Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Condensadora desligando a cada 6-8 minutos

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Condensadora desligando a cada 6-8 minutos

    Amigos, tenho um ar de 12000 btus Admiral, mesmo com o controle setado em 17º, a cada 6 a 8 minutos a condensadora desliga, o que notei é que quando coloco o vento no máximo (com turbo e tudo) a condensadora não desliga, ou pelo menos demora tanto pra desligar que eu não percebo, se eu deixar o vento no mínimo, aí acontece o problema, considero problema pois duvido que o ambiente chegaria a 17 a ponto de mandar desligar por essa razão.
    Last edited by ramonenghaw; 28/04/22, 10:23.

  • #2
    Postado originalmente por ramonenghaw Ver Post
    Amigos, tenho um ar de 12000 btus Admiral, mesmo com o controle setado em 17º, a cada 6 a 8 minutos a condensadora desliga, o que notei é que quando coloco o vento no máximo (com turbo e tudo) a condensadora não desliga, ou pelo menos demora tanto pra desligar que eu não percebo, se eu deixar o vento no mínimo, aí acontece o problema, considero problema pois duvido que o ambiente chegaria a 17 a ponto de mandar desligar por essa razão.
    Boa tarde chame se possível pra dar uma analisada quem instalou.Vai dando o review.

    Comment


    • #3
      Olá Jairo! Você já respondeu algumas postagens minhas, fui eu mesmo quem instalou hahahaha eu estou fazendo uns testes aqui, e encontrei os seguintes dados:

      Admiral - Modelo: 42AFCD12A5(evaporadora) 38KCW12A5(condensadora) - 12000 btus
      Corrente nominal (que está na etiqueta da condensadora) 5,29 amperes
      R410 - 650 gramas

      Vento no mínimo:
      Leva entre 11 a 17 minutos pra desligar
      Setado no controle em 17 graus
      Pressão 80psi
      Pico de corrente 6.3 amperes
      Tubulação não congela, nem a serpentina da evaporadora
      Desligou a consdensadora com 6.2 amperes


      Vento no máximo + função Turbo
      Setado 17 graus
      Pico de corrente 7.4 amperes
      Pressão 95psi
      Tubulação não congela, nem a serpentina da evaporadora
      Já se passaram 30 minutos e até agora não desligou.


      O que tô achando estranho é a pressão um pouco baixa para os padrões do R410a. E o que eu acho mais estranho ainda é o alto consumo de corrente mesmo a carga de gás estando teoricamente baixa, além de achar estranho a condensadora desligar quando o vento está no mínimo e não desligar quando o vento está no máximo.

      Comment


      • #4
        Postado originalmente por ramonenghaw Ver Post
        Olá Jairo! Você já respondeu algumas postagens minhas, fui eu mesmo quem instalou hahahaha eu estou fazendo uns testes aqui, e encontrei os seguintes dados:

        Admiral - Modelo: 42AFCD12A5(evaporadora) 38KCW12A5(condensadora) - 12000 btus
        Corrente nominal (que está na etiqueta da condensadora) 5,29 amperes
        R410 - 650 gramas

        Vento no mínimo:
        Leva entre 11 a 17 minutos pra desligar
        Setado no controle em 17 graus
        Pressão 80psi
        Pico de corrente 6.3 amperes
        Tubulação não congela, nem a serpentina da evaporadora
        Desligou a consdensadora com 6.2 amperes


        Vento no máximo + função Turbo
        Setado 17 graus
        Pico de corrente 7.4 amperes
        Pressão 95psi
        Tubulação não congela, nem a serpentina da evaporadora
        Já se passaram 30 minutos e até agora não desligou.


