ...

                o daikin que instalei pr aminha amiga sinceramente gostei ...e acho que se ele está abaixo do fujitsu ,está bem acima dos outros ..daqi 6 meses vou dar manutenção nele ..aí vou abrir a "barriga" do bixin ..vai dar pra comparar ..na lógica de performance e rendimento ele não é tão rápido pra eqaulizar mas nada que eu possa torcer o nariz ..sua lógica é parecida com o fujitsu ...achei ele um pouco frágil do que o fujitsu, o plastico do gabinete me parece um pouco infeiro na qualidade ...ele trabalha nun lugar sombreado e protegido ...

                vou instalar 7 panasonic 6 normais e 1 econavi ...depois dou o review ..ainda vai demorar um pouco pois a obra tá atrasada ...mas já fiz a pré instalção ...

                existem formas reltivamente baratas de vc reverter essa situação e fazer desse limão uma deliciosa limonada..uma pintar o telhado outra mais chata mas que também vai ajudar que é as placas de isopor na laje .. já resolvi problemas aqui que ficou legal ...minha torcida que tudo dê certo ..e que a gente não fique sem suas sucintas e breves postagens ,afinal precisamos de uma ministra de controle e qualidade ..que vc preenche com louvor um abração boa sore ..tamo na torcida ...pinta a telha !

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                • Um depoimento mais claro do que esse... Vamos torcer para que seja realmente somente a falta de gás para que os bichinhos possam então passarem a te atender conforme o esperado, inclusive com a diminuição dos ruídos que você já reclamou em post anteriores. Mas um fato a gente já contatou neste e no outro fórum: que eu me recorde ninguém mais relatou este nível de problemas com aparelho da Daikin.
                  Abraço e boa sorte.

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                  • @ Jairo: Obrigada pelas dicas, sobre o isopor eu não sei, mas a pintura certamente farei sim, a tinta está guardada, falta o tempo para fazer o serviço. E acredito que pelo menos vai ajudar a tornar a casa menos quente, até forçará menos os AC.
                    Os 4 mosqueteiros que você mencionou seriam quem: Fujitsu, Mitsubishi, Toshiba e mais quem? Se eu soubesse que Toshiba era boa... Tem aqui em Ribeirão um revendedor do Toshiba Daiseikai, só não sei o preço, olha: http://www.maxiar.com.br/produtos_ca...s%20de%20Split
                    Eu acho que o problema sou eu mesmo: tenho sempre grandes expectativas em relação às coisas e pessoas, espero sempre a melhor performance, a mais rápida, o mais perfeito, e quando minha expectativa é frustrada fico assim, descontente, aborrecida. Acho que eu é que deveria esperar menos das coisas, aí me decepcionaria menos... rsrsrs...

                    @ Wagner: sobre o barulho, foi a última coisa que perguntei para o técnico da minha seguradora. Perguntei para ele se o barulho da condensadora lá fora era normal. Ele disse que não podia falar nada agora, que precisava medir o gás primeiro. Vamos ver então se tem algo realmente errado com as instalações. Espero sinceramente que o problema seja na instalação, porque aí tem conserto. Se não tiver nada errado, então tenho que me conformar com a performance dele, pois não vou vender e trocar por Fujitsu, não agora que acabei de instalar. Quem sabe daqui a alguns anos quando precisar de um novo AC? Rsrs...


                    Terça que vem ele vai trazer o manômetro e vai medir, aí venho trazer o veredicto para vocês. Obrigada aos amigos pela torcida!

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                    • HITACHI...esqueci de postar...

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                      • Postado originalmente por Sandrica Ver Post
                        @ Jairo: Obrigada pelas dicas, sobre o isopor eu não sei, mas a pintura certamente farei sim, a tinta está guardada, falta o tempo para fazer o serviço. E acredito que pelo menos vai ajudar a tornar a casa menos quente, até forçará menos os AC.
                        Os 4 mosqueteiros que você mencionou seriam quem: Fujitsu, Mitsubishi, Toshiba e mais quem? Se eu soubesse que Toshiba era boa... Tem aqui em Ribeirão um revendedor do Toshiba Daiseikai, só não sei o preço, olha: http://www.maxiar.com.br/produtos_ca...s%20de%20Split
                        Eu acho que o problema sou eu mesmo: tenho sempre grandes expectativas em relação às coisas e pessoas, espero sempre a melhor performance, a mais rápida, o mais perfeito, e quando minha expectativa é frustrada fico assim, descontente, aborrecida. Acho que eu é que deveria esperar menos das coisas, aí me decepcionaria menos... rsrsrs...

