Banner Top - Página Posts

Collapse

Orçamento de Ar Condicionado - Posts

Collapse

Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Instalação elétrica - Fujitsu 9000

Collapse
X
  • Filtro
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Instalação elétrica - Fujitsu 9000

    Boa tarde, pessoal
    Recentemente fizeram a instalação de um Fujitsu de 9000btus em minha casa, porém fiquei em dúvida sobre a capacidade dos técnicos que fizeram o serviço (empresa credenciada).

    Curioso que sou, fui dar uma olhada na parte elétrica das unidades e achei algo meio estranho (apesar de eu não entender nada de elétrica). Ao que me parece o instalador cortou o fio terra de ambas as unidades, condensadora e evaporadora. Resolvi tirar umas fotos para alguém que entenda possa dar uma opinião. (O disjuntor e o DPS já haviam sido instalados anteriormente por um eletricista).

    Evaporadora: https://imgur.com/EZC7Idu
    Condensadora: https://imgur.com/B51qyEo
    Disjuntor: https://imgur.com/UKGdu7t

    Há algo de errado nessa instalação?
    Last edited by BrunoMt; 21/11/20, 21:02.

  • #2
    Postado originalmente por BrunoMt Ver Post
    Boa tarde, pessoal
    Recentemente fizeram a instalação de um Fujitsu de 9000btus em minha casa, porém fiquei em dúvida sobre a capacidade dos técnicos que fizeram o serviço (empresa credenciada).

    Curioso que sou, fui dar uma olhada na parte elétrica das unidades e achei algo meio estranho (apesar de eu não entender nada de elétrica). Ao que me parece o instalador cortou o fio terra de ambas as unidades, condensadora e evaporadora. Resolvi tirar umas fotos para alguém que entenda possa dar uma opinião. (O disjuntor e o DPS já haviam sido instalado anteriormente por um eletricista).

    Evaporadora: https://imgur.com/EZC7Idu
    Condensadora: https://imgur.com/B51qyEo
    Disjuntor: https://imgur.com/UKGdu7t

    Há algo de errado nessa instalação?
    primeiro parabéns pela instalação ..Nossa luta como instalador é que o fornecimento de energia acompanhe a evolução da tecnologia embarcada nos condicionadores e vc faz isso e o "josta" do instalador não aterra o equipamento ...

    Pergunte pra ele por que não aterrou o equipamento e qual seria a justificativa. E exija que ele aterre.Dá o review pra gente dessa história .Boa sorte .Abraço.

    Comment


    • #3
      Obrigado, Jairo
      E qual seria a solução, já que ele cortou aqueles fios ? Pode emendar ou terá que passar outro cabo?

      Já estou em atrito com essa empresa desde a semana passada. Os contratei para fazer a instalação com 5 metros de tubulação + canaletas (CB60) que eu já havia comprado pela internet junto com o aparelho. Acontece que não mudaram a posição da mangueira do dreno da evaporadora e a mantiveram saindo pelo lado direito. Como ela é mais grossa, passou pela parede e não coube na canaleta. Detalhe que eles deixaram para (tentar) colocar a canaleta no final, já com tudo instalado. Aí viram que não deu e foram embora. Fiquei de reagendar a volta para a finalização do serviço.

      Tornei a entrar em contato e relatei o caso, disse eu que como foi falha deles, não deveria pagar nada pelo retorno. A vendedora pediu para enviar as fotos do problema e que iria relatar o fato ao supervisor. Recebi a resposta de que a minha canaleta deveria servir, mas para eles voltarem para instalar eu deveria pagar mais 200,00 pela mão de obra, já que a colocação delas era uma "cortesia" e que colocariam só se desse tempo. Falei que eu não havia sido informado disso, ameacei tornar o caso público e fazer uma reclamação no Procon. Disseram por fim que iriam resolver o problema, mas se precisasse de outra canaleta maior o custo seria meu. Já imaginando a situação de eu contestar isso e então eles resolverem desinstalar novamente a evaporadora para mudar a posição do dreno (a fim de não terem que arcar com uma canaleta maior), enfim, para evitar mexer no que já estava pronto e funcionando e sabendo da falta de perícia dos ditos "técnicos", propus eu mesmo instalar as canaletas desde que me enviassem sem custo um trecho mais largo para colocar onde a minha não coube, além de dois terminais para o acabamento (um taparia o buraco e o outro eu faria um corte para encaixar na outra e dar um acabamento razoável). Enfim, disseram estar em falta de canaletas mas se propuseram a me enviar (isso foi na última quinta-feira, ainda estou aguardando). Agora, sábado, é que fui dar uma bisbilhotada na parte elétrica e me deparo com mais esse problema que relatei no post. Segunda-feira o bicho vai pegar novamente...

