Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Preparação para instalação de um Split Inverter

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Preparação para instalação de um Split Inverter

    Bom dia Senhores,

    Sou novo no fórum e novo também na utilização de condicionadores.

    Estou construindo uma casa em Florianópolis e pretendo deixar o projeto preparado a instalação do ar condicionado.

    A idéia inicial era um Split comum.

    Já conversei com um instalador e já definimos as passagens das tubulações, dutos, entre outros.

    Recentemente, mudei de idéia e pretendo preparar para um Split Inverter. Me parece que não muda muito em relação ao Split comum.

    Me parece que muda mais é a questão da alimentação, que todo Inverter é alimentado pela Unidade Externa. Correto?

    Desde já, agradeço a todos.

  • #2
    Postado originalmente por lucianoljls Ver Post
    Bom dia Senhores,

    Sou novo no fórum e novo também na utilização de condicionadores.

    Estou construindo uma casa em Florianópolis e pretendo deixar o projeto preparado a instalação do ar condicionado.

    A idéia inicial era um Split comum.

    Já conversei com um instalador e já definimos as passagens das tubulações, dutos, entre outros.

    Recentemente, mudei de idéia e pretendo preparar para um Split Inverter. Me parece que não muda muito em relação ao Split comum.

    Me parece que muda mais é a questão da alimentação, que todo Inverter é alimentado pela Unidade Externa. Correto?

    Desde já, agradeço a todos.
    primeiramente seja bem vindo...não é correta essa afirmativa ..em alguns casos detalhes técnicos de dimensões e alimentação de condicionadores de mesma capacidade mudam e variam de acordo a marcas,modelos e fabricantes.... alguns são iguais e compatíveis outros não..

    exemplo: em alguns modelos e fabricantes as bitola do tubo de cobre das interligações frigorígenas são iguais mas alimentação elétrica de alguns é feita sempre pelo lado de fora nas unidades externas em todas as capacidades,outros fabricantes as capacidades de 9k e 12k(btu´s) por exemplo é feita pelo lado interno e acima de 18k pelo lado externo.

    o certo é vc fechar qual a marca e modelo dos equipamentos que vc vai instalar e seguir o que ela pede na pré instalação em termos de bitolas de tubos de cobre ,interligações,e alimentação,mats desníveis máximos e mínimo s,distancias lineares máximas e mínimas e o dimensionamento correto das capacidades...

    se o instalador que vc contatou que está te assessorando for bom e conhecer os condicionadores que existem no mercado ele vai te orientar direitinho sobre esses detalhes que vc tem que tomar cuidado e atentar nessa fase em que sua residencia ainda está na planta.se assim vc fizer ,sua pré instalação e por tabela a instalação propriamente dita ocorrerá sem problemas

    já vi muitos colegas e clientes se estreparem por não dar atenção a esses detalhes..pra efeito de organização:
    primeiro dimensione corretamente a capacidade dos seus ambientes e feche o melhor local pra se instalar .observe e previna na planta sacadas tecnicas de instalação,nichos tecnicos ou lugares próprios e arejados que privilegiam a descrição e a praticidade tanto pra instalação como para futuras manutenções das unidade externas guardando o que pede o fabricante em seus manuais ,,atente para o dreno !!! esses condicionadores condensam entre 600 ml a 1 litro de agua por hora,onde e como escoar essa agua ,criar uma rede exclusiva que não seja conectada na rede de esgoto por exemplo e que tenha sifões

    contrate um tecnico experiente que te oriente em todas as características tecnicas e de operação da marca escolhida e que acompanhe a pré instalação tanto observando,organizando,e conversando com a partes envolvidas no processo,os prós e contras da pré instalação.observando corretamente as dimensões e detalhes técnicos do condicionador escolhido como altura de forros,sancas ,móveis ,figas ,colunas ,etc ..e sua localização tem que estar no escopo do projeto..(já encontrei moveis,armários,guarda roupas ,rack´s,quadros espelhos,plasmas,etc) no mesmo lugar escolhido pra instalar o condicionador,drenos fora da s medidas e da altura do forro compatível do equipamento ,elétrica fora dos padrões,e bitolas dos tubos diferentes do que pede o fabricante ,se vc escolher uma determinada marca não mude ,a não ser que a marca que vc optou para substituir o condicionador escolhido primeiramente for compatível ao que está pré instalado

    já encontrei clientes e colegas que por falta da marca escolhida no mercado e problemas de preço optaram por outra marca e deram com os burros nágua ..problemas de alimentação e tubos diferentes.um abraço boa sorte qualquer coisa ou dúvida é só postar

    Comment


    • #3
      Postado originalmente por lucianoljls Ver Post
      Bom dia Senhores,

      Sou novo no fórum e novo também na utilização de condicionadores.

