Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Escolha do sistema de refrigeração mais eficiente

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Escolha do sistema de refrigeração mais eficiente

    Olá,

    Estou na dúvida entre qual tipo de refrigerador de ar eu escolho para instalar na minha empresa.

    Trata-se de uma escola com 6 salas de aula de 33 m2 cada, com 1 computador (com monitor), uma tv, e 17 pessoas dentro. Todas as salas possuem vedação termo-acústica nas quatro paredes e no teto. Além das salas de aulas teremos uma secretaria de 33 m2 (sendo em 15 m2 teremos um pé direito de 5 m) e mais duas salas (adm e academico) de 15 m2 cada, uma para 2 pessoas e outra para até 6 (mas nunca 6 pessoas juntas ao mesmo tempo).

    Pesquisando sobre os modelos existentes vi que existem os splits hi-wall, os multi-splits e o cassete. A princípio estava pensando em instalar 2 multi-split (com 3 evaporadoras cada) para cuidar das salas de aula, 1 cassete (ou teto-split) para a secretaria e um multi-split para as duas salas restantes.

    Mas ai comecei a me perguntar o seguinte:

    - Compensa economicamente trocar o split normal pelo multi?
    - Em caso de uma condensadora pifar perco o ar de todas as salas que ela cuida, é comum condensadoras queimarem?
    - Vale a pena investir num multi-split inverter ou o normal vale a pena também?
    - O cálculo dos BTU's para multi-splits deve ser feito da mesma forma que para os normais?

    Essa última dúvida surgiu por causa do seguinte, é provável que as salas não sejam utilizadas todas ao mesmo tempo a todo tempo, em vários horários teremos salas vazias, assim pode ser que uma evaporadora possa utilizar toda a potência disponível para refrigerar uma única sala (no caso 24 mil btus) a uma certa temperatura e dps disso, ela só precise manter essa temperatura. A partir do momento que outra sala ligada na mesma condensadoras começar a ser utilizada ela poderá utilizar toda a potência restante disponível (vamos dizer que precise de 2 mil btu's para manter a temp da sala já refrigerada, sobrariam 22 mil btus para a nova sala?)?

    Grato pelas respostas..

  • #2
    Boa noite.

    Quanto ao calculo da carga térmica necessária para cada ambiente, recomento que agende uma visita para com um técnico que pode visualizar e calcular a carga termica correta. Pois fica muito dificil responder, são diversos fatores levados em conta (como posicionamento geografico, vãos de portas e janelas etc...)

    Só recomendo os sistemas multi, quando o cliente não tem local para instalar varias unidades externas, ou o local é limitado (como varandas de apartamento). Se não for o caso, opte por equipamentos individuais.


    Segue as respostas:
    O equipamento multi é mais caro que comprar individuais
    Sim caso, a condensadora pife, geralmente todos equipamentos atendidos por ela não funcionam.
    Opte pelo inverter, pela economia de energia, equipamentos silenciosos.
    O calculo térmico por ambiente deve ser individual, depois avalie a quantidade total atendida pelo multi, levando em conta o que ele ira atender.

    ultima duvida, a grosso modo sim, lembrando que a capacidade maxima que ele ira atender é o nominal do equipamento interno. Por exemplo: Se vc tem uma unidade externa de 18.000 e duas unidades internas de 9000 e 12000 se as duas estiverem ligadas juntas, vão render no maximo 18000. Se a de 9000 estiver desligada, o maximo que a outra vai atender é 12000.

    Abraços...

    Comment


    • #3
      Obrigado, já esclareceu bastante. Vou optar pelos individuais mesmo.

      Comment

      Working...
      X