        O que tô achando estranho é a pressão um pouco baixa para os padrões do R410a. E o que eu acho mais estranho ainda é o alto consumo de corrente mesmo a carga de gás estando teoricamente baixa, além de achar estranho a condensadora desligar quando o vento está no mínimo e não desligar quando o vento está no máximo.
        kkk Agora sou cumplice kkkk..O fato complicador é pra quem tá longe esse tipo de situação é uma sinuca de bico.Essa pressão de trabalho está baixa .pode ser que talvez tenha algum provável e pequeno escape de fluído .Se esse modelo contar com pressostato de baixa ou alta provavelmente eles é que estão desligando fora do tempo o condiconador que aparentemente não estaria operando em suas condição de pressão nominais normais de trabalho.Pode ser sensores da unidade interna enfim pode ser uma série de efeitos com uma causa .De longe fica difícl te ajudar .Procure pontos de óleo nas conexões que é a primeira característica de vazamento .vai dando o review.

        Se vc tiver aí um pouco de fluído refrigerante e um manometro manifold complete a carga de gás até 120 a 130 psi e ve o que acontece .Abraço.

        Comment


        • #5
          Eu resolvi comprar uma garrafa de 800g de R410a e uma seringa de Tapa Fugas K11 pra garantir, pois eu de fato notei uma perda de rendimento do equipamento, porém essa perda levou sei la, 3 anos pra acontecer, o que indica que se tiver um vazamento, seria um micro vazamento que o K11 poderia resolver, eu vou colocar as 650g que o fabricante pede e testar pra ver se o rendimento volta como era antes e se ao deixar em 17 graus a condensadora para de ficar desligando, eu também fiquei preocupado com o consumo, fica variando em 6 e 7.3 amperes, o que seria consideravelmente acima do que consta na etiqueta, de 5.29 amperes.

          Comment


          • #6
            Postado originalmente por ramonenghaw Ver Post
            Eu resolvi comprar uma garrafa de 800g de R410a e uma seringa de Tapa Fugas K11 pra garantir, pois eu de fato notei uma perda de rendimento do equipamento, porém essa perda levou sei la, 3 anos pra acontecer, o que indica que se tiver um vazamento, seria um micro vazamento que o K11 poderia resolver, eu vou colocar as 650g que o fabricante pede e testar pra ver se o rendimento volta como era antes e se ao deixar em 17 graus a condensadora para de ficar desligando, eu também fiquei preocupado com o consumo, fica variando em 6 e 7.3 amperes, o que seria consideravelmente acima do que consta na etiqueta, de 5.29 amperes.
            Beleza.Dá o review.Boa sorte.

            Comment


            • #7
              Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post

              Beleza.Dá o review.Boa sorte.
              Então, eu coloquei exatamente a carga pedida, pra ser exato 654gramas e repeti os testes, com o vento no mínimo a pressão fica em 120psi e com vento no máximo fica em 140, porém ele ainda fica desligando a condensadora quando coloco o vento no mínimo e a temperatura em 17 graus, o outro problema agora também é que o consumo aumentou mais ainda, entre 9 e 10 amperes, sendo que na etiqueta diz que a corrente é 5,29 amperes. Ou seja, tem dois defeitos no equipamento, a condensadora desliga mesmo deixando o controle em 17 graus (se o vento tiver no mínimo, se estiver no máximo não desliga nunca) e o consumo que aumentou quase o dobro.

              Comment


              • #8
                Postado originalmente por ramonenghaw Ver Post

                Então, eu coloquei exatamente a carga pedida, pra ser exato 654gramas e repeti os testes, com o vento no mínimo a pressão fica em 120psi e com vento no máximo fica em 140, porém ele ainda fica desligando a condensadora quando coloco o vento no mínimo e a temperatura em 17 graus, o outro problema agora também é que o consumo aumentou mais ainda, entre 9 e 10 amperes, sendo que na etiqueta diz que a corrente é 5,29 amperes. Ou seja, tem dois defeitos no equipamento, a condensadora desliga mesmo deixando o controle em 17 graus (se o vento tiver no mínimo, se estiver no máximo não desliga nunca) e o consumo que aumentou quase o dobro.
                olha tá com jeito que está com excesso de fluído.Sangra o fluído com um alicate amperímetro monitorando a fase até chegar na amperagem nominal de operação e veja como fica.isso tem que ser feito bem devagar .Abraço