                        @ Wagner: sobre o barulho, foi a última coisa que perguntei para o técnico da minha seguradora. Perguntei para ele se o barulho da condensadora lá fora era normal. Ele disse que não podia falar nada agora, que precisava medir o gás primeiro. Vamos ver então se tem algo realmente errado com as instalações. Espero sinceramente que o problema seja na instalação, porque aí tem conserto. Se não tiver nada errado, então tenho que me conformar com a performance dele, pois não vou vender e trocar por Fujitsu, não agora que acabei de instalar. Quem sabe daqui a alguns anos quando precisar de um novo AC? Rsrs...


                        Terça que vem ele vai trazer o manômetro e vai medir, aí venho trazer o veredicto para vocês. Obrigada aos amigos pela torcida!
                        Sandrica, estou com preguiça de olhar nos posts anteriores mas, afinal, qual as medidas do ambiente e a capacidade de seu Daikin? Outra coisa, qual a vazão de água pela mangueira que você observa?

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                        • Postado originalmente por mapintar Ver Post
                          Sandrica, estou com preguiça de olhar nos posts anteriores mas, afinal, qual as medidas do ambiente e a capacidade de seu Daikin? Outra coisa, qual a vazão de água pela mangueira que você observa?
                          O mapintar não é do time do Jairo e do Wagner que gosta de ler muito... rsrsrs... Dá um pouco mais de 13m2 nos dois ambientes, são dois Daikins de 9000. Dias mais úmidos jorra água lá fora. Aqueles dias quentes, quentes, vai pingando pouco a pouco, mas não chega a respingar na parede. Nos dias que está muito úmido até respinga na parede e sai muita água lá fora. Mas os dias em que ele rende menos são justamente os mais quentes e secos, e não nos úmidos. Aqui a umidade só aumenta quando chove. RP é uma cidade naturalmente seca e quente, há períodos em que o clima fica tão seco que fica em estado de alerta. Não vou escrever muito senão você não lê... rsrsrs...

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                          • Mas esse técnico da seguradora da Sandrica não me passou muito segurança também, será que ele sabe que a pressão dos inverter é variável. rsrsrs
                            Curioso para saber no que vai dar.
                            Aé, Sandrica, os ambientes tem quantos metros de altura? Os aparelhos foram instalados a quantos CM do teto?

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                            • Postado originalmente por Sandrica Ver Post
                              O mapintar não é do time do Jairo e do Wagner que gosta de ler muito... rsrsrs... Dá um pouco mais de 13m2 nos dois ambientes, são dois Daikins de 9000. Dias mais úmidos jorra água lá fora. Aqueles dias quentes, quentes, vai pingando pouco a pouco, mas não chega a respingar na parede. Nos dias que está muito úmido até respinga na parede e sai muita água lá fora. Mas os dias em que ele rende menos são justamente os mais quentes e secos, e não nos úmidos. Aqui a umidade só aumenta quando chove. RP é uma cidade naturalmente seca e quente, há períodos em que o clima fica tão seco que fica em estado de alerta. Não vou escrever muito senão você não lê... rsrsrs...
                              Pois é Sandrica, moro aqui em São José do Rio Preto e o clima é muito parecido com o de Ribeirão (já morei aí também). Olha, quando o ar está muito seco o ar condicionado perde poder de refrigeração. Sempre foi assim. Resolvi esse problema com um umificador.

                              Intalei o meu Daikin de 9.000 btus no quarto no sábado (9,5 metros quadrados). Funcionou bem até demais no sábado, domingo e segunda, mas na terça à noite fiquei assustado. Coloquei nos ajustes habituais mas logo acordei porque estava muito quente. Mexi, mexi, e não resolveu (estava em o umificador). Só gelou mesmo de madrugada. Mas, no dia seguinte eu verifiquei que o ar do carro também não gelada, e o do escritório foi preciso ajustar para a potência máxima, mesmo com o umificador. Depois choveu e todos voltaram ao normal. Estou monitorando meu Daikin e vendo se está nos conforme, e parece que está. Fiquei cabreiro porque o cara que instalou usou a bomba de váculo para aparelhos não inverter (ele nem sabia o que era inverter). Mas, de qualquer forma, como funcionou bem no começo, só poderia dar problema se houvesse fuga de gás.

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                              • Postado originalmente por mapintar Ver Post
                                ... o cara que instalou usou a bomba de váculo para aparelhos não inverter (ele nem sabia o que era inverter). ...
                                Não existe bomba de vácuo específica para aparelhos inverter.

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