Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Duvidas + a instalação será feita por profissional.

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Duvidas + a instalação será feita por profissional.

    Boa tarde!
    Primeiramente obrigado aos que poderem me ajudar e que tenha muito sucesso em sua vida.
    Minha dúvida é na pre-instalações, ou seja, apenas nas esperas tanto da tubulação quanto elétrica.

    1- Farei a escolha de onde posicionarei as condensadoras, pretendo deixar no sótão (altura entre um e outro 0,60 cm, isso em linha reta) ñ ficará amostra, tem ventilação e estará protegida do sol e chuva, portanto, a tubulação virá de cima. A condensadora pode ficar acima da evaporadora? Se for necessário fazer curvas isso pode ser feito? Qual a distância máxima entre os dois pontos?

    2- O ar-condicionado será inverter de 12.000 btus, o outro será de até 36.000 btus, qual é a bitola do tubo de cobre isolado termicamente correta e quantos são?
    Qual espessura dos fios sabendo que a alimentação é 220V?
    É possível deixar somente um tubo em PVC com curvas abertas para no futuro passar os tubos de cobre com devida isolação térmica (pensei nesta possibilidade por não saber se estas bitolas variam de fabricante)?
    Se sim, qual diâmetro recomendado deste tubo?
    Neste caso deixaria pronto e passaria por fora do tubo em PVC o conduite de eletrica, para não atrapalha no futuro a passagem dos dois tubos de cobre.
    As caixa de espera interna (fabricante Brisa Sul) já providenciei e tenho espaço na caixa elétrica para os disjuntores.
    Importante dizer que estes serviços serão feitos por proficionais, mas preciso está embasado e gosto de entender para até, quem sabe, na hora ajudar.
    Atc, Gean
    Last edited by Gean Santos; 21/02/16, 17:18.

  • #2
    Olá amigo!
    A condensadora pode ficar acima da evaporadora sim, só fique atento à ventilação no sótão, se ela realmente será suficiente.
    As distâncias entre condensadora e evaporadora variam com as capacidades. Normalmente de 15 a 30 metros. Esses dados você encontra nos manuais do fabricante. E podem ser feitas curvas sim, sem problema.
    O aparelho de 12.000 irá utilizar 2 tubos, um de 1/4 e o outro de 3/8. Já para o de 36.000 você utilizará 1/4 e 5/8.
    Para a alimentação, você pode usar cabos de 2,5 mm no 12.000 e 4,0 mm no 36.000. Os cabos de comando podem ser de 1,5 mm para ambos.
    O tubo de pvc para passagem da tubulação de cobre tem que ser, de umas 3 polegadas pelo menos. Quanto maior, melhor. Principalmente por causa do tubo de 5/8 que vai dar um trabalhinho pra passar.
    Espero ter ajudado.
    Abs

    Comment

    Working...
    X