Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Split instalado em área com alta umidade

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Split instalado em área com alta umidade

    Saudações a todos,
    Eu instalei um split pra resfriar o ar em uma estufa úmida de cogumelos (UR em torno de 90%). Depois, percebi que não foi uma boa ideia, pelos potenciais danos causados pela alta umidade. O técnico me disse que o mais apropriado seria um split dutado, mas me recomendou usar esse até o fim, e depois trocar, já que ele já está instalado. Eu gostaria de saber como e quando eu devo realizar a manutenção para aumentar a sua durabilidade. É recomendável impermeabilizar a placa eletrônica? Quanto tempo de vida eu posso esperar pra esse split? Obrigado, desde já.

  • #2
    Postado originalmente por fabiomgx Ver Post
    Saudações a todos,
    Eu instalei um split pra resfriar o ar em uma estufa úmida de cogumelos (UR em torno de 90%). Depois, percebi que não foi uma boa ideia, pelos potenciais danos causados pela alta umidade. O técnico me disse que o mais apropriado seria um split dutado, mas me recomendou usar esse até o fim, e depois trocar, já que ele já está instalado. Eu gostaria de saber como e quando eu devo realizar a manutenção para aumentar a sua durabilidade. É recomendável impermeabilizar a placa eletrônica? Quanto tempo de vida eu posso esperar pra esse split? Obrigado, desde já.
    Opa papo super hiper mega legal e agradável surpresa para um básico e rotineiro domingão kkk Seja muito bem vindo..Nunca instalei climatizadores nesse tipo de ambiente e pra essa finalidade..Tudo depende da aplicação e especificidade.O pouco que sei é que esse tipo de ambiente depende muito de cada especie ? de cogumelo, ou mesmo das diferentes linhagens,que com certeza devem possuir necessidades específicas,e no geral são cultivados em climas amenos e como vc mesmo disse de alta umidade. O ideal é que a temperatura mantenha-se entre 12 ºC e 25 ºC.??? Com certeza vc tem muito mais conhecimento do que eu .


    Li também que alguns tipos de cogumelo são plantados kkk em tipos específicos de toras de madeira distribuídas na estufa igual as utilizadas nas fogueiras de são joão kkk Li a respeito de algumas madeiras tipo cedro australiano ,eucalipto ,madeira,serragem palha etc ...Sei bem superficialmente que tem algumas espécies de cogumelo como o shiitake,shimeji,o de paris e o italiano ...Com certeza existem outras não sei o que conhecemos por champignon seria o de paris e que tem colorações diferentes ..Que é um fungo que é depositado nesses material se cultivados em estufa e que alguns são cultivados em grutas ,matas etc...Não conheço as técnicas ..Como gosto de automação,li que alguns produtores utilizam e tem processos bastante sofisticados de controle da umidade relativa temperatura ph da água e da contaminação cruzada....Mas desconheço a dinâmica e passo a passo desde da incubação e colheita(coleta ?kkk) Desculpe a ousadia em debater com vc nesse assunto que tenho certeza vc no mínimo domina muito mais do que eu.Mas é só curiosidade mesmo e cumpre aquela velha e batida máxima "Vivendo e aprendendo"..E estou te assuntando redundantemente sobre o assunto kk porque gosto de saborear cogumelos .

    Sobre o split talvez pela alta umidade ele sofra uma perca significativa do rendimento por acontecer um fenômeno que chamamos de curto circuíto térmico pela condensação no gabinete do aparelho. Se seu ambiente for na orla marítima ou perto dela,a maresia é um fator complicador para a morte prematura das placas kkk Nesses ambientes de alta umidade relativa e salinidade a vida útil dos condicionadores considerados "top´s" fujitsu ,daikin e o meu plano "B" gree de acordo relatos de colegas que trabalham nesses ambientes tem sua vida útil entre 5 a 6 anos ..Outras marcas degradam rapidamente pifam em no máximo 2 anos de operação ..Claro que tem as exceções ..

    Se o seu caso for só umidade e essa água tenha um PH controlado não creio que afetaria muito pois essa placas dependendo do fabricante tem uma proteção e são impermeabilizadas por resinas ou produtos resistentes à oxidação ..Claro que os pontos de solda dos componentes eletrônicos dessa placas com certeza vão oxidar mais rapidamente ..E vc sabe que esses condicionadores retiram umidade do ar climatizado..Além de manter essa temperatura nos 25º ???? e com essa umidade relativa alta requer uma alta capacidade do equipamento pra retirar esse calor ..Claro que como não sei as dimensões dessa sua estufa por isso posso estar falando muita bobagem ..Esse tipo de equipamento(split) não controla o calor sensível ,então o rendimento dele pra esse tipo de ambiente deve ser sofrível..