      Abaixo as fotos da situação.
      https://imgur.com/N2mwNkt
      https://imgur.com/yZsYuB0

      Comment


      • #4
        Postado originalmente por BrunoMt Ver Post
        Obrigado, Jairo
        E qual seria a solução, já que ele cortou aqueles fios ? Pode emendar ou terá que passar outro cabo?

        Já estou em atrito com essa empresa desde a semana passada. Os contratei para fazer a instalação com 5 metros de tubulação + canaletas (CB60) que eu já havia comprado pela internet junto com o aparelho. Acontece que não mudaram a posição da mangueira do dreno da evaporadora e a mantiveram saindo pelo lado direito. Como ela é mais grossa, passou pela parede e não coube na canaleta. Detalhe que eles deixaram para (tentar) colocar a canaleta no final, já com tudo instalado. Aí viram que não deu e foram embora. Fiquei de reagendar a volta para a finalização do serviço.

        Tornei a entrar em contato e relatei o caso, disse eu que como foi falha deles, não deveria pagar nada pelo retorno. A vendedora pediu para enviar as fotos do problema e que iria relatar o fato ao supervisor. Recebi a resposta de que a minha canaleta deveria servir, mas para eles voltarem para instalar eu deveria pagar mais 200,00 pela mão de obra, já que a colocação delas era uma "cortesia" e que colocariam só se desse tempo. Falei que eu não havia sido informado disso, ameacei tornar o caso público e fazer uma reclamação no Procon. Disseram por fim que iriam resolver o problema, mas se precisasse de outra canaleta maior o custo seria meu. Já imaginando a situação de eu contestar isso e então eles resolverem desinstalar novamente a evaporadora para mudar a posição do dreno (a fim de não terem que arcar com uma canaleta maior), enfim, para evitar mexer no que já estava pronto e funcionando e sabendo da falta de perícia dos ditos "técnicos", propus eu mesmo instalar as canaletas desde que me enviassem sem custo um trecho mais largo para colocar onde a minha não coube, além de dois terminais para o acabamento (um taparia o buraco e o outro eu faria um corte para encaixar na outra e dar um acabamento razoável). Enfim, disseram estar em falta de canaletas mas se propuseram a me enviar (isso foi na última quinta-feira, ainda estou aguardando). Agora, sábado, é que fui dar uma bisbilhotada na parte elétrica e me deparo com mais esse problema que relatei no post. Segunda-feira o bicho vai pegar novamente...

        Abaixo as fotos da situação.
        https://imgur.com/N2mwNkt
        https://imgur.com/yZsYuB0
        Chama o eletricista e troca uma ideia com ele ou como disse no outro post exija que a "autorizada" aterre o equipamento que além de aterrado estará protegido contra surto ..Em pleno 2020 quase 2021 Estamos discutindo esse tipo de postura da dita "autorizada" ..Difícil ...Tenso e estressante ..Vai dando o review..Boa sorte abraço.

        Comment


        • #5
          Trocar uma ideia com o eletricista significa gastar mais dinheiro para corrigir um erro dos penduradores. Tentarei entrar em contato com a fabricante também para saber o que dizem sobre isso.
          Pior é que antes dessa eu já tinha contratado uma empresa da minha cidade para fazer a instalação (a única credenciada), mas como não foram no dia combinado para fazer a instalação, cancelei e contratei a atual, que é de uma cidade vizinha. Aliás, paguei bem mais caro, e o pior de tudo, à vista.
          Azarado tem que ser assim..
          Darei noticias sobre o desenrolar da história.. E dependendo do final, e caso o forum permita, posso até divulgar o nome da dita empresa para que fiquem espertos. Posso adiantar que é de Araraquara/SP.

