Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Posso cortar o fio de alimentação da evaporadora?

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Posso cortar o fio de alimentação da evaporadora?

    Vou instalar um split de 7000 btus usado e, portanto não tem mais garantias da fábrica. O técnico que vai instalar precisa cortar o cabo do plugue da tomada para emendar e a fiação chegar até uma tomada uns 4 metros de distância. A princípio, acho que não teria problemas fazer tal emenda. Perderia alguma eficiência, tanto na rede quanto no aparelho por este procedimento?

  • #2
    Olá, não sou eletricista, embora faça os serviços de elétrica em minha casa, mas já que não responderam, aí vai meu pitaco. Emendar fios não é problema, desde que não se faça uma emenda de torcer fios que não é recomendada para nada pois provoca perdas. O modo correto de emendar fios é usar um conector, aquele parafuso com uma fenda no meio onde entra o fio e tem uma porca que dá o aperto, aí sim teremos uma boa emenda (isolar os conectores!). O fio obviamente precisa ter dimensionamento correto, fio mais fino limita a corrente e pode ocasionar problemas na placa do aparelho. Finalizando o recomendado é o fio sair do seu quadro elétrico somente para aquele ar condicionado com um disjuntor no caminho, não importa muito se na caixa ou próximo do aparelho, para fins de eletricidade, a menos é claro de recomendação expressa do fabricando do aparelho. Abraço.

    Comment


    • #3
      Não tem nada haver, pode emendar normalmente. Sou eletricista, tenho diploma e tudo mais, só peça pra ele estanhar as emendas feitas. Abraço.

      Comment

      Working...
      X