Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Clube do fujitsu inverter

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • CLANK
    replied
    Oi Eduardo! Infelizmente não sei detalhe sobre o fio e não consigo olhar agora pq não é onde moro. Qual diam. vc acharia suficiente para essas 3 condensadoras?


    Na época da instalação (nov2013) o eng. falou que se houvesse problema em usar o disjuntor de 40A, ele colocaria outro relógio apenas para este split maior. Porém como vcs me falam que não deve ser este o problema eu queria evitar ao máximo esta mini-obra.

    Leave a comment:


  • jairo bertoni
    replied
    Postado originalmente por CLANK Ver Post
    Putz Mateusão se o problema não é de força então vai ser + difícil descobrir mesmo. O conjunto está totalmente instável, cada hora é um dos splits que não refrigera. Antes da instalação do 24000 btu isto nunca aconteceu, e foi feita pelo mesmo engenheiro.

    Duas coisas que observei:
    1) Split novo de 24000 aparentemente nunca falha
    2) Quando desligo ele, o bi-split da sala na mesma hora aparenta mais força
    trabalho a 32 anos na área desde instalação urbana e rural,alta e baixa tensão,enrolamentos de motores,refrigeração residencial comercial e industrial ,montagens de quadro de acionamento,automação etc

    em cima disso tudo te digo "tem um trem errado no fornecimento de energia"

    Leave a comment:


  • CLANK
    replied
    Putz Mateusão se o problema não é de força então vai ser + difícil descobrir mesmo. O conjunto está totalmente instável, cada hora é um dos splits que não refrigera. Antes da instalação do 24000 btu isto nunca aconteceu, e foi feita pelo mesmo engenheiro.

    Duas coisas que observei:
    1) Split novo de 24000 aparentemente nunca falha
    2) Quando desligo ele, o bi-split da sala na mesma hora aparenta mais força

    Leave a comment:


  • Eduardo7
    replied
    Postado originalmente por Mateusão Ver Post
    Se o problema fosse o disjuntor ele iria desarmar!
    O que precisa verificar é se a tensão esta correta nas unidades condensadoras, esse "as vezes" mata o cara para descobrir o problema.
    Pode ser um simples mau contato que impede de ter a tensão correta no condensador.
    Exato! Cabe lembrar que a função do disjuntor é proteger o fio. Cláudio, qual é o diâmetro do fio que esta sendo usado nesta instalação?

    Leave a comment:


  • Ale Guedes
    replied
    Pessoal estou muito satisfeito com meu Fujitsu 12k q/f, durante o mes apurei o consumo diario e hoje chegou a conta, e olha q este mes de janeiro foi muito quente aqui em SP, usei muito o ar pois trabalho em casa , usei praticamnete o dia todo e algumas noites deixei em modo sleep ate as 3 da manha, eleveou o consumo em 100 kw, 30 % do meu consumo mensal, valor de r$ 30,00 a mais na conta, ou seja , uma media de r$ 1,00 por dia, muito bomusei em modo cool/auto e poucas vezes usei o modo quiet

    Leave a comment:


  • Mateusão
    replied
    Postado originalmente por CLANK Ver Post
    Boa tarde gente! Entrei pro mundo dos Fujitsus após dicas e recomendações do Jairo no HT, não sabia que ele tinha saído.

    Naquela época comprei:

    1 Bi-split 2x12000 (sala)
    1 Tri-split Inverter 3x9000 (quartos).

    Agora no final de 2013 comprei um Inverter 24000 para a varanda. As 3 condensadoras ficam juntas num canto da varanda, isoladas por uma porta de vidro porém abertas para o lado de fora.

    Os técnicos (autorizados) mediram 33A de uso com os 6 splits ligados, no dia da instalação do de 24000 e tudo está ligado num disjuntor de 40A.

    Problema que está ocorrendo é que os aparelhos as vezes refrigeram as vezes não, mesmo sem ligar o novo split de 24000 e isto não ocorria antes. O split de 24000 sempre refrigera, os que alternam são os outros.


    Gostaria de aproveitar a experiência de vcs e fazer as seguintes perguntas se possível:


    1) Com o forte calor que tem feito, esse consumo de 33A medido pros 6 splits aumenta?

