Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Por que ninguém faz o U invertido logo após a evaporadora?

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Por que ninguém faz o U invertido logo após a evaporadora?

    Amigos, recentemente comprei um split midea liva wi-fi 12000 btus e pretendo dar uma adiantada na instalação. Moro em um apartamento onde TODOS os ar condicionados ficam com a condensadora na parte do sol, pretendo mudar o split de parede, fazendo com que ele fique com a condensadora na sombra TODO O DIA. (sou de Teresina-PI aqui os split sofrem).

    Lendo o manual de instalação e seguindo os procedimentos, marquei onde ficará a evaporadora (comprei uma caixa de serviço) e fiz um risco na parede por onde a tubulação vai descer, dreno, sucção e expansão, tenho aproximadamente 2 metros de desnível, sendo a condensadora na parte de baixo. No manual diz que a condensadora estando, ou no MESMO NÍVEL ou em NÍVEL INFERIOR ao da evaporadora, deve-se fazer um SIFÃO U invertido, onde o mesmo deve atingir 20 cm acima da unidade evaporadora. Pretendo fazer isso, mais o instalador não vai querer fazer, pois ou eles sabem mais que os manuais ou, simplesmente tem preguiça, como serei eu mesmo quem vai lançar a tubulação, fazer os rasgos na parede, vou fazer o bendito U invertido APENAS na linha de sucção. Minha dúvida é: porque eu não vejo uma foto sequer na internet da galera fazendo? porque nos vídeos do youtube ninguém faz o bendito U invertido?

    vou encontrar a VIGA da parede do apartamento, alguém me recomenda alguma solução?

  • #2
    Postado originalmente por marcosvales Ver Post
    Amigos, recentemente comprei um split midea liva wi-fi 12000 btus e pretendo dar uma adiantada na instalação. Moro em um apartamento onde TODOS os ar condicionados ficam com a condensadora na parte do sol, pretendo mudar o split de parede, fazendo com que ele fique com a condensadora na sombra TODO O DIA. (sou de Teresina-PI aqui os split sofrem).

    Lendo o manual de instalação e seguindo os procedimentos, marquei onde ficará a evaporadora (comprei uma caixa de serviço) e fiz um risco na parede por onde a tubulação vai descer, dreno, sucção e expansão, tenho aproximadamente 2 metros de desnível, sendo a condensadora na parte de baixo. No manual diz que a condensadora estando, ou no MESMO NÍVEL ou em NÍVEL INFERIOR ao da evaporadora, deve-se fazer um SIFÃO U invertido, onde o mesmo deve atingir 20 cm acima da unidade evaporadora. Pretendo fazer isso, mais o instalador não vai querer fazer, pois ou eles sabem mais que os manuais ou, simplesmente tem preguiça, como serei eu mesmo quem vai lançar a tubulação, fazer os rasgos na parede, vou fazer o bendito U invertido APENAS na linha de sucção. Minha dúvida é: porque eu não vejo uma foto sequer na internet da galera fazendo? porque nos vídeos do youtube ninguém faz o bendito U invertido?

    vou encontrar a VIGA da parede do apartamento, alguém me recomenda alguma solução?
    cada fabrica tem seu projeto e sua recomendaçao voce pega alguma marca que manda fazer sifao com 3mt outra com 5mt outra sifao no mesmo nivel mais quando voce desmonta um ar pra manutençao e tudo a mesma coisa mesma marca de compressor mesma marca de ventilador e assim vai e quando e autorizada pode fazer com tubo de aluminio sem sifao sem vacuo com 20cm de tubo solda um tubo de uma bitola em outro tubo de outra bitola e nao perde a garantia porque sao eles que vao dar a assistencia

    Comment


    • #3
      Marcos toda vez que a evaporadora está no mesmo nível ou acima da condensadora deve-se fazer esse sifão invertido mesmo para impedir que o gás quando o ar condicionado for desligado vire líquido e vá para o compressor e dê um golpe de líquido no compressor ou seja vai diminuir a vida útil desse compressor Tá OK agora muita gente não faz por que é um defeito de longo prazo dificilmente esse defeito acontece em um ou dois anos ele geralmente acontece depois do quinto sexto ano por aí tá ok então é por isso que ninguém faz mas o correto é a pessoa fazer beleza em relação ao técnico não querer fazer se o cliente exigir ele tem que fazer de todo jeito Atenção curso grátis sobre erro no ar condicionado inverter para fazer clique aqui http://bit.ly/2cWlz2p

      Comment


      • #4
        Bom porque não tinha mesmo que fazer o sifao.. voce leu o manual mas nao leu tudo sou Eng de HVAC e o sifão é utilizado apenas em linhas longas ou com desnivel acima de 3M... maquina de 12k nao passa dos 2M de desnivel entao nao tem que fazer nada.

        Tubulações de Interligações:Procedimento de Interligação
        1º Elevar a linha de expansão acima da unidade condensadora antes de ir para a unidade evaporadora, quando a evaporadora estiver abaixo da condensadora.
        2º Elevar a linha de sucção acima da unidade evaporadora antes de ir para a unidade condensadora, quando a evaporadora estiver acima ou no mesmo nível da condensadora.
        3º Fazer sifões nas subidas da linha de sucção a cada 3,0 m, incluindo a base (saída da evaporadora). Caso o desnível seja menor que 3 m faça apenas na base.
        4º Inclinar as linhas horizontais de sucção no sentido do fluxo.
        5º Isolar as linhas de expansão e sucção da radiação (além de bem isoladas termicamente) quando estiverem expostas ao sol.
        6º O procedimento de vácuo deve ser especialmente bem feito, fazendo-se uma correta definição da carga de refrigerante.



        Arquivos Anexos
        Gabriel Batista
        Projetista HVAC
        www.dufrio.com.br

        Comment

        Working...
        X