Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dúvidas sobre instalação de split inverter

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Dúvidas sobre instalação de split inverter

    Olá pessoal.

    Durante mais de 4 anos tive no meu quarto um split convencional (não era inverter) da Carrier, de 9.000 BTU/h, bifásico (220 V), mas ele finalmente “morreu”: moro em cidade litorânea e a condensadora já estava quase desmanchando... Bem, o fato é que quero adquirir um novo split (dessa vez vou comprar um inverter) e quero aproveitar toda a instalação existente (cabos elétricos e linhas de sucção e expansão), mas estou enfrentando algumas dificuldades.

    Em primeiro lugar, não possuo tomada elétrica próximo à evaporadora, de modo que instalar uma nova tomada alta em um padrão aceitável, em um circuito dedicado, envolveria rasgar paredes e quebrar gesso, ou seja, seria um transtorno enorme. Assim, tive que excluir todos os modelos de split inverter que são alimentados a partir da evaporadora.

    Em segundo lugar, a empresa que instalou meu primeiro split passou um cabo elétrico com apenas três fios entre a condensadora e a evaporadora (duas fases e um comando, sem terra), junto com as linhas de sucção e expansão. Metade desse cabo está embutida em uma parede de alvenaria e a outra metade sobre um forro de gesso, ou seja, também seria um transtorno enorme mexer nisso.

    Apesar de a maresia ser intensa, neste momento eu não gostaria de debater acerca das vantagens e desvantagens do cobre e do alumínio.

    Nesse cenário, tenho duas perguntas:

    1) Quais boas marcas/modelos de split inverter de 9.000 BTU/h (220 V, bifásico), SEM NECESSIDADE DE TOMADA ELÉTRICA PARA A EVAPORADORA, vocês me indicariam? O Electrolux BE09F/BI09F e o Midea Liva 42VFCA09M5/38VFCA09M5, por exemplo, não serviriam, pois são alimentados pela evaporadora (ambos vêm com plugue padrão brasileiro tripolar e necessitam de tomada interna).

    2) No meu apartamento, a fiação de terra parte da barra de aterramento no quadro geral e percorre todos os eletrodutos, ou seja, a fiação de terra está espalhada pelo apartamento inteiro. Se o instalador instalar meu split novo utilizando os três fios existentes entre a evaporadora e a condensadora como fase, fase e comando, respectivamente, e puxar o terra de uma caixa de passagem de teto próxima, eu perderia a garantia do produto? Em outras palavras, o fio terra da evaporadora tem obrigatoriamente que ser puxado do borne de terra da condensadora, ou posso fazer uma derivação de qualquer outro ponto de terra do meu apartamento?

    Desde já agradeço pela ajuda!
    Last edited by Brito Bahia; 13/11/15, 23:47.

  • #2
    Amigo é só pedir para o instalador passar a tomada pelo furo junto com a tubulação e liga-la e na parte externa da casa. Em todo caso acho q os LG's são alimentados pela condensadora, acho q Daikin também, o Panasonic vem sem tomada mas a alimentação é na evaporadora mas é só puxar o cabo pelo furo como disse antes. Quanto ao terra não sei responder.
    Last edited by tiagogv; 14/11/15, 18:35.

    Comment


    • #3
      Olá Tiago. Agradeço pela sua contribuição.

      Infelizmente minha condensadora fica na jardineira do apartamento, a mais de 10 metros da evaporadora, que fica dentro do meu quarto. Uns 5 metros de cabos elétricos e linhas de sucção e expansão estão embutidos na parede (alvenaria) e outros 6 metros estão embutidos no forro de gesso.

      Se eu compreendi bem sua sugestão, mesmo se eu aceitasse utilizar um split inverter alimentado pela evaporadora, eu não poderia passar o plugue pela parede até uma tomada a ser instalada na jardineira, por dois motivos: primeiro, o comprimento do cabo de alimentação da evaporadora certamente seria muito inferior a 10 metros; segundo, mesmo se o cabo de alimentação fosse comprido o bastante, eu teria que rasgar muita parede e abrir muitas visitas no gesso para passá-lo até a condensadora.

      Alguém teria outra sugestão de estratégia para aproveitar a instalação existente? Alguém pode sugerir um bom modelo de split inverter 9.000 BTU/h 220V que receba alimentação elétrica a partir da condensadora?

      Obrigado!

      Comment


      • #4
        Indiferente!
        Alimentação pela externa e tomada na interna?
        Sem problemas!
        O terra está junto na tomada? É isso?
        Sem problema!
        Tem um cabo 3x1,5 ligando externa com interna?
        Veja quais as cores desses 3 cabos que fica mais fácil explicar!
        Mande resposta que te falo como instalar!

        Comment


        • #5
          Se possível, também a marca do aparelho que escolheu!

          Comment


          • #6
            Postado originalmente por Brito Bahia Ver Post
            Olá Tiago. Agradeço pela sua contribuição.

            Infelizmente minha condensadora fica na jardineira do apartamento, a mais de 10 metros da evaporadora, que fica dentro do meu quarto. Uns 5 metros de cabos elétricos e linhas de sucção e expansão estão embutidos na parede (alvenaria) e outros 6 metros estão embutidos no forro de gesso.

            Se eu compreendi bem sua sugestão, mesmo se eu aceitasse utilizar um split inverter alimentado pela evaporadora, eu não poderia passar o plugue pela parede até uma tomada a ser instalada na jardineira, por dois motivos: primeiro, o comprimento do cabo de alimentação da evaporadora certamente seria muito inferior a 10 metros; segundo, mesmo se o cabo de alimentação fosse comprido o bastante, eu teria que rasgar muita parede e abrir muitas visitas no gesso para passá-lo até a condensadora.

            Alguém teria outra sugestão de estratégia para aproveitar a instalação existente? Alguém pode sugerir um bom modelo de split inverter 9.000 BTU/h 220V que receba alimentação elétrica a partir da condensadora?

            Obrigado!
            Desculpe Brito, não havia entendido direito seu problema. Além disso não esqueça de verificar se a tubulação existente é compatível com o novo aparelho (acredito que todos os modelos de 9000 são iguais, mas é bom ter certeza) e peça para o técnico fazer a limpeza dessa tubulação da maneira correta para não haver contaminação do gas R22 do aparelho antigo no R410a do aparelho novo.

            Comment

            Working...
            X