    Vc sabe mais do que que tudo tem prós e contras ..Não sei qual seria o modelo e aplicação de equipamento utilizado nesse tipo de cultura.Pode ser sistema dutado ?Acredito que sim ..

    Um adendo positivo seria o pouco contato do sistema de insuflamento de ar gelado no ambiente sendo o ar gelado ser movimentado através dos dutos isolados com manta térmica e distribuído através de grelhas de insuflamento ..

    Agora a manutenção disso é cara além dos órgãos de vigilância sanitária exigirem ART RT PMOC(plano de manutenção operação e controle ) e a limpeza desses dutos serem caras e constantes ..

    Outro adendo negativo pra um melhor rendimento desses sistemas é necessário o retorno do ar insuflado para a troca e retirada do calor da estufa ...Não tendo esse retorno do ar interno para a troca de calor,o rendimento desse tipo de equipamento cai bastante.E se instalar o retorno do ar gelado ,pode ser que a umidade relativa alta seja um problema ..Além do que,dependendo da capacidade do equipamento ele retira bastante umidade do ambiente climatizado .. ..E por tabela o custo com energia aumenta .Na maioria dos casos esses sistema tem uma parte da captação uma taxa de ar externo e geralmente são instalados em uma casa de máquinas . Esse ar captado Tem que ser filtrado ? Sim ! Qual a categoria dos filtros? Vc teria que ter uma casa de máquinas ?Uma pré climatização ? .Vc repassaria o custo desse sistema que é bem mais caro e específico para o seu cliente ? Outro problema do sistema dutado é a perda de carga .Tem que se calcular as perdas para dimensionar os dutos e insufladores ..qual seria a Taxa de renovação e outros detalhes tipo o controle da umidade seria por umidostato? Tem que se ter uma especificação ???

    Agora eu estando longe posso estar cometendo sortilégios homéricos ao seu desfavor ,Desde já peço perdão ..Vc sendo produtor de cogumelos não quero nunca mudar seu foco e objetivo colocando minhocas na sua cabeça e muito menos complicar a vida do seu instalador com detalhes e preciosismo técnicos sendo talvez seu problema de fácil solução .. .. kk Te falo isso mais na experiência e uma grande dose de loucura desvairada e impensada do que outra coisa e climatizar esse tipo de estufa foge bastante da minha expertise .Apesar que climatizo e conheço sistemas para salas limpas em laboratórios ..E pra complicar ainda mais não conheço seu cenário e realidade .

    Como sou curioso e um eterno aprendiz e aproveitando esse espaço que é pra discussão no bom sentido kkk aproveitei o gancho com quem sabe .Dá o retorno..Ah escrevi isso tudo pra te dizer que provavelmente esse condicionador opere entre 3 a 6 anos .Ou amanhã pifa kkk. Portanto mais Mais atrapalhei do que ajudei ..aliás acredito que só compliquei.Perdi mais uma vez uma grande oportunidade de ficar calado , Mas porém contudo todavia, isso ficaria bastante minimizado porque " Hoje é domingo". kkk Abraço boa sorte não se esqueça do retorno .Vc tá me devendo uma aula kkk jairo
    Last edited by jairo bertoni; 08/12/19, 08:46.

    Comment


    • #3
      Boa noite, Jairo!

      Agradeço imensamente a sua resposta. Não esperava receber uma tão rapidamente. O que fazes acordando domingo nesse horário? rsrs

      Sobre os cogumelos. Eu comecei no ano passado, cultivei durante uns 3 meses, parei para me reestruturar, e recomecei há uns 3 meses atrás. Sendo assim, o ar condicionado ficou ligado dias inteiros por aproximadamente 6 meses. É um inverter com bom rendimento, não me custa mais que uns 200 reais por mês, e que dá conta tranquilamente da minha estufa, que tem aprox. 10m². Não é grande, mas a presença dos cogumelos (que respiram e produzem calor) e de um exaustor jogando ar pra fora (é necessário remover o excesso de CO2) aumentam a exigência.

