Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Midea Split Inverter 18000 - mal cheiro frequente na ventilação sem razão aparente

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Midea Split Inverter 18000 - mal cheiro frequente na ventilação sem razão aparente

    Olá.

    Troquei um Springer Carrier X-Power Inverter 12000 por um Midea Inverter 18000. Instalação na sala de casa. Minha primeira decepção foi ver que o Midea quando liga sempre direciona o ar pra baixo, e segundo o manual sobe quando atinge a temperatura selecionada. Isso é bem incômodo, o ar já liga soprando em quem está ali embaixo dele. O X-Power ligava sempre apontando pra cima. Se apontar pra baixo gera maior eficiência, talvez esse modelo seja mais apropriado pra salas de máquinas, porque numa residência a gente busca conforto.

    Mas a segunda decepção foi ver que em menos de 1 ano já apresentou cheiro de chulé. A sala é limpa com frequência, e é a mesma em que usei outro modelo, logo aparentemente não é culpa do ambiente. Uma limpeza por técnicos foi feita, e ficou cheiroso por 1 mês e lá está de volta o mau cheiro. Um artigo dizia que poderia ser a mangueira do dreno. Tirei ela, lavei toda e apontei ela pra fora do prédio (1º andar) a uns 2 metros de distância do chão, onde não tem nada. Então a mangueira está respirando só ar fresco.

    Ocorre o seguinte: sempre que ligo a refrigeração, não há odor. Depois de um tempo, quando a temperatura estabiliza, parece que o equipamento desliga a condensadora acionando a ventilação. É NESTE momento que o mau cheiro aparece. Se eu religo a refrigeração (baixando mais a temperatura pra que a condensadora religue) o mau cheiro some de novo. Ou seja, ele só aparece na ventilação, nunca na refrigeração ou aquecimento.

    Já tentei borrifar na entrada de ar (parte de cima da evaporadora) um produto higienizador que comprei no Mercado Livre, supostamente próprio pra ar condicionado, mas é paliativo. No mesmo dia ou dia seguinte o cheiro ressurge.

    Seria um problema crônico desse modelo/marca? Tenho que lavar a evaporadora com tanta frequência assim? Desse jeito sai mais barato instalar um ACJ.

    Edit: o mau cheiro também passa quando ligo o aquecimento por vários minutos, mas aí perde o sentido de ar condicionado, se eu tenho que esquentar o ambiente que resfriei pra me livrar do odor.
    Last edited by AndreMR; 06/02/17, 23:59.

  • #2
    Postado originalmente por AndreMR Ver Post
    Olá.

    Troquei um Springer Carrier X-Power Inverter 12000 por um Midea Inverter 18000. Instalação na sala de casa. Minha primeira decepção foi ver que o Midea quando liga sempre direciona o ar pra baixo, e segundo o manual sobe quando atinge a temperatura selecionada. Isso é bem incômodo, o ar já liga soprando em quem está ali embaixo dele. O X-Power ligava sempre apontando pra cima. Se apontar pra baixo gera maior eficiência, talvez esse modelo seja mais apropriado pra salas de máquinas, porque numa residência a gente busca conforto.

    Mas a segunda decepção foi ver que em menos de 1 ano já apresentou cheiro de chulé. A sala é limpa com frequência, e é a mesma em que usei outro modelo, logo aparentemente não é culpa do ambiente. Uma limpeza por técnicos foi feita, e ficou cheiroso por 1 mês e lá está de volta o mau cheiro. Um artigo dizia que poderia ser a mangueira do dreno. Tirei ela, lavei toda e apontei ela pra fora do prédio (1º andar) a uns 2 metros de distância do chão, onde não tem nada. Então a mangueira está respirando só ar fresco.

    Ocorre o seguinte: sempre que ligo a refrigeração, não há odor. Depois de um tempo, quando a temperatura estabiliza, parece que o equipamento desliga a condensadora acionando a ventilação. É NESTE momento que o mau cheiro aparece. Se eu religo a refrigeração (baixando mais a temperatura pra que a condensadora religue) o mau cheiro some de novo. Ou seja, ele só aparece na ventilação, nunca na refrigeração ou aquecimento.