    Detalhe: às vezes ligamos apenas 2 splits e não refrigeram.


    2) Se o disjuntor possui corrente necessária para os 6 splits(33A<40A), todos deveriam funcionar ao mesmo tempo respeitando as capacidades das condensadoras, correto?


    3) Existe como "aumentar" a capacidade do disjuntor de maneira fácil?


    Grato pela ajuda!

    Claudio
    Se o problema fosse o disjuntor ele iria desarmar!
    O que precisa verificar é se a tensão esta correta nas unidades condensadoras, esse "as vezes" mata o cara para descobrir o problema.
    Pode ser um simples mau contato que impede de ter a tensão correta no condensador.

    Leave a comment:


  • rasera
    replied
    Pessoal,

    Gostaria de saber se tem assistência técnica da fujitsu em Florianópolis ou região? pois estou afim de comprar lá para casa 04 de (2 de 9000F; 01 de 12000Q/F; 01 de 18000F) mas estou com receio devido ao tema de garantia e assistencia técnica.

    Leave a comment:


  • CLANK
    replied
    Problemas na instalação

    Boa tarde gente! Entrei pro mundo dos Fujitsus após dicas e recomendações do Jairo no HT, não sabia que ele tinha saído.

    Naquela época comprei:

    1 Bi-split 2x12000 (sala)
    1 Tri-split Inverter 3x9000 (quartos).

    Agora no final de 2013 comprei um Inverter 24000 para a varanda. As 3 condensadoras ficam juntas num canto da varanda, isoladas por uma porta de vidro porém abertas para o lado de fora.

    Os técnicos (autorizados) mediram 33A de uso com os 6 splits ligados, no dia da instalação do de 24000 e tudo está ligado num disjuntor de 40A.

    Problema que está ocorrendo é que os aparelhos as vezes refrigeram as vezes não, mesmo sem ligar o novo split de 24000 e isto não ocorria antes. O split de 24000 sempre refrigera, os que alternam são os outros.


    Gostaria de aproveitar a experiência de vcs e fazer as seguintes perguntas se possível:


    1) Com o forte calor que tem feito, esse consumo de 33A medido pros 6 splits aumenta?

    Detalhe: às vezes ligamos apenas 2 splits e não refrigeram.


    2) Se o disjuntor possui corrente necessária para os 6 splits(33A<40A), todos deveriam funcionar ao mesmo tempo respeitando as capacidades das condensadoras, correto?


    3) Existe como "aumentar" a capacidade do disjuntor de maneira fácil?


    Grato pela ajuda!

    Claudio

    Leave a comment:


  • Mateusão
    replied
    Que decepção esses relaxados de autorizada!!
    Esses porcos que acabam queimando o filme de algo que não é ruim.

    Leave a comment:


  • Erik Nava
    replied
    Postado originalmente por Rafael Stewart Ver Post
    Prezado Jairo,
    Instalei com uma autorizada Fujitsu, um split 18000 inverter em minha casa. A tubulacao de cobre necessaria foi minima ( menos de 2 metros) pois a condensadora ficou muito proxima da unidade evaporadora. Entretanto, ao ler o manual de instalacao
    apos a mesma ja ter sido concluida e a equipe ter ido embora, notei um adendo que diz que os ruidos externos podem passar para dentro caso a tubulacao tenha menos que 3 metros. De fato, ao ficar mais atento, parece que alem do baixissimo ruido da ventilacao
    da evaporadora, posso perceber um ruido leve da maquina em funcionamento que realmente é baixo, mas perceptivel. Com relacao ao vacuo, consegui perguntar a tempo. Eles estavam com uma serie de aparelhos ( nao sei os nomes) e fizeram varias
    medicoes o tempo todo… mas informaram que o vacuo seria para extensoes mais longas de tubulacao, ou se o aparelho fosse reinstalado. Pelo que entendi, eles nao acharam necessario fazer o vacuo. O aparelho esta funcionando, o ambiente tem cerca de 22 m2, acho que o aparelho tem esfriado bem, mas ainda nao posso dizer que " gelou" . Vamos aguardar…. mas a duvida principal mesmo é sobre se: existe metragem minima de cobre para instalacao?? Grato, Rafael.
    Rafael, Autorizada que não faz vácuo ? Vácuo é procedimento obrigatório em toda e qualquer instalação de ar condicionado e equipamentos de refrigeração.

