Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Indicação de Inverter

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #46
    Postado originalmente por marcosfbarros Ver Post
    Boa noite, estou a ponto de fazer a instalação elétrica, e esta sendo muito difícil arrumar um bom eletricista com o equilíbrio qualidade x preço .
    Hoje eu fiz um orçamento com um conhecido e vou tentar passar mais ou menos o que ele me explicou sobre a instalação.

    1 Disjuntos de 20a curva C da siemens para o de 18k com fios de 6mm.
    2 Disjuntores de 16a curva C Legrand (pial) não tinha da siemens para os de 12k e fios de 6mm.
    Comprei 1 vara de cobre de 2,4 m para aterrar os condicionadores de ar.
    Isso esta de acordo?
    Tem necessidade de algum equipamento para medição de carga que vai chegar para cada ar?
    Aqui em casa eh trifásico.
    Modelo Corrente operacional Condutor Disjuntor
    12K 5,2A 2,5mm2 10A curva C
    18K 8,0A 4,0mm2 16A curva C

    Vide Manual de Instalações elétricas residenciais página 94
    http://procobre.org/pt/media-center/biblioteca/?did=637

    Vide Dimensionamento de condutores elétricos página 32
    http://procobre.org/pt/media-center/biblioteca/?did=625

    Sobre a questão do aterramento leia o Manual de aterramento elétrico:
    http://procobre.org/pt/media-center/biblioteca/?did=634

    Forum sobre Energia, Alimentação e Aterramento
    http://www.htforum.com/vb/forumdispl...-e-Aterramento

    O manual de instalação da Fujitsu recomenda o uso de dispositivo DR.
    É recomendável também o uso de DPS.

    Comment


    • #47
      Postado originalmente por Eduardo7 Ver Post
      Modelo Corrente operacional Condutor Disjuntor
      12K 5,2A 2,5mm2 10A curva C
      18K 8,0A 4,0mm2 16A curva C

      Vide Manual de Instalações elétricas residenciais página 94
      http://procobre.org/pt/media-center/biblioteca/?did=637

      Vide Dimensionamento de condutores elétricos página 32
      http://procobre.org/pt/media-center/biblioteca/?did=625

      Sobre a questão do aterramento leia o Manual de aterramento elétrico:
      http://procobre.org/pt/media-center/biblioteca/?did=634

      Forum sobre Energia, Alimentação e Aterramento
      http://www.htforum.com/vb/forumdispl...-e-Aterramento

      O manual de instalação da Fujitsu recomenda o uso de dispositivo DR.
      É recomendável também o uso de DPS.
      eu aprendi a trabalhar do jeito certo.já provei dos dois lados da moeda.nada melhor do que vc seguir as regras e normas e contar com profissionais que conhecem e sabem o que fazem e te dão essa segurança.obrigado ao colega por disponibilizar sua experiencia aos colegas.

      Comment


      • #48
        É importante dizer que DR é muito legal mas você instala ele na entrada elétrica e para todo o estabelecimento mas o grande benefício do DR é detectar fuga de corrente e evitar choque elétrico pois ocorrendo qualquer um dos fatos, ele desarma. No entanto, não é para proteção do equipamento mas das pessoas.

        DPS sim, protege o equipamento.

        Comment


        • #49
          Postado originalmente por wgentine Ver Post
          É importante dizer que DR é muito legal mas você instala ele na entrada elétrica e para todo o estabelecimento mas o grande benefício do DR é detectar fuga de corrente e evitar choque elétrico pois ocorrendo qualquer um dos fatos, ele desarma. No entanto, não é para proteção do equipamento mas das pessoas.

          DPS sim, protege o equipamento.
          "A destruição de equipamentos e incêndios é muitas vezes causada por correntes de fuga à terra em instalações mal executadas, subdimensionadas, com má conservação ou envelhecimento.

          As correntes de fuga provocam riscos às pessoas, aumento de consumo de energia, aquecimento indevido, destruição da isolação, podendo até ocasionar incêndios. Esses efeitos podem ser monitorados e interrompidos por meio de um Dispositivo DR, Módulo DR ou Disjuntor DR."

          O texto acima foi extraido de http://www.industry.siemens.com.br/b...os%20DR%20.pdf página 2.

