Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

É recomendado desligar o disjuntor exclusivo do ar durante tempestades?

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • É recomendado desligar o disjuntor exclusivo do ar durante tempestades?

    Sempre vejo textos dizendo que em dias de chuvas e tempestades é bom desligar, não usar mesmo o AR. Mas e quanto ao disjuntor exclusivo dele, que fica no quarto? É pra desligar também?

    No caso de PC/computador além dos aparelhos serem desligados obviamente precisamos fazer o mesmo com o filtro de linha, e até mesmo existe risco de passar corrente e queimar a máquina se um cabo de internet estiver num modem ligado, e sair dele pro PC.

  • #2
    Postado originalmente por Perene Ver Post
    Sempre vejo textos dizendo que em dias de chuvas e tempestades é bom desligar, não usar mesmo o AR. Mas e quanto ao disjuntor exclusivo dele, que fica no quarto? É pra desligar também?

    No caso de PC/computador além dos aparelhos serem desligados obviamente precisamos fazer o mesmo com o filtro de linha, e até mesmo existe risco de passar corrente e queimar a máquina se um cabo de internet estiver num modem ligado, e sair dele pro PC.
    Cautela e caldo de galinha não faz mal a ninguém .Abraço

    Comment


    • #3
      Como aqui em Recife/PE está rolando chuva todo dia (praticamente um dilúvio) tem uma semana (em 2 dias choveu o esperado pra 80% do mês), eu andei pesquisando duas coisas: se a chuva por si só estragaria ou prejudicaria de alguma forma o AR, e 2) se tempestades fariam o mesmo. A resposta pelo que vi é não para a primeira pergunta (exceto se algo ficar alojado no equipamento, ou ele for instalado no chão ou algum lugar propício a ficar submerso, ou se rolar algum furacão ou algo do tipo) e definitivamente SIM para a segunda.

      Primeiro que vale frisar que em caso de queda de energia que danifique esse ou outros equipamentos a concessionária pode ser responsabilizada, já ocorreu um caso semelhante aqui no meu prédio, em que meu interfone instalado lá fora queimou. Eles me ressarciram depois que levei em 2 assistências pra fazer laudo (parece que pagariam a menor). Todos os custos pra troca, reinstalação e até mesmo emissão desses laudos tem de ser cobertos por eles. Mas claro, tem procedimentos específicos pra requisitar, e inclusive um prazo máximo, parece que 90 dias.

      https://www.webarcondicionado.com.br...eda-de-energia

      OBS: esse caso do interfone foi um acidente que aconteceu aqui perto, acho que uma árvore que caiu na fiação, e aí quando voltou a energia veio maior que os 220 (tudo aqui só usa 220) se não me engano, e isso queimou vários equipamentos dos vizinhos, mas por sorte nada foi afetado do meu lado. O meu interfone só teve a queima da fonte porque ele era ligado do lado da energia elétrica DOS VIZINHOS.

      Além disso ajudou no meu caso ter a nota fiscal da compra desse equipamento. (sempre é bom digitalizar ou salvar os dados da NF-E).

      ************
      A dica de desligar o ar-condicionado quando começa a trovejar é obrigatória em especial pra PC/computador, pois como eu disse já rolaram vários casos de queima parcial de peças internas, inclusive é necessário desligar o filtro de linha também, pois mesmo com a máquina desligada passa corrente. Por melhor que seja esse filtro (o meu é um CLAMPER), Nobreak ou o que vc tiver, não adianta, se rolar uma treta dessas vai queimar SIM.

      Então quando houver o menor sinal de que tem relâmpagos/trovões, é pra ser tudo desligado IMEDIATAMENTE.

      Eu só não sei se é pra retirar da tomada o filtro/nobreak, mesmo ele estando desligado. O que se fala por aí pra desligar TVs e o resto é porque a pessoa pensa que desligar pra ficar em standby adianta, quando é pra cortar totalmente o fornecimento de energia que vai pro aparelho. Se vc tá apenas colocando em standby não está fazendo NADA.

      Idem pra retirar o cabo de rede da parte traseira do PC, pois se tudo estiver OFF mas o modem da operadora LIGADO, será por lá que a placa-mãe será afetada.

      No caso do AR é necessário mesmo desligar o disjuntor exclusivo dele, já que se isso estiver ligado ele ficará em standby.

      O problema é que eu já vi durante as chuvas (e isso 2 vezes e em 2 dias diferentes) que pode acontecer de faltar energia e voltar (segundos depois), o que por si só já pode queimar, ou comprometer a vida útil dos componentes internos, como indica esse link:

      https://www.yourhomesolutions.com/bl...ir-conditioner

      Só que nessas 2 vezes que faltou e voltou em seguida eu não vi previsão (nem os apps e sites diziam isso) de tempestade ALGUMA.

      Apenas chuva.

      Nem mesmo olhando lá fora eu notei relâmpagos.

      Esses picos de energia podem ocorrer a qualquer momento, e não precisa ter chuva envolvida. Lembram que eu falei do meu interfone, por conta de acidente na fiação? Até mesmo um pássaro batendo na linha de transmissão pode causar isso.

      No caso de um AR novo a garantia é anulada se foi instalado sem aterramento. OBS: em inglês o termo para esses "picos" é "POWER SURGE".

      *******
      Por fim, pelo que vi a respeito de disjuntor (em inglês: "circuit breaker") pode ser que como diz esse link:

      https://broadleys.net/protect-hvac-p...rge-avalon-nj/

      Você precise desligar aquele do AR, esperar meia-hora e só depois religar. O desarme do disjuntor é um problema a parte, relativo a sobrecarga ou instalação dele:

      http://blogdecorwatts.com/disjuntore...or-desarmando/

      Ele também nunca pode ser de potência menor que a exigida pelo modelo, no meu caso um inverter de 12 mil pede no manual um de 16A, classe C. Erroneamente o PDF fala em 13A, mas não acho que exista isso. De 10A apenas se fosse de 9 mil BTUs.

      Outro erro seria desligar o AR pelo disjuntor. Isso deve ser feito apenas pelo controle. Eu até tive um problema de perder um controle de um AR normal, e comprei um universal, mas só liga, não desliga. Vou ter de obter outro, pra evitar ficar desligando assim.

      ********
      Curiosamente apenas esse link da DUFRIO falou que não é recomendável em chuvas mais pesadas usar o AR:

      https://www.dufrio.com.br/blog/ar-co...a-os-cuidados/

      Indicando que a umidade pode comprometer a vida útil, e que aquele protetor tipo telhado seria recomendado. O que também evitaria pegar SOL direto. Esse protetor eu comentei que custa na faixa de R$ 200 e um dos modelos que vi é de ferro zincado. Mas a instalação dele se fosse feita no meu atual teria que ficar mais pro lado direito, porque se fosse cobrir tudo bateria na tubulação que está do lado esquerdo, saindo da parte traseira da condensadora.

      Comment

      Working...
      X