      Eu cultivo os fungos em sacos plásticos, que são cheios com uma mistura de serragem de madeira (o ideal seria eucalyptus, mas utilizo o que encontro mais aqui nas serrarias, principalmente maçaranduba), farelo de trigo (podem ser outros farelos também, tipo soja, arroz etc.), um pouco de gesso e água (o fungo gosta de umidade). Esses sacos com substrato são esterilizados em uma autoclave, pra matar qualquer concorrência de outros fungos e bactérias. E esse é um ponto muito sensível, pois o maior problema que nós temos é com contaminação do substrato. Após esterilizados, coloca-se um punhado de sementes de cogumelos (que são colônias do fungo em grãos como milho, arroz) em cada saco, e estes são selados. Com o tempo, essas colônias vão preencher todo o substrato. O bloco, que começa marrom (cor da serragem), termina branco, todo colonizado pelo fungo. Nesse momento, faz-se um corte no saco e coloca-se ele na estufa úmida e fria, onde ele vai emitir os seus "frutos", os chamados cogumelos. Eu cultivo algumas variedades de shimeji (branco, rosa e cinza) e shitake (que é mais complicado um pouco). O cultivo em toras, como você disse, serve só pra shitake, e é bem legal, até pelo não uso do plástico, mas pra ser rentável necessita de estufas realmente grandes, ou ao ar livre, em lugares que o clima permite (não é o meu caso, moro no RJ).

      De fato, você colocou algumas minhocas na minha cabeça. Mas você fez ponderações que eu passaria longe, por inexperiência, então foi bastante útil. Uma solução possível, me parece, seria instalar um split normal em um compartimento pequeno, como um quartinho, e direcionar por um duto para a estufa. Ele puxaria um ar seco, e só encontraria a umidade na estufa. Não há necessidade de ar filtrado. Em sistemas profissionais, o ar frio é umidificado antes de entrar na estufa, mas aí já é algo mais sofisticado. Uma outra questão que eu esqueci de mencionar é que os cogumelos liberam muitos esporos no ar, invisíveis a olho nu, mas que entopem o filtro do ar condicionado, e não sei que outros danos pode causar no aparelho. Nesse momento, o meu ar está imundo por dentro, mesmo com pouco tempo de uso. Sobre a maresia, estou a uns 30 km do mar, e com um pouco de altitude, acho que me safo.

      Com relação a durar de 3 a 6 anos ou pifar amanhã, foi o que imaginei mesmo, e acho que o motivo de escrever essa mensagem aqui foi por medo justamente de pifar amanhã, já que ainda não estou tendo retorno econômico satisfatório. Se tudo der certo, daqui a 3 anos já terei avançado muito em termos de estrutura, e não seria problema lidar com isso, mas eu ainda estou numa espécie de "projeto piloto", então seria péssimo perdê-lo. A placa acho que já teria quebrado a essa altura, se não tivesse resistência, e as serpentinas são de cobre (resistentes a umidade, correto?), então pode ser que o motor me deixe na mão primeiro, você concorda?

      Obrigado, novamente, pela resposta. Ainda por cima, é xará do meu querido pai! rs

      Forte abraço!

      Comment


      • #4
        Postado originalmente por fabiomgx Ver Post
        Boa noite, Jairo!

        Agradeço imensamente a sua resposta. Não esperava receber uma tão rapidamente. O que fazes acordando domingo nesse horário? rsrs

        Sobre os cogumelos. Eu comecei no ano passado, cultivei durante uns 3 meses, parei para me reestruturar, e recomecei há uns 3 meses atrás. Sendo assim, o ar condicionado ficou ligado dias inteiros por aproximadamente 6 meses. É um inverter com bom rendimento, não me custa mais que uns 200 reais por mês, e que dá conta tranquilamente da minha estufa, que tem aprox. 10m². Não é grande, mas a presença dos cogumelos (que respiram e produzem calor) e de um exaustor jogando ar pra fora (é necessário remover o excesso de CO2) aumentam a exigência.

        Eu cultivo os fungos em sacos plásticos, que são cheios com uma mistura de serragem de madeira (o ideal seria eucalyptus, mas utilizo o que encontro mais aqui nas serrarias, principalmente maçaranduba), farelo de trigo (podem ser outros farelos também, tipo soja, arroz etc.), um pouco de gesso e água (o fungo gosta de umidade). Esses sacos com substrato são esterilizados em uma autoclave, pra matar qualquer concorrência de outros fungos e bactérias. E esse é um ponto muito sensível, pois o maior problema que nós temos é com contaminação do substrato. Após esterilizados, coloca-se um punhado de sementes de cogumelos (que são colônias do fungo em grãos como milho, arroz) em cada saco, e estes são selados. Com o tempo, essas colônias vão preencher todo o substrato. O bloco, que começa marrom (cor da serragem), termina branco, todo colonizado pelo fungo. Nesse momento, faz-se um corte no saco e coloca-se ele na estufa úmida e fria, onde ele vai emitir os seus "frutos", os chamados cogumelos. Eu cultivo algumas variedades de shimeji (branco, rosa e cinza) e shitake (que é mais complicado um pouco). O cultivo em toras, como você disse, serve só pra shitake, e é bem legal, até pelo não uso do plástico, mas pra ser rentável necessita de estufas realmente grandes, ou ao ar livre, em lugares que o clima permite (não é o meu caso, moro no RJ).