    Já tentei borrifar na entrada de ar (parte de cima da evaporadora) um produto higienizador que comprei no Mercado Livre, supostamente próprio pra ar condicionado, mas é paliativo. No mesmo dia ou dia seguinte o cheiro ressurge.

    Seria um problema crônico desse modelo/marca? Tenho que lavar a evaporadora com tanta frequência assim? Desse jeito sai mais barato instalar um ACJ.

    Edit: o mau cheiro também passa quando ligo o aquecimento por vários minutos, mas aí perde o sentido de ar condicionado, se eu tenho que esquentar o ambiente que resfriei pra me livrar do odor.
    Fala Andre, vamos la.
    1 para esclarecer quanto ao dreno. ele cria mal cheio depois de um tempo, geralmente quando é inbutido e cria um tipo de lodo no dreno...
    2 o problema é com a manuntenção preventiva mal feita... a serpentina do seu split deve estar suja ainda, e com o gaz mal calibrado... esse erro é bem comum com os "tecnicos" que de tenicos nao tem nada.. forma gelo na Evap e desliga por sensor e depois quando o gelo cai fica um cheiro de meia...
    Procura uma empresa boa para fazer a manutenção, se bem que tem muita empresa que cobra 300 reais para lipar o filtro... uma manuntenção preventiva bem feita se limpa o Aletado e tem que tirar a calha do dreno e a turbina do Ar e limpar tudo.. depois calibrar o gaz..
    MAS mesmo assim se na instalçao do ar nao foi feito o vacuo e tiver "agua" ainda vai continuar formando gelo mesmo se o ar tiver com o PSI estiver correto...
    Assim o oxigenio é umido isso é normal... se a instalção nao for feita o vacuo na linha forma gelo dentro da linha que foma gelo fora que da merda...
    se o PSI estiver baixo, foma gelo forma que da merda... e os fungos faz a festa =)
    Gabriel Batista
    Projetista HVAC
    www.dufrio.com.br

    Comment


    • #3
      Boa tarde André. Conseguiu solucionar o problema? Estou na mesma situação? Cheiro insuportável quando o ar vai para ventilação.

      Comment


      • #4
        Postado originalmente por ale.vanzelote-barquette Ver Post
        Boa tarde André. Conseguiu solucionar o problema? Estou na mesma situação? Cheiro insuportável quando o ar vai para ventilação.
        olá boa noite .quanto tempo vc tem esse ar ? vc já fez alguma manutenção mais pesada de limpeza e higienização ? como foi instalado o dreno ? direto na rede de esgoto??? abraço

        Comment


        • #5
          Bom dia! Tenho este Split midea 18000btus a uns 4 anos. Em função deste cheiro já fiz a manutenção de limpeza umas 8 vezes e o cheiro ruim fica de 1 a 2 dias sem aparecer e logo depois volta. O dreno está instalado direto num ralo do banheiro, mas não sai cheiro no banheiro, talvez em função do sifão do ralo. Como o André explicou o cheiro de mofo só se torna perceptível quando o ar entra na ventilação após atingir a temperatura selecionada. O ar está gelando bem.

          Comment


          • #6
            Postado originalmente por ale.vanzelote-barquette Ver Post
            Bom dia! Tenho este Split midea 18000btus a uns 4 anos. Em função deste cheiro já fiz a manutenção de limpeza umas 8 vezes e o cheiro ruim fica de 1 a 2 dias sem aparecer e logo depois volta. O dreno está instalado direto num ralo do banheiro, mas não sai cheiro no banheiro, talvez em função do sifão do ralo. Como o André explicou o cheiro de mofo só se torna perceptível quando o ar entra na ventilação após atingir a temperatura selecionada. O ar está gelando bem.
            Se ele tiver a função dry coil (secagem da serpentina) pode ser uma boa .verifique no manual se tem essa opção .Se não contar com essa função .quando vc for desligar o condicionador deixe ele operar no modo ventilação entre 15/30 minutos para secar a serpentina,antes de desligar definitivamente . (isso é chato pra caramba)

            A água/umidade acumulada na serpentina pela condensação acelera a criação de fungos bactérias e algas daí o mau cheiro.Em alguns casos quando a higienização pesada não resolveu inclusive com produtos bactericidas ,fungicidas e algicidas,tive que substituir os filtrinhos que ficam clipados no filtro principal o maior ..Tanto o de carvão ativado como o antibactéria .Cada um fica num filtro .