      Estou construindo uma casa em Florianópolis e pretendo deixar o projeto preparado a instalação do ar condicionado.

      A idéia inicial era um Split comum.

      Já conversei com um instalador e já definimos as passagens das tubulações, dutos, entre outros.

      Recentemente, mudei de idéia e pretendo preparar para um Split Inverter. Me parece que não muda muito em relação ao Split comum.

      Me parece que muda mais é a questão da alimentação, que todo Inverter é alimentado pela Unidade Externa. Correto?

      Desde já, agradeço a todos.
      bom dia nao amigo a alimentaçao e igual a o ar comum alimenta pela unidade interna alimentar pela unidade esterna depende da marca e da capacidade do ar em btus instalei um inverte sansung 24k btus ontem que alimentaçao e pela unidade interna o que moda sao as espessura da parede do tubo procura nao usar um tubo com espessura fina de no minimo 0,6mm porque o gas 410a tem uma pressao 1.6 maior que r22 o r22 trabalha com pressao de 70 psi o 410a com 130 psi referente a fiaçao vc coloca um eletroduto junto da tubulaçao no dia da instalaçao independentemente se e pela esterna o interna nao vai le causar problemas ok
      Last edited by Lourival Silva; 17/02/14, 18:57. Razão: faltando testo

      Comment


      • #4
        Amigos, agradeço muito pela ajuda. Agora vai uma nova pergunta.

        Quais marcas vocês indicariam? Ou quais não indicariam? Quero dar prioridade para a qualidade, durabilidade. Tenho preferência que seja Frio e Quente.

        É verdade que na função de aquecimento, se a temperatura externa estiver próxima dos 0 graus ele para de aquecer?

        Obrigado novamente.

        Comment


        • #5
          Postado originalmente por lucianoljls Ver Post
          Amigos, agradeço muito pela ajuda. Agora vai uma nova pergunta.

          Quais marcas vocês indicariam? Ou quais não indicariam? Quero dar prioridade para a qualidade, durabilidade. Tenho preferência que seja Frio e Quente.

          É verdade que na função de aquecimento, se a temperatura externa estiver próxima dos 0 graus ele para de aquecer?

          Obrigado novamente.
          pela ordem .daikin,fujitsu,hitachi,eletrolux,lg .é o que eu tenho instalado sem problemas e que tenho suporte tanto de peças como garantia.

          Comment


          • #6
            Pessoal, postei lá no outro Fórum e vou postar aqui também.

            Acho que deve ser diferente de instalador para instalador, mas o que normalmente está incluso na instalação? O que devo deixar pronto? Tem um padrão ou vale o que for acertado?

            Já achei algumas respostas, mas vou centralizar aqui minhas dúvidas:

            1- A visita técnica é cobrada?
            2- Tem que deixar a ponta da fiação elétrica próxima ao aparelho ou se for trecho pequeno (até 03 metros) a fiação é passada pelo instalador? A tomada e a colocação desta estão inclusas?
            3- A canaleta está inclusa se for instalação por fora da parede? O fato de ter que instalá-la eleva o valor?
            4- O furo para atravessar a parede (serra copo) está incluso? Rasgos pequenos na parede (até 01 metro) também? Será colocado aquele acabamento no furo ou alguma calefação?
            5- Incluso suporte de parede para a condensadora?
            6- Até quantos metros de tubo estão inclusos? Essa extensão vale também para a mangueira de dreno e fiação entre as unidades?
            7- E se for necessário um complemento da carga do gás?
            8- Correndo tudo bem numa instalação até 03 metros, é possível a colocação de duas unidades no mesmo dia?
            9- Se não for credenciado, quanto tempo de garantia?
            10- O almoço e o café são por minha conta... rsrsrsrs?

            Agradeço a colaboração.

            Comment


            • #7
              Postado originalmente por jjoel Ver Post
              Pessoal, postei lá no outro Fórum e vou postar aqui também.

              Acho que deve ser diferente de instalador para instalador, mas o que normalmente está incluso na instalação? O que devo deixar pronto? Tem um padrão ou vale o que for acertado?