                Comment


                • #9
                  Mas eu coloquei as 650 gramas, talvez até menos. Eu pesei a garrafa com o que sobrou, depois esvaziei ela e pesei novamente pra ver a tara. Ainda tinha 160g dos 800 que vem na garrafa. Ou seja. Usei 640g. Outra coisa. Se for excesso de fluido, como vou tirar aos poucos se ele é R410a?

                  Comment


                  • #10
                    Postado originalmente por ramonenghaw Ver Post
                    Mas eu coloquei as 650 gramas, talvez até menos. Eu pesei a garrafa com o que sobrou, depois esvaziei ela e pesei novamente pra ver a tara. Ainda tinha 160g dos 800 que vem na garrafa. Ou seja. Usei 640g. Outra coisa. Se for excesso de fluido, como vou tirar aos poucos se ele é R410a?
                    Esgota devagar medindo e acompanhando a amperagem com um alicate amperímetro até chegar na amperagem nominal de operação .Faça isso na velocidade mais alta e temperatura mais baixa .Faça isso bem devagar . Dá o review abraço .

                    Comment


                    • #11
                      Vou tentar. Antes vou colher os dados de pressão do Manilfold como tá agora, amperagem e a temperatura que ele insufla na evaporadora. Antes e depois de sangrar o gás. Eu fiquei com receio de fazer isso pq como o r410a é bland, poderia ficar fora da proporção de 50%. Mas como é o mestre que tá orientando, vou fazer hehehe assim que terminar retorno aqui. Mais uma vez obrigado pela ajuda!!

                      Comment


                      • #12
                        Postado originalmente por ramonenghaw Ver Post
                        Vou tentar. Antes vou colher os dados de pressão do Manilfold como tá agora, amperagem e a temperatura que ele insufla na evaporadora. Antes e depois de sangrar o gás. Eu fiquei com receio de fazer isso pq como o r410a é bland, poderia ficar fora da proporção de 50%. Mas como é o mestre que tá orientando, vou fazer hehehe assim que terminar retorno aqui. Mais uma vez obrigado pela ajuda!!
                        Sim claro que essa prática não é recomendada e ainda se tratando de uma mistura.(blend) Mas se essa purga for lenta e gradual e se por causa disso acontecer algum desiquilíbrio na mistura e composição do fluído pode ser que ele não seja tão significativo para causar problemas no rendimento.

                        Vai dando o review.Boa sorte Abraço

                        Comment


                        • #13
                          Grande Jairo, você não vai acreditar, o problema na leitura da corrente estava no alicate amperímetro kkkkk a bateria dele estava fraca, aí eu tive que trocar a bateria, assim que coloquei a bateria nova, a leitura de corrente ficou completamente diferente, batendo com o que pede a etiqueta do equipamento, então, já aviso a todos que assim que o multimetro indicar bateria fraca, troque, pois pode influenciar na leitura.

                          Porém, o problema de desligar a condensadora mesmo setando 17 graus quando o vento está no minimo permanece, eu colhi alguns dados que vou deixar aqui abaixo:

                          Pressão aparelho desligado: 190 a 200 psi

                          Vento no máximo + turbo

                          Temperatura de saída: min 9.4º
                          Corrente máxima: 5.3 amperes
                          Pressão: 120 psi
                          Condensadora não desliga em nenhum momento.


                          Vento no mínimo

                          Temperatura de saída: min 7.3º
                          Corrente máxima: 5.1 amperes
                          Pressão: 105 a 110 psi
                          Condensadora desliga com cerca de 6 minutos



                          Vento no médio

                          Temperatura de saída: min 6.8º
                          Corrente máxima: 4.7 amperes
                          Pressão: 110 psi
                          Condensadora desliga com também 6 minutos



                          Vento no máximo - SEM TURBO

                          Temperatura de saída: min 9.0º
                          Corrente máxima: 4.9 amperes
                          Pressão: 120 psi
                          Condensadora não desliga em nenhum momento.


