Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

ligação elétrica do split sansung 9000 btu quente e frio

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • ligação elétrica do split sansung 9000 btu quente e frio

    olá pessoal, tenho uma duvida? se alguem me ajudar agradeço. fiz a instalação de um ar split sansung 9000 btu q/f, ja usado, o mesmo ñ funciona a elice do condensador, só funciona a parte de dentro, a parte de fora só liga o compressor mas ñ liga a élice, e o compressor faz um barulho diferente, liguei como tava antes, os fios foram cortados na condensadora, só emendei os fios na mesmas cores, só que o ultimo fio da borneira ñ confere a cor, e liguei o fio da tomada que ja tava cortado liguei na energia, mas tem alguma coisa errada, será que tem que ligar um fio da energia direto no condensador? se algum instalador puder me dar a dica agradeço, sou de cuiaba e sou novo no ramo, grato.

  • #2
    Bom dia jonny seja bem vindo! se o servico era para vc desinstalar primeiramente certifica que o aparelho esta em perfeitas condicoes, liga no modo resfriar e ventilacao forte,verifica se esta resfriando,na condensadora coloca o manifold e certifica se a pressao esta 60/70 psi,(se preferir faca o superaquecimento, eu deixo para fazer com a maquina ja reinstalada) se estiver nos conformes recolhe o gas e desliga o disjuntor do aparelho e inicia a desinstalacao,qualquer anormalidade comunica ao cliente, agora pegou uma maquina ja desinstalada,dai fica complicado pq nao sabe se esta maquina estava funcionando bem , se ao desin, foi recolido o gas,etc... mas deixe claro para teu cliente pode ter problema com reposicao de gas ,copressor/ventilador pode nao ligar etc...sempre aproveite e faca uma limpeza na comden./evaporad.agora referente a instalacao sempre refasa tudo, analize os canos de cobre(se estao em condicoes de reutilizar)refasa os franges,troca polipex,interligacao de fios liga do teu geito,no meu caso sempre uso assim: 4 terminais + terra, 1 , 2 , 3 , 4 , T uso cabo pp de 5 fios. Cores. Azul ,branco , preto , vermelho e verde, o verde sempre aterramento e oas outros 4 fios ligo em ordem alfabetica nos terminais entao 1 〓 azul , 2 〓 branco , 3 〓preto , 4 〓vermelho, assim nunca me perco,as vezes ira encontrar cabos de outras cores mas segue a ordem alfabetica e verde 〓terra, nos invertes tu encontra 3 terminais e terra,sobraum é so isolar nos aparelhos so frio tmb, na tua pergunta inicial refaca as ligacoes e ligue so ocabo de forca na rede eletrica, se ainda nao funcionar. Teste sensores e capacitor e va eliminando ate encontrar o problema!boa sorte e manda retorno!

    Comment


    • #3
      ola cristian, bom dia! obrigado pela ajuda, olha cristian o aparelho funciona só uns segundos e para a maquina externa, peguei as maquinas ja desinstaladas esse é o problema, são 2 maquinas igualzinha, até os fios cortados são iguai e o problema e igual nas duas, vou te explicar acho que é ligação eletrica, na borneira da condensadora os fios foraram cortados, tá mais facil, o 1,2,3 confere as cores certinho inclusive conferi na maquina de dentro, só que o 4º da borneira da maq. ext. foi cortado um fio preto e sai da maquina interna um fio verde, ai ja fiquei em duvida q tem algo errado, no cabo de força tava cortado com as duas pontas verde, pode ser ligado na energia ou pode ser uma ponta no verde que vai no 4 da maquina interna, e o outro na energia e outro da energia no 4 da maq. ext.será que pode ser assim?porque as duas pontas do cabo de força é verde e o 4 da bornera int tbm é verde, mas o 4 da ext é preto e ñ tem preto talvez esse preto vai na energia, tem gente que ligações diferente, ja vi varias x, agora tenho medo de queimar o aparelho kkkkkk, o problema é esse fio preto q sai do nº 4 da maq. ext. e o da int. é vde. e as duas maquinas são igualzinhos, ta do mesmo jeito. se tiver mais alguma dica desta instalação eu agradeço muito, grato

      Comment


      • #4
        jonny,faz do jeito certo 1,2,3,4 da evaporadora com 1,2,3,4 da condensadora e la na evaporadora tem que ter o cabo de forca com 3 fios verde/amarelo é terra e azul e marrom que um é fase e o outro é neutro se cortaram coloca um plug de 3 terminais e liga na rede. Cuida para nao ligar terra do cabo com. o neutro da rede,esquece as gambiaras dos caras,talves a tampa que tapa os bones tenha um esquematico da ligacao é so seguir e se os 2 estao com mesmo problema. Entao é na ligacao!boa sorte.