          Os DR de 10mA e 30mA protegem as instalações e as pessoas. Os DR de 100mA e 300mA protegem apenas as instalações.

          Comment


          • #50
            Olá!

            Gostaria de instalar um inverter no meu apê. Porém, o condensador dele deve caber naquelas caixas do ar de janela. Até onde eu vi, o inverter tem o condensador muito grande. Será que vocês saberiam me informar um inverter que cabe naquelas caixas? É uma caixa normal, que cabe qualquer ar de janela.

            Att!

            Comment


            • #51
              Postado originalmente por isapratta Ver Post
              Olá!

              Gostaria de instalar um inverter no meu apê. Porém, o condensador dele deve caber naquelas caixas do ar de janela. Até onde eu vi, o inverter tem o condensador muito grande. Será que vocês saberiam me informar um inverter que cabe naquelas caixas? É uma caixa normal, que cabe qualquer ar de janela.

              Att!
              tem os que eles estão chamando de windows que podem ser instalado aproveitando o espaço dos condicionadores de janela s antigos ...próprio pra isso .. é uma solução.

              Comment


              • #52
                Postado originalmente por marcosfbarros Ver Post
                Opa, vamos la! Sou do Rio de Janeiro, comprei na Frigelar de Sao Cristovao- RJ, o instalador que me visitou hoje eh da empresa MUNDI AR REFRIGERAÇÃO (rua marajo, 35 fundos - Oswaldo Cruz - RJ) instalador Neander Lima 97495-4502.
                Foi indicado sim pela Frigelar, e falou por diversas vezes sobre a distancia minima de 3 metros, e tambem da importancia do uso da bomba de vacuo, e meu deu dicas sobre a instacao eletrica para ficar atento na instalacao do eletricista com instalacao individual de dijuntores siemens bi de 15 para os de 12k e de 20 ou 25 para o de 18k, fios com mm adequados para a distancia da fonte de energia ate o aparelho.
                Ele confirmou o valor da instalacao 12k 600 reais, e 18k 700 reais, com distancia de 3 metros.
                So sobre a garantia ele respondeu que da garantia de instalacao, mas a garanti total eh com a loja e a fabricante.
                Boa noite, estou na correria de fim de ano, mas não poderia deixar de por minha contribuição já que recebi muitas ajudas aqui no forum. Tanto sobre a instalação elétrica quanto a instalação do condicionador de ar.
                Fiz a instalação dos três aparelho com o Lima, que foi indicado pela Frigelar, ele cobrou 600 para instalar a de 12k e 700 para a de 18k, pode ser um pouco mais que eh cobrado por alguns, mas da forma que tudo ocorreu o preço ate foi justo.
                Acompanhei a instalacao do inicio ao fim e prestei atenção em todas as etapas, e ele praticou todas as acoes discritas no video de instalação da Fujitsu.
                Isolou os tubos individualmente , usou cortador de tudo, deu vácuo, fez a instalação do dreno separado dos tudos, inclusive deu um bom acabamento em todos os tubos e fios. Gostei bastante e indico, ótimo profissional.

                Agora sobre a máquina eu gostei muito, todas com dimensionamento ideal, resfria muito rápido o ambiente e realmente a condensadora fica calminha , parece estar desligada. Aparelho muito silencioso. Eu estou gostando demais!
                Não sei dar informações mais técnicas sobre o aparelho, mas mês que vem eu vou ter uma noção do consumo de energia e postarei tb.
                Obrigado a todos pela ajuda, e boas festas. Abraça o.

                Obs: alguem poderia me informar mais sobre o teste run, como usar da forma correta. Obrigado.
                Last edited by marcosfbarros; 20/12/13, 22:26.