    Att

    Erik

    Leave a comment:


  • Rafael Stewart
    replied
    Fujitsu. Existe metragem minima para tubulacao?

    Prezado Jairo,
    Instalei com uma autorizada Fujitsu, um split 18000 inverter em minha casa. A tubulacao de cobre necessaria foi minima ( menos de 2 metros) pois a condensadora ficou muito proxima da unidade evaporadora. Entretanto, ao ler o manual de instalacao
    apos a mesma ja ter sido concluida e a equipe ter ido embora, notei um adendo que diz que os ruidos externos podem passar para dentro caso a tubulacao tenha menos que 3 metros. De fato, ao ficar mais atento, parece que alem do baixissimo ruido da ventilacao
    da evaporadora, posso perceber um ruido leve da maquina em funcionamento que realmente é baixo, mas perceptivel. Com relacao ao vacuo, consegui perguntar a tempo. Eles estavam com uma serie de aparelhos ( nao sei os nomes) e fizeram varias
    medicoes o tempo todo… mas informaram que o vacuo seria para extensoes mais longas de tubulacao, ou se o aparelho fosse reinstalado. Pelo que entendi, eles nao acharam necessario fazer o vacuo. O aparelho esta funcionando, o ambiente tem cerca de 22 m2, acho que o aparelho tem esfriado bem, mas ainda nao posso dizer que " gelou" . Vamos aguardar…. mas a duvida principal mesmo é sobre se: existe metragem minima de cobre para instalacao?? Grato, Rafael.

    Leave a comment:


  • jairo bertoni
    replied
    ok boa sorte ...abraço

    Leave a comment:


  • Mateusão
    replied
    Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post
    sem contar com a automação,controle, integração,comunicação,monitoração de performance e gráficos de performance,alarmes ,mensagens de erros ,etc..avisar o pessoal da manutenção ou do plantão via celular isso pode ser a cabo ou wireless que a primeira vista parece que é caro mas na verdade é um "kit" que pra um sistema assim custa aí uns 2 mil pilas ..claro que estou te falando te dando um "briefing" e uma especie de "press release" da coisa
    Já tem esse sistema.
    É um hospital particular, é a Unimed aqui da região.
    Mas como qualquer instituição eles são "pães duros".
    Essa semana nosso engenheiro clínico já mandou começar a coleta de dados, trabalho de formiguinha mesmo, para o eletricista do hospital, depois podem passar o problema para o pessoal da climatização.

    Leave a comment:


  • jairo bertoni
    replied
    Postado originalmente por Mateusão Ver Post
    Pergunto pois no Hospital onde trabalho tem um ar condicionado central com o sistema de "chiller"(acho que é um sistema, não pesquisei ainda) da década de 80 ou 90, além de vários splits do tipo on/off nos quartos, quando falta luz é preciso desligar várias coisas para que o gerador possa entrar, se não, não da conta de armar automaticamente.
    Esse ar condicionado central é uma das primeiras coisas a serem desligadas, economiza quase 200A para o gerador, com esses excessos de calor que vem tendo aqui no RS todos os quartos do hospital estão com o ar condicionado split ligado, se não me engano são mais de 30 quartos, além de outras áreas com esses ar condicionados, só imagino a correte de pico para ligar todas essas tralhas.
    Tu tens ideia de valores (tanto em $$ quanto em tipo de equipamento) se eu te passar a área para ser climatizada?
    Bom já vou te passar uma noção.
    A área é em torno de sete mil metro quadrados com cerca de trezentas pessoas circulando, além de três portas grandes que estão quase sempre abertas.
    Da para considerar os dutos centrais quase no pior estado possível, talvez por isso abandonaram o sistema central para climatizar os quartos, ficou apenas as áreas de convívio.
    matheus dá pra dar sim uma noção ...tem vários sistema schiller´s hoje otimizados que no linguajar tecnico o pessoal chama de "retrofit"..tem que avaliar se vale a pena "retrofitar"ou abandonar tudo e começar do zero que é um serviço aparentemente muito chato demorado e oneroso,mas que trás ao longo dos anos um benefício bem maior do que o custo além da economia que paga o investimento em no máximo 5 anos ..