        Comment


        • #5
          olá cristian, desculpe te incomodar novamente, verifiquei a ligação tinha um fio trocado na borneira , nas duas maquinas tavao assim, coloquei certinho os 4 fios de borneira para borneira, e liguei o fio da tomada narede, ligação normal, aqui é bifasico não tem diferença né?, só que agora só funciona a élice do condensador e compressor não liga, antes ligava só compressor, agora só elice kkkkkkkkkkeste trem me deixa de cabeça quente, por isso ñ gosto de pegar aparelho usado, mas tenho que funcionar senão ñ recebo, ou tenho q pagar um tecnico pra ver isso pra mim, se vc tiver mais alguma ideia agradeço, ta ligado maquina com maquina certinho.

          Comment


          • #6
            Bom dia! Incomodo nunhum estamos ai p se ajudar! cara tu ja reparou que o comprressor ligava e o ventilador nao,agora inverteu o ventilador liga e o compressor nao, entao é certo que os 2 estao funcionado.se nas 2 borneiras as cores dos fios estao iguais, da uma olhada nas imendas onde antes foi cortado e te certifica que as cores tmb estao iguais,o correto seria tu trocar o cabo por um sem enmendas (cabo pp 5x1.5) da uma verificada na rede se for bifasico na casa terao 4 fios.
            Fase 127v, outro fase 127v ,um neutro e um terra, terao casas que nao terao o terra. Se tu pegar um multimetro coloca na escala de 600volts e testa as ponteiras na. Tomada onde liga o ar tem que dar 220v entre as duas fases. Agora so tem uma chave teste dai no teste na tomada ela tera que ligar nos 2 terminais da tomada (as 2 fases),nao deu 220v ou nao ligou a chave,pode esta ai o prob, tu vai ter que achar o 220v(cuidado nunca junta nenhum fio da rede se nao da curto)ou diga para teu cliente providenciar um eletricista, derepente teu cliente tem uma tomada que ele tem certeza que é 220v faz o teste e puxa uma estencao para tu poder testar o aparelho,agora fez todos os testes de ligacoes, rede 220v ta tudo ok, dai tu vai ter que comecar a testar sensores,capacitor... mas se os 2 aparelhos estao com o mesmo problema é muito dificil que seja uma peca danificada, salvo se danificou por causa de uma ligacao "errada" mas vai testando e eliminando o q pode ser e vai te comunicando boa sorte e vai dar certo!

            Comment


            • #7
              olá andre, bom dia! agradeceria se pudesse entrar no meu email ou face pra gente conversar
              jonnyzielasko@hotmail.com

              Comment


              • #8
                ñ tenho andre, nem fone da tim kkkkk

                Comment


                • #9
                  Galera só uma duvida na instalação elétrica entre a condensadora e a evaporador, se alguem puder responder agradeço...
                  Posso usar Cabo PP de 6 x 1mm para instalar Ar de 12.000btus ou não é recomendável ?

                  Comment


                  • #10
                    Postado originalmente por Clebi Ver Post
                    Galera só uma duvida na instalação elétrica entre a condensadora e a evaporador, se alguem puder responder agradeço...
                    Posso usar Cabo PP de 6 x 1mm para instalar Ar de 12.000btus ou não é recomendável ?
                    não,não é .vc quiz dizer instalação elétrica pra alimentação ou interligação de comando ? a bitola ideal ficaria entre 1,5 mm 2,5 mm,4,00 mm dependendo de capacidade ,distancias etc ..isso em condicionadores split de parede até 30 k isso tá descrito no manual de instalação

                    Comment


                    • #11
                      Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post
                      não,não é .vc quiz dizer instalação elétrica pra alimentação ou interligação de comando ? a bitola ideal ficaria entre 1,5 mm 2,5 mm,4,00 mm dependendo de capacidade ,distancias etc ..isso em condicionadores split de parede até 30 k isso tá descrito no manual de instalação
                      Obrigado pela resposta Jairo...
                      Quis dizer a interligação de comandos mesmo... Então o minimo que se deve usar é 1,5mm correto ?

                      Comment


                      • #12
                        Postado originalmente por Clebi Ver Post
                        Obrigado pela resposta Jairo...
                        Quis dizer a interligação de comandos mesmo... Então o minimo que se deve usar é 1,5mm correto ?
                        1,5 mm geralmente é usado no de 9k..isso vem descritos nos manuais

                        Comment

                        Working...
                        X