Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ar condicionado cassette desarmando de tempos em tempos...

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Ar condicionado cassette desarmando de tempos em tempos...

    Prezados Senhores,
    Necessito de ajuda técnica.

    Tenho instalado há uns três anos um aparelho de ar condicionado, do tipo Cassette 4 Vias, capacidade 48000 btu/h, numa salinha de aproximadamente 7m², para climatizar Nobreaks.
    Este aparelho é do tipo On-Off, e funciona num regime 24h/7dias (ligado no gerador para evitar danos devido à queda de energia). O aparelho gela bem o ambiente, de modo a atingir a temperatura programada, porém de tempos em tempos o disjuntor reservado para ele desarma, tendo que ser rearmado, e aí ele funciona normalmente por um tempo indeterminado, e desarma de novo.

    Foi feita uma manutenção preventiva neste aparelho (limpeza e ajustes), e não foi encontrado nada de anormal no equipamento. Inclusive o disjuntor, creio eu, parece estar dimensionado adequadamente (25A trifásico). Quando da manutenção preventiva, foi sugerido que uma possível causa deste problema é que o quadro elétrico onde fica o disjuntor (e que por acaso fica dentro desta salinha onde está o Nobreak) esteja com ventilação precária, o que pode fazer com que o disjuntor desarme por temperatura. Procede esta informação?

    Fora isto, o que poderia ser?


  • #2
    Postado originalmente por Marcus Vinà cius Vilaça César Ver Post
    Prezados Senhores,
    Necessito de ajuda técnica.

    Tenho instalado há uns três anos um aparelho de ar condicionado, do tipo Cassette 4 Vias, capacidade 48000 btu/h, numa salinha de aproximadamente 7m², para climatizar Nobreaks.
    Este aparelho é do tipo On-Off, e funciona num regime 24h/7dias (ligado no gerador para evitar danos devido à queda de energia). O aparelho gela bem o ambiente, de modo a atingir a temperatura programada, porém de tempos em tempos o disjuntor reservado para ele desarma, tendo que ser rearmado, e aí ele funciona normalmente por um tempo indeterminado, e desarma de novo.

    Foi feita uma manutenção preventiva neste aparelho (limpeza e ajustes), e não foi encontrado nada de anormal no equipamento. Inclusive o disjuntor, creio eu, parece estar dimensionado adequadamente (25A trifásico). Quando da manutenção preventiva, foi sugerido que uma possível causa deste problema é que o quadro elétrico onde fica o disjuntor (e que por acaso fica dentro desta salinha onde está o Nobreak) esteja com ventilação precária, o que pode fazer com que o disjuntor desarme por temperatura. Procede esta informação?

    Fora isto, o que poderia ser?
    Esse seu equipamento tem um plano de manutenção operação e controle ?(PMOC) Se tem a quanto tempo foi feita a manutenção de higienização e lavação pesada nível II?Os condutores são compatíveis com a distancia X potência do equipamento ? Calor excessivo no quadro de distribuição faz desligar disjuntores .O problema é que aparentemente está desligando só do condicionador ... Vc checou ou pediu pra checar a amperagem nominal de trabalho e operação do equipamento ?? Esse equipamento é trifásico ? As fases estão equilibradas ???Os filtros da unidade interna evaporadora estão limpos? A bomba de dreno está ok? Não tem algum bloqueio na evaporadora /condensadora ? os moto ventiladores das unidades estão operando bem ?

    Acho que o bom senso e a razão pede uma manutenção bem feita ou agendar uma visita técnica pra verificar todos os pontos e qual seria a origem do problema ..Pode ser um punhado de eventos em cascata que desencadeia a parada não programada ...Acredito que seja de fácil solução mas de longe fica difícil afirmar com certeza qualquer coisa sem correr o risco de errar feio ... Esse disjuntor não tá com problema ?? Enfim esse é um check list básico pra manutenção preditiva ,preventiva pra evitar a corretiva .Vai dando o review e feedback boa sorte abraço jairo

    Comment


    • #3
      Então.....Trata-se de um equipamento trifásico, e a manutenção preventiva foi feita há menos de três meses, onde foram verificados e limpos os componentes da evaporadora e condensadora (filtros, bomba de dreno, motoventiladores). O fato é que, antes da manutenção preventiva o problema já vinha ocorrendo....

      Comment


      • #4
        Postado originalmente por Marcus Vinà cius Vilaça César Ver Post
        Então.....Trata-se de um equipamento trifásico, e a manutenção preventiva foi feita há menos de três meses, onde foram verificados e limpos os componentes da evaporadora e condensadora (filtros, bomba de dreno, motoventiladores). O fato é que, antes da manutenção preventiva o problema já vinha ocorrendo....
        tem que conferir a amperagem nominal de trabalho e verificar se tem problema na rede com desbalanceamento afundamento etc ..Se o disjuntor não com problema com alguma terminal carbonizada..acho que é problema na rede ..causado pelo equipamento ou não..chame um eletricista que vc confie e que seja bom pra te dar um parecer ...vai dando o review boa sorte ..abraço

        Comment


        • #5
          Tenho observado este equipamento, me parece que o compressor "trava" na hora de partir....será que não é algum problema mecânico implícito no compressor??? Quais problemas desta natureza podem ocasionar esta falha?? É necessário dizer ainda que este compressor não é original....

          Comment


          • #6
            Postado originalmente por Marcus Vinà cius Vilaça César Ver Post
            Tenho observado este equipamento, me parece que o compressor "trava" na hora de partir....será que não é algum problema mecânico implícito no compressor??? Quais problemas desta natureza podem ocasionar esta falha?? É necessário dizer ainda que este compressor não é original....
            pode ser um pré calço mecânico por falta de retorno de óleo para o compressor ...não sei a distancia linear e os desníveis entre as unidades ..ou mesmo algum problema na voltagem que está abaixo do mínimo nominal suportável pelo equipamento ..Mas tá com toda pinta que é problema elétrico pelo fato de estar desarmando e com super aquecimento ..difícil te dizer assim a distancia..fica realmente complicado pra gente dar uma certeza sem estar presente .vai dando o review ..boa sorte abraço

            Comment


            • #7
              Depois de "bater cabeça" por um bom tempo, examinando o problema com uma empresa de manutenção, verificamos que no compressor, onde fica a caixa de bornes, um dos terminais está praticamente consumido pela oxidação, o que possivelmente está gerando mal contato na parte elétrica, e por consequência, fazendo com que o compressor desarme. Esta oxidação é normal?
              Acho que não...... O que poderia ser feito neste caso???
              Teria de substituir o compressor?

              Comment


              • #8
                Postado originalmente por Marcus Vinà cius Vilaça César Ver Post
                Depois de "bater cabeça" por um bom tempo, examinando o problema com uma empresa de manutenção, verificamos que no compressor, onde fica a caixa de bornes, um dos terminais está praticamente consumido pela oxidação, o que possivelmente está gerando mal contato na parte elétrica, e por consequência, fazendo com que o compressor desarme. Esta oxidação é normal?
                Acho que não...... O que poderia ser feito neste caso???
                Teria de substituir o compressor?
                olha existe uns ajustes técnicos kkkk https://www.youtube.com/watch?v=8fhZ13ZTOp0 https://www.youtube.com/watch?v=LT9DqykecP4 é só vc entrar no YT que tem vários vídeos a respeito ..já fiz kkkk dá o retorno ..abraço

                Comment

                Working...
                X