    mas tudo tem que se fazer uma avaliação ,vistoria e emitir um laudo que chamamos de responsabilidade tecnica e solução de compromisso.

    sabemos que isso é o ideal a fazer por que em algumas situações em que isso foi feito recebemos ligações de clientes e nos dizendo que a conta energia dele diminuiu em torno de 30%...e que os apagões acabaram e quando isso acontece o gerador(pre aquecido e com partida automática ) entra de boa sem problemas...não contando que a manutenção fica muito mais fácil ,mais rápida ,e se contar com salas que precisem de filtros especiais como sala cirúrgicas e de paramentação ,e adequações de pressões tanto positivas como negativas e controle de umidade

    sem contar com a automação,controle, integração,comunicação,monitoração de performance e gráficos de performance,alarmes ,mensagens de erros ,etc..avisar o pessoal da manutenção ou do plantão via celular isso pode ser a cabo ou wireless que a primeira vista parece que é caro mas na verdade é um "kit" que pra um sistema assim custa aí uns 2 mil pilas ..claro que estou te falando te dando um "briefing" e uma especie de "press release" da coisa

    infelizmente aqui no brasil isso ainda é muito caro ,posso te dizer não que o custo disso seja "alto" mas pras condições das já muito financeiramente combalidas e fragilizadas instituições iguais a essa que vc trabalha ,que geralmente são autarquias,ou instituições mantidas pelo governo ou município que dependem do "dinheiro público"

    se for uma instituição particular fica mais fácil demonstrando o "pay back" mais o "up" em todos os sentidos nessa área.enfim vale a pena parar de sofrer.mas isso é muito relativo..já convenci pessoas altamente reticentes e resistentes a esse respeito,que hoje são muito gratos e me indicam publicamente..essa credibilidade foi adquirida ao longo dos anos,assumindo riscos,vencendo desafios, debaixo de muita pressão,ansiedade,medos,e por fim quando as coisas foram acontecendo como afirmamos e planejamos,tudo ficou mais fácil..adquirimos uma "reputação" pelos projetos que deram certo,em alguns até ultrapassados todas e maiores expectativas.

    mas isso é um trabalho de formiguinha que começa com a inspeção de todo os sistema..suas falhas,deficiências,gargalos e incongruências.colocar tudo no papel ,pra depois partir para calcular os custos,prós e contras,especificações,qual seria a melhor opção em termos de atuação e interferência na estrutura,como isso seria feito,traçar um cronograma em cima disso ,organizar e fazer a coisa funcionar e andar..eu e o erik nava somos entre algumas dessas pessoas que conseguem tornar isso realidade,valendo cada centavo investido em nossa equipe.

    Leave a comment:


  • Mateusão
    replied
    Pergunto pois no Hospital onde trabalho tem um ar condicionado central com o sistema de "chiller"(acho que é um sistema, não pesquisei ainda) da década de 80 ou 90, além de vários splits do tipo on/off nos quartos, quando falta luz é preciso desligar várias coisas para que o gerador possa entrar, se não, não da conta de armar automaticamente.
    Esse ar condicionado central é uma das primeiras coisas a serem desligadas, economiza quase 200A para o gerador, com esses excessos de calor que vem tendo aqui no RS todos os quartos do hospital estão com o ar condicionado split ligado, se não me engano são mais de 30 quartos, além de outras áreas com esses ar condicionados, só imagino a correte de pico para ligar todas essas tralhas.
    Tu tens ideia de valores (tanto em $$ quanto em tipo de equipamento) se eu te passar a área para ser climatizada?
    Bom já vou te passar uma noção.
    A área é em torno de sete mil metro quadrados com cerca de trezentas pessoas circulando, além de três portas grandes que estão quase sempre abertas.
    Da para considerar os dutos centrais quase no pior estado possível, talvez por isso abandonaram o sistema central para climatizar os quartos, ficou apenas as áreas de convívio.

    Leave a comment:

Working...
X