Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Bitola dos fios de alimentação - qual usar?

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Bitola dos fios de alimentação - qual usar?

    Olá pessoal. Eu estou finalizando as obras do meu apartamento e está quase na hora de instalar os meus Fujitsus (serão 2 de 12 mil btus... 1 de 18 e outro de 24). A questão é que um eletricista viu que o prédio foi entregue com o circuito de disjuntores independentes para alimentação dos aparelhos, porém a fiação é de 2,5 mm... e, segundo ele, o melhor seria de 4,0 mm. O que vocês acham?

  • #2
    Postado originalmente por iRapha Ver Post
    Olá pessoal. Eu estou finalizando as obras do meu apartamento e está quase na hora de instalar os meus Fujitsus (serão 2 de 12 mil btus... 1 de 18 e outro de 24). A questão é que um eletricista viu que o prédio foi entregue com o circuito de disjuntores independentes para alimentação dos aparelhos, porém a fiação é de 2,5 mm... e, segundo ele, o melhor seria de 4,0 mm. O que vocês acham?
    pode usar tranquilhamente o 2,5 mmm até o de 18k mude somente o de 24k só por segurança ..abraço parabéns boa sorte

    Comment


    • #3
      Jairo, obrigado. Você acha que seria MUITO recomendável eu mudar para 4,0 mm no de 24k? É porque vai dar um trabalhooo. Mas se for, eu troco. Eles deixaram disjuntores individuais de 20 amperes... posso manter esse em todos? Agora só por curiosidade: caso os aparelhos não fossem inverter seria a mesma bitola discutida anteriormente ou precisaria de mais?

      Comment


      • #4
        Postado originalmente por iRapha Ver Post
        Jairo, obrigado. Você acha que seria MUITO recomendável eu mudar para 4,0 mm no de 24k? É porque vai dar um trabalhooo. Mas se for, eu troco. Eles deixaram disjuntores individuais de 20 amperes... posso manter esse em todos? Agora só por curiosidade: caso os aparelhos não fossem inverter seria a mesma bitola discutida anteriormente ou precisaria de mais?
        vc pode deixar com 2.5mm. se não fossem inverter talvez só o de 24k seria recomendável o de 4.0 mm em caso de dúvidas é só consultar as tabelas de calculo de bitolas dos condutores pelas tabelas de distancias X potencia X amperagem .deixei de fazer parte elétrica a uns 15 anos mas acho que pra inverter de 12k e 18 k acho 20 amperes de proteção das linhas super dimensionado o de 12k vc pode deixar com 10 amperes tranquilho o de 18k e 24 k 16 amperes....em quase todas as minhas instalações trabalho com um engenheiro e eletricista a muito tempo eu deixo essa parte para eles .e quando aparece um eletricista diferente ,aui na minha cidade conheço todo mundo ,a gente olha a amperagem nominal e trabalha em cima ...

        a amperagem nominal do de 9k e 12k da fujitsu não ultrapassam 6 amperes o de 18 k é de 7.3 amperes ,o de 24 k é 11 amperes portanto vc pode trocar por 10 amperes até o de 18 k e 16 amperes o de 24k sem medo e deixar tudo com 2,5mm abraço vai dando o review

        Comment

        Working...
        X