            Faça a experiencia de secar a serpentina antes de desligar depois da utilização do equipamento ,Se continuar o mau cheiro e se o seu modelo contar com esse acessório,retire os filtrinhos deixando só os filtros normais.Se não tiver os filtrinhos retire os filtros maiores .Claro que essa prática é só pra teste.

            Opere uns dias sem os mesmos Mesmo assim pelo menos durante os testes para verificação depois da utilização seque a serpentina pelo modo ventilação .Esse modo manual kkk é chato principalmente a noite .

            Mas faça isso pelo menos para ver se melhora ..Vamos conversando e trocando uma ideia,e como vc deu o feedback que desde já agradecemos e pra que nossa troca de informação e papo se desenvolva e nos leve pra um final feliz,dá o review .Boa sorte abração Jairo.

            Obs: Se nada disso melhorar o mau cheiro desclipe e bascule o gabinete na parede coloque com um calço par ficar um vão entre a parede e o gabinete pra vc ter acesso ao tubo de dreno que sai do gabinete , desacople a mangueira do tubo de dreno que vai para o ralo,dá um jeito de tampar com uma vedação tipo rolha o tubo que dá acesso e comunica com o ralo do banheiro.

            Em alguns casos bem esporádicos e raros o problema era o mau cheiro vindo do esgoto eplo ralo.Por algum falha na instalação da tubulação do dreno. no ralo Como disse isso acontece muito raramente mas acontece ,e na atual conjuntura não podemos descartar tal possibilidade ..

            Opere o equipamento assim desclipado e com esse pequeno vão entre o equipamento e a parede,desacople o tubo de drenagem do condicionador da linha de dreno que vai para o ralo ,coloque provisoriamente uma mangueira ou similar no tubo de dreno do gabinete escoando para um recipiente no chão .O equipamento pode operar com esse pequeno afastamento na parede claro que somente para os testes ...Estou te dando essas dicas no caso de vc não contar com alguém de sua confiança para te ajudar .

            O certo racionalmente falando,e o bom senso nos diz que seria melhor vc chamar alguém que vc conheça e seja competente para fazer esses testes.Mas de qualquer maneira vamos conversando .Como dizemos aqui em Minas ,Inté.
            Last edited by jairo bertoni; 26/08/20, 09:06.

            Comment


            • #7
              Olá, fazendo um adendo a resposta do nosso colega,temos que viabilizar também o fato de não só o dreno estar ligado ao ralo do banheiro,normalmente estes ralos são acionados,o que não permite a entrada do gás de esgoto,mas temos que atentar para a possibilidade da própria água que fica parada no ralo ,fermentar e produzir gases de esgoto,muitas das vezes usamos aqueles tipos de grelhas que vendam a saída de cheiro do ralo,então criamos via dreno do ar condicionado, uma rota de expansão desses gases ,que fica mais evidente com o ar funcionando. É um ponto a ser visto ,já que aconteceu na casa de um cliente.

              Comment


              • #8
                O problema do mau cheiro aparentemente se deve a um serviço sem qualidade. Mas aproveitando, concordo com a outra fonte de odores que o Ricardo comentou. Com a bandeja de dreno vazia, e também a tubulação que conduz o condensado a um ralo, pode também ser esta uma fonte de odores. Há pressão negativa na unidade evaporadora ao ser acionada , succionando o ar do ambiente e também o ar de eventuais aberturas da unidade. O tubo de condensados vazio de água é uma abertura. Pode succionar aos poucos o odor azedo do ralo, que aparentemente não tem odor, mas se cheirar bem próximo poderá sentir o mau cheiro. O sifão ajuda e muito a evitar este problema ,além , é claro, de uma boa lavagem da serpentina , bandeja e rotor do ventilador e com frequência. abs. http://www.venturaclima.com/higieniz...icionado-split

                Comment

                Working...
                X