              Já achei algumas respostas, mas vou centralizar aqui minhas dúvidas:

              1- A visita técnica é cobrada?
              2- Tem que deixar a ponta da fiação elétrica próxima ao aparelho ou se for trecho pequeno (até 03 metros) a fiação é passada pelo instalador? A tomada e a colocação desta estão inclusas?
              3- A canaleta está inclusa se for instalação por fora da parede? O fato de ter que instalá-la eleva o valor?
              4- O furo para atravessar a parede (serra copo) está incluso? Rasgos pequenos na parede (até 01 metro) também? Será colocado aquele acabamento no furo ou alguma calefação?
              5- Incluso suporte de parede para a condensadora?
              6- Até quantos metros de tubo estão inclusos? Essa extensão vale também para a mangueira de dreno e fiação entre as unidades?
              7- E se for necessário um complemento da carga do gás?
              8- Correndo tudo bem numa instalação até 03 metros, é possível a colocação de duas unidades no mesmo dia?
              9- Se não for credenciado, quanto tempo de garantia?
              10- O almoço e o café são por minha conta... rsrsrsrs?

              Agradeço a colaboração.
              Realmente depende da filosofia de trabalho de cada empresa, nada é via de regra em nossa área ... vou responder suas perguntas conforme eu trabalho aqui em SP.

              1- A visita técnica é cobrada?

              Sim, para a visita técnica cobro uma taxa de R$ 50,00 a título de deslocamento, resido em Mogi das Cruzes grande SP e normalmente me desloco de 50 a 70 km para atender meus clientes, além de combustível
              pago pedágio, alimentação e as vezes estacionamento... na visita normalmente instruo o cliente em toda a preparação para a instalação e algumas vezes o cliente chama outra empresa e apresenta as soluções que dei portanto visita
              para a empresa também representa risco.

              2- Tem que deixar a ponta da fiação elétrica próxima ao aparelho ou se for trecho pequeno (até 03 metros) a fiação é passada pelo instalador? A tomada e a colocação desta estão inclusas?

              A infra estrutura elétrica para a própria segurança do cliente deve ser feita por um eletricista, o instalador pode orientar mas deve haver circuitos e disjuntores dedicados ao equipamento a ser instalado.

              3- A canaleta está inclusa se for instalação por fora da parede? O fato de ter que instalá-la eleva o valor?

              As canaletas em PVC são itens de acabamento extra e não estão inclusas no orçamento padrão, elevam o valor em torno de R$ 60,00.

              4- O furo para atravessar a parede (serra copo) está incluso? Rasgos pequenos na parede (até 01 metro) também? Será colocado aquele acabamento no furo ou alguma calefação?

              Furo com a serra copo e o acabamento redondo em PVC está incluso no orçamento de instalação, abrir a parede é um serviço civil não de instalação de ar condicionado, é um serviço extra e é cobrado a parte.

              5- Incluso suporte de parede para a condensadora?

              Sim o suporte está incluso no orçamento.

              6- Até quantos metros de tubo estão inclusos? Essa extensão vale também para a mangueira de dreno e fiação entre as unidades?

              Instalação padrão é até 03 metros de tubulação, a mangueira de dreno caso precise de 04 ou 05 metros mantenho no mesmo valor sem acréscimos o mesmo vale para os cabos elétricos, o que realmente altera valores é o
              cobre, este sim tem peso significativo para o instalador.


              7- E se for necessário um complemento da carga do gás?

              Este é cobrado a parte.

              8- Correndo tudo bem numa instalação até 03 metros, é possível a colocação de duas unidades no mesmo dia?

              Sim é possível.

              9- Se não for credenciado, quanto tempo de garantia?

              se o equipamento for comprado em e-comerce 03 meses de garantia legal, se for comprado em distribuidores onde o instalador é parceiro garantia integral da fabricante.

              10- O almoço e o café são por minha conta... rsrsrsrs?

              Não, refeições são por conta do instalador, uma água é sempre bem vinda.

              Atento sempre para qualificação do instalador e os procedimentos de instalação.

              Vácuo é um dos procedimentos mais importantes da instalação e posso assegurar que 99.99 % das empresas não atingem 500 microns de HG necessários a integridade do sistema de refrigeração.

              Att

              Erik

              Comment


              • #8
                Grato pela atenção Erik. Preciso conversar contigo para ver se acertamos alguma coisa.

                Poderiam me informar se numa instalação de 03 metros há algum limite de quantas curvas em 90 graus se pode fazer, ou isso não interfere no rendimento?

                Se o fabricante pede extensão minima de 03 metros e a instalação tem espaço para 01 metro, como é feita essa adequação?

                A unidade interna realmente não pode ficar a menos de 01 metro da TV?

                Comment

                Working...
                X