Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Subdimensionar tubulação de cobre

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Subdimensionar tubulação de cobre

    Caros amigos instaladores, Mestre Jairo, bom dia!

    Estou com um cliente que comprou um aparelho excelente, LG Inverter Dual 36.000, que tem as conexões 3/8 e 5/8 respectivamente.

    Ele recebeu o apartamento na planta. Deixou a instalação do ar por último. E a tubulação deixada pela construtora é de 1/2 e 5/8 respectivamente.

    Ele quer evitar ao máximo quebrar parede. Acabou de finalizar a limpeza de obra.

    Pergunta: A distância do compressor para a evaporadora é de menos de 4m, bem próxima. Quase parede, parede,

    Haveria problema adaptar o tubo de 1/2 para 3/8? Qual seria a consequência, caso o cliente opte por continuar mesmo com a perda da garantia? Perda de potência? Em qual escala?

    A economia (na luz) foi o principal fator pra ele comprar essa máquina, mas se complicou.

    Ela foi super dimensionada pra um cômodo onde 24.000 atenderia. O uso não é 24h. Média de 5h/dia.

    Muito obrigado!

  • #2
    Postado originalmente por blakito Ver Post
    Caros amigos instaladores, Mestre Jairo, bom dia!

    Estou com um cliente que comprou um aparelho excelente, LG Inverter Dual 36.000, que tem as conexões 3/8 e 5/8 respectivamente.

    Ele recebeu o apartamento na planta. Deixou a instalação do ar por último. E a tubulação deixada pela construtora é de 1/2 e 5/8 respectivamente.

    Ele quer evitar ao máximo quebrar parede. Acabou de finalizar a limpeza de obra.

    Pergunta: A distância do compressor para a evaporadora é de menos de 4m, bem próxima. Quase parede, parede,

    Haveria problema adaptar o tubo de 1/2 para 3/8? Qual seria a consequência, caso o cliente opte por continuar mesmo com a perda da garantia? Perda de potência? Em qual escala?

    A economia (na luz) foi o principal fator pra ele comprar essa máquina, mas se complicou.

    Ela foi super dimensionada pra um cômodo onde 24.000 atenderia. O uso não é 24h. Média de 5h/dia.

    Muito obrigado!
    Perda de garantia provavelmente sim ,,vai depender muito da empresa autorizada em algum BO mas em se tratando da lg as vezes que acionei eles procuram embaçar ao extremo ..não facilitam no que puderem complicar eles complicam ..Agora essa redução não é a melhor solução mas essa especificamente de uma bitola maior para uma menor é menos ruim Duro é quando a bitola de algum tubo passado na infra é menor do que o tubo que o fabricante pede ou exige em seu manual de instalação nesse caso eu não faço ...tem gente que faz ..

    Especificamente no seu caso quando tá passado na infra um tubo de bitola maior e o tubo que o fabricante pede o fabricante em seu manual de instalação,confesso que já fiz ...Evito o máximo de fazer ...Mas avisa e alerta o cliente e que fique muito bem explicado que se por ventura acontecer algum problema qualquer e ter que acionar o assistente para um atendimento em a garantia,muito provavelmente é que eles não vão cobrir...

    Como disse vai depender muito da boa vontade do assistente ..Geralmente na maioria das vezes eles procuram motivos para a lg não cobrir a garantia .Pra não atender em garantia eles alegam qualquer coisa,as vezes por um parafuso com a cabeça espanada ..Não estou fazendo terrorismo com vc ..minha experiencia e de colegas que converso nesse sentido foi bem estressante ..Além do que a maioria dos chamados técnicos que mandaram para avaliar e inspecionar a instalação são na maioria "barriga verde" e alguns começam a falar cada abobrinha.E se vc acompanhar o atendimento vc vê a limitação do fulano ..

    E olha que procuro ser aberto a aprender e pode ter certeza que aprendo muito com todos vcs .Uma pessoa de idade pode não ser experiente,experiencia não tem a ver com muita ou pouca idade mas com a qualificação.Pode ter certeza que aprendo muito com essa molecada que tá entrando no mercado agora Mas como tudo não são flores nem rosas,a tendencia de alguns é se tornarem arrogantes e soberbos perdendo a oportunidade de aprender interagindo com os peões mais antigos ,além do que de vez em quando passam alguma vergonha ..Falo isso por mim ...Nariz empinado cai do cavalo kkkkk

    Como sempre digo somos eternos aprendizes..Bão então nos eu caso menos mal ,,Se vc for soldar,faça essa redução soldada passando pelo tubo em questão um leve fluxo de nitrogenio (+ ou - no máximo 3 psi) na brasagem para evitar carepas nas paredes internas do tubo pela oxidação do cobre pela alta temperatura dessa solda que com certeza vai para os elementos de expansão tipo válvulas eletronicas ou capilares etc ..Se vc achar redutores de latão de 1/2 para 3/8 para flangear(existe no mercado para vender) é menos trabalhoso mas tem que ser bem feito para evitar futuros vazamentos .

    Espero tê-lo ajudado vai dando o review .boa sorte abração jairo
    Last edited by jairo bertoni; 18/08/20, 04:57.

    Comment

    Working...
    X