          Comment


          • #6
            Postado originalmente por BrunoMt Ver Post
            Trocar uma ideia com o eletricista significa gastar mais dinheiro para corrigir um erro dos penduradores. Tentarei entrar em contato com a fabricante também para saber o que dizem sobre isso.
            Pior é que antes dessa eu já tinha contratado uma empresa da minha cidade para fazer a instalação (a única credenciada), mas como não foram no dia combinado para fazer a instalação, cancelei e contratei a atual, que é de uma cidade vizinha. Aliás, paguei bem mais caro, e o pior de tudo, à vista.
            Azarado tem que ser assim..
            Darei noticias sobre o desenrolar da história.. E dependendo do final, e caso o forum permita, posso até divulgar o nome da dita empresa para que fiquem espertos. Posso adiantar que é de Araraquara/SP.
            Ok obrigado pelo feedback .Aqui é um canal aberto para as situações positivas e também as negativas. O propósito e intuito do fórum é esse, de ser uma ferramenta de pesquisa e um canal aberto para as coisas que deram certo, outras nem tanto em todos os sentidos, seja no equipamento ,na instalação,atendimento ,pré venda ,pós venda,serviço etc ...Enfim elogios e insatisfações . Abraço

            Comment


            • #7
              Postado originalmente por jairo bertoni Ver Post

              primeiro parabéns pela instalação ..Nossa luta como instalador é que o fornecimento de energia acompanhe a evolução da tecnologia embarcada nos condicionadores e vc faz isso e o "josta" do instalador não aterra o equipamento ...

              Pergunte pra ele por que não aterrou o equipamento e qual seria a justificativa. E exija que ele aterre.Dá o review pra gente dessa história .Boa sorte .Abraço.
              Jairo, nesse caso o que deverá ser feito para corrigir o problema?
              É só trocar o cabo PP e ligar o terra entre as unidades ou também deve descer outro fio de aterramento para a condensadora? Seria aquele azul que está emendado em outro que sai do DPS?

              https://imgur.com/uII05Ts

              Comment


              • #8
                Postado originalmente por BrunoMt Ver Post

                Jairo, nesse caso o que deverá ser feito para corrigir o problema?
                É só trocar o cabo PP e ligar o terra entre as unidades ou também deve descer outro fio de aterramento para a condensadora? Seria aquele azul que está emendado em outro que sai do DPS?

                https://imgur.com/uII05Ts
                Olha meu amigo de longe fica difícil dizer alguma coisa ...O correto é aterrar o aparelho agregado ao dispositivos de segurança no caso o DPS. Aparentemente é passar outro cabo PP com 4 vias e puxar o aterramento que pela foto parece que é o azul a um dos pontos de aterramento das unidades .Vai dando o review .Boa sorte abraço ...

                OBS:Essa emenda no DPS foi no mínimo soldada ? Eu soldaria e isolaria a solda com fita alta fusão .Existem terminais bornes e conectores de emenda que dão acabamento e aumentam em muito a segurança num quadro muito complexo ou numa instalação mais simples iguais essa sua. Dá uma googlada que vc vai encontrar fotos.

                Dependo da bitola dos cabos alguns eletricistas não gostam de conectar em dispositivos de segurança com conectores. Preferem conectar com o cobre nu sem terminal...Como as vezes trabalho em obras que exigem a aplicação das normas de segurança tanto elétricas como de movimentação fiquei mal acostumado kkk ..Abraço.

                Comment


                • #9
                  Sim, o azul é o terra que vem da haste. Então aquela emenda dele no cabo que sai do DPS está correta, devo só puxar a ponta do azul para a condensadora? Acho que teria que ser feita outra emenda nele para chegar na unidade. Vai ficar uma beleza.. Isso se o técnico não querer emendar também as pontas cortadas do cabo PP, ao invés de trocá-lo.

                  Enfim, já mandei um email para a loja e estou aguardando uma resposta.

                  Comment


                  • #10
                    Postado originalmente por BrunoMt Ver Post
                    Sim, o azul é o terra que vem da haste. Então aquela emenda dele no cabo que sai do DPS está correta, devo só puxar a ponta do azul para a condensadora? Acho que teria que ser feita outra emenda nele para chegar na unidade. Vai ficar uma beleza.. Isso se o técnico não querer emendar também as pontas cortadas do cabo PP, ao invés de trocá-lo.

                    Enfim, já mandei um email para a loja e estou aguardando uma resposta.
                    Ok ...Continua dando o review sempre te desejando boa sorte .Abraço.

                    Comment

                    Working...
                    X