        De fato, você colocou algumas minhocas na minha cabeça. Mas você fez ponderações que eu passaria longe, por inexperiência, então foi bastante útil. Uma solução possível, me parece, seria instalar um split normal em um compartimento pequeno, como um quartinho, e direcionar por um duto para a estufa. Ele puxaria um ar seco, e só encontraria a umidade na estufa. Não há necessidade de ar filtrado. Em sistemas profissionais, o ar frio é umidificado antes de entrar na estufa, mas aí já é algo mais sofisticado. Uma outra questão que eu esqueci de mencionar é que os cogumelos liberam muitos esporos no ar, invisíveis a olho nu, mas que entopem o filtro do ar condicionado, e não sei que outros danos pode causar no aparelho. Nesse momento, o meu ar está imundo por dentro, mesmo com pouco tempo de uso. Sobre a maresia, estou a uns 30 km do mar, e com um pouco de altitude, acho que me safo.

        Com relação a durar de 3 a 6 anos ou pifar amanhã, foi o que imaginei mesmo, e acho que o motivo de escrever essa mensagem aqui foi por medo justamente de pifar amanhã, já que ainda não estou tendo retorno econômico satisfatório. Se tudo der certo, daqui a 3 anos já terei avançado muito em termos de estrutura, e não seria problema lidar com isso, mas eu ainda estou numa espécie de "projeto piloto", então seria péssimo perdê-lo. A placa acho que já teria quebrado a essa altura, se não tivesse resistência, e as serpentinas são de cobre (resistentes a umidade, correto?), então pode ser que o motor me deixe na mão primeiro, você concorda?

        Obrigado, novamente, pela resposta. Ainda por cima, é xará do meu querido pai! rs

        Forte abraço!
        KKKK tenho certeza então que ele além te inteligente é muito bonito kkkk..Olha pesquise câmaras frias isotérmicas ..andei dando uma pesquisada me parece que são utilizadas para esse fim ..são câmaras de resfriamento modulares de blocos ...Trabalhei com câmaras de resfriamento modulares da Danika a uns 20 anos atrás seja pra líquidos carnes , verduras com sistema de umidificação e retirada de CO2 e taxa de ar para renovação ...Não sei se essas camaras resfriadas seriam para o cultivo e depois para armazenar os isso requerreria um processo separada só para cultivar e depois só para armazenar ..ou se esse processo seria integrado ... Tenho certeza que vc conhece o processo ...as perguntas e afirmativas são de neófito no assunto portanto se estiver falando bobagem releve e corrija..

        http://www.brastek.com.br/post_blog/...ara-cogumelos/

        De qualquer maneira obrigado pelo educado review e excelente feedback como disse além de gourmet sou apaixonado pela refrigeração e admirador da automação em todos so sentidos seja residencial comercial ou em linhas de produção ..

        sobre a sujeira dos filtros basta lavar a cada semana e higienizar o split unidade interna externa acredito que cada 3 meses (periodicidade) mas tem que se inspecionar primeiro ou acompanhar para ver quanto tempo teria que ser essa higienização (manutenção preventiva de lavação pesada nivel II) aparentemente a ideia sobre dutar o split e forçá -lo no ambiente não é de todo ruim..

        Abração em vc e no xará kkk..

        Comment


        • #5
          A temperatura da estufa é mantida em aproximadamente 18°C, então não é o caso de uma câmara de resfriamento como essas de carne. Para estocagem sim, mas só pra empresas realmente grandes, eu ainda guardo em geladeiras, e não há problemas com isso. Muito interessante o link que você enviou. No momento, estou fazendo tudo por conta própria, mas pensando em expandir, considero contratar uma firma especializada mesmo. Ou contrato a sua consultoria, quem sabe!? rs

          Vou fazer a lavagem, como disseste, e trago notícias em breve.

          Forte abraço!

          Comment


          • #6
            Postado originalmente por fabiomgx Ver Post
            A temperatura da estufa é mantida em aproximadamente 18°C, então não é o caso de uma câmara de resfriamento como essas de carne. Para estocagem sim, mas só pra empresas realmente grandes, eu ainda guardo em geladeiras, e não há problemas com isso. Muito interessante o link que você enviou. No momento, estou fazendo tudo por conta própria, mas pensando em expandir, considero contratar uma firma especializada mesmo. Ou contrato a sua consultoria, quem sabe!? rs

            Vou fazer a lavagem, como disseste, e trago notícias em breve.

            Forte abraço!
            opa sim ok já tinha compreendido sua posição ...linkei e palpitei só por entusiasmo e interesse pelo assunto..Vai dando o review .boa sorte abraço jairo.

            Comment

            Working...
            X