                Comment


                • #53
                  Postado originalmente por marcosfbarros Ver Post
                  Boa noite, estou na correria de fim de ano, mas não poderia deixar de por minha contribuição já que recebi muitas ajudas aqui no forum. Tanto sobre a instalação elétrica quanto a instalação do condicionador de ar.
                  Fiz a instalação dos três aparelho com o Lima, que foi indicado pela Frigelar, ele cobrou 600 para instalar a de 12k e 700 para a de 18k, pode ser um pouco mais que eh cobrado por alguns, mas da forma que tudo ocorreu o preço ate foi justo.
                  Acompanhei a instalacao do inicio ao fim e prestei atenção em todas as etapas, e ele praticou todas as acoes discritas no video de instalação da Fujitsu.
                  Isolou os tubos individualmente , usou cortador de tudo, deu vácuo, fez a instalação do dreno separado dos tudos, inclusive deu um bom acabamento em todos os tubos e fios. Gostei bastante e indico, ótimo profissional.

                  Agora sobre a máquina eu gostei muito, todas com dimensionamento ideal, resfria muito rápido o ambiente e realmente a condensadora fica calminha , parece estar desligada. Aparelho muito silencioso. Eu estou gostando demais!
                  Não sei dar informações mais técnicas sobre o aparelho, mas mês que vem eu vou ter uma noção do consumo de energia e postarei tb.
                  Obrigado a todos pela ajuda, e boas festas. Abraça o.

                  Obs: alguem poderia me informar mais sobre o teste run, como usar da forma correta. Obrigado.
                  obrigado pelo review e agradecimentos te desejamos o mesmo

                  esse teste ou modo test(run) quando configurado trabalha no mod refrigeração e ventilador no modo alto aleta na horizontal com fluxo frontal por 30 minutos ..seria como vc estivesse configurado o modo cool (refrigeração) fan high (ventilador no modo alto) e aleta direção horizontal fluxo de ar frontal só que habilitado por 30 min depois o run ou test é liberado ou desabilitado.é um teste pra ser feito no campo pelo tecnico instalador pra entregar o serviço ..na verdade eu nunca fiz esse teste.sinceramente.abraço boa sorte
                  Last edited by jairo bertoni; 20/12/13, 23:17.

                  Comment


                  • #54
                    Um outro cenário

                    Pessoal,

                    Ando acompanhando bastante a questão de por um split inverter em casa pois a situação no verão não dá mais pra aguentar. Porém, gostaria da opinião dos mais minuciosos sobre o meu cenário:

                    Moro em uma pequena casa aqui no RS, de 2 andares, onde existe uma abertura da escada que gerará uma fuga de ar do andar de cima. Cada andar tem 18m² praticamente, totalizando 36m² a grosso modo. Durante o dia bate sol direto, e a tarde praticamente também. Para piorar, o telhado é de zinco, com alguma forração no interior (Futuramente a casa será reformulada). Sendo assim, minha prioridade será o sono, cujo a cama fica no andar de cima. Pergunto: Será que um inverter de 17000 btus daria conta apenas de cima para dormir bem? ou um de 22000 seria melhor para o conjunto? Repito que a prioridade é apenas o sono. Se não gelar bem embaixo, azar. Geralmente embaixo é mais gelado e posso inclusive abrir as portas que refrigera bem mais que em cima.
                    Não gosto desse estilo de casa, mas quando vim para cá já era assim, então reforma só daqui a alguns anos.

                    Não gostaria de comprar 2 aparelhos agora. Vou ter que ficar ligando os dois para dormir, não sei. Mas estou tentado a comprar um LG libero E+ independente da potência.

                    Agradeço a opinião de quem puder ajudar! Abraços
                    Last edited by gauchors; 22/01/14, 20:28. Razão: add info

                    Comment


                    • #55
                      Postado originalmente por gauchors Ver Post
                      Pessoal,

                      Ando acompanhando bastante a questão de por um split inverter em casa pois a situação no verão não dá mais pra aguentar. Porém, gostaria da opinião dos mais minuciosos sobre o meu cenário:


                      Agradeço a opinião de quem puder ajudar! Abraços
                      esse vão da escada entre andares tem uma porta no andar de cima? se não tem a questão é não gelar bem embaixo o problema é que vc vai ter uma perda muito grande de fuga de ar climatizado ,primeiro pela pressão positiva que o ar criaria no ambiente de cima forçando o ar para a abertura da escada,segundo o ar frio é mais "denso e pesado" e a tendencia é ele descer e escoar rapidamente para o andar de baixo pelo vão da escada,comprometendo em muito a convexão e com isso o rendimento do equipamento.

                      mas se existe uma porta a princípio um de 18 k te confortaria ou se a diferença de preço entre um de18k e 22k for pequena pode ser que um de 22 k ficaria melhor pois as condições da carga térmica pelo que vc descreveu é meio extrema e um de 22k não ficaria superdimensionado.abraço boa sorte
                      Last edited by jairo bertoni; 22/01/14, 21:23.

                      Comment


                      • #56
                        Olá Jairo, obrigado.

                        Pois é, não existe uma porta, o vão é direto, apenas a escada faz a ligação entre os dois pisos. É uma droga, já que em cima tem uma metragem grande até (18m). O problema de pegar um ar mais forte, tipo 22k é que ele consumirá mais também. Não sei se ao ponto de que a relação: tempo tentando refrigerar a mesma área com potencias diferentes (17k x 22k) a uma temperatura não tão baixa (26C) faça muita diferença na conta ao fim do mês. Pode sair uns R$ 100,00 a mais com uso moderado no mês. Mas, levando-se em conta que o pior do calor deveria ficar entre janeiro e fev, até seria aceitavel.

                        Ele deve cria uma bolha de ar mais quente conforme se distancia da exaustora. A diferença de preço entre o 17k e o 22k é de uns R$ 350,00. Será que gastará tanta luz mais o de 22k?

                        Comment


                        • #57
                          Gauchors, a vantagem dos inverters é podem trabalhar fracionado, ou seja, trabalhará de acordo com a demanda do ambiente. Um 17k por ex. trabalharia numa faixa de consumo de 5kbtus até 19k por exemplo. Um 22k trabalharia numa faixa de 7kbtus até 24kbtus por exemplo. Não sei se esses são os números corretos, mas a ideia é essa. Seu quarto dificilmente demandará menos que 10kbtus, mas pode vir a demandar mais de 19k e isso subdimensionaria o aparelho de 17k. Espero ter ajudado. Abraço.

                          Comment


                          • #58
                            Entendi Medox, muito grato. Será meio que um tiro no escuro a minha situação, mas com certeza voltarei a postar os resultados da minha escolha assim que puder. Achei interessante também ter uma base de cálculo de quanto a conta da luz poderia subir e encontrei este modelo http://www.pontofrio.com.br/Hotsite/...dicionado.aspx . Como base, se fosse usar a potencia de consumo de um 17k instalado: Digamos que meio mës de uso contínuo de até 16h/dia, chegaria a R$ 166,00 + ou - (O kw/h aqui é 0,45 centavos praticamente). Mas ainda que, conforme o Medox disse e a tecnologia inverter deveria vir para melhorar, se este aparelho tiver um rendimento de até 50% em economia, o custo cairia pela metade. Estou levando em conta que nem todos os dias do mês o calor é insuportável assim. Mas enfim, vai ser uma boa experiência para compartilhar depois com o pessoal. Obrigado.
                            Last edited by gauchors; 22/01/14, 22:21.

                            Comment


                            • #59
                              andei lendo q nem todo inverter é de fato um inverter
                              é verdade isto?

                              Comment


                              • #60
                                Postado originalmente por alearaujo Ver Post
                                Olá pessoal,

                                Sou novo no fórum, gostaria de obter ajuda no seguinte, to pretendendo comprar um split inverter para meu quarto, tem 12m2 e uns 2,10m de altura, possuo 1 notebook e 1 TV de 32 LED, uso na semana será somente a noite e final de semana provavelmente dia e noite. No máximo 2 pessoas, estou em dúvida entre as marcas Fujitsu, Hitachi, Electrolux e Springer, alguma sugestão? ou outras marcas.
                                Grato.
                                Primeira vez aqui.Tenho essa dúvida também. Minha filha tem rinite e asma alérgica, o consultor da empresa fez uma avaliação, indicou 12.000 btus(frio). A pessoa indicada pela empresa para ver a parte elétrica e civil virá hoje dar o orçamento. Só então irei na empresa para escolher o fabricante/modelo e fechar negócio. A empresa é Centratec Salvador. Não sei qual escolher, atentando para custo/benefício. Preocupada com essa escolha. Grata.

                                Comment

                                Working...
                                X