                          Agora fico pensando em duas possibilidades para a condensadora desligar quando o vento está no mínimo ou médio: Problema na placa ou no sensor de temperatura da evaporadora que pelo vento estar mais fraco, entende que a temperatura caiu mais e manda desligar a condensadora ou problema de pressão, se a pressão estiver de 110psi para baixo, algum mecanismo tipo pressostato manda desligar a condensadora por conta disso, aí fico pensando: Coloco mais gás, correndo o risco de aumentar a corrente? Ou qual linha de raciocínio eu deveria seguir?

                          Comment


                          • #14
                            Postado originalmente por ramonenghaw Ver Post
                            Grande Jairo, você não vai acreditar, o problema na leitura da corrente estava no alicate amperímetro kkkkk a bateria dele estava fraca, aí eu tive que trocar a bateria, assim que coloquei a bateria nova, a leitura de corrente ficou completamente diferente, batendo com o que pede a etiqueta do equipamento, então, já aviso a todos que assim que o multimetro indicar bateria fraca, troque, pois pode influenciar na leitura.

                            Porém, o problema de desligar a condensadora mesmo setando 17 graus quando o vento está no minimo permanece, eu colhi alguns dados que vou deixar aqui abaixo:

                            Pressão aparelho desligado: 190 a 200 psi

                            Vento no máximo + turbo

                            Temperatura de saída: min 9.4º
                            Corrente máxima: 5.3 amperes
                            Pressão: 120 psi
                            Condensadora não desliga em nenhum momento.


                            Vento no mínimo

                            Temperatura de saída: min 7.3º
                            Corrente máxima: 5.1 amperes
                            Pressão: 105 a 110 psi
                            Condensadora desliga com cerca de 6 minutos



                            Vento no médio

                            Temperatura de saída: min 6.8º
                            Corrente máxima: 4.7 amperes
                            Pressão: 110 psi
                            Condensadora desliga com também 6 minutos



                            Vento no máximo - SEM TURBO

                            Temperatura de saída: min 9.0º
                            Corrente máxima: 4.9 amperes
                            Pressão: 120 psi
                            Condensadora não desliga em nenhum momento.


                            Agora fico pensando em duas possibilidades para a condensadora desligar quando o vento está no mínimo ou médio: Problema na placa ou no sensor de temperatura da evaporadora que pelo vento estar mais fraco, entende que a temperatura caiu mais e manda desligar a condensadora ou problema de pressão, se a pressão estiver de 110psi para baixo, algum mecanismo tipo pressostato manda desligar a condensadora por conta disso, aí fico pensando: Coloco mais gás, correndo o risco de aumentar a corrente? Ou qual linha de raciocínio eu deveria seguir?
                            Qual as fontes de calor desse ambiente .Qual seria suas dimensões M² ? Tem janelas ou parede para o lado norte oeste ? como é o telhado é lage forro ?quantas pessoas ficam nesse ambiente ? abraço

                            Comment


                            • #15
                              Então. Eu cheguei a pensar em subdimensionamento. O quarto tem 25m2. A janela e a porta da varanda são viradas pro nascente. Mas eu moro próximo a Salvador, perto da praia, então o calor é intenso, o teto é laje de concreto e acima da laje tem o telhado. São apenas duas pessoas, eu e minha esposa. Mas 12000 btus pra 25m2 é suficiente? Eu tenho outros dois aparelhos de 9000 em outros ambientes, quando coloco o controle na temperatura mínima, nenhum dos dois desliga a condensadora, só se eu colocar em uma temperatura maior, tipo 25º, aí esses outros aparelhos desligam quando atingem a temperatura setada.

                              Comment

                              Working...
                              X