Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

como usar o manifold

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • como usar o manifold

    olá pessoal!
    estou precisando instalar alguns ar condicionado split na minha pousada, eu mesmo que irei instalar....já comprei algumas ferramentas, bomba de vacuo, manifold, flangeador entre outras. Gostaria de saber como usar o manifold na bomba de vacuo na hora de fazer o vacuo e como saber a pressão correta do gas pelo manifold. desde já agradeço.

  • #2
    é so ler o manual de instalação que acompanha o aparelho boa sorte...

    Comment


    • #3
      boa tarde peudina pois bem vamos la o manifoude tem trez mangueira a amarela vc coloca no meio a azul olhando o manifoude de frente cv coloca na esquerda a vermelha na direita agora vc enrosca a azul na valvula do ar a amarelha na bomba de vacuo a vermelha vc nao usa porque so e usada em alta pressao pressao de trabalho paro gas r22 e entre 65 e 70 psi o gas 410 e entre 110 e 130 psi dependendo da temperatura esterna num dia de muito calor vai ficar um pouco mais alto num dia mais frio vai ficar mais baixo espero ter ajudado qualquer duvida e so perguntar boa sorte

      Comment


      • #4
        Postado originalmente por Lourival Silva Ver Post
        boa tarde peudina pois bem vamos la o manifoude tem trez mangueira a amarela vc coloca no meio a azul olhando o manifoude de frente cv coloca na esquerda a vermelha na direita agora vc enrosca a azul na valvula do ar a amarelha na bomba de vacuo a vermelha vc nao usa porque so e usada em alta pressao pressao de trabalho paro gas r22 e entre 65 e 70 psi o gas 410 e entre 110 e 130 psi dependendo da temperatura esterna num dia de muito calor vai ficar um pouco mais alto num dia mais frio vai ficar mais baixo espero ter ajudado qualquer duvida e so perguntar boa sorte
        olá amigo lourival silva, muito obrigado pela explicação, porém tenho outra duvida. então depois que eu terminar de fazer o vacuo o manifold tem que está nesta faixa entre 65 70 psi? favor me explicar um pouco mais sobre isso. desde já agradeço.

        Comment


        • #5
          Peudina, é o seguinte, vc conectará a mangueira azul no válvula de serviço (o da tubulação mais grossa do ar), e a mangueira amarela na bomba de vácuo, aí com o manifold fechado, os dois lados vermelho e azul, vc ligará bomba de vácuo, e depois abrirá o lado azul do manifold e deixará ligado por 30 minutos, depois do tempo, vc fechará o manifold, e desligará a bomba de vácuo, deixe assim por uns 20 minutos, se o manifold continuar no negativo, está correto, se voltar para o zero, reaperte as conexões e repita a operação, depois de tudo ok, com uma chave allen abra a vávula da tubulação menor, um pouco apenas, e veja se existe vazamento nas tubulações, pode ser com uma esponja e sabão, estando ok, abra o restante, depois abra a vávula da tubulação maior, ligue o Ar, e verifique a pressão pelo manifold, se o ar for de gás R22, a pressão deve estar entre 60 e 65, se for o gás R410A, deve estar em torno de 75, caso menos deverá completar com o refrigerante até chegar nestes valores, espero ter ajudado.....

          Comment


          • #6
            Renan, primeiramente parabéns pela ajuda ao nosso amigo... compartilhar informações é algo nobre devemos realmente ajudar uns aos outros afinal a vida é um eterno aprendizado, obrigado pela sua contribuição.

            Contudo devemos ressalvar alguns itens importantes:

            Vácuo não é por tempo, ou seja deixar a bomba ligada por x tempo não significa que estamos fazendo um bom trabalho, devemos sempre usar um manifold ou seja ou atingimos 500 microns de HG ou não estamos fazendo um bom vácuo e ainda há umidade na linha.

            Manifold não tem o mínimo sequer de precisão para aferir vácuo tão pouco estanqueidade.

            Parametro de funcionamento em equipamentos on off é superaquecimento e nunca pressão, pressão depende de temperatura externa sempre.

            Para se trabalhar com R410a é preciso manômetro dedicado ou trabalharemos com ferramentas contaminadas.

            Entendo que por diversos motivos alguns clientes partem para o DIY ( do it yourself ) faça você mesmo.

            Mas ou faça direito e compre todas as ferramentas como fez o Eduardo7 ou não faça.

            Instalar ar condicionado não é bicho de 7 cabeças mas é preciso conhecimento e ferramentas e ferramentas custam caro portanto dica para clientes: contratem um profissional.

            Mais uma vez ressalvo estamos aqui para aprender juntos, toda troca de conhecimento é sempre muito bem vinda.

            Abraço

            Erik

            Comment


            • #7
              Postado originalmente por Erik Nava Ver Post
              Renan, primeiramente parabéns pela ajuda ao nosso amigo... compartilhar informações é algo nobre devemos realmente ajudar uns aos outros afinal a vida é um eterno aprendizado, obrigado pela sua contribuição.

              Contudo devemos ressalvar alguns itens importantes:

              Vácuo não é por tempo, ou seja deixar a bomba ligada por x tempo não significa que estamos fazendo um bom trabalho, devemos sempre usar um manifold ou seja ou atingimos 500 microns de HG ou não estamos fazendo um bom vácuo e ainda há umidade na linha.

              Manifold não tem o mínimo sequer de precisão para aferir vácuo tão pouco estanqueidade.

              Parametro de funcionamento em equipamentos on off é superaquecimento e nunca pressão, pressão depende de temperatura externa sempre.

              Para se trabalhar com R410a é preciso manômetro dedicado ou trabalharemos com ferramentas contaminadas.

              Entendo que por diversos motivos alguns clientes partem para o DIY ( do it yourself ) faça você mesmo.

              Mas ou faça direito e compre todas as ferramentas como fez o Eduardo7 ou não faça.

              Instalar ar condicionado não é bicho de 7 cabeças mas é preciso conhecimento e ferramentas e ferramentas custam caro portanto dica para clientes: contratem um profissional.

              Mais uma vez ressalvo estamos aqui para aprender juntos, toda troca de conhecimento é sempre muito bem vinda.

              Abraço

              Erik
              Amigos muito obrigado pelas informações....
              Erik Nava e que tipo de manômentro dedicado é esse? o que eu comprei foi um da marca GITTA modelo GT-636-404, serve para fazer vácuo no ar condicionado midea vize?
              Desde já agradeço o ensinamento que estão me dando

              Comment


              • #8
                Boa tarde! Peudina onde fica tua pousada?é na regiao sul?

                Comment


                • #9
                  Postado originalmente por cristian costa Ver Post
                  Boa tarde! Peudina onde fica tua pousada?é na regiao sul?
                  Boa tarde amigo! fica na cidade de Brejolândia-Bahia, bem no interior. Cidade bem pequena. Aqui não tem profissional de instalação, por isso estou me preparando e pedindo a ajuda dos amigos que tem conhecimento na área.

                  Comment


                  • #10
                    veda rosca na flange

                    bom dia pessoal!
                    será que o uso de veda rosca nas flanges de tubos de cobre vai ajudar a não ter vazamento de gas?
                    ou tem algum outro produto que eu possa está usando?

                    Comment


                    • #11
                      bom dia peudina nao se deve usar nem um tipo de produto nos flange vc tem que fazer um bom flange dai fica tudo bem ok

                      Comment


                      • #12
                        bom dia peudina existe dois tipo de gas usado nos ar splite o r22 e o 410 cada um tem seu manifolde porque as porcas sao diferentes um nao da para enroscar no outro as porcas sao de bitolas diferentes vc tem que ver que tipo de gas usa seu ar e compra o manifolde serto o tipo gas vc ve tanto na umidade condensadora ou na evaporadora do lado direito espero ter ajudado ok

                        Comment


                        • #13
                          boa noite eu estou chegando agora no mercado e tambem no forun eu gostaria de saber se alguem pode me responder uma pergunta o ar e a umidade que sai da tubulaçõa que e sulgado pela bomba sai por onde?

                          Comment


                          • #14
                            Postado originalmente por israelinstalações Ver Post
                            boa noite eu estou chegando agora no mercado e tambem no forun eu gostaria de saber se alguem pode me responder uma pergunta o ar e a umidade que sai da tubulaçõa que e sulgado pela bomba sai por onde?
                            pelo respiro da bomba

                            Comment